Sei sulla pagina 1di 67

AGENTES INFECCIOSOS E ECTOPARASITOS E SUAS DOENAS TRANSMISSVEIS

Professora Enfermeira Mayra Rodrigues Email: mayrocka@hotmail.com

OBJETIVO
Expor as caractersticas dos principais agente infecciosos e identificar as doenas que eles ocasionam, destacando elementos da cadeia de transmisso.

1.1 Os vrus: caractersticas gerais


Por existirem muitas divergncias sobre se os

vrus se enquadram ou no entre os seres vivos,


estes "organismos" no esto inseridos em nenhum dos grandes reinos dos seres vivos. Suas principais caractersticas so:

No possui estruturas celulares (membrana


plasmtica, citoplasma, etc.).

1.1 Os vrus: caractersticas gerais


So formados basicamente por uma cpsula
proteica denominada capsdeo que contm

em seu interior um s tipo de cido nucleico:


DNA ou RNA, nunca ambos. Alguns vrus

mais complexos podem apresentar tambm


lipdios e glicdios presos cpsula.

1.1 Os vrus: caractersticas gerais


So to pequenos que podem penetrar no interior das clulas das menores bactrias que se conhecem, (100 a 1000 ), portanto so visveis somente ao microscpio eletrnico.

1.1 Os vrus: caractersticas gerais


S apresentam propriedades de vida quando esto no interio0s de clulas vivas. Por isso so considerados parasitas intracelulares obrigatrios.

1.1 Os vrus: caractersticas gerais


Os vrus so considerados como uma forma de vida por se multiplicarem, realizarem mutao e apresentarem cido nucleico. Podem causar doenas no homem, animais e plantas.

1.1 Principais pelos vrus

doenas

transmitidas

Os vrus so responsveis por vrias doenas infecciosas, tais como AIDS, gripes, raiva, poliomielite (paralisia infantil), meningite, febre amarela, dengue, hepatite, caxumba, sarampo, rubola, mononucleose, herpes, catapora, etc.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Hidrofobia (Raiva): saliva introduzida pela mordida de
animais infectados (o co, por exemplo). Infeco: o vrus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso. Controle: vacinao de animais domsticos e aplicao de soro e vacina em pessoas mordidas.

Sintomas e caractersticas: febre, mal-estar, delrios,


convulses, paralisia dos msculos respiratrios ( doena mortal).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Gripe: transmisso: gotculas de secreo expelidas pelas vias respiratrias. Infeco: o vrus penetra pela boca ou pelo nariz, localizando-se nas vias respiratrias superiores. Controle: nenhum.
Sintomas e caractersticas: febre, prostrao, dores de cabea e musculares, obstruo nasal e tosse.

Catapora ou Varicela

febre eruptiva benigna, caracterizada pela apario

de uma erupo de vesculas que se manifestam


sucessivamente. O contgio quase sempre direto mas ocorre pela saliva e pelo trato respiratrio. Ataca de preferncia crianas entre 3 e 10 anos. Como enfermidade sumamente contagiosa, pode-se atacar adultos que no tenha tido.

Catapora ou Varicela
Sintomas: Dura habitualmente cerca de 14 a 15 dias. Muito rara vez se inicia com sintomas violentos. Ao comear este perodo, a febre costuma a subir a 38. A erupo aparece primeiro no trax, quer no peito quer nas costas. No tem em

seguida ordem certa. Em plena fase de erupo observa-se


que o tronco e o couro cabeludo so as partes mais afetadas. H menos vesculas na face, e nos membros. Cuidados: Cama, lquidos em abundncia, dieta leve. Se no houver febre nem mal-estar, no indispensvel guardar o leito.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Caxumba: transmisso: contato direto; objetos contaminados; gotculas de saliva. Infeco: o vrus multiplica-se nas glndulas partidas; eventualmente localiza-se em outros rgos, como ovrios e testculos. Controle: vacinao. Sintomas e caractersticas: parotidite (infeco das partidas), com inchao abaixo e em frente das orelhas (pode tornar a pessoa estril se atingir os testculos ou os ovrios).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Rubola: transmisso: gotculas de muco e saliva; contato direto. Infeco: o vrus penetra pelas vias respiratrias e se dissemina atravs do sangue. Controle: aplicao de imunoglobulina (com efeito protetor discutvel).
Sintomas e caractersticas: febre, prostrao, erupes cutneas (em embries provoca a morte ou deficincias congnitas).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Sarampo: transmisso: contato direto e indireto com secrees nasofarngeas da pessoa doente. Infeco: o vrus penetra pelas mucosas das vias respiratrias e dissemina-se atravs do sangue. Controle: vacinao.
Sintomas e caractersticas: febre alta, tosse, vermelhido por todo o corpo (pode ser fatal em crianas).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Varola: transmisso: gotculas de objetos contaminados e contato direto. saliva;

