Sei sulla pagina 1di 23

O CEEL Centro de Estudos em Educao e Linguagem uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco e esta integrada Rede Nacional dos

dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educao (SEB/ MEC). Contatos Fone: (81) 2126 8921 ou pelo site www.ce.ufpe.br/ceel.

Avaliao e aprendizagem na escola: a prtica pedaggica como eixo de reflexo

Sistematizao: Telma Ferraz Leal

Avaliao: concepes 1. Avaliao classificadora (tradicional) 2. Avaliao formativa

Avaliao classificadora
Finalidade: classificar para reter ou aprovar - Instrumentos: testes e exames padronizados - Foco da avaliao: contedos - Devolutiva: cadernetas com notas

Avaliao formativa
Muitos autores pensam ser urgente a construo de uma teoria da avaliao que, visando transformao social, permita a superao do fracasso e contribua para que as prticas avaliativas sejam, de fato, um processo de pesquisa e interpretao que amplie a leitura dos fenmenos educacionais (Costa, 1998; Bonniol e Vial, 2001; Hadji, 1994; Estrela e Nvoa, 1999). Diversificao dos campos de referncia da avaliao: aluno, professor, currculo, escola, gesto, sistemas de ensino etc.

A avaliao, no contexto do novo paradigma, no apenas uma questo tcnica ou metodolgica, mas um empreendimento tico e poltico (Belloni, 1998; Dias Sobrinho, 1996; lvarez Mndez, 2002; Esteban, 2001) tico: permite decidir sobre quais seus fins, a servio de quem se coloca e que usos sero feitos de seus resultados e informaes; poltico: deve ampliar os enfoques e os procedimentos que levem ao debate amplo, negociao e instaurao de relaes intersubjetivas que fazem das instituies educacionais espaos de aprendizagem, formao e produo de conhecimentos, valores e subjetividades.

A avaliao (quando no se limita a produzir notas ou conceitos para fins de aprovao-reprovao ou certificao de estudos) se constitui sempre como processo contnuo de observao dos avanos, das descobertas e hipteses em construo e das dificuldades demonstrados pelos meninos e meninas na escola. Silva (2003, p.11): preciso flexibilizar os objetivos, os contedos, as formas de ensinar e de avaliar; em outras palavras, contextualizar e recriar o currculo. necessrio dominar o que se ensina, saber qual a relevncia social e cognitiva do ensinado, para definir o que vai se tornar material a ser avaliado.

Finalidades da avaliao:
conhecer os alunos, considerando as caractersticas da faixa etria e o contexto extra-escolar; identificar os conhecimentos prvios dos estudantes, nas diferentes reas do saber e trabalhar a partir deles; identificar os avanos e encorajar os estudantes a continuar construindo conhecimentos nas diferentes reas do conhecimento e desenvolvendo capacidades; conhecer as hipteses e concepes dos alunos sobre os objetos de ensino nas diferentes reas do conhecimento e lev-los a refletir sobre elas; conhecer as dificuldades e planejar atividades para ajudlos a super-las; verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado e decidir se preciso retomar os contedos; saber se as estratgias de ensino esto sendo eficientes e modific-las quando necessrio.

Planejamento do ensino e avaliao


Leal (2003, p. 20): A seleo consciente do que devemos ensinar o primeiro passo a

ser dado para a construo de uma aprendizagem significativa na escola. Em decorrncia dessa tomada de posio em relao ao que realmente importante, que podemos organizar nosso tempo na sala de aula e definir o que iremos avaliar e as formas que adotaremos para avaliar.

