Sei sulla pagina 1di 24

Textura do Solo

Representa a distribuio quantitativa das partculas minerais do solo de acordo com o tamanho. uma caracterstica do solo.

Partculas minerais so separadas em dois grupos:


Esqueleto do solo: constitudo pelas partculas ou fragmentos com dimetro superior a 2mm

Cascalho: 2 mm a 2 cm de dimetro
Calhaus: 2 a 20 cm de dimetro Mataces: > 20 cm de dimetro Terra fina: constitudo por partculas com dimetro inferior a 2,0 mm

Importncia da textura em outros ramos da cincias naturais


Genese, morfologia e classificao de solos: a textura do solo utilizada na deteco de gradiente textural entre horizontes visando a classificao dos solos

Fertilidade do solo: No manejo das adubaes, a textura do solo utilizada para definio das classes de argilas utilizada na determinao das doses de fsforo.

utilizada tambm para definio ou no do parcelamento das doses de N e K. Solos de textura arenosa, apresentam baixa quantidade de cargas negativas (baixa CTC). Desta forma, possuem baixa capacidade de reteno de potssio e de amnio (NH4). Estes nutrientes no retidos iro ser lixiviados.

Conservao do solo e da gua

No estabelecimento de prticas conservacionistas (terraos por exemplo) so requeridos conhecimento do comportamento do solo em relao a dinmica da gua no solo. O conhecimento da textura servir como estimativa da permeabilidade do solo e resistncia a eroso.

Ex: Solos de textura arenosa possui maior permeabilidade, logo a distncia entre os terraos so maiores do que os terraos de textura argilosa, o qual apresentam menor permeabilidade.
Os solos de textura arenosa so utilizados em nvel, com as extremidades dos canais fechadas para facilitar a infiltrao de gua.

Os solos de textura argilosa so utilizados em desnvel, para conduzir o excesso de gua para outra rea.

Manejo dos solos A textura do solo influncia nos mtodos de manejo do solo, no tipo de implemento agrcola, no perodo de tempo que aps uma chuva ou com que nvel de umidade do solo possvel trabalhar o solo com equipamentos agrcolas, na frequncia e intensidade de irrigao, na resistncia que o solo oferece aos implementos agrcolas e ao desenvolvimento radicular e na aerao do solo.

Determinao da textura do solo realizada pelo mtodo de campo e mtodo de laboratrio.

a) Mtodo de Campo: feita um estimativa da distribuio das partculas do solo quanto ao seu tamanho atravs da sensao que estas partculas oferecem ao tato, pela frico da amostra de solo molhado entre os dedos e o polegar.

Areia: sensao de atrito Argila: plasticidade e pegajosidade

Silte: sedosidade (talco)


uma determinao grosseira e depende da habilidade sensorial de cada indivduo e requer muita experincia

b) Mtodo de Laboratrio: o xito na anlise granulomtrica est na dependncia de se conseguirem suspenses de solo onde as suas partculas unitrias se apresentam individualizada e se mantenham durante a fase de separao. Como realizar est separao???? A separao realizada em trs fases: - Pr-tratamento - Disperso - Separao das fraes do solo

b) Mtodo de Laboratrio: o xito na anlise granulomtrica est na dependncia de se conseguirem suspenses de solo onde as suas partculas unitrias se apresentam individualizada e se mantenham durante a fase de separao. Como realizar est separao???? A separao realizada em trs fases: - Pr-tratamento - Disperso - Separao das fraes do solo

- Pr-tratamento: tem por finalidade eliminar os agentes cimentantes, os ions floculantes e sais solveis que podem afetar a disperso

a) Eliminao dos agentes cimentantes:


m.o. eliminada pela gua oxigenada a 30% Oxidos de Fe e Al so eliminados por HCl

b) Eliminao dos ons floculante e sais:


Ca e Mg so eliminados do complexo de troca por acidos diluidos associados com agentes dispersantes

- Disperso: tem por finalidade desfazer os agregados em partculas individuais e manter estas partculas estveis na suspenso at o trmino da analise granulomtrica.

a) Mtodo fsico: Agitador Bouyoucus


Agitao rpida de 5 a 15 minutos, dependendo da textura do solo

b) Mtodo qumico: Utilizao de ctions hidratados como Na e Li que favorece a estabilidade das suspenses do solo

- Separao das fraes do solo: as partculas do solo j individualizadas so separadas em fraes do solo por peneiramento e sedimentao. a) Peneiramento: esta separao s vlida para partculas de dimetro maior do que 0,05mm ou seja a frao areia. A separao feita com peneiras de malha conhecida. b) Sedimentao: utilizada para separar as partculas mais finas de solo, com dimetro menor do que 0,05mm(fraes silte e argila)

rea Superficial Especfica


Refere-se a rea superficial total das partculas por unidade de massa ou volume do solo.

A = 8 X 8 = 64 cm2 A = L x C X nro lados do cubo x nro de cubos A= 8 X 8 X 6 X 1 = 384 cm2

A = 8 X 8 = 64 cm2 A = L X C X nro lados do cubo x nro de cubos A= 2 X 2 X 6 X 64 = 1536 cm2

Importncia da superfcie especfica


a) Intemperizao das rochas: a intemperizao fsica das rochas provoca uma subdiviso das rochas(formao de mineral primrio), o que facilitar a ao do ataque qumico (hidrognios), que essencialmente de superfcie, alterando os minerais primrios e originando os secundrios.

b) Aumento da capacidade de troca de ctions (CTC): As cargas negativas da m.o. e dos argilominerais so encontradas em suas superfcies. Logo, quanto maior for a A.S.E., maior ser a CTC.
Partcula
MICA VERMICULITA MONTMORILONITA CAULINITA MATERIA ORGANICA SILTE AREIA

Superficie especfica (m2 g-1)


40-150 500-800 600-800 7-30 800-900 1 < 0,1 m2

CTC (cmolc kg-1)


10-49 100-150 80-150 0-1 200-300 -

A superfcie especfica dos argilo-minerais se deve a exposio das superfcies internas e externas

Ex: CAULINITA apresenta somente superfcie externa, j que um argilomineral no expansivo, ou seja, as suas camadas no se expandem. Ex: VERMICULITA E MONTMORILONITA apresenta superfcie externa e interna, j que um argilo-mineral expansivo, ou seja, as suas camadas se expandem.

Potrebbero piacerti anche