Infeco: o vrus penetra pelas mucosas das vias respiratrias e dissemina-se atravs do sangue; finalmente, atinge a pele e as mucosas, causando leses. Controle: vacinao.
Sintomas e caractersticas: febre alta e erupes cutneas (geralmente deixando cicatrizes na pele; pode ser fatal).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Febre Amarela: transmisso: Picada de mosquitos, entre os quais se destaca o Aedes aegypti.
Infeco: o vrus penetra atravs da pele, disseminase pelo sangue e localiza-se no fgado, na medula ssea, no bao e em outros rgos. Controle: vacinao e combate aos mosquitos transmissores. Sintomas e caractersticas: febre alta, nuseas, vmitos, calafrios, prostrao e pele amarelada (pode ser fatal).

Dengue Tambm transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas so: febre alta durante 3 dias, dores no corpo e nos olhos, cansao e falta de apetite, podendo haver tambm erupes na pele semelhante ao sarampo. A dengue no tem tratamento especfico, o doente deve ficar de reouso, ingerir muitos lquidos e tomar medicamentos para a dor e febre (que no contenham cido Acetil Saliclico). A preveno a mesma para a febre amarela.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Poliomielite: transmisso: alimento contaminados; secrees respiratrias. e objetos

Infeco: o vrus penetra pela boca, multiplica-se no intestino, dissemina-se pelo sangue e instala-se no sistema nervoso central, onde destri os neurnios. Controle: vacinao.

Sintomas e caractersticas: paralisia dos membros; em muitos casos ocorrem apenas febres baixas e indisposio, que logo desaparecem sem causar problemas (provoca deficincia fsica).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


AIDS (Sndrome da Imuno-Deficincia Adquirida): transmisso: sangue, esperma e muco vaginal contaminados. Infeco: o vrus penetra no organismo atravs de relaes sexuais, uso de agulhas de injeo contaminadas ou transfuses de sangue infectado; ataca o sistema imunolgico. Controle: uso de preservativos (Camisinha-vnus) nas relaes sexuais e de agulhas descartveis ou esterilizadas; controle rigoroso, por parte dos bancos de sangue da qualidade do sangue doado; ainda no existem remdios ou vacinas eficazes contra a doena. Sintomas e caractersticas: febre intermitente, diarria, emagrecimento rpido, inflamao dos gnglios linfticos, doenas do aparelho respiratrio, infeces variadas, cncer de pele (doena mortal em 100% dos casos).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Hepatite Hepatite designa qualquer degenerao do fgado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infeces pelos vrus tipo A, B e C e o abuso do consumo de lcool ou outras substncias txicas (como alguns remdios). Enquanto os vrus atacam o fgado quando parasitam suas clulas para a sua reproduo, a cirrose dos alcolatras causada pela ingesto frequente de bebidas alcolicas - uma vez no organismo, o lcool transformado em cidos nocivos s clulas hepticas.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Hepatite A: transmitida por gua e alimentos

contaminados ou de uma pessoa para outra.


