Sei sulla pagina 1di 27

DISLIPIDEMIAS

DISLIPIDEMIA
Alterao dos nveis sricos dos lipdeos:

Colesterol total alto. Triglicerdeos (TG) alto.

Colesterol de lipoprotena de alta densidade baixo (HDL) .


E nveis elevados de colesterol de lipoprotena de baixa densidade (LDL).

OS LIPDEOS
Colesterol:O colesterol importante para a formao e funo das membranas celulares, para a sntese de sais biliares, de hormnios esterides e da vitamina D.
Bom colesterol (HDL) Retira o colesterol das clulas e facilita sua eliminao atravs do fgado. Por isso benfico ao organismo. Mau colesterol ( LDL) Esse faz o inverso. Ajuda o colesterol a entrar nas clulas, fazendo com que o mesmo se deposite nas artrias sob a forma de placas de gordura. Por isso traz diversos malefcios.

Triglicerdeos: molculas de gordura, que tm como principal funo a produo de energia para o funcionamento do organismo.

CAUSAS
As dislipidemias podem ser primrias devidas a causas genticas e por influncia ambiental devido dieta inadequada e/ou sedentarismo e secundrias a algumas doenas ou fatores de risco como: Diabetes Herana familiar Hipotireoidismo Hipertenso arterial Insuficincia renal crnica Sedentarismo Sndrome nefrtica Alimentao inadequada Obesidade Fumo Hepatopatia Alcoolismo Lpus
Medicamentos Anorexia

- Tiazdicos; Beta-bloqueadores; Amiodarona; Corticides; Estrgenos; Ciclosporina.

SINAIS E SINTOMAS
Geralmente so assintomticas, porm algumas vezes podem dar sinais de alerta: Visuais: - Gradual perda de viso

-Arco senil
Dermatolgicos: - Xantomas - Xantelasmas

Opacificao da crnea

Acumulao de material rico em colesterol em tendes e diversas partes do corpo.

Deposio de placas amareladas, localizadas geralmente nas plpebras superiores e prximo ao canto interno dos olhos.

DIAGNSTICO

ANVISA - ANO III EDIO N 6 OUTUBRO, 2011

HIPERCOLESTEROLEMIA
a ocorrncia de alto nvel de colesterol no sangue LDL. - Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia 2 em cada 10 brasileiros com mais de 45 anos taxas elevadas de colesterol no sangue.
Sintomas: - No gera sintomas caminha em silncio. - Manifesta-se infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). - Hipercolesterolemia OBESIDADE E SEDENTARISMO. Diagnstico: vai depender da dosagem sangunea de colesterol total e suas fraes. -Um valor total normal, mas composto principalmente do colesterol ruim, deve ser analisado como sinal para hipercolesterolemia. Tratamento: - Procurar ajuda aos primeiros sinais da doena indicao do melhor tratamento. - Mudana no estilo de vida, com alimentao saudvel e atividades fsicas o nico mtodo verdadeiramente comprovado de melhorar os nveis do bom colesterol (HDL). - Alguns medicamentos especficos as estatinas. - Cuidados especiais idade do indivduo e a presena de outros fatores de risco para doenas cardiovasculares PRESCRIO DE MEDICAMENTOS. Preveno: -Monitoramento peridico dos nveis de colesterol recomendado desde os 18 anos de idade ANTECIPADO quando existe RISCO elevado de doenas do corao.

HIPERTRIGLICERIDEMIA
a elevao dos nveis de triglicrideos (TG), em geral representada por aumento das VLDL, ou dos quilomcrons, ou de ambos. - Causas sndromes familiares e genticas, doena metablica e frmacos Sintomas: - Assintomtica. Pancreatite aguda hipertrigliceridemia descompensada xantomas eruptivos.

grave

HIPERLIPIDEMIA MISTA

Uma das formas de dislipidemia. - LDL e Triglicerdeos aumentados simultneamente.


LDL: 160 mg/Dl. TG: 150 mg/dL.