Queremos formar alunos cidados


E o que significa, para o professor, intervir na formao cidad das crianas e adolescentes? - pensar em como ajud-los a interagir na sociedade de modo confiante e crtico; - fazer com que eles tomem conscincia das contradies sociais e desenvolvam valores para a construo de uma sociedade justa, igualitria e democrtica; - fazer com que eles adquiram autoconfiana quanto a si prprios, reconhecendo que suas histrias esto inseridas na histria dos grupos sociais dos quais participam; - instrumentaliz-los para que tenham acesso a uma ampla gama de situaes sociais e que entendam os processos histricos que os excluem de outras situaes e possam intervir nessa realidade; - ajud-los a dominar os instrumentos de participao nessas diferentes situaes, como, por exemplo, ler e escrever com autonomia; ajud-los a se apropriar dos conhecimentos construdos pela humanidade; possibilitar que eles exeram o direito de vivenciar as experincias prprias da faixa etria a que pertencem, como, por exemplo, brincar e interagir de modo ldico.

Para promovermos realmente uma formao cidad, precisar monitorar o processo de ensino e de aprendizagem, avaliando continuamente os alunos e nossas prprias estratgias de ensino. preciso ter clareza sobre o que necessrio que os estudantes aprendam em cada etapa escolar, e que se constitui como um direito dele. necessrio no deixar o tempo passar, mas sim monitorar, continuamente, os progressos e as lacunas demonstrados por cada menino ou menina.

Assim poderemos ajustar o ensino, em lugar de esperar o final do perodo para, j sem ter muito por fazer, constatar se as crianas e os adolescentes aprenderam ou no o que foi estabelecido e que lhes de direito.

Para garantirmos a aprendizagem, precisamos comprometer todos os segmentos da comunidades escolar. Para que o estudante e sua famlia tenham voz, devem participar efetivamente do processo de avaliao. Necessitamos garantir que a famlia conhea as expectativas que a escola tem em relao s crianas e aos adolescentes em cada unidade e srie (ou ano) e que acompanhe a trajetria percorrida, podendo se posicionar junto professora, turma e escola. Se o estudante e sua famlia sabem onde a escola quer chegar, se esto envolvidos no dia-a-dia de que so os principais beneficirios, podero participar com mais investimento e autonomia na busca do sucesso, nessa empreitada que o aprender.

Os instrumentos de avaliao

Suassuna (2006):

Os instrumentos dizem respeito ao conjunto de tarefas, atividades, exerccios, testes etc. que aplicamos com o objetivo de acompanhar a aprendizagem dos alunos.

Sousa (1998): os resultados e respostas que encontramos nos permitem formular hipteses sobre o desempenho do aluno e, ao mesmo tempo, informam sobre o tipo de ensino oferecido. Nesse sentido, diante das respostas e dos resultados, temos que fazer interpretaes amplas e qualitativas (...).

Hoffmann (2001)
Os instrumentos de avaliao tm uma dupla funo: para o professor, elas constituem elementos de reflexo sobre os conhecimentos dos alunos e sobre o sentido de sua ao pedaggica; para o aluno, constituem oportunidade de expresso/reorganizao do conhecimento, e elementos de reflexo sobre os conhecimentos j construdos e sobre seus prprios procedimentos de aprendizagem.

A diversificao dos instrumentos avaliativos viabiliza um maior nmero e variedade de informaes sobre o trabalho docente e sobre os percursos de aprendizagem, assim como uma possibilidade de reflexo acerca de como os conhecimentos esto sendo concebidos pelas crianas e adolescentes.
Para diagnosticar os avanos, assim como as lacunas na aprendizagem, podemos nos valer:

das produes escritas e orais dirias dos estudantes - os textos e escritas de palavras que produzem a cada dia na sala de aula; o que comentam, escrevem ou lem ao participarem das atividades na classe; de instrumentos especficos (tarefas, fichas, etc.), que nos forneam dados mais controlados e sistemticos sobre o domnio dos saberes e contedos das diferentes reas de conhecimento a que se referem os objetivos e as metas de ensino.

