Sei sulla pagina 1di 11

Profa. Luciana F.

Seacero Granja

Disfluncia neurolgica
Disfluncia: causada por alteraes neurolgicas de

causas orgnicas/fisiolgicas (AVEs, TCEs, Progressivas, Demncias), em indivduo sem histria pregressa de alteraes de fluncia.
Persistente: leso bilateral Transitria: leso unilateral mas multifocal

Disfluncia neurolgica
Avaliao: Histria pregressa Quadro clnico sujestivo de possveis acometimentos: alcolismo, inconscincia, traumatismo, convulses, medicamentos, drogas... Sintomas de fala associados a afasia, anomia

Diagnstico diferencial
Disfluncia neurolgica: disfluncias em

significados importantes na fala; poucos movimentos associados, a leitura no muda com leitura repetitiva do mesmo texto; no muda com os automatismos e com o canto. Gagueira em adulto: mais em substantivos, movimentos associados, disfluncia melhora com a leitura de textos repetitivos, muda a fala com o canto e com os automatismos.

DISFLUNCIA
Fala disfluente seria, ento, aquela que apresenta

quebras ou rupturas involuntrias em seu fluxo, suavidade, ritmo e/ou esforo com os quais as unidades fonolgicas, lexicais, morfolgicas e/ou sintticas da linguagem so faladas. Em consequncia disso, os distrbios da fluncia seriam as alteraes da fala, caracterizadas por essas rupturas e/ou esforo para falar.

TAQUIFEMIA
uma fala caracterizada por um paciente com pouca

percepo do seu problema, alteraes da percepo, articulao e formulao dos processos preparatrios da fala, baseado em pr-disposio hereditria... uma manifestao verbal de alterao central da linguagem que afeta todos os canais de comunicao(leitura, escrita, musicalidade) e do comportamento de uma forma geral.(WEISS, D)

TAQUIFEMIA
Desordem da fluncia caracterizada pela velocidade

de fala rpida e/ou irregular, disfluncias excessivas, e frequentemente outros sintomas, tais como: dificuldade de linguagem, erros fonolgicos e dficit de ateno. (ASHA, 1999)

TAQUIFEMIA
Taquifemia um distrbio da fluncia nos quais os

segmentos da conversao do falante na sua lngua nativa so percebidos como muito rpido, irregular, ou ambos. Os segmentos da fala rpida ou irregular devem, alm disso, ser acompanhados por um ou mais dos seguintes sintomas: disfluncias comuns excessivas (acima de 8-10%), omisso de slabas e/ou pausas, estresse silbico ou ritmo de fala anormais. ( OLIVEIRA et al.; 2010)

A taquifemia, se refere alterao de fluncia caracterizada por uma velocidade de fala rpida e/ou irregular, disfluncias excessivas e geralmente outros sintomas como erros de linguagem ou fonolgicos e dficits de ateno. Tambm pode ocorrer de forma isolada como uma alterao da fluncia ou pode coexistir com a gagueira, como frequentemente ocorre. considerada um problema de linguagem associado a uma disfuno no sistema nervoso central, sendo que o indivduo no tem conscincia do seu problema e no apresenta componentes emotivos envolvidos. (DUARTE et al.; 2009)

TAQUIFEMIA
Sintomas obrigatrios: necessrio para o

diagnstico de taquifemia
Excesso de repeties Pouca percepo do seu problema Diminuio da ateno Alterao perceptual Pensamento pouco organizado

TAQUIFEMIA
Sintomas facultativos: podem ou no estar presentes Aumento da velocidade da fala Interjeies Prolongamentos de vogais (parece uma elaborao do pensamento) Pausa antes de uma vogal inicial Alteraes articulatrias e motoras (omisses) Distrbio articulatrio

Potrebbero piacerti anche