Sei sulla pagina 1di 20

TENHA REVERNCIA PALAVRA DE DEUS

FAA SILNCIO

MOMENTO DE ORAR PELA LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

FIQUE DE P

LEVANTE A SUA BBLIA E ORE COMIGO:

A LUTA
CONTRA DEPRESSO!

MATEUS

Texto:

18:21

MATEUS 18:21 Ento, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, at quantas vezes pecar meu irmo contra mim, e eu lhe perdoarei? At sete? 22 Jesus lhe disse: No te digo que at sete, mas at setenta vezes sete. 23 Por isso, o Reino dos cus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 e, comeando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25 E, no tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dvida se lhe pagasse. 26 Ento, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, s generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27 Ento, o senhor daquele servo, movido de ntima compaixo, soltou-o e perdoou-lhe a dvida. 28 Saindo, porm, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lanando mo dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 Ento, o seu companheiro, prostrando-se a seus ps, rogava-lhe, dizendo: S generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30 Ele, porm, no quis; antes, foi encerr-lo na priso, at que pagasse a dvida. 31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32 Ento, o seu senhor, chamando-o sua presena, disse-lhe: Servo malvado, perdoeite toda aquela dvida, porque me suplicaste. 33 No devias tu, igualmente, ter compaixo do teu companheiro, como eu tambm tive misericrdia de ti? 34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, at que pagasse tudo o que devia. 35 Assim vos far tambm meu Pai celestial, se do corao no perdoardes, cada um a seu irmo, as suas ofensas.

Quinta Pregao!
Tema: Depresso: A cura pelo perdo!

Segundo o dicionrio (Dicionrio Michaelis) a palavra perdo significa conceder perdo, absorver, remitir (culpa, dvida, pena, etc), desculpar e poupar-se. Sim! O ato de perdoar envolve tudo isso e ainda muito mais. Pesquisas e estudos vm sendo desenvolvidos nesses ltimos anos para mostra e comprovar o poder e os benefcios do perdo.

H uma conexo perfeita entre perdoar e ser perdoado. Jesus ensinou que o efeito curativo do perdo est tanto em perdoar como em ser perdoado. O verdadeiro perdo se interessa pelas pessoas. Se comove com a situao das pessoas.

Quando perdoamos entramos em sintonia com a vontade de Deus - que nos amou primeiro e trouxe o perdo sob o insuportvel fardo da Cruz do Calvrio.

Foi neste esprito solcito por comunho, unio, reconciliao que Jesus veio buscar e salvar os pecadores. Liberando perdo, portanto, o perdo de DEUS, disponvel em Cristo, torna-se

eficaz em nossa vida.


O verdadeiro perdo produz alegria cheia de prazer. O verdadeiro perdo o Esprito correto por traz da disciplina. O perdo fundamental e necessrio para a libertao, em todos os sentidos.

No entanto, todo depressivo deve buscar no perdo o seu psicotrpico.


Muitos experimentam o sofrimento desnecessariamente por no quererem perdoar. Jesus est convidando voc a fazer esta experincia. No diga:

No consigo!

A depresso no mais forte do que o PERDO DE DEUS e do que PERDOAR. Acredite: Jesus manifestou a sua misericrdia para que nenhum homem perecesse, mas que pudesse experimentar o seu amor: Tu s um Deus que perdoa, benigno e misericordioso, paciente e rico em bondade Ne 9,17 Da mesma forma o Filho de Deus manifestou toda riqueza da misericrdia do Pai perdoando os pecadores:

Quantas vezes eu devo perdoar o meu irmo que peca contra mim? Setenta vezes sete vezes Mt 18, 21.
Pois bem, para vocs ficarem sabendo que o Filho do homem tem, aqui na terra, autoridade para perdoar pecados (disse ao paraltico: Levante-te, pega a tua maca e vai para casa Mt 9,6. Hoje Jesus est dizendo a voc: pegue a maca que lhe prende na depresso, perdoa os seus e volte a vida. Voltar a vida significa:

Voltar Voltar Voltar Voltar Voltar Voltar Voltar

a a a a a a a

Famlia Acreditar em Deus Ter esperana Se amar Alegria Ter esperana Vitria

Tudo isso acontece com quem est depressivo quando ele assume de uma vez por todas a perdoar e aceitar a ser perdoar. Porque? Quando isso acontece, porque nos deixamos guiar pelo ESPRTO SANTO e, deixamos de ser escravo da depresso para sermos livre para perdoar. Como diz Paulo: Vs no viveis segundo a carne, mas segundo o Esprito, se realmente o Esprito de Deus mora vem vs Rm 8,9.

O perdo a do . Portanto, toda cura interior e os cuidados que Deus tem por cada um de ns nasce do perdo. Onde o pecado abundou, a graa (amor) superabundou Rm 5,20.

A F no Perdo faz brotar o Perdo

Portanto, quer sair da depresso? D nove passos para o perdo e assim encontrars a verdadeira cura e libertao para sua depresso. So eles:

Nove passos para o perdo 1. Saiba exatamente como voc se sente sobre o que ocorreu e seja capaz de expressar o que h de errado na situao. Ento, relate a sua experincia a umas duas pessoas de confiana e procure de imediato perdoar. 2. Comprometa-se consigo mesmo a fazer o que for preciso para se sentir melhor. O ato de perdoar para voc um gesto de humildade e grandeza diante Deus e da pessoa a quem vai ser perdoada. 3. Entenda seu objetivo. Perdoar significa necessariamente reconciliar-se com a pessoa que o perturbou, tornando-se bno pra ela. O que voc procura paz.

4. Tenha uma perspectiva correta dos acontecimentos. Reconhea que o seu aborrecimento vem dos sentimentos negativos e desconforto fsico que voc sofre agora, mas que fruto de uma histria de dor e sofrimento. Nesse caso o perdoar o melhor remdio pra voc e para o outro.
5. No momento em que voc se sentir aflito, pratique tcnicas de controle de estresse para atenuar os mecanismos de seu corpo. Mais tambm exercite o perdo para que o seu corpo possa estar em harmonia com o seu esprito

6. No espere ser perdoado ou muito menos cobrar o perdo de algum. Tome uma iniciativa e perdoe sem esperar algo em troca. 7. Em vez de reprisar mentalmente sua mgoa, procure outros caminhos para seus fins. Esse caminho o perdo que apaga todas as lembranas negativas. (a Confisso o
exemplo disso.)

8. Lembre-se de que uma vida bem vivida, atravs do perdo, a sua melhor resposta. Em vez de se concentrar nas suas mgoas o que daria poder sobre voc pessoa que o magoou aprenda a buscar o amor, a beleza e a bondade ao seu redor. Tudo isso, fruto do perdo. 9. Modifique a sua histria de ressentimento de forma que ela o lembre da escolha herica que perdoar. Passe de vtima a heri na histria que voc contar. Pois, pelo perdo venceste todo mal da depresso.

preciso acreditar que voc pode dar esses nove passos para o PERDO e, fazer a experincia da verdadeira Misericrdia que vai livrar-te da depresso:
Buscai o Senhor, enquanto se deixa encontrar, invocai-o, enquanto est perto Is 55,6.

Potrebbero piacerti anche