Sei sulla pagina 1di 24

Filosofia Adventista do Stimo Dia em Relao a Msica

A ORIGEM DA MSICA

Deus comps a msica exatamente na estrutura de Sua criao. Em J 38:7 lemos: as estrelas da alva , juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus.

O Livro do Apocalipse retrata o Cu com um lugar de louvor incessante com hinos de adorao a Deus e ao Cordeiro ressoando de todas as partes.

Apoc. 4: 9-11; 5:9-13; 7:10-12; 14:1-3; 15:2-4; 19:1-8).

O poder da msica

Visto que Deus criou os seres humanos sua imagem, partilhamos do amor e apreciao pela msica com todos os Seus seres criados. Na verdade, a msica pode nos atingir e tocar com um poder que vai alm das palavras ou qualquer outro tipo de comunicao. Na sua forma mais pura e refinada, a msica eleva nosso ser presena de Deus, onde anjos e seres no cados O adoram com cnticos.

O pecado, porm, lanou sua praga sobre a Criao. A imagem divina foi desfigurada e quase apagada. Em todos os aspectos, este mundo e as ddivas de Deus vm a ns com uma mistura de bem e mal. A msica no moral nem espiritualmente neutra. Pode nos levar a alcanar a mais exaltada experincia humana, pode ser usada pelo prncipe do mal para degenerar e degradar, para suscitar a luxria, paixo, desesperana, ira e dio.

A mensageira do Senhor, Ellen G. White, nos aconselha a elevar nosso conceito a respeito da msica. Ela nos diz: A msica, quando no abusiva, uma grande bno; mas quando usada erroneamente, uma terrvel maldio.
O LAR ADVENTISTA, PG. 408.

Corretamente empregada, porm, um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma. EDUCAO, PG. 167

Quanto ao poder da msica, ela escreve: um dos meios mais eficazes para impressionar o corao com as verdades espirituais. Quantas vezes, ao corao oprimido duramente e pronto a desesperar, vm memria algumas das palavras de Deus as de um estribilho, h muito esquecido, de um hino da infncia e as tentaes perdem o seu poder, a vida assume nova significao e novo propsito, e o nimo e a alegria se comunicam a outras pessoas! ... Como parte do culto, o canto um ato de adorao tanto como a orao.

Efetivamente, muitos hinos so oraes...Ao guiar-nos Nosso Redentor ao limiar do Infinito, resplandecente com a glria de Deus, podemos aprender o assunto dos louvores e aes de graas do coro celestial em redor do trono; e despertando-se o eco do cntico dos anjos em nossos lares terrestres, os coraes sero levados para mais perto dos cantores celestiais. A comunho do Cu comea na Terra. Aqui aprendemos a nota tnica de seu louvor.
EDUCAO, pg. 168.

Como Adventistas do Stimo Dia, cremos e pregamos que Jesus vir novamente, em breve. Em nossa proclamao mundial da trplice mensagem Anglica, de Apocalipse 14: 612, conclamamos a todas as pessoas a aceitarem o evangelho eterno para louvar a Deus o Criador, e a se prepararem para encontrar o Senhor.

Desafiamos a todos que escolhem o bem e no o mal a renunciar a impiedade e s paixes mundanas, {vivermos} no presente mundo sbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. (Tito 2:12,13)

Cremos que o evangelho exerce impacto em todas as reas da vida. Por conseguinte, sustentamos que, por causa do vasto potencial da msica para o bem ou para o mal, no podemos ser indiferentes a ela. Embora reconhecendo que o gosto, na questo da msica, varia grandemente de indivduo para indivduos, cremos que a Bblia e os escritos de Ellen G. White sugerem princpios que podem formar nossas escolhas.

A expresso msica sacra usada neste documento para de referir, normalmente, msica que se centraliza em Deus, em temas bblicos e cristos.
O LAR ADVENTISTA, PG. 408.

