Sei sulla pagina 1di 9

Gestalt Terapia: Aqui e agora

Do ponto de vista da gestalt o neurtico no meramente uma pessoa que teve um problema, uma pessoa que tem um problema contnuo no PRESENTE, no AQUI E AGORA.

Objetivo da terapia:
Dar ao sujeito meios para que possa resolver seus problemas atuais e qualquer outro problema que surja futuramente. Fazer com que a auto estima seja adquirida para que o sujeito consiga lhe dar com seus problemas atravs dos recursos que dispe no momento.

Restabelecer o self atravs da integrao das partes dissociadas da personalidade.

O perfil do neurtico:
O neurtico acha difcil participar do presente pois seus negcios inacabados do passado esto ainda em seu caminho. Seus problemas existem no aqui e agora, porm ele no est aqui completamente para lidar com eles.Tem pouca conscincia de si. Na memria do neurtico o fato inacabado ainda est vivo e interrompido, esperando para ser assimilado e integrado. aqui e agora, no presente, que esta assimilao deve ocorrer. O neurtico um auto interruptor( a maioria vezes tenta interromper com explicaes, associaes, ou ridicularizaes sobre o trabalho do terapeuta.)

Caractersticas da Neurose:
Baixa auto-estima. Sentimento de menos-valia. Necessidade de aprovao e confirmao por parte do outro. Diviso do self entre dominador e dominado. Sentimentos de culpa. Confuso de limite entre o Eu e o outro. Fronteira de contato mal definida. Dvida em relao a prioridades. Falta de auto-apoio e auto-confiana.

O que deve ser feito?


Na terapia gestltica o neurtico deve aprender a viver no presente, no AQUI E AGORA. Pede-se ao paciente durante a sesso para voltar toda sua ateno ao que est fazendo no momento.

No somente falar sobre seus traumas e problemas passados, mas tambm reexperienciar-los no presente.
Quanto mais o paciente se der conta de si,mais aprender sobre si mesmo.

Tcnicas:
Dentre as mais utilizadas temos:

CONSCIENTIZAO: Conscientizar-se fornece ao paciente a compreenso de suas prprias capacidades e habilidades. A conscientizao s se desenvolve no presente e abre possibilidades para a ao.
CONCENTRAO: Pela concentrao em cada sintoma, o paciente aprende muitas coisas sobre si prprio e sobre sua neurose. Aprende o que est vivenciando realmente e como vivencia, aprende como seus sentimentos e comportamentos esto relacionados.

Descascando a cebola:
Terapeuta e paciente vo fazendo um trabalho de fora pra dentro em direo ao interior. Onde a cada camada descobre-se mais a respeito de sentimentos, pensamentos, desejos e fantasias. Chegando cada vez perto dos bloqueios e das possibilidades do sujeito.

Concluso:
A terapia faz com que os pacientes se percebam no aqui e agora, no momento PRESENTE.
Trazendo ao sujeito oportunidades de avaliao sobre si mesmo. Capacitando-os a maiores relaes de contato e integrao com o mundo no HOJE.

Referencias bibliogrficas:
Perls, F. Abordagem gestltica, uma testemunha ocular da terapia SP: Summus, 1981. Only Hope- Mandy Moore [com mensagem "hoje". Vdeo Disponvel em < http://www.youtube.com/watch?v=vdEtK6oX58A > Acesso em 14/09/2012 Gestalt terapia. Disponvel em: http://www.psicoterapiagestaltica.com.br/?gclid=CNO es4L5uLICFQSEnQodoHEAFw#!vstc6=gestaltterapia. Acesso em 14/09/2012

Potrebbero piacerti anche