Sei sulla pagina 1di 33

A Segunda Mostra Internacional Multimdia de Cultura Indgena Brasileira - Message from Amazon, realizada no Japo, antecedeu a abertura do calendrio

bilateral das comemoraes do Centenrio da Imigrao Japonesa para o Brasil, que se realizou em 2008. Os eventos realizados em 2007 vinculados nas teorias mais aceitas de que povos asiticos, durante sculos, em migraes escalonadas, povoaram gradativamente o continente americano, confirmando a origem dos povos indgenas das Amricas. Em 1908, quando o navio Sato Maru desembarcou no porto de Santos o primeiro grupo de imigrantes japoneses marcou a retomada eou a continuidade da migrao de povos do Oriente para o Continente Americano.

Arquivo Amerndia

A primeira mostra, Message from Amazon, foi realizada no Nishin Kumin Center do ster Plaza, em Hiroshima, no perodo de maio a junho, exibiu a diversidade tnica e cultural da regio do Xingu, com a presena especial do ilustre lder indgena Raoni Metyktire.

Arquivo Amerndia

O primeiro mdulo exibiu acervos de pinturas do ndio Kamal Mehinaku e de artefatos da cultura Xinguana.

Arquivo Amerndia

O segundo mdulo exibiu uma coleo de pinturas corporais, pintadas em papel, pelas mulheres Kayap Metyktire, cedidas pela Rainforest Brasil Amerndia desde 1995, acervo de artefatos da RFJ e parte cedido pelo Amazon Folk Museum do Dewa Shonia Internacional Forum.

Arquivo Amerndia

Reprodues do fotgrafo brasileiro Eduardo Albarello. O olhar aguado de Albarello, em pouco tempo de convivncia nas aldeias, captou atravs de suas lentes com muita sensibilidade a alegria e o orgulho nos rostos dos Kayap Metyktire.

Arquivo Amerndia

Arquivo Amerndia

O terceiro mdulo exibiu artesanatos varias etnias, mostrando a diversidade cultural indgena da regio do Xingu, anexo a sala que exibio de filmes etnogrficos.

Arquivo Amerndia

workshop de pintura corporal para adultos e crianas.

Arquivo Amerndia

Visitaes monitoradas.

Arquivo Amerndia

Em diversos pontos estratgicos telas digitais exibiam vdeos com informaes para uma melhor inteirao do visitante com a mostra.

Arquivo Amerndia

Ciclos de palestra sobre os problemas enfrentados na defesa e preservao da Amaznia e a demarcao e homologao definitiva de todas as reas indgenas. Vinte anos depois Raoni retorna ao Japo com o mesmo pensamento, da prioridade da preservao das florestas tropicais, dos povos da floresta e as conseqncias de no ter sido tomada nenhuma providencia esto acontecendo agora, as mudanas do clima aumentaram as catstrofes naturais dando inicio a destruio do planeta, mas todos ns juntos temos e podemos trabalhar para mudar esta situao. Os espritos da natureza esto muito bravo com os homens! Ressaltou finalizando seu discurso.

Arquivo Amerndia

Staff da Amazon Rainforest Foundation Japan de Hiroshima, amigos voluntrios que cuidaram com muita hospitalidade e carinho da mostra, da nossa agenda diria e da estadia e alimentao durante toda nossa permanncia na cidade.

Arquivo Amerndia

Folder anunciando a nossa visita como palestrantes na Universidade de Hiroshima.

Arquivo Amerndia

Reunio com Reitor da Universidade de Hiroshima.

Arquivo Amerndia

Palestra sobre a Amaznia e as populaes indgenas brasileira para o corpo discente da Universidade de Hiroshima.

Arquivo Amerndia

Palestra sobre a Amaznia e as populaes indgenas brasileira para o corpo docente da Universidade de Hiroshima.

