Sei sulla pagina 1di 19

Exames contrastados

1. Brio Gel (sulfato de brio) 2. Iodado (I) 3. Ar (O)

So substncias radiopacas ou radiotransparentes utilizadas no estudo radiolgicos de algumas estruturas anatmicas.

So contrastes radiolgicos radiopacos que possuem o elemento iodo (I) na sua molcula excreo biliar (estudo da vescula biliar e vias biliares) contrastes lipossolveis (histerossalpingografia e linfografia) contraste hidrossulveis de excreo renal (mais comumente utilizados).

definida como o nmero de partculas por quilogramas de solvente. Representa o poder osmtico que a soluo exerce sobre as molculas de gua. Nos contrastes iodados, quanto maior a osmolalidade, maior a intolerncia e a probalidade de reao alrgica.

A substituio do grupo cido (H+ ) da molcula, por um ction ( sdio [ Na+ ] ou meglumina), origina o contraste iodado do tipo inico monomrico triiodado ou dimrico hexaiodado (fig.18.2a e 18.2b). O contraste iodado do tipo inico possui alta osmolalidade e quando em soluo dissocia-se em duas partculas: um nion radiopaco e um ction radiotransparente (sdio [ Na+ ] ou meglumina)

A subsitituio do grupo cido (H+ ) da molcula, por amida ou glicose, origina o contraste iodado do tipo no inico monomrico triiodado ou dimerico O contraste iodado de tipo no inico possui baixa osmolalidade e quando em soluo no se dissocia. mais bem tolerado pelo organismo humano.

Alguns pacientes podem apresentar reaes adversas ao meio de contraste iodado que, dependendo dos sinais e sintomas apresentados, podem ser classificados em
Leves Moderados Graves.

URTICRIA pode aparecer sob a forma de pequenas regies ou extensas placas avermelhadas, referida pelo paciente como "coceira" (prurido); EDEMA NAS PLPEBRAS referido pelo paciente como"olho inchado" ou "no consegue abrir o olho" ; EDEMA FACIAL pode ser observado atravs de uma vermelhido e edema parcial ou de toda a face. referido pelo paciente como "sensao de lbio inchado" e/ou "sensao de orelha grande"; TOSSE E PIGARO pode ser em funo de edema da glote; ROUQUIDO pode ser observada conversando com o paciente, sendo percebida atravs da mudana do timbre da voz. Pode ser em funo de edema da glote; DISPNIA referida pelo paciente como "falta de ar", ocorre em funo de edema da glote ou de broncoespasmo.

Sistema urinrio Sistema vascular Fistulografias e outros.

Durante a infuso endovenosa do meio de contraste iodado, o paciente geralmente refere uma sensao de "calor pelo corpo"," um gosto metlico na boca" e eventualmente nuseas. Esses sintomas desaparecem to longo a infuso encerrada. Tranquilizar o paciente Pacientes com a funo renal comprometida, ou seja com nveis sricos elevados de uria no deve ser submetidos infuso endovenosa de meio de contraste iodado hidrossolvel, salvo se estiver em programa de dilise. Paciente diabtico em uso de cloridato de metformina no deve receber contraste iodado, pois a associao dessas duas drogas (contraste iodado e metformina) pode determinar o desenvolvimento de insuficincia renal aguda.

O uso de medicamentos prvia pode reduzir a chance de reao alrgica ao contraste. Entretanto, nenhum esquema foi capaz de prevenir completamente a sua recorrncia. Alm disso, nenhum estudo demonstrou reduo de risco para pacientes que apresentaram reao alrgica grave, possivelmente devido raridade desta manifestao, o que dificulta a sua comprovao cientfica. Seria interessante, reserva-se o uso da prmedicao aos pacientes que apresentaram reaes alrgicas leves ou moderadas e que no tenham contraindicao s drogas preconizadas. O componente mais importante do esquema o corticide e necessrio que seja administrado pelo menos 6 horas antes do uso do contraste para que se obtenha algum efeito. A via prefervel a oral, porm, caso seja necessrio, pode-se substituir pela via venosa (200 mg IV de hidrocortisona Solucortef)12 horas e 2 horas antes do exame. O uso do anti-histamnico (H1) reduz a incidncia de angioedema, de urticria e de sintomas respiratrios. Recomenda-se o uso oral 2 horas antes do exame (padronizado cloridrato de fexofenadina - Allegra 60 mg). Se a via venosa for necessria, pode ser substitudo por 50 mg difenidramina - Benadryl.