CONSEQUNCIAS
Concentraes anormais das gorduras circulantes na corrente sangunea podem acarretar em problemas a longo prazo. As dislipidemias so um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares.
Aterosclerose Doena arterial coronariana Principal causa de morte Doena aterial perifrica Doena das cartidas Angina Infarto do miocrdio Aneurismas da aorta Claudicao nos membros inferiores Acidente vascular cerebral Pancreatite aguda

Brasil e Rio Grande do Sul

TRATAMENTO
A reduo do LDL-C diminui a taxa de eventos cardiovasculares. Atravs de:

Dietas

Exerccios fsicos

Medicaes

TRATAMENTO NO-FARMACOLGICO
TRATAMENTO DIETTICO Orientaes Gerais:

- Reduzir a ingesto total de gordura; - Elevar a ingesto de gordura polinsaturada, monoinsaturada e reduzir a ingesto de gordura saturada; - Reduzir a ingesto de colesterol; - Aumentar a ingesto de fibras.

TRATAMENTO DIETTICO (NO RECOMENDADOS)


Gorduras: gema de ovo, manteigas, toucinho, sebo, leo de coco, leo de origem desconhecida, gorduras e leos hidrogenados. Carne: Gordura visvel na carne (inclusive torresmo), barriga do porco, bacon, salsichas, salames. Pele de aves, presunto, linguia, pats. Laticneos: creme de leite, leite condensado. Queijos com gordura integral (amarelo ou cremoso), leite integral e iogurte integral. Frutas e Vegetais: batata frita e assada, se preparadas em leo ou gordura saturada. Salgadinhos. Batata crocante. Alimentos a Base de Cereais: croissants", brioches, bolachas picantes de queijo. Alimentos Preparados: bolo, massas, bolinhos preparados com gordura animal. Molhos base de manteiga e cremes. Sorvete de leite e creme de leite. Bebidas: base de malte preparados com gordura integral, bebidas base de chocolate. Sopas cremosas. Miscelnea de Vegetais: molho de salada cremoso comum, maionese, molhos base de creme de leite ou de queijos cremosos. Peixes: ovos de peixe. Conservas, Pats e Doces.

TRATAMENTO DIETTICO (RECOMENDADOS)

Aipo Ameixa preta Couve-flor Mamo Mandioca Azeite de oliva Ervilha Po integral Aveia Pra Cenoura Cereais integrais Feijo Quiabo Figo Vegetais folhosos

EXERCCIOS FSICOS

Devem ser adotados, com freqncia de cinco vezes na semana, sesses de, em mdia, 30 min de atividade fsica aerbia moderada ou 20 min de exerccios vigorosos 3 dias por semana.

O planejamento do exerccio requer avaliao cardiolgica e, se possvel, de um educador fsico.

TABAGISMO

O hbito de fumar pode estar associado reduo significativa dos nveis de HDL-C. O tratamento do tabagismo passa por duas etapas: abordagem cognitivo comportamental e, se necessrio, farmacoterapia.

TRATAMENTO FARMACOLGICO
Objetivos: Reduzir os nveis de LDL-C e, quando pertinente de, TG. Manter o paciente com o menor nmero possvel de fatores de risco cardiovasculares. Deve-se sempre iniciar a teraputica farmacolgica se: Aps as medidas no farmacolgicas: - LDL >220mg (pacientes sem outros fatores de risco) - LDL >190 (presena de 1 fator de risco) - LDL >160 (mais de 1 fator de risco) Na presena de doena coronariana se os nveis de LDL no forem ideais. Hipertrigliceridemia endogena (VLDL > 1000). Histria familiar de doena coronria prematura.

HIPERCOLESTEROLEMIA (LOVASTATINA e SINVASTATINA)

Interferem na biossntese do colesterol. Diminuem as concentraes plasmticas de LDL-C pelo aumento da atividade de receptores para o LDL-C.

Reduzem nveis de LDL-C entre 18% a 55%. Elevam os valores de HDL-C em 5% a 15%. Reduzem os valores de TG em 7% a 30%1,2.

HIPERCOLESTEROLEMIA (LOVASTATINA e SINVASTATINA)

Lovastatina: 20 mg a 80 mg/dia; Sinvastatina: 10 mg a 80 mg/dia; Pravastatina: 20 a 40 mg/dia; Fluvastatina: 10 a 80 mg/dia; Atorvastatina: 10 mg a 80 mg/dia. O tratamento deve iniciar com dose baixa e ser aumentado progressivamente. Via oral, uma vez ao dia, preferencialmente noite. Uma vez iniciado, o tratamento deve ser continuado indefinidamente.

HIPERCOLESTEROLEMIA (LOVASTATINA e SINVASTATINA)

Os efeitos adversos so raros. Mais graves: hepatite, miosite e rabdomilise (observados muito raramente). Queixas freqentes: dores musculares articulares (tendem a ser autolimitadas). inespecficas ou

Dsponvel na Farmcia Popular e postos de sade.