A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente no causa sintomas, porm quando presentes, os mais comuns so febre, pele e olhos amarelados, nusea e vmitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiadas.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


A deteco se faz por exame de sangue e no h

tratamento especfico, esperando-se que o paciente


reaja sozinho contra a Hepatite A. Apesar de existir vacina contra o vrus da hepatite A (HAV), a melhor maneira de evit-la se d pelo saneamento bsico, tratamento adequado da gua, alimentos bem

cozidos e pelo ato de lavar sempre as mos antes


das refeies.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Hepatite B e Hepatite C: os vrus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) so transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usurios de drogas injetveis e pacientes submetidos a material cirrgico contaminado e no descartvel esto entre

as maiores vtimas, da o cuidado que se deve ter


nas transfuses sanguneas, no dentista, em sesses de depilao ou tatuagem.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


O vrus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforando a necessidade do uso de camisinha. Frequentemente, os sinais das hepatites B e C podem no aparecer e grande parte dos infectados s acaba descobrindo que tem a doena aps anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vrus. Quando aparecem, os sintomas so muito similares aos da hepatite A, mas ao contrrio desta, a hepatite B e a C podem evoluir para um quadro crnico e ento para uma cirrose ou at cncer de fgado.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Tratamento de Hepatite

No existe tratamento para a forma aguda. Se necessrio, apenas sintomtico para nuseas e vmitos. O repouso considerado importante pela prpria condio do paciente. A utilizao de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos de uso popular, porm seu maior benefcio ser de melhor digesto para o paciente sem apetite. De forma prtica deve ser recomendado que o prprio indivduo doente defina sua dieta de acordo com sua aceitao alimentar. A nica restrio est relacionada ingesto de lcool. Esta restrio deve ser mantida por um perodo mnimo de seis meses e preferencialmente de um ano.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


Preveno A preveno da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue atravs da triagem sorolgica; a vacinao contra hepatite B, disponvel no SUS,conforme padronizao do Programa Nacional de Imunizaes (PNI); o uso de equipamentos de proteo individual pelos profissionais da rea da sade; o no compartilhamento de alicates de unha, lminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relaes sexuais.

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


A melhor estratgia de preveno da hepatite A
inclui a melhoria das condies de vida, com

adequao

do saneamento bsico

e medidas

educacionais de higiene. A vacina especfica contra o vrus A est indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizaes (PNI).

1.1 Principais doenas transmitidas pelos vrus


No existe vacina para a preveno da hepatite C, mas existem outras formas de preveno, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doao de smen para garantir a distribuio de material biolgico no infectado; triagem de doadores de rgos slidos como corao, fgado, pulmo e rim; triagem de doadores de crnea ou pele; cumprimento das prticas de controle de infeco em hospitais, laboratrios, consultrios dentrios, servios de hemodilise; tratamento dos indivduos infectados, quando indicado; abstinncia ou diminuio do uso de lcool, no exposio a outras substncias que sejam txicas ao fgado, como determinados medicamentos

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Como vimos anteriormente, as bactrias

so organismos muito pequenos, porm


maiores que os vrus, mas visveis somente

ao

microscpio.

Apresentam

formas

variadas e pertencem ao reino Monera,

sendo, portanto, seres unicelulares


procariontes.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

As que tm formas arredondadas so

chamadas de cocos, as alongadas so


denominadas bacilos, as de forma espiralada

recebem o nome de espirilos, as que se


parecem com uma vrgula so conhecidas

como vibries.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Grande parte das bactrias, bem como os

fungos, so organismos decompositores,


portanto vivem no meio ambiente, fazendo a

reciclagem da matria orgnica. Outras,


atuam como parasitas, causando doenas -

so as patognicas; existem ainda aquelas


que, no causam doenas.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

conjunto dos microorganismos chama-se microbiota.

que Os

habitam tecidos ou rgos de animais ou


plantas,

microorganismos que estabelecem colnias


permanentes dentro ou sobre o corpo sem

produzir doenas compe a microbiota


normal do corpo. .

A microbiota normal pode ser classificada em:


Residente: consiste em microrganismos encontrados com regularidade em determinada idade e rea da superfcie, sendo perturbada, recompe-se com facilidade

