Sei sulla pagina 1di 10

Ecologia

Faa clique para editar o estilo

10/1/12

ndice

Conceito de Ecologia Desenvolvimento tecnolgico A nossa responsabilidade e interveno O que podamos mudar no mundo actual Concluso

10/1/12

Ecologia

uma cincia do ramo da Biologia, que estuda os seres vivos e as suas interaces com o meio ambiente onde vivem. A Ecologia tambm se encarrega de estudar a abundncia e a distribuio dos seres vivos no planeta Terra. Esta cincia tem grande importncia, porque os resultados dos seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas esto bem proporcionados. Numa poca em que a extino de vrias espcies est a aumentar, o trabalho dos ecologistas de grande importncia. Atravs das informaes dadas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planear aces que evitem a destruio da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
10/1/12

Desenvolvimento tecnolgico

O desenvolvimento tecnolgico foi favorvel para a Humanidade porque evolumos enquanto seres racionais e conseguimos encontrar vrias solues para alguns problemas que enfrentvamos tais como:

Mobilidade mais fcil com o aparecimento dos transportes; Trabalho mais facilitado para o homem com o aparecimento das mquinas;

Mas

infelizmente tambm trouxe grandes desvantagens como:


Poluio industrial, levando a menor qualidade do ar; Contaminao das guas e da atmosfera; Explorao excessiva dos recursos naturais o que levou ao risco de extino de espcies animais.

Isto levou situao actual de desequilbrios que a aco do ser humano


10/1/12

Como seres humanos e seres racionais, somos responsveis pela Natureza. Mas a actualidade tem-nos mostrado que o desenvolvimento da humanidade faz-se custa da sua explorao, por isso temos de arranjar maneiras de conseguir conciliar um desenvolvimento do ser humano com um desenvolvimento sustentvel do meio natural. Desde muito cedo nas escolas, por exemplo, ensinam a respeitar o ambiente no poluindo as ruas, ensinam a poupar gua e para em casa termos hbitos favorveis para o Planeta. Mas o que eu observo que pouca gente se interessa com o estado do Planeta, porque acham que para j no lhes falta nada e isso que importa, no param para pensar que no somos a nica gerao a viver, mas que ainda muitas mais geraes viram a habitar o Planeta. O ser humano tem de mudar a sua forma de pensar to 10/1/12

A nossa responsabilidade e interveno

A nossa responsabilidade e interveno

Tambm por nossa iniciativa que podemos melhorar o nosso planeta e s alterando certas coisas como conseguir:

Encontrar uma produtividade necessria sem ser muito excessiva,; Usar os produtos e recursos, como a gua, de forma racional e controlada; Criar o hbito de seguir a poltica dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Se cada pessoa no mundo alterar os seus hbitos daqui a uns anos iremos ver resultados positivos a longo prazo e conseguiremos assegurar que os recursos iram existir ainda nas geraes futuras para garantir a nossa sobrevivncia. Ningum cometeu um erro maior Por muito pouco que possamos fazer para mudar esta do que aquele que nada fez porque era situao, vale mais do que no fazer nada. O futuro do muito pouco o que podia fazer Edmund Mundo depende de ns. Burke

10/1/12

O que podamos mudar

Em consequncia da evoluo do Homem as cidades tmse transformado em lugares muito agitados e poludos, com falta de espaos verdes o que pode ter um grande impacto negativo na nossa sade. Os espaos verdes so espaos bonitos, embelezam as cidades e fornecem-nos mais oxignio no meio da poluio da cidade. Mas o Homem pensa em ter um espao desenvolvido para criar negcios e fazer dinheiro atraindo mais habitantes, mas devia pensar em fazer um espao desenvolvido mas tambm saudvel.

10/1/12

O que podamos mudar

O aparecimento dos transportes, trouxe no s uma viagem mais facilitada, rpida e cmoda como tambm uma forma de poluir o planeta a nvel atmosfrico e piorar a qualidade do ar. Tem as suas vantagens mas ser que no era melhor andar de autocarro onde muitas pessoas fossem ao mesmo tempo gastando assim combustvel s de um transporte do que andar num carro cada pessoa? Ou andar de bicicleta? Nos dias de hoje mais agitados por causa do trabalho, h mais facilidade em andar de autocarro do que bicicleta. Mas o problema que as tarifas dos autocarros esto cada vez mais a aumentar e muita gente no tem dinheiro para pagar, o que devia ser mudado porque trazia vantagens para o ambiente, para a nossa sade e para o bem-estar geral.
10/1/12

O que podamos mudar


Em vez de ir a um supermercado comprar fruta com qumicos devamos de cultivar os nossos prprios produtos. No era preciso ter espao em casa para cultivar, mas sim criar nas cidades um espao tipo uma horta para toda a populao da cidade poder ter oportunidade de plantar e passar um bom tempo numa actividade econmica e boa para pessoas que no tem espao em casa. Na minha opinio todas as cidades podiam ter uma horta para toda a gente, criando assim uma forma de criar mais actividade para, por exemplo, pessoas reformadas e uma boa forma de no poluir o ambiente e alimentarmo-nos assim de produtos biolgicos.

10/1/12

Concluso

A evoluo da Humanidade teve impactos negativos na Natureza, e como consequncia a poluio do ambiente. Que nos levou situao de desequilbrio que estamos hoje. Por isso devemos ter em conta esta frase devemos deixar o mundo um pouco melhor do que aquele que se encontrou e mudar os nossos hbitos contribuindo para a sustentabilidade da Natureza e a sobrevivncia humana.

10/1/12

Potrebbero piacerti anche