Para ser utilizado como meio de contraste radiolgico o sulfato de brio deve ser misturado agua, formando uma soluo coloidal. Para ser uma soluo coloidal, o sulfato de brio tende a se precipitar com a soluo em repouso, por isso sempre antes da sua utilizao a soluo deve ser agitada vigorosamente. No mercado pode ser encontrado o sulfato de brio diludo (suspenso baritada) em diversas concentraes cada qual para uma determinada regio a ser examinada. Pode tambm ser encontrado o sulfato de brio em p para diluio em gua.

Deglutio Esfago Estmago Duodeno intestino delgado intestino grosso

Pode tambm ser usado para marcar alguma estrutura na pele, com o objetivo de esclarecer dvidas, como por exemplo, a papila mamria (mamilo) na radiografia de trax em pstero-anterior(PA).

A hipersensibilidade (reao alrgica) ao sulfato de brio(BaS04) muito rara.

O contraste baritado no deve ser usado quando houver possibilidade de atingir a cavidade peritoneal ou mediastinal, ou seja, em ps-operatrio imediato de alguma cirurgia do tubo digestivo, suspeita de alguma perfurao intestinal ou esofagiana ou algum caso em que o paciente deva ser operado logo aps a realizao do estudo radiolgico. Nesses casos usado contraste iodado hidrossolvel. houver necessidade, fazer uso de laxativos ( ou leo mineral) tendo como parmetros pelo menos uma evacuao por dia, nos dois dias consecutivos ao exame.

O ar (ambiente) ou dixido de carbono (CO2) ou gs metano usado como meio de contraste radiolgico radiotransparente. comumente utilizado em associao ao sulfato de brio nos exames do tubo digestivo, na tcnica do duplo contraste (brio-ar). O ar aqui utilizado pode ser obtido atravs da deglutio junto com a suspenso de sulfato de brio, ou atravs da ingesto de cristais produtores de gs (dixido de carbono - (CO2), como o citrato de clcio e o citrato de magnsio)

Pontos Importantes
1. 2. 3. Brio Gel (sulfato de brio) Iodado (I) Ar (O)

CONTRASTES RADIOLGICOS
So substncias radiopacas ou radiotransparentes utilizadas no estudo radiolgicos de algumas estruturas anatmicas.

Onde Usado Contraste Brio Gel


Deglutio Esfago Estmago Duodeno intestino delgado intestino grosso

Contra Indicado
ps-operatrio cirurgia do tubo digestivo, suspeita de alguma perfurao intestinal ou esofagiana ou algum caso em que o paciente deva ser operado logo aps a realizao do estudo radiolgico

Contraste Iodado
So contrastes radiolgicos radiopacos que possuem o elemento iodo (I) na sua molcula

Onde Usado Contraste de Iodo


Sistema urinrio Sistema vascular Fistulografias e outros excreo biliar contrastes lipossolveis (histerossalpingografia e linfografia)

OSMOLALIDADE
Representa o poder osmtico que a soluo exerce sobre as molculas de gua. Nos contrastes iodados, quanto maior a osmolalidade, maior a intolerncia e a probalidade de reao alrgica. CONTRASTE IODADO INICO O contraste iodado do tipo inico possui alta osmolalidade e quando em soluo dissocia-se em duas partculas: um nion radiopaco e um ction radiotransparente CONTRASTE IODADO NO INICO O contraste iodado de tipo no inico possui baixa osmolalidade e quando em soluo no se dissocia. mais bem tolerado pelo organismo humano.

URTICRIA EDEMA NAS PLPEBRAS EDEMA FACIAL TOSSE E PIGARO ROUQUIDO DISPNIA calor pelo corpo gosto metlico na boca eventualmente nuseas

O QUE FAZER
O uso de medicamentos prvia pode reduzir a chance de reao alrgica ao contraste Allegra 60 mg cloridrato de fexofenadina corticide necessrio que seja administrado pelo menos 6 horas antes do uso do contraste para que se obtenha algum efeito Hidrocortisona Solucortef)12 horas e 2 horas antes do exame O uso do anti-histamnico (H1) reduz a incidncia de angioedema, de urticria e de sintomas respiratrios. Recomenda-se o uso oral 2 horas antes do exame.

AR
Enemopaco EED Peneumoartrografia

DANIEL SILVA
Tec. Radiologia Mdica

Colgio Lmen

Potrebbero piacerti anche