Na maioria dos casos, msica composta para ser utilizada nos cultos, nas reunies de evangelismo ou na devoo pessoal, e pode ser msica vocal e instrumental. No entanto, nem toda msica considerada sacra ou religiosa, pode ser aceitvel para um adventista do stimo dia. A msica sacra no deve evocar associaes seculares ou sugerir a conformao com normas de pensamento ou comportamento da sociedade em geral.

Msica secular uma msica composta para ambientes alheios ao servio de culto ou de devoo pessoal e apela aos assuntos comuns da vida e das emoes bsicas do ser humano. Tem sua origem no homem e uma reao do esprito humano para a vida, para o amor e para o mundo em que Deus nos colocou. Pode elevar ou degradar moralmente o ser humano. Embora no esteja destinada a louvar a Deus, pode ter um lugar autntico na vida do cristo. Em sua escolha devem ser seguidos os princpios apresentados neste documento.

Princpios
QUE ORIENTAM O CRISTO

A MSICA COM A QUAL O CRISTO SE DELEITAR DEVE SER REGIDA PELOS SEGUINTES PRINCPIOS:

Princpio 01

Toda msica que se ouve, toca ou compe, que seja sacra ou secular , deve glorificar a Deus. portanto, quer comais quer bebais, ou faais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glria de Deus. (I Cor. 10:31) Este o princpio bblico fundamental. Tudo o que no atende a esse elevado padro, enfraquecer nossa experincia com Ele.

Princpio 02

Toda a msica que o cristo ouve, toca ou compe, quer seja sacra ou secular, deve ser a mais nobre e melhor. Quanto ao mais, irmo, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai. (Filip. 4:8).

Continuao...
Como seguidores de Jesus Cristo, que aguardam e esperam unir-se ao coro celestial, vemos a vida na Terra como um preparo para a vida no Cu e uma antecipao dela. Desses dois fundamentos glorificar a Deus em todas as coisas e escolher o mais nobre e o melhor dependem os prximos princpios relacionados, para a escolha musical.

Princpio 03

A msica se caracteriza pela qualidade, equilbrio, adequao e autenticidade. A msica favorece nossa sensibilidade espiritual, psicolgica e social, como tambm nosso crescimento intelectual.

Princpio 04

A msica apela tanto ao intelecto como s emoes, afetando o corpo de forma positiva.

Princpio 05

A msica revela criatividade e obtm melodia de qualidade. Se harmonizada, deve ser usada de uma forma interessante e artstica, com um ritmo que complemente.

Princpio 06

A msica vocal emprega versos que estimulam positivamente a capacidade intelectual como tambm nossas emoes e nosso poder de vontade. Os bons versos so criativos, ricos no contedo e bem compostos. Focalizam no positivo e refletem os valores morais; instruem e enaltecem; e esto em harmonia com a slida teologia bblica.

Princpio 07

Os elementos musicais e literrios operam juntos e em harmonia para influenciar o pensamento e o comportamento em concordncia com os valores bblicos.

Princpio 08

A msica mantm judiciosos equilbrio dos elementos espiritual, intelectual e emocional.

Princpio 09

Devemos reconhecer e aceitar a contribuio de culturas diferentes na adorao a Deus. As formas e instrumentos musicais variam grandemente na famlia mundial adventista do stimo dia, e a msica proveniente de uma cultura pode soar e parecer estranha a outra cultura.

Princpio 10

Fazer msica Adventista do Stimo Dia requer a escolha do melhor. Nessa tarefa, acima de tudo, nos aproximamos de nosso Criador e Senhor e O glorificamos. Cumpre-nos aceitar o desafio de ter uma viso musical diferenciada e vivel, como parte de nossa mensagem proftica, dando assim uma contribuio musical adventista importante e mostrando ao mundo um povo que aguarda a breve volta de Cristo.

OBRIGADO !

Potrebbero piacerti anche