Sei sulla pagina 1di 29

PROF ADM. MARCELA SILVRIA CRA/GO N 14.

110 Especialista em Gesto de Pessoas e Finanas

Psicologia do Trabalho e das Organizaes

Na organizao , a ao da Psicologia estende-se a vrias reas, atuando com indivduo e/ ou grupos, com vrios objetivos. Qualquer que seja a linha de pensamento terico utilizada, o psiclogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivduo e a Organizao, na escolha da forma de abordagem e avaliao das possibilidades do trabalho.

EXEMPLOS MOSTRAM A IMPORTNCIA DESSE CUIDADO:

Os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operrio de linha de montagem, um motorista ou uma telefonista; Pessoas que trabalham em Organizaes estruturada na forma de unidades de negcios apresentaro comportamentos diferentes dos observveis em profissionais, de igual formao e funo, em outras estruturadas por tarefas; O conceito de higiene, sem qualquer preconceito ou demrito, varia de uma regio para outra. Por exemplo, o estabelecimento de prticas de asseio ( Seiketsu ), no conhecido programa 5S, requer que se consideram as percepes do pblico-alvo sobre esse conceito.

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E
PROCESSO DE SUBJETIVAO DO HOMEM

Personalidade, uma questo de estilo comportamental A Psicologia Diferencial ou Psicologia Individual preocupa-se com a variabilidade das reaes humanas, que nos leva ao conceito de personalidade. Se, em muitos comportamentos, os homens se assemelham, h por outro lado, formas tpicas de reagir, que caracteriza a maneira de ser de cada indivduo, sua personalidade. Do ponto de vista da Psicologia, todos tem personalidade. Esta poder ser mais ou menos atraente, mais ou menos marcante, mas sempre existir.

O CONCEITO DE PERSONALIDADE.
O estudo da personalidade o pice da Psicologia . Todo o conhecimento psicolgico, em ltima anlise, contribui para a compreenso da personalidade: o que a forma, por que difere de indivduo para indivduo, como se desenvolve e se transforma.

PersonalidadeSegundo Gordon Allport: Organizao dinmica dos sistemas psicofisiolgicos individuais, que determina a maneira nica pela qual cada pessoa se ajusta ao ambiente.

ESTA DEFINIO ACEITVEL E BASTANTE COMPLETA, POIS CONSIDERA MUITOS ASPECTOS:

Que a personalidade interfere traos psquicos e fsicos; Que a personalidade uma sntese nica, distinguindo cada ser humano de seus semelhantes; Que a personalidade uma sntese dinmica, estruturando e reestruturando-se continuamente; Que a personalidade sofre influncia do meio fsico e sobretudo do meio social.

INTRODUO

A Psicologia do Trabalho e das Organizaes um ramo da psicologia que se debrua sobre o trabalho humano:

uma vertente bsica - de estudo e compreenso do trabalho humano. uma vertente prtica de aplicao desse saber nas empresas e instituies para diversos fins.

EVOLUO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO


No

sculo XX, j aps a consolidao da revoluo industrial, verificou-se, especialmente no norte da Amrica e nos pases anglo-saxnicos, uma imposio da escola clssica de administrao, ou seja, do taylorismo.

Deste modo, a Psicologia do trabalho surgiu porque:

Procurava-se aumentar os valores da produo atravs de mtodos rgidos e impostos aos vrios trabalhadores.
(Paralelamente a esta situao)

A psicologia queria afirmar-se como cincia humana e, para que isso ocorresse, era necessrio que se distanciasse da filosofia.

Portanto, neste caso, a psicologia do trabalho surgiu como uma companheira dos interesses das indstrias. Inicialmente esta psicologia designava-se por Psicologia Industrial mas, mais tarde, passou a ser conhecida por Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional, Psicologia Industrial e Organizacional ou Psicologia do Trabalho e das Organizaes, que so as vrias designaes atribudas actualmente (de seguida explicar-se- a razo da alterao de conceitos).

Psicologia do Trabalho em 3 fases

PSICOLOGIA INDUSTRIAL

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES

primeiro momento corresponde, exatamente, Psicologia Industrial; resumia-se, basicamente, prtica da seleo e colocao. Interesse da psicologia industrial pela: Lei da fadiga (limite de esforo para medir as quotas de produo dos operrios). Orientao vocacional (baseada em testes). Estudos sobre condies de trabalho (visando o aumento da produtividade).

O primeiro livro nesta rea, Psychology and industial efficiency, de Hugo Mnsterberg, surgiu em 1912 onde era apresentado o estudo da produtividade (output) em funo do esforo (input).

Uma das limitaes da Psicologia Industrial foi o fato de ter dado nfase aos fatores sociolgicos e psicolgicos (nomeadamente o ambiente social no local de trabalho) esquecendo diversos aspectos, como os nveis salariais, nveis de interesse por determinadas tarefas e as relaes entre trabalhadores e entre estes e os gestores.

A segunda fase correspondeu Psicologia Organizacional; a nica distino entre esta e a primeira fase deveu-se ao fato de se ter comeado a dar algum interesse aos sentimentos do operador (por exemplo, a atribuio de regalias, ainda que fora do contexto de trabalho).

terceira fase corresponde Psicologia do Trabalho e das Organizaes (forma atual).

O carter instrumental das duas concepes da psicologia do trabalho que vimos gerou (e gera ainda) contestao, o que tem suscitado a afirmao de uma terceira fase: a da Psicologia do Trabalho e das Organizaes.

