Sei sulla pagina 1di 24

CAEE- Herbert Jos de Souza BETINHO

Incluso Escolar
Palestrantes : Luce-Jaine Solidnia

A incluso uma inovao, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com dficits de toda ordem, permanentes ou temporrios, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais do que garantir o direito de todos educao - e assim diz a Constituio ! Inovar no tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovaes esto, muitas vezes na concretizao do bvio, do simples, do que possvel fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistncias, seno aquelas que do brilho e vigor ao debate das novidades.

O princpio democrtico da educao para todos s se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, no apenas em alguns deles, os alunos com deficincia. A incluso, como conseqncia de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeioem as suas prticas. uma inovao que implica num esforo de atualizao e reestruturao das condies atuais da maioria de nossas escolas de nvel bsico.

UMA EDUCAO PARA TODOS

O motivo que sustenta a luta pela incluso como uma nova perspectiva para as pessoas com deficincia , sem dvida, a qualidade de ensino nas escolas pblicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder s necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educao especial e suas modalidades de excluso.

O sucesso da incluso de alunos com deficincia na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequao das prticas pedaggicas diversidade dos aprendizes. E s se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos, no so apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino ministrado, a aprendizagem concebida e avaliada. Pois no apenas as deficientes so excludas, mas tambm as que so pobres, as que no vo s aulas porque trabalham, as que pertencem a grupos discriminados, as que de tanto repetir desistiram de estudar.

A incluso escolar visa reverter o percurso de excluso de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de insero de crianas, jovens e adultos em escolas regulares. O movimento mundial por uma educao para todos vem se fortalecendo, sobretudo, a partir das ltimas dcadas.

A incluso um movimento mundial de luta das pessoas com deficincias e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Mas o que de fato a incluso? O que leva as pessoas a terem entendimentos e significados to diferentes? Cabe aqui tecer algumas reflexes, pois dessa forma estaremos contribuindo para uma prtica menos segregacionista e menos preconceituosa.
O adjetivo inclusivo" usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficincia.

O termo incluso j trs implcito a idia de excluso, pois s possvel incluir algum que j foi excludo. A incluso est respaldada na dialtica incluso/ excluso, com a luta das minorias na defesa dos seus direitos.

Para falar sobre incluso escolar preciso repensar o sentido que se est atribuindo educao, alm de atualizar nossas concepes e resignificar o processo de construo de todo o indivduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temtica.

A idia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como caracterstica inerente constituio de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenrio tico dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participao de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo.

O paradigma da incluso vem ao longo dos anos, buscando a no excluso escolar e propondo aes que garantam o acesso e permanncia do aluno com deficincia no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregao forte e enraizado nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforar o desejo de mant-los em espaos especializados.

O Que deve ser feito para que a incluso acontea ?


Mas temos que pensar que para que a incluso se efetue, no basta estar garantido na legislao, mas demanda modificaes profundas e importantes no sistema de ensino. Essas mudanas devero levar em conta o contexto scio.econmico, alm de serem gradativos, planejadas e contnuas para garantir uma educao de tima qualidade

Portanto a incluso depende de mudana de valores da sociedade e a vivncia de um novo paradigma que no se faz com simples recomendaes tcnicas, como se fossem receitas de bolo, mas com reflexes dos professores, direes, pais, alunos e comunidade. Contudo essa questo no to simples, pois, devemos levar em conta as diferenas. Como colocar no mesmo espao demandas to diferentes e especficas se muitas vezes, nem a escola especial consegue dar conta desse atendimento de forma adequada, j que l tambm temos demandas diferentes?

Kunc (1992), fala sobre incluso: "o principio fundamental da educao inclusiva a valorizao da diversidade e da comunidade humana. Quando a educao inclusiva totalmente abraada, ns abandonamos a idia de que as crianas devem se tornar normais para contribuir para o mundo".

Temos que diferenciar a integrao da incluso, na qual na primeira, tudo depende do aluno e ele que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar, ao passo que na incluso, o social dever modificar-se e preparar-se para receber o aluno com deficincia. A incluso tambm passa por mudanas na constituio psquica do homem, para o entendimento do que a diversidade humana. Tambm necessrio considerar a forma como nossa sociedade est organizada, onde o acesso aos servios sempre dificultado pelos mais variados motivos.

Jamais haver incluso se a sociedade se sentir no direito de escolher quais os deficientes podero ser includos. preciso que as pessoas falem por si mesmas, pois sabem do que precisam, de suas expectativas e dificuldades como qualquer cidado. Mas no basta ouvi-los, necessrio propor e desenvolver aes que venham modificar e orientar as formas de se pensar na prpria incluso.

Como se baseia a pedagogia da incluso?