Transitria: consiste em microrganismos no patognicos


ou potencialmente patognicos que permanecem na pele ou mucosa por horas, dias ou semanas, provenientes do meio

externo, no provocando doena e no se estabelecendo em


definitivo na superfcie

Funo da microbiota residente


Impedir a colonizao por patgenos do meio externo e o possvel desenvolvimento de doena por meio de interferncia bacteriana Ajudar na absoro de nutrientes OBS: Os membros da microbiota normal so incuos e podem ser benficos ao hospedeiro em sua localizao normal e na ausncia de anormalidades concomitantes. OBS: Quando os microrganismos da microbiota residente so introduzidos em locais estranhos e em grande quantidade, e na presena de fatores predisponentes, podem provocar doena.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Comparando-se com as bactrias de vida

livre, so poucas as que causam doenas,


mas dentre elas h

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

As infeces cutneas mais comuns no

homem so causadas por bactrias do grupo


dos estafilococos - caso dos furnculos ou

abscessos, carbnculo, foliculite (infeco na


base dos plos) e acne. Podemos ainda citar

as doenas causadas por estreptococos, tais


como erisipelas, celulite e impetigo.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Hansenase causada por um bacilo

chamado Mycobacterium leprae, que


afeta a pele e o sistema nervoso, causando

deformaes e falta de sensibilidade. O


contgio ocorre pelo contato ntimo e

prolongado com o indivduo infectado.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais


A pneumonia pode ser causada pelo S. pneumoniae ou por fungos. O S. pneumoniae um habitante comum da garganta e nasofaringe de indivduos saudveis. A doena surge com a disseminao desse agente para outros locais: pulmes, seios paranasais (sinusite), ouvido (otite), faringe (faringite) e meninges (meningite). A infeco causada pela aspirao do agente infeccioso ou por sua presena em fmites contaminados por secrees, principalmente devido baixa resistncia do indivduo.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

A meningite doena grave, caracterizada pela inflamao das meninges - membranas que envolvem a medula espinhal, o crebro e os demais rgos do sistema nervoso, protegendo-os. Pode ser causada por bactrias chamadas de meningococos, liberadas no ar pelas pessoas infectadas e, posteriormente, inspiradas por outras.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

tuberculose

causada

pelo

Mycobacterium

tuberculosis

ou

bacilo de Koch, designao dada em

homenagem a seu descobridor. Afeta o


pulmo mas pode atingir os rins, ossos e

intestino.

transmisso

ocorre

pela

aspirao e ou deglutinao da bactria.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Outra

doena

causada

por

bactria

transmitida pelo ar ou saliva a difteria.


Conhecida por crupe, caracteriza-se

pela inflamao na faringe (garganta),


laringe e brnquios, podendo causar

asfixia e morte. A principal proteo a


vacina.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais


O ttano uma doena muito grave, que pode at matar. causada pelo bacilo Clostridium tetani, encontrado principalmente em solos contaminados com fezes de animais e do prprio homem infectado. Esse bacilo tem a capacidade de sobreviver, sob a forma resistente de esporo, por muitos anos no solo, penetrando no corpo quando h uma leso (machucado) ou queimadura(s) na pele. Aps penetrar, multiplicase e libera toxinas que afetam o sistema nervoso, provocando fortes contraes musculares.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais


Ttano uma doena que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados: Limpe cuidadosamente com gua e sabo todos os ferimentos para evitar a penetrao da bactria; No pense que apenas pregos e cercas enferrujados podem provocar a doena. A bactria

do ttano pode ser encontrada nos ais diversos


ambientes;

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Mantenha o esquema de vacinao em dia. Muitos adultos jamais tomaram a vacina dupla contra ttano e difteria e, mesmo os que j tomaram, costumam esquecer-se das doses de reforo; Saiba que o ttano uma doena grave, s vezes, fatal, se a pessoa no for atendida prontamente num hospital. No hesite diante de sintomas que possam sugerir que ela tem a doena.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

botulismo

outra que

doena tambm

importante, causado pelas toxinas do


Clostridium botulinum,

formam
resultante

esporos.
da

uma
de

intoxicao
alimentos

ingesta

condimentados, defumados, embalados a


vcuo ou enlatados contaminados.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

Nesse tipo de alimento, em condies de anaerobiose, isto , sem oxignio, os esporos germinam, crescem e produzem a toxina. A pessoa intoxicada, aps cerca de 18 horas de ingesto do alimento contaminado, sente distrbios visuais, dificuldade em falar e incapacidade de deglutir. A morte ocorre por paralisia respiratria ou parada cardaca. Por isso, devemos sempre cozinhar os alimentos, mesmo os enlatados, durante, no mnimo, 20 minutos antes de com-los.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

