Sei sulla pagina 1di 22

MODELOS DE TRATAMENTOS PARA FAMILIARES NA DEPENDNCIA QUIMCA

Lourdes Vigatto Especializao Psiquiatria e Dependncia Qumica Aperfeioamento Psicologia Clnica Comportamental Terapeuta - UNIFESP - UDED
Brasil So Paulo Outubro/2010
Musicoterapeuta Clnica / Analista do Comportamento

A INCLUSO DA FAMLIA NO TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUMICOS

A literatura tem concludo que a terapia familiar e de casal produzem melhor desfecho quando comparada com famlias que no so includas no tratamento. Dentro deste contexto, trs modelos tericos tm dominado a conceitualizao das intervenes familiares em dependncia qumica:

O modelo de doena familiar;

O sistmico;
O comportamental.

O MODELO DE DOENA FAMILIAR

Esta idia teve origem nos Alcolicos Annimos, em meados de 1940, atravs dos livros de Black e Wegsheider que descrevem a criana que cresce em uma famlia que possui histrico familiar de alcoolismo e como as suas expectativas influenciaro seu comportamento adulto. O alcoolismo ou o uso de drogas uma doena que afeta no apenas o dependente, mas tambm as famlias.

Estudos tm focado que a doena do alcoolismo manifesta sintomas especficos nas esposas e, em familiares de dependentes , dando origem ao conceito de co-dependncia, embora este tenha recebido crticas. Este modelo envolve o tratamento dos familiares sem a presena do dependente (Grupos de Al-Anon), que consiste em grupos de auto-ajuda com o objetivo de entender os efeitos do consumo de lcool e drogas por parte dos dependentes nos familiares e como reparar o que a convivncia com um dependente faz na famlia, seguindo os princpios do AA.

O MODELO SISTMICO

Em meados de 1970 a 1980, este modelo passou a exercer grande influncia entre profissionais de sade no tratamento da dependncia qumica. Na perspectiva sistmica, um dependente qumico exerce uma importante funo na famlia, que se organiza de modo a atingir uma homeostase dentro do sistema, mesmo que para isso a dependncia qumica faa parte do seu funcionamento e muitas vezes, a sobriedade pode afetar tal homeostase.

O terapeuta utiliza varias tcnicas para clarificar o funcionamento familiar e promover mudanas de padres e interaes familiares.

Pesquisas sobre esta abordagem tm mostrado efeitos benficos na interao familiar e conseqentemente no comportamento.

O MODELO COMPORTAMENTAL

Baseia-se na teoria da aprendizagem e assume que as interaes familiares podem reforar o comportamento de consumo de lcool e outras drogas.
O princpio que os comportamentos so apreendidos e mantidos dentro de um esquema de reforamento positivo e negativo nas interaes familiares. Inclui a teoria da aprendizagem social, modelo do comportamento operante e condicionamento clssico, incluindo os processos cognitivos.

Este modelo tem propiciado a observao de alguns padres tpicos observados nas famlias, tais como: reforamento do beber como uma maneira de obter ateno e cuidados; amparo e proteo do dependente de lcool quando relata conseqncias e experincias negativas decorrentes do hbito de beber; punio do comportamento de beber. O tratamento tem como objetivo a modificao do comportamento da esposa ou das interaes familiares que podem servir como um estmulo para o consumo nocivo de lcool e outras drogas sendo desencadeadores de recadas, melhorando a comunicao familiar, a habilidade de resolver problemas e fortalecendo estratgias de enfrentamento que estimulam a sobriedade.

Algumas Clnicas e Projetos de Universidades trabalham com a abordagem cognitivacomportamental (TCC) Esta abordagem reza que o afeto e o comportamento so determinados pela cognio que a famlia tem a cerca da dependncia qumica, sendo esta cognio disfuncional ou no.
O foco reestruturar as cognies disfuncionais atravs da resoluo de problemas, objetivando dotar a famlia de estratgias para perceber e responder as situaes de forma funcional.

CARACTERSTICAS PRESENTES EM FAMILIARES DE DEPENDENTES QUMICOS

O impacto que a famlia sofre com o uso de drogas por um de seus membros correspondente as reaes que vo ocorrendo com o sujeito que a utiliza. Este impacto pode ser descrito atravs de quatro estgios pelos quais a famlia progressivamente passa sob a influncia do lcool e de outras drogas

1. Na primeira etapa, preponderantemente o mecanismo de negao. Ocorre tenso e desentendimento e as pessoas deixam de falar sobre o que realmente pensam e sentem.

