Sei sulla pagina 1di 15

Integrao Segurana do trabalho

Segurana do Trabalho

Conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade fisica e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Segurana do Trabalho
A EMBRAVAL possui um sistema de Gesto de segurana que coordenado pela Meta Sade, que presta servios de segurana do trabalho no Residente.

PREVENO DE ACIDENTE

Todos ns ( Funcionrios) temos o dever de Promover a preveno e a minizao ou eliminao dos riscos de acidentes do trabalho. Enfim, uma responsabilidade de todos.

PREVENO DE ACIDENTE
ATO INSEGURO o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que est fazendo, que est contra as normas de segurana. So exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurana contra quedas, ligar tomadas de aparelhos eltricos com as mos molhadas e dirigir a altas velocidades.

PREVENO DE ACIDENTE
CONDIO INSEGURA a condio do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. So exemplos de condies inseguras: instalao eltrica com fios desencapados, mquinas em estado precrio de manuteno, andaime de obras de construo civil feitos com materiais inadequados.

EPI E EPC
EPI - So equipamentos de proteo Individual. EPC - So equipamentos de proteo coletiva Os equipamentos de segurana so de uso obrigatrio, pois servem para a neutralizao do agente de risco a que o funcionrio est exposto. O equipamento fornecido gratuitamente

EPI

Todo os funcionrios que estiver definido pela empresa utilizao de uniforme/EPI, esta sob pena de receber sanes legais pela no utilizao, tambm dever deste: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda, higienizao e conservao; Comunicar ao seu GESTOR alterao que o torne imprprio para uso; Cumprir as determinaes sobre o uso adequado.

RISCOS ERGONMICOS

So considerados riscos ergonmicos:

Esforo fsico, Levantamento de peso, Postura inadequada, Controle rgido de produtividade, Situao de estresse, Trabalhos em perodo noturno, Jornada de trabalho prolongada, Monotonia e repetitividade, Imposio de rotina intensa.

AES ERGONMICAS

Mobilirio Existente Equipamentos Postura Exerccios de aquecimento Treinamento Ergonmico

CIPA

Comisso Interna de Preveno de Acidente, Equipe formada por representantes (funcionrios ) EMBRAVAL

ATRIBUIES DA CIPA

Objetivo de Observar e relatar condies de risco no ambiente de trabalho Solicitar para reduzir e at eliminar os riscos existentes. Investigar e analisar acidentes ocorridos Promover inspees de segurana Realizar mensalmente, reunio com todos os membros da Cipa. Alertar o funcionrio de ato de inseguro ou condio inseguro

PREVENO E COMBATE A INCNDIO

COMBUSTVEL-elemento que alimenta o fogo COMBURENTEelemento que d incio ao fogo

FOGO

CALOR

Conhecendo o tringulo do fogo, conclumos que para a correta extino do fogo basta eliminar um dos trs elementos. Resfriamento: Retirada de CALOR Abafamento: Retirada do COMBURENTE Isolamento ou Remoo do Material: Retirada do COMBUSTVEL

Classificao de Incndios

A - Incndios envolvendo materiais que queimam em superfcie e profundidade deixando resduos. Exemplos: madeira,

papel e tecidos

B - Incndios envolvendo materiais que queimam em superfcie e no deixam resduos. Exemplos: gasolina, ter,

lcool, etc

C - Incndios envolvendo toda a linha de materiais energizados. Exemplos: D Incndios envolvendo materiais pirofricos (metais que queimam)

motores e equipamentos eltricos

Exemplos: magnsio, zircnio, titnio

Potrebbero piacerti anche