Sei sulla pagina 1di 23

Tecnologias e Ferramentas de Gesto Prof. Suzana Brambilla PLT 148 pg.

131
1

CRONOGRAMA DE AULAS
1 Apresentao da disciplina e do contrato pedaggico. Introduo Tecnologias de Gesto. Desafios para o Gestor Contemporneo: A mudana nas Organizaes 2 A importncia do Gestor Organizacional e da Consultoria 3 Tecnologias de Gesto Organizacional: Gesto pela Qualidade Total 4 Tecnologias de Gesto Organizacional: Terceirizao (Ouitsourcing) 5 Tecnologias de Gesto Organizacional: Benchmarking 6 Tecnologias de Gesto Organizacional: Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-book Management) 7 Tecnologias de Gesto Organizacional: Reengenharia 8 Tecnologias de Gesto Organizacional: Empowerment 9 Tecnologias de Gesto Organizacional: Gesto e Organizao Horizontal 10 Tecnologias de Gesto Organizacional: Aprendizagem Organizacional - Capital Intelectual 11 Tecnologias de Gesto Organizacional: Aprendizagem Organizacional - Gesto do Conhecimento 12 Ferramentas de Gesto: Sistema de Informaes Gerenciais - SIG 13 Ferramentas de Gesto: Balanced Scorecard 14 Ferramentas de Gesto: Seis Sigma 15 Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporneo: A questo do Meio Ambiente nas Organizaes 16 Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporneo: A questo da tica e da Governana Corporativa 17 Novas demandas e ambientes para o Gestor Organizacional Contemporneo: A questo da Sade do Trabalhador e a Preveno da Nocividade no Trabalho 2 18 Prova Escrita Oficial

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

Conseqncias:
S ter sucesso se a empresa tolerar os erros no intencionais de seus colaboradores, principalmente quando so cometidos na busca pela excelncia. O individuo se senti pea chave na participao do processo de deciso, contribuindo com o crescimento da organizao.

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

Metas do Processo
a) b) c) d)

Pessoas envolvidas; Clientes satisfeitos; Qualidade total; Resultados financeiros.

A responsabilidade dos supervisores.


As pessoas mais importantes em um processo de delegao do poder no o funcionrio que ir receber a autoridade, mas, sim, o gestor que est delegando o seu poder de deciso a ele. Nem todas as pessoas, reagem positivamente ao aumento de responsabilidade que o Empowerment gera.

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL

Conduo do Empowerment
4 4 4 4 4

Escolher as pessoas certas para as funes... Capacitar (saber), Habilitar (saber fazer); Orientar os seus funcionrios, (vontade); Propor metas desafiadoras e tangveis; Dar freedbacks, com pequenos ajustes necessrios...; Compartilhar dos erros e sucessos, proporcionando o aprendizado contnuo.

10

Vdeo motivacional

Leitura e resoluo das questes de reviso e entendimento de texto.

11

2- TECNOLOGIA DE GESTO ORGANIZACIONAL GESTO E ORGANIZACO HORIZONTAL

O foco ter o menor numero possvel de camadas, isto , ter uma organizao mais achatada possvel, nem que seja porque a teoria da informao nos diz, que cada retransmissor dobra o rudo e corta a mensagem pela metade. A velha estrutura piramidal torna-se obsoleta. Proporcionando, a expanso do conceito da estrutura horizontal.

12

A vantagem da organizao horizontal tornar os circuitos de deciso mais curtos, logo mais rpidos. (Barnevik & Moss Kanter)
13

Estrutura Hierrquica X Horizontalizao A estrutura hierrquica possui os seguintes pontos negativos: a) A base no consegue passar adiante, at os altos cargos diretivos, informaes por vezes vitais para a sade empresarial; e b) O topo no consegue tornar suas ordens e instrues inteligveis para a base. A organizao horizontal rompe com esses pontos negativos.
14

15

16

17

18

19

A Gesto e a Organizao Horizontal (1) COMO ALCANAR?

a) promover mudanas no desenho; b) designar proprietrios (owners) de processos; c) trabalhar com times, equipes; d) reduzir a hierarquia; e) promover o empowerment;

20

A Gesto e a Organizao Horizontal (2) f) usar a tecnologia da informao (TI); g) dar nfase na competncia mltipla; h) pensar, ousar, enfrentar desafios; i) treinar pessoal em funes especficas; j) medir resultados; e k) aperfeioar ou promover a construo da cultura organizacional.

21

(Questo retirada do PROVO 2002-INEP). A globalizao tem imposto mudanas em diversos aspectos do mundo de negcios. Vrias so as tcnicas utilizadas pelas organizaes para enfrentar esse novo cenrio, tais como downsizing, delegao e equipes interfuncionais. Contudo, a utilizao dessas tcnicas deve vir acompanhada de um enfoque gerencial denominado empowerment, que significa o fortalecimento do poder decisrio dos indivduos de uma empresa, tendo como condio inerente e necessria sua utilizao... a) A intolerncia a erros de deciso. b) A circulao restrita das informaes gerenciais. c) A competncia decisria dos gestores. d) A flexibilizao da misso da empresa. e) A inexistncia de sistema de recompensas.
22

Bibliografia Bsica 1- Franco, Dcio Henrique; Rodrigues, EDINA DE a; CAZELA, Moiss M. (ORGS). Tecnologias e Ferramentas de Gesto. 1 ed. Campinas: Alinea, 2008 PLT 148 2- ARAJO, Luis Csar G.. Tecnologia de Gesto Organizacional 1 ed. So Paulo: Atlas, 2006
23

Potrebbero piacerti anche