Aqui h um maior foco na vertente bsica de compreenso de todas as variveis do trabalho humano, da subjetividade do trabalhador enquanto tal e da complexidade das interaes intra e extra-grupais. E o foco muda da produtividade e mais satisfao do trabalhador para, acima de tudo, promoo da sade e bem-estar de quem trabalha, independentemente do aumento ou no da produtividade e do lucro.

NA ATUALIDADE

PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES


Hoje

em dia, a maioria dos psiclogos do trabalho segue uma orientao terica que combina as trs concepes apresentadas.

Procura ainda promover, como resultado final, a produtividade e competitividade da empresa/instituio, mas numa perspectiva de potenciao de capacidades individuais dos trabalhadores, procurando que estes encontrem satisfao no prprio trabalho, e cuidando a vertente das interaes dentro da organizao.

ONDE TRABALHA UM PSICLOGO DO TRABALHO E DAS ORGANIZAES?


Atualmente,

podemos encontrar vrios psiclogos a trabalhar nesta rea dentro de empresas ou instituies, em setores especficos designados para esse efeito. O mais comum, no entanto, ser trabalharem em empresas de consultoria, que colaboram em outsourcing com as empresas que as quiserem contratar para melhorar o seu funcionamento interno.

O QUE FAZ UM PSICLOGO DO TRABALHO?


As

atividades de um psiclogo do trabalho so vrias, e implicam geralmente multidisciplinaridade com outros profissionais.
Entre elas contam-se:

Recrutamento e Seleo de Pessoal

Testes psicotcnicos
Aptido Numrica Aptido Verbal Raciocnio Sinttico Personalidade Etc.

Entrevistas psicolgicas Provas situacionais Dinmica de grupo


Elaborao de perfil completo dos candidatos a seleo

Gesto de Recursos Humanos


Histrico dos funcionrios Aconselhamento em movimentao de pessoal Estudo do ambiente organizacional (inquritos, entrevistas)

Gesto de Conflitos
Estudo das relaes interpessoais Identificao de focos de conflito Mediao e soluo do conflito

Promoo de bom ambiente organizacional

Formao
Identificao de necessidades de formao Capacitar formadores em termos psicopedaggicos Promover cursos de segurana no trabalho

Avaliao de Desempenho
Definio de parmetros Avaliao de resultados Identificao de necessidades de formao Proposta de movimentaes

Sade Mental no Trabalho

Acompanhamento e psicoterapia breves quando necessrio.

Planos de Cargos e Salrios


Colaborao na execuo destes. Seguimento e proposta de atualizaes.

Gerncia

Pode desempenhar funes de gerncia em reas afins sua, nomeadamente em Recursos Humanos.

CONCLUSO
A

Psicologia do Trabalho uma rea da psicologia que engloba uma vertente bsica, de estudo e compreenso do trabalho humano, e uma vertente aplicada, de promoo de produtividade, eficincia, satisfao e auto-realizao dos trabalhadores numa empresa/instituio. vertente prtica pode desenvolver vrias atividades, nomeadamente na seleo de pessoal, avaliao de desempenho e na promoo de formao dos trabalhadores, usualmente desenvolvidas em empresas de consultoria.

Nesta

OBRIGADA!!!
Administradora e Professora
Especialista em Gesto de Pessoas e Finanas. CRA/GO N 14.110 E-mail: adm-marcelasa@hotmail.com

REFERNCIAS:
http://www.psicotecnicos.com.pt/jtpsite/items/Portugu ese_PT/1/Aptitude.aspx?itemID=4 http://canais.sapo.pt/educacao/MDDA/275.html http://redepsicologia.com/psicologia-do-trabalho http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologiaorganizacional/historia-da-psicologia-organizacional http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/pcp/v10n1/05.pdf http://www.google.com/books?hl=ptPT&lr=&id=QakbVosGsowC&oi=fnd&pg=PA5&dq=psicol ogia+do+trabalho+estudos+contempor%C3%A2neos&ot s=GNwqvt0kpU&sig=VtbyGNaJ4nALZhP4DMtni60anhM #v=onepage&q=psicologia%20do%20trabalho%20estud os%20contempor%C3%A2neos&f=false

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:KsZGMgLcanEJ: 1alog.vilabol.uol.com.br/psi_003.pdf+psicologia+do+trabalho+ em+3+fases&hl=ptPT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESijp6K8nQIuCIZYGI9a0CECp UoEwjDCbjG4pxTDrLSaaV8eI4LjxA6LbqaPHmflHxJ4CGUPJa g3BhGS_Z-O9sUpHrLSi_NPcHjNIFIR2lELHS4dqo8muzifQ77Ne5ycOj87Io&sig=AHIEtbSbDF_vPvCy2COcCA81LYxvqbfDaQ http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:KsZGMgLcanEJ: 1alog.vilabol.uol.com.br/psi_003.pdf+psicologia+do+trabalho+ em+3+fases&hl=ptPT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESijp6K8nQIuCIZYGI9a0CECp UoEwjDCbjG4pxTDrLSaaV8eI4LjxA6LbqaPHmflHxJ4CGUPJa g3BhGS_Z-O9sUpHrLSi_NPcHjNIFIR2lELHS4dqo8muzifQ77Ne5ycOj87Io&sig=AHIEtbSbDF_vPvCy2COcCA81LYxvqbfDaQ

Potrebbero piacerti anche