O registro e o acompanhamento da aprendizagem


Morais (2005): o mapeamento dos saberes j construdos d ao docente um retrato da situao de cada estudante, permitindo ajustar o ensino e planejar tanto metas coletivas como aquelas programadas para indivduos ou grupos de estudantes que ainda no alcanaram as metas (ou que esto muito avanados) e merecem, portanto, um atendimento diferenciado em relao ao conjunto da turma. Para que as informaes observadas no se dispersem ou sejam esquecidas e para que tenhamos melhores condies de refletir sobre o ensino e a aprendizagem, necessitamos proceder ao registro peridico da situao de cada menino ou menina em relao aos objetivos traados nos diferentes eixos de ensino.

As formas de registro qualitativo escrito permitem:


que os professores comparem os saberes alcanados em diferentes momentos da trajetria vivenciada; que os professores acompanhem coletivamente, de forma compartilhada, os progressos dos estudantes; que os estudantes realizem auto-avaliao, refletindo sobre os prprios conhecimentos e sobre suas estratgias de aprendizagem, de modo a poderem redefinir os modos de estudar e de se apropriar dos saberes; que as famlias acompanhem sistematicamente os estudantes, podendo dar sugestes escola sobre como ajudar as crianas e adolescentes e discutir suas prprias estratgias para auxili-los; que os coordenadores pedaggicos (assistentes pedaggicos, equipe tcnica) conheam o que vem sendo ensinado / aprendido pelos estudantes e possam planejar os processos formativos dos professores.

Exemplos

a)Caderno de acompanhamento - Possibilita anotaes mais qualitativas sobre cada criana, com possibilidade de observao de aspectos no planejados mas que possam ajudar a entender as dificuldades da criana.

b) Portflios
Hernndez (2000, p. 166): Um continente de diferentes tipos de documentos (anotaes pessoais, experincias de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexes com outros temas fora da escola, representaes visuais, etc) que proporciona evidncias dos conhecimentos que foram sendo construdos, as estratgias utilizadas para aprender e a disposio de quem o elabora para continuar aprendendo. Ferraz (1998, p. 50):

o portflio compreende todo o processo de arquivamento e organizao de registros elaborados pelos alunos, construdos ao longo do ano letivo: textos, desenhos, relatrios ou outros materiais produzidos por eles e que permitam acompanhar suas dificuldades e avanos na matria. Periodicamente, ele discute com cada estudante sobre os registros feitos. O portflio, que pode ser apresentado numa pasta, tem ainda uma vantagem: a de servir como um elo significativo entre o professor, o

Pode ser til para fazer com que os estudantes, sob orientao dos professores, possam analisar suas prprias produes, refletindo sobre os contedos aprendidos e sobre o que falta aprender, ou seja, possam visualizar seus prprios percursos e explicitar suas estratgias de aprendizagem e suas concepes sobre os objetos de ensino. A materialidade dos portflios permite no s ao professor, mas, sobretudo, ao estudante (e sua famlia), comparar o que se sabia de incio com o que foi se construindo ao longo de determinada etapa escolar. Para se prestar finalidade de auto-avaliao pelo estudante, a confeco deste tipo de recurso precisa contar com a participao do mesmo na peridica seleo, registro de comentrios e reflexo sobre o que ele conseguiu aprender. Ao procederem seleo das produes que iro constar no portflio, tanto os estudantes quanto os professores precisam revisitar as situaes em que os trabalhos foram produzidos e retomar os conceitos trabalhados. O portflio um facilitador da reconstruo e reelaborao, por parte de cada estudante, de seu processo de aprendizagem ao longo de um perodo de ensino. Assim, a relevncia no est no portflio em si, mas no que a criana ou o adolescente aprenderam ao constru-lo, ou seja, ele um meio para atingir um fim.

c) Fichas de acompanhamento

Fichas com indicao de categorias e critrios de avaliao, para acompanhamento da evoluo dos alunos ao longo de um perodo letivo.

Contatos Telma Ferraz Leal tfleal@terra.com.br CEEL: (81) 2126 8921 www.ufpe.br/ceel

Potrebbero piacerti anche