Sei sulla pagina 1di 12

Identificao do objecto do trabalho Seleco das fontes

Identificao do objecto do trabalho


Trata-se de definir com preciso o objecto da investigao. Este processo inclui a delimitao temtica (escolha do TEMA) e a identificao do problema (problematizao) a pergunta para a qual queremos resposta. De acordo com Lakatos e Marconi (2010:11), TEMA o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Escolher o tema significa seleccionar um assunto, de acordo com as inclinaes, as possibilidades, as aptides e as tendncias de quem se prope elaborar um trabalho cientfico, encontrar um objecto que merea ser investigado cientificamente e que tenha condies de ser formulado e delimitado em funo da pesquisa (Vilelas:70). Assim podem se afirmar que a seleco do objecto e de TEMA de estudo no , desde logo, produto da ocasio, obedece a causas pessoais e sociais, aos conhecimentos prvios e s inquietaes que em cada poca e lugar adquirem predomnio na comunidade cientfica (Vilelas: 69).

A definio do TEMA pode surgir com base:


Na observao do quotidiano; Na vida profissional; Em programas de investigao; No contacto e/ou relacionamento com especialistas; Nas sugestes de pesquisas j realizadas; e No estudo de literaturas especializadas.

A escolha do objecto deve seguir os seguintes postulados:


Aspectos subjectivos: As predileces pessoais vo surgindo e o professor compete somente sugerir, aconselhar e orientar. muito arriscado investigar um assunto recomendado por outra pessoa e que no tem nada a ver com as suas motivaes; Capacidades e limites pessoais: Examinar primeiro, qual o tipo de trabalho de que capaz. Depois procurar conquistar capacidades ainda no adquiridas relacionadas com o tipo de trabalho escolhido; Possibilidades objectivas: O objecto no deve ser demasiado tratado, nem to pouco abordado que nos faltem fontes. Tambm deve certificar se h fontes e livros acessveis e manuseveis, quadro metodolgico e terico ao alcance, facilidade de ajuda e conselho. O conhecimento das lnguas veiculadas por diferentes obras em uso mais valia.

Delimitao do objecto de investigao: Escolher matria bem determinada e suficientemente restrita, tanto no ponto de vista lgico, geogrfico e cronolgico. Orientao: A qualidade do trabalho est estritamente relacionada com a orientao de peritos de reconhecido mrito. O orientador procura dar directrizes sobre o estado das investigaes sobre o assunto, o domnio das questes metodolgicas e da bibliografia produzida. Tambm a escolha do Tema de uma investigao deve estar relacionada com a linha de pesquisa qual se est vinculada ou linha do seu orientador. Aps a escolha do assunto, o passo seguinte a sua delimitao. necessrio evitar a eleio de temas muito amplos que ou so inviveis como objecto de pesquisa aprofundada ou conduzem a divagaes, discusses interminveis, repeties de lugares comuns ou descobertas j superadas.

Delimitao do assunto implica:


Distinguir o sujeito e o objecto da questo. O sujeito a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. o universo de referncia. Pode ser constituda de objectos, factos, fenmenos ou pessoas a cujo respeito faz-se o estudo com dois objectivos principais: ou de melhor apreende-los ou com a inteno de agir sobre eles. O objecto de um assunto o tema propriamente dito corresponde a aquilo que se deseja saber ou realizar a respeito do sujeito. o contedo que se focaliza, em torno do qual gira toda a discusso ou indagao. Exemplo: Organizao do trabalho sujeito trabalho; o objecto organizao

Especificar os limites da extenso tanto do sujeito quanto do objecto.


Adjectivos explicativos ou restritivos. Pelos adjectivos explicativos, designam-se as qualidades, condies ou estados essenciais ao sujeito ou objecto. Ao contrrio, pelos adjectivos restritivos, indicam-se as quantidades, condies ou estados acidentais do sujeito ou objecto. O adjectivo explicativo um desdobramento das partes constituintes de um ser, ao passo que o adjectivo restritivo ou acidental um acrscimo arbitrrio. Exemplo: Adjectivo explicativo Organizao social do trabalho; Adjectivo restritivo Organizao actual do trabalho

Complementos nominais de especificao. So pessoas ou coisas que acrescentadas a substantivos ou adjectivos, especificam a aco ou sentimentos que os mesmos substantivos ou adjectivos designam. Exemplo: Organizao social do trabalho de produo artesanal. Determinao das circunstncias. s vezes pode ser necessrio determinar as circunstncias que limitam mais ainda a extenso do assunto, especialmente as circunstncias de tempo e espao. Exemplo: organizao social do trabalho de produo artesanal durante a idade mdia na Europa Ocidental.

Seleco das fontes


Aps a definio do TEMA, deve fazer-se um levantamento bibliogrfico e a analisar as obras j publicadas acerca do assunto escolhido (Vilelas:71). Para obteno de dados podem ser utilizados trs procedimentos: pesquisa bibliogrfica, pesquisa documental e contactos directos.

Pesquisa bibliogrfica
um apanhado geral sobre os principais trabalhos a realizados, revestidos de importncia por serem capazes de fornecer dados actuais e relevantes relacionados com o tema (Lakatos e Marconi: 12); Nota: A soma do material colectado, aproveitvel e adequado variar de acordo com a habilidade do investigador, de sua esperincia e capacidade em descobrir indcios ou subsdios importantes para o seu trabalho.

Pesquisa documental.
Consiste na anlise minuciosa de todas as fontes documentais que sirvam de suporte investigao. Principais tipos de documentos
Fontes primrias: dados histricos, bibliogrficos e estatsticos; informaes, pesquisas e material cartogrfico; arquivos oficiais e particulares; registos em geral; documento pessoal (dirios, memrias e autobiografias); correspondncia pblica ou privada, etc. Fontes secundrias: imprensa em geral e as obras literrias.

Os contactos directos
so a pesquisa de campo ou de laboratrio, so realizados com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possveis fontes de informao teis.

Potrebbero piacerti anche