Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR

FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA


Exercitando a observao e a representao da paisagem urbana

Ana Luisa e Silva Bruno Romo Emerson Seabra Silvio da Silva

Disciplina: Educao Ambiental Prof. Msc. Jos Edilson

Que a Educao Ambiental, no contexto escolar, seja um processo onde as pessoas apreendam como funciona o ambiente, como dependemos dele, como o afetamos e como promovemos a sua sustentabilidade. (Effting apud Dias, 2000).

Portanto, as Escolas so espaos privilegiados na implementao de atividades que propiciem essa reflexo, pois isso necessita de atividades no somente em sala de aula, mas atividades de campo, com aes orientadas em projetos e em processos de participao dos alunos.

Ressaltando que as geraes que forem assim formadas crescero dentro de um novo modelo de educao criando novas vises do que o planeta Terra.

Nesse contexto, a educao ambiental aponta para propostas pedaggicas centradas na conscientizao, mudana de comportamento, desenvolvimento de competncias, capacidade de avaliao e participao de professores e educandos.

Paisagem abordada como algo belo, associada apenas ao conceito de natureza, colocando o ser humano numa posio de mera contemplao. O principal objetivo desta oficina discutir os variados conceitos de Paisagem com os alunos e difundir a ideia que eles tambm so responsveis pela produo e reproduo da paisagem cotidianamente.

a paisagem vista como produto e herana das sociedades que, historicamente, a ocuparam enquanto territrio de atuao (AbSaber, 2003) o estudo da paisagem local no deve restringir-se mera constatao e descrio dos fenmenos que a constituem. Deve-se tambm buscar as relaes entre a sociedade e a natureza que a se encontram presentes, situando-as em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando-as, conferindo-lhes significados, compreendendoas(BRASIL, p.9, 1998)

A atividade se dar em dois momentos: 1 discurso em sala de aula sobre alguns conceitos referentes ao estudo da paisagem. 2 trabalho de campo em torno da escola para a observao e discurso da paisagem

Resultados pretendidos Os alunos tero que ser capazes de compreender a organizao espacial do em torno da escola, observando os contrastes no qual esta se insere. a capacidade de se localizar no meio em que esto inseridos a paisagem no como algo apenas natural, mas como parte das diversas atividades desenvolvidas num determinado lugar por sua sociedade

REFERNCIAS

ABSABER, A. Os domnios de natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo, Ateli Editorial, 2003. p. 160. EFFTING, Tnia Regina. Educao Ambiental nas Escolas Pblicas: Realidade eDesafios. Marechal Cndido Rondon, 2007. Monografia (Ps Graduao em LatuSensu Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentvel) Centro de CinciasAgrrias, Universidade Estadual do Oeste do Paran Campus de MarechalCndido Rondon, 2007. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. Disponvel em<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.p df>acessado em 15/10/2012

Potrebbero piacerti anche