2. Segundo momento a famlia demonstra muita preocupao com essa questo, tentando controlar o uso da droga, bem como as suas conseqncias fsicas, emocionais, no campo do trabalho e no convvio social. Mentiras e cumplicidades relativas ao uso abusivo de lcool e drogas instauram um clima de segredo familiar. A regra no falar do assunto, mantendo a iluso de que as drogas e lcool no esto causando problemas na famlia.

3. Na terceira fase, a desorganizao da famlia enorme. Seus membros assumem papis rgidos e previsveis, servindo de facilitadores. As famlias assumem responsabilidades de atos que no so seus, e assim o dependente qumico perde a oportunidade de perceber as conseqncias do abuso de lcool e drogas. comum ocorrer uma inverso de papis e funes, como por exemplo, a esposa que passa a assumir todas as responsabilidades de casa em decorrncia o alcoolismo do marido, ou a filha mais velha que passa a cuidar dos irmos em conseqncia do uso de drogas da me.

4. O quarto estgio caracterizado pela exausto emocional, podendo surgir graves distrbios de comportamento e de sade em todos os membros. A situao fica insustentvel, levando ao afastamento entre os membros gerando desestruturao familiar. Embora tais estgios definam um padro da evoluo do impacto das substncias, no se pode afirmar que em todas as famlias o processo ser o mesmo, mas indubitavelmente existe uma tendncia dos familiares de se sentirem culpados e envergonhados por estar nesta situao.

TRATAMENTO

Inicialmente a disponibilidade dos membros ser um fator relevante para um bom encaminhamento, no entanto nem sempre isso possvel. Por isso algumas intervenes que antecedem este processo so favorveis, como atendimentos individuais s esposas ou pais e/ou intervenes de orientao e suporte.

atravs do atendimento familiar que os membros passam a receber ateno no s para suas angstias, como tambm comeam a receber informaes fundamentais para a melhor compreenso do quadro de dependncia qumica, e conseqentemente melhora no relacionamento familiar.
Uma avaliao familiar pode ser um grande auxiliar no planejamento do tratamento; fornece dados que corroboram com o diagnstico do dependente qumico.

FASES E MODALIDADES A SEREM VERIFICADAS DURANTE UMA ANLISE FUNCIONAL .

FASE - I

O referencial comportamental trabalha com a perspectiva de visualizar comportamentos do familiar dependente afim de no reforar o comportamento aditivo, almejando a substituio por comportamentos que reforcem a sobriedade.
Para tal importante os familiares assumirem as responsabilidades sobre seus comportamentos e sentimentos.

Nesta fase trabalhado o conceito de codependncia.

FASE - II

Identificar padres disfuncionais na famlia como um todo, tanto na famlia de origem, quanto da famlia de procriao.
Retomar rituais familiares, aprendidas, principalmente a que eles trazem de controle . crenas questo

Tendo total cincia que s existe as regras e limite.

MODALIDADES

Grupos de Pares: Nesta modalidade os membros da famlia so distribudos em diferentes grupos de pares: dependentes qumicos, pais, mes, irmos, cnjuges, etc. Grupos de Multifamiliares: atravs de um encontro de famlias que compartilham da mesma problemtica, cria-se um novo espao teraputico que permite um rico intercmbio a partir da solidariedade e ajuda mtua, onde as famlias se convocam para ajudar a solucionar o problema de uma e de todas, gerando um efeito em rede. Todas as famlias so participantes e destinatrias de orientao.

Psicoterapia de Casal: Casais podem ser atendidos individualmente ou tambm em grupos, uma vez que o profissional tenha habilidades para conduzir as sesses sem expor particularidades que no sejam adequadas ao tema focado. Psicoterapia Familiar: abordagem mais especializada segundo um referencial terico de escolha do profissional para a compreenso do padro familiar e interveno.

Orientao Familiar: UNIFESP UDED Clnica Escola - Equipe da Dr Cristiana Renner Projeto Doutorado Ambulatrio de Orientao a familiares e usurios de Drogas.

CONSIDERAES FINAIS

A organizao familiar mantm uma posio de salincia no desenvolvimento e prognstico do quadro de dependncia qumica. Neste sentido, a abordagem familiar deve ser considerada como parte integrante do tratamento e um programa bem sucedido essencial para um desfecho favorvel. Da a necessidade de se especificar o tipo de interveno de acordo com a meta do tratamento e as necessidades e capacidades da famlia, evitando adiantar-se a prontido e motivao da mesma para a mudana.

lourdesvigatto@superig.com.br

Potrebbero piacerti anche