A pedagogia de incluso baseia-se em dois importantes argumentos. Primeiramente, incluso mostrou-se ser beneficial para a educao de todos os alunos independente de suas habilidades ou dificuldades. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, revelaram que crianas em demanda por servios especiais de atendimento apresentaram um progresso acadmico e social maior que outras crianas com as mesmas necessidades de servios especiais mas educadas em salas de aula segregadas (Snell, 1996; Downing, 1996; Hunt, et.al., 1994). Isso pode justificar-se pela diversidade de pessoas e metodologias educacionais existentes em sala de aula regulares, pela interao social com crianas sem diagnstico de necessidade especial, pela possibilidade de construir ativamente conhecimentos, e pela aceitao social e o conseqente aumento da auto-estima das crianas identificadas com "necessidades especiais".

O Que as Pesquisas Tem a Dizer sobre a Incluso de Alunos com "Necessidades Especiais" nas Salas de Aula Regulares.
O resultados destas entrevistas apontaram para o fato de que os alunos, antes educados em segregadasespeciais salas de aulas, desenvolveram mais amizades na sala de aula regular e construram um crculo de amigos que os ajudavam e ajudavam aos professores tambm na incluso de todos os alunos nas atividades da sala de aula. Downing, Eichinger e Williams (1996) entrevistaram nove professores de educao regular e nove professores de educao especial sobre a percepo deles dos benefcios de incluso para todos os alunos. Os professores neste estudo afirmaram que o ambiente rico em situaes de aprendizagem caracterstico das salas de aula regulares possibilitaram os alunos com profundo retardamento mental a construrem comportamentos socialmente apropriados, a fazerem amizades com as crianas normalmente educadas em classes regulares e a desenvolverem habilidades de participao ativa em atividades escolares.

Na Perspectiva do Aluno:
York et al. (1992) entrevistaram alunos de quarta e quinta sries que tinham colegas com "necessidades especiais" nas suas salas de aula. Esses alunos afirmaram que em um ano os alunos com "necessidades especiais" tinham se tornado mais sociais, mais comunicativos e tinham reduzido significantemente os comportamentos considerados inapropriados para a cooperativa participao na sala de aula regular, como por exemplo balanar o corpo ou as mo ou fazer sons e rudos

Na Perspectiva dos Pais:

Davern (1994) entrevistou vinte e um pais de alunos com profunda e leve deficincia que estavam sendo educados em classes regulares. Estes pais reportaram que os benefcios da incluso dos seus filhos eram visveis na comunicao e sociabilidade ques eles passaram a demonstrar. Os pais neste estudo tambm disseram que se sentiram muito mais encorajados pela escola participar da educao de seus filhos quando estes foram includos em salas de aulas regulares. Em um outro estudo desenvolvido por Ryndack e seus colegas (1995) entrevistas com treze pais de alunos com profunda fsicamotora e mental deficincias educados em classes regulares, indicaram que estes alunos desenvolveram habilidades sociais, acadmicas e comunicativas, como tambm um senso de auto-aceitao e auto-valorizao.

Todos estes estudos nos mostram que incluso possvel e que incluso aumenta as possibilidades dos indivduos identificados com necessidades especiais de estabelecer significativos laos de amizade, de desenvolverem-se fsico e cognitivamente e de serem membros ativos na construo de conhecimentos. Portanto, a pergunta inicial deste texto -"Por que Incluso?" - pode ser respondida simplesmente desta forma: "Porque incluso funciona." O principal ponto da pedagogia de incluso que todas os indivduos podem aprender uma vez que ns professores identificamos o qu estes indivduos sabem, planejamos em torno deste prvio conhecimento, e conhecemos o estilo de aprender e as necessidades individuais dos nossos alunos. Todos os alunos podem se beneficiar das metodologias de incluso e todos podem descobrir juntos que existem diferentes ingredientes para diferentes blos. Escolas devem se torna um lugar de aprendizagem para todos. Ns no podemos nos dar ao luxo de criar currculos e programas educacionais que somente favorecem uma parcela privilegiada da sociedade, seja em termos econmicos ou em termos de abilidades fsicas e cognitivas. Ns precisamos ter currculos e programas que proporcionem uma educao de qualidade para todos. Aos educadores devem ser dados os instrumentos necessrios para que eles possam ver a todos os alunos, incluindo os alunos com deficincia, com um potencial ilimitado de aprender.

A incluso escolar s ser vivel se o professor e toda sociedade mudarem seu jeito de lidar com as diferenas, via aceitao de forma relacionais de afetividade, de escuta e compreenso, suspendo juzos de valores como pena ,repulsa e descrena . Uma mudana como desejo interior, por que algo anterior nos diz que vale a pena mudar. S assim teremos a verdadeira incluso escolar aquele em que devemos viver juntos o conviver.

Vdeo: Incluso Muito prazer, eu existo

"Incluso sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenas"(Mantoan)

Referncias Bibliogrficas:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusaoescolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao2.pdfhttp://ww w.defnet.org.br/heloiza.htm

Potrebbero piacerti anche