Arquivo Amerndia

Convite

Arquivo Amerndia

A segunda mostra, Samurais da Amaznia, foi realizada no Taro Okamoto Museum of Art, no perodo de julho a setembro e, recebeu esta nominao depois que Murata-San, Diretor do Museu, ouvir nossas explanaes sobre a cultura Kayap, pontuamos diversas similaridades culturais com a dos Samurais.

Site Taro Okamoto Museum of Art

O Museu Taro Okamoto - criado para abrigar acervo de suas obras, est localizado em uma rea de exuberante vegetao, no Horto Florestal Ikuta-Ryokuchi, em Kawasaki, a cerca de 15 minutos do centro de Tquio.

Arquivo Amerndia

A arte de Taro Okamoto abstrata e surrealista, sendo considerado um artista plstico de vanguarda. Sua obra foi imortalizada em pinturas, esculturas, murais, fotografias, textos e arquiteturas. Nasceu em 1911, na cidade de Kawasaki, da provncia de Kanagawa, faleceu em 1996, em Tokyo, com 84 anos. Viveu em Paris de 1929 a 1940. Estudou a filosofia, psicologia e folclore na Universidade de Paris 1 Pantheon -Sorbonne.

Site Taro Okamoto Museum of Art

Em 1933, com 22 anos, participou do grupo "Criao de Abstrao", movimento dos artistas de arte abstrata, comeou a expor suas artes em exposies coletivas. Voltou ao Japo em 1940, com 29 anos. Nesta poca planejava vir ao Brasil, pretendia visitar a Amaznia, deflagrada a segunda guerra mundial seus planos foram cancelados.

Site Taro Okamoto Museum of Art

A mostra vincolou a milenar arte indgena brasileira s obras de Taro Okamoto, considerado o mais importante e conceituado artista plstico do Japo, pelo conjunto de sua obra, reconhecido internacionalmente.

Arquivo Amerndia

Na diviso do espao temporrio de exposies foi escolhida a cor vermelha para o grande salo, por ser uma cor de grande simbolismo tanto na cultura oriental como na cultura indgena, para servir de fundo a concepo de 50 gigantografias reproduzindo os rostos orgulhosos dos Kayap Metyktire, captadas pelo fotografo brasileiro Eduardo Albarello, expostas paralelas a texto selecionados que expressam o pensamento de vida de Taro.

Arquivo Amerndia

Na transio para o salo branco um mosaico de cores vibrantes, representado pela arte plumaria e o grafismo das peas de cermica vislumbrava os visitantes, conformando a diversidade cultural indgena brasileira.

Arquivo Amerndia

No lado oposto uma barra com o grafismo Kayap aplicado na parede norteou a insero de artefatos diversos, armas de combate e caa, instrumentos musicais, brinquedos e utilitrios domsticos, artefatos lticos foram expostos em vitrines especiais.

Na sala anexa o visitante de p ou sentado em bancos zoomorfos fazia uma pausa para apreciar imagens de Amaznia e rostos dos povos da floresta, complementada por sons e cheiros da mata, que aguavam os sentidos induzindo a reflexo da urgncia de se preservar este patrimnio natural brasileiro.

Arquivo Amerndia

Dois acervos de diferentes concepo e representatividade cultural se confrontando no mesmo espao na busca de similaridades de linhas, formas e cores, gerando questionamentos e respostas infinitas na mente de cada visitante.

Arquivo Amerndia

O evento foi o nico que ocupou, em 2007, o espao temporrio de exposies do Taro Okamoto Museum of Art com cerca de aproximadamente 25 mil visitantes, ampla divulgao na mdia e grande repercusso dos debates e palestras sobre a importncia da preservao ambiental para todo o Planeta.

Arquivo Amerndia

Nossos agradecimentos ao Dewa Shonai International Frum e em especial a Yamaguchi-San, pela cesso do acervo do Amazon Folk Museum, para a realizao dos dois eventos.

Arquivo Amerndia

Iniciativa e realizao

Arquivo Amerndia

Arquivo Amerndia

Potrebbero piacerti anche