Sei sulla pagina 1di 52

No dia 8 de Novembro de 1895, o fsico alemo Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) encontrava-se no seu laboratrio quando reparou que

nas proximidades de um tubo de vcuo existia uma tela coberta com platinocianeto de brio sobre a qual se projetava uma inesperada luminosidade, resultante da fluorescncia do material.

Roentgen concluiu ento que uma radiao invisvel saia do tubo. Esta radiao invisvel tinha um enorme poder de penetrao, atravessando materiais como carto e madeira, mas os objectos metlicos eram atravessados com maior dificuldade ou mesmo totalmente impenetrveis. Tambm observou que os tecidos moles se apresentavam muito transparentes e que as estruturas sseas eram ligeiramente opacas e foi assim que ao colocar a sua mo frente do tubo de Crookes viu os seus ossos projectados numa tela. Como era uma radiao invisvel, desconhecida, chamou-lhe Radiao X,

A Radiologia uma especialidade da Medicina muito dependente da tecnologia, que ao longo dos tempos tm vindo a desenvolver-se com a evoluo desta. As inovaes tcnicas aliadas a computadores cada vez mais poderosos tm mudado os equipamentos e aumentado a importncia do papel da radiologia no diagnstico e tratamento das doenas.

Imagens mdicas podem ser obtidas atravs do uso: A - Radiaes no ionizantes Equipamentos: Ressonncia magntica nuclear Ultrassom B - Radiaes Ionizantes Equipamentos radiolgicos: emisses de raios-X Radioistopos: emissores de radiao gama e corpusculares

Na posio anatmica, o indivduo encontra-se em p ( posio ortosttica ), ereto e de frente para o observador. Os membros superiores encontram-se pendentes ao longo do corpo, os cotovelos em extenso, posicionados lateralmente e as palmas da mos voltadas para frente. Os membros inferiores devem estar juntos, os joelhos em extenso e os dedos dos ps direcionados para frente.

Os posicionamentos usados em radiologia devem ser sempre baseados na posio anatmica. O indivduo tem que estar:

Posio Ereta ou ortosttica Membros pendentes naturalmente Olhar fixo horizontalmente para frente Face para frente Palmas para frente Dedos justapostos Ps juntos e acolados Pontas dos dedos dos ps para frente

EIXOS TERMOS Posio Direo Sentido

EIXOS:

Linha imaginria que passa pelo centro de um corpo e em volta do qual este executa movimento de rotao.

Eixos: Homopolar: extremidades unem pontos correspondentes : ltero-lateral Hteropolar: extremidades unem pontos no correspondentes: spero-inferior, ntero-posterior e oblquos.

Eixos:

ntero-posterior X spero-inferior

superior
S P Posterior

anterior
A lateral

Na posio anatmica, o corpo referenciado de acordo com trs planos mutuamente ortogonais:

Planos Limitantes
ceflico

Anterior ventral

Posterior Dorsal

lateral

--------------Inferior

So

planos convencionais de corte do corpo humano Longitudinais


SAGITAL CORONAL

Transversais
( HORIZONTAIS /AXIAIS)

Longitudinal PLANO MEDIANO (Sagital mediano ou parasagital) Direita Esquerda


D E

Longitudinal FRONTAL (mdio ou coronal) posterior Anterior Posterior


anterior

Transversal: divide o corpo humano em duas metades: Superior Inferior


Superior

Inferior

Eixos e Planos: so referncias para que se possa indicar a situao, a posio e a direo das estruturas do corpo humano.

Partindo da posio anatmica, o corpo humano pode ser dividido por vrios planos e linhas imaginrios, que tem o objetivo de facilitar a localizao de estruturas anatmicas. Uma linha corresponde a um segmento de reta, ou seja, une dois pontos.

O Plano Sagital :
divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As aes articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexo e extenso.

O Plano Coronal ou Frontal:


divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As aes articulares ocorrem em torno de um eixo ntero-posterior (AP) e incluem a abduo e a aduo.

O Plano Transversal ou Horizontal:


divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As aes articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotao medial lateral e pronao supinao.

Os posicionamentos usados em radiologia devem sempre ser baseados na posio anatmica. A seguir esto relacionados os nomes mais comuns utilizados na radiologia, com os termos anatmicos, entre parnteses, das regies do corpo humano, para a vista anterior e para a posterior.

Indica a parte anterior do corpo em funo da posio anatmica, ou seja, a parte em que se observa o individuo pela frente. No p, corresponde ao dorso, e na mo, corresponde palma. ( ou superfcie volar )

Indica a parte posterior do corpo em funo da posio anatmica, , ou seja, a parte em que se observa o individuo pelas costas. No p, corresponde superfcie plantar.

Posicionamento do corpo para exames: Ortosttico ( AP / PA ) Decbito ( ventral e dorsal ) Lateral ( perfil ) Oblquo

Posicionamento de parte anatmica Abduo e aduo Flexo e extenso

Abduo: movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (mdia) do corpo. Aduo: movimento no plano frontal, a partir de uma posio de abduo de volta posio anatmica, podendo at ultrapassa-la Aduo alm da linha mdia.

Flexo: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro. Extenso: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posio anatmica chamada de Hiperextenso.

Medial: Em direo ao centro, ou em direo ao plano mediano ou linha mdia. Exemplo: a face medial do brao a mais prxima do plano mediano; Lateral: o oposto de medial. Exemplo: Na posio anatmica, o polegar esta na face lateral da mo;

Proximal: Parte mais prxima do tronco, a origem ou o incio daquele membro. Exemplo: o cotovelo proximal ao punho; Distal: Distante da origem ou distante do tronco. Exemplo: O punho distal ao cotovelo;

Ceflico ou superior: Em direo a cabea. Um ngulo ceflico um ngulo em direo a cabea;

Caudal, podlico ou inferior: Distante da cabea, em direo aos ps

1) 2)

3) 4)

5)

6)

7)

8) 9) 10)

Atravs do uso de que podemos obter as Imagens mdicas ? Os posicionamentos usados em radiologia devem ser sempre baseados na posio anatmica, descreva como o individuo tem que estar? Defina o que so eixos do corpo humano? Na posio anatmica, o corpo referenciado de acordo com trs planos mutuamente ortogonais. Quais so eles? O plano Sagital mediano ou parasagital divide o corpo simetricamente em duas partes. Descreva-as? Em se tratando dos termos anatmicos,quais so as regies (os nomes) mais comuns utilizados na radiologia para a vista do corpo humano? Defina os termos de posicionamentos anatmicos de abduo e aduo? Defina os movimentos de flexo e extenso? Descreva o termo de posicionamentos anatmicos MEDIAL? Descreva o termo de posicionamentos anatmicos CEFLICO e CAUDAL?

Potrebbero piacerti anche