HIPERTRIGLICERIDEMIA (FIBRATOS e CIDO NICOTNICO)

indicado se, 6 meses aps as medidas no farmacolgicas: nveis de TG continuarem elevados (200-499 mg/dl) e nveis baixos de HDL-C (< 40 mg/dl). Principal alvo do tratamento a reduo do LDL-C. Reduzem a lipoprotena de muito baixa densidade (VLDL-C), rica em TG, e aumentam a eliminao das partculas ricas em TG do plasma. Alguns diminuem a produo heptica de TG.

HIPERTRIGLICERIDEMIA (FIBRATOS)

Clofibrato: 1000-2000 mg/dia; Bezafibrato: 200-600 mg/dia; Etofibrato: 500 mg/dia; Ciprofibrato: 100 mg/dia; Genfibrosila: 600-1200 mg/dia; Fenofibrato: 200 mg/dia.

Reduzem o LDL-C em 20-30%, e os TGs em 24-35%.

HIPERTRIGLICERIDEMIA (FIBRATOS)

Reaes adversas: Dor e/ou fraqueza muscular, distrbios gastrointestinais, calculose biliar, raramente aumento de transaminases ou CPK, diminuio da libido, erupo cutnea, prurido, cefalia, e sono alterado. Anticoagulao oral concomitante: as anticoagulantes devem ser cuidadosamente eventualmente diminudas. doses dos ajustadas e

Pacientes com insuficincia renal: os fibratos podem acarretar aumento de uria e/ou creatinina sricas.

HIPERTRIGLICERIDEMIA (CIDO NICOTNICO)

Utilizam-se 2 a 6 g/dia (incio do efeito teraputico com 1 a 3 g/dia). Devido baixa tolerncia imediata a doses elevadas, inicia-se o tratamento com doses baixas, 100mg, aps as refeies, com aumento gradual a cada 2 a 4 semanas, at atingir a dose eficaz. Reduz o LDL-C em 10-20%, aumenta o HDL-C em 20-35% e reduz os TGs sricos em 10-70%.

Reaes adversas: rubor facial, prurido, arritmia atrial, dores abdominais, aumento das enzimas hepticas, da glicemia e da uricemia e raramente acantose nigricans.

ANVISA - ANO III EDIO N 6 OUTUBRO, 2011

A ENFERMAGEM NO MANEJO DAS DISLIPIDEMIAS

Objetivos: - Preveno de comorbidades decorrentes da doena. Ao: - Acompanhamento - Orientao - Estimulao

REFERNCIAS
http://www.hcorcuritiba.com.br - Hospital do Corao http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6011a5804897a24e8831a8fa35813921/Saude_e_Economia_Dislipidemia_Edicao_n_6_ de_outubro_2011.pdf?MOD=AJPERES Anvisa http://sociedades.cardiol.br/sbc-rs/revista/2006/08/temas_livres/enfermagem/TLp7231.pdf - O enfermeiro no tratamento das dislipidemias. SOCIEDADEBRASILEIRADECARDIOLOGIA-ISSN-0066-782 X Volume 88, Suplemento I, Abril 2007 http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23618 Santos RD. III Diretrizes Brasileiras Sobre Dislipidemias e Diretriz de Preveno da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2001;77(suppl 3):1-48. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v77s3/a01v77s3.pdf. Acessado em 20-12-05. http://www.medcenter.com/medscape/Content.aspx?id=8620 www.cardiol.br. Editora mdica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039-RJ)Jornalista responsvel: Roberto Maggessi (31.250 RJ) Eurival Soares Borges. Dieta na Dislipidemia (orientao ao paciente). Disponvel em: http://educacao.cardiol.br/manualc/PDF/v_dieta_x_dislipidemia.pdf Acesso em: 21 de maro de 2010. ANVISA. Dislipidemia. Revista Sade e Economia, v.6, ano III. 2011. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Consenso Brasileiro Sobre Dislipidemias Deteco - Avaliao Tratamento. Arq Bras Cardiol, volume 67, p. 113-128.1996. Sociedade Brasileira de Cardiologia. IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Preveno da Ateroesclerose. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 88, Suplemento I, Abril 2007. HASKELL et al. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Official Journal of the American College of Sports Medicine,Austrlia.2007.

Potrebbero piacerti anche