As diarrias bacterianas so causadas por diversas bactrias (enterobactrias), tais como Salmonella, Shigella, Enterobacter, Klebsiella, Proteus e a Escherichia coli , transmitidas atravs de alimentos, gua, leite, mos sujas, saliva, fezes, etc. Algumas s provocam infeco quando a flora bacteriana no est normal, podendo inclusive causar infeco urinria. So responsveis por infeces hospitalares e consideradas oportunistas em indivduos debilitados.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

A clera causada pelo Vibrio cholerae, que coloniza o intestino. Pela ao das toxinas h grande perda de gua e de sais minerais dos tecidos para a luz intestinal, levando o indivduo a ter fortes diarrias (fezes em gua de arroz), vmitos e, conseqentemente, desidratao. Se no houver tratamento a pessoa morre rapidamente, devido paralisao dos rins.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

O socorro deve ser rpido e o tratamento

simples, bastando repor os lquidos e sais


atravs de soro por via oral, nos casos mais

simples, ou por via venosa, nos mais graves. A


transmisso se d por alimentos e gua

contaminados com fezes de indivduos doentes.

1. 2 As bactrias: caractersticas gerais

As

doenas

sexualmente as quais

transmissveis

causadas por bactrias so a sfilis e a


gonorria, transmitem-se

pelo

contato

sexual

ou

por

via

congnita.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


So encontrados nos meios terrestre e aqutico. Muitos, juntamente com as bactrias, so decompositores; alguns, so parasitos e outros so utilizados como alimento (cogumelos), embora, nesse caso, haja alguns txicos e venenosos. Existem espcies de fungos utilizados na produo de queijos, fermentao de pes, preparo de

bebidas (vinho,cerveja,rum, whisky, gim), fabricao de


medicamentos (antibiticos), produtos qumicos (etanol, glicerol), etc.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


Os fungos que vivem como parasitas so capazes de provocar doenas chamadas de micoses, que podem ser de dois tipos:

a)

as

superficiais,

geralmente

brandas,

ocorrem com a disseminao e o crescimento dos fungos na pele, unha e cabelos. Assim, temos a dermatofise (tnea), esporotricose, candidase (sapinho na boca), ptirase, p-de-atleta, etc.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


b) as profundas so menos freqentes e envolvem rgos internos, podendo representar risco de vida - como a histoplasmose,

que afeta o pulmo e o bao. As micoses profundas


ocorrem principalmente em indivduos com baixa

resistncia, como os aidticos.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


Um fungo chamado Cryptococcus neoformans causa criptococose, doena infecciosa provocada especialmente pela inalao de poeira contendo

fezes de pombos, no contagiosa e compromete,


sobretudo, o pulmo, ocasionando o mau

funcionamento do sistema nervoso central.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


Mesmo que o infectado esteja aparentemente saudvel, pode desenvolver um quadro de pneumonia, visto que ela pode no apresentar

nenhum indcio. O surgimento de algumas doenas


de pele, como a micose, tambm comum, porm,

a consequncia mais grave a meningite que, se


no tratada, leva morte, alerta o especialista.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


Os sinais constantemente observados na enfermidade so dor de cabea, febre, tosse e sonolncia. Como a meningite a consequncia

mais grave, necessria ateno mxima quanto s


dores na cabea, visto que inicialmente a dor

passageira. No entanto, com o avano da doena, a


piora imediata

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


Os fungos propagam-se pelo ar na forma de esporos, podendo ser inalados, deglutidos ou depositados na pele ou mucosas. A transmisso se d pessoa a pessoa

ou por meio de objetos, peas de vesturio, calados,


assoalhos ou pisos de clubes esportivos, sempre em lugares onde no h vigilncia sanitria. A transmisso tambm pode ocorrer diretamente de animais - como o co, gato e cavalo - para o homem.

1.3 Os fungos: caractersticas gerais


As espcies do gnero Candida podem ser encontradas nas condies de comensais, na pele, nas mucosas, no intestino e nos rgos cavitrios (boca,

vagina e nus). Em condies de baixa resistncia do


hospedeiro, podem causar doenas. Por isso, o ideal

que estejamos sempre com boa sade e elevada


resistncia.

Potrebbero piacerti anche