Sei sulla pagina 1di 12

Anlise de Viabilidade Financeira

Aula 4 Custo Mdio Ponderado do Capital Anselmo Negro

Custo Mdio Ponderado do Capital (CMPC)

a taxa adequada para descontar o fluxo de caixa operacional. Reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital, ponderado pela estrutura de capital destes.

Estrutura de capital da empresa


Ativos circulantes

Passivos circulantes

Dvida de longo prazo Patrimnio de acionistas

Estrutura de capital da empresa e custo de capital

Ativos permanentes

Frmula
CP CT WACC ou CMPC rCP rCT CP CT CP CT
CP = Capital Prprio; CT = Capital de Terceiros; rCP = Custo do financiamento atravs do capital prprio; e rCT = Custo do financiamento atravs do capital de terceiros.

WACC observaes

O CP tem que custar mais caro que o CT porque assume maiores riscos. O capital de terceiros dever receber o servio da dvida caso a companhia opere com lucro ou prejuzo, gere ou no caixa. O CT est inclusive protegido por garantias. O capital prprio deseja dividendos e valorizao, que dependem do lucro e da gerao de caixa. O capital prprio no est protegido por garantias.

Custo do Financiamento Capitais de Terceiros

O custo do financiamento atravs de capitais de terceiros representa o custo da dvida para uma empresa. Este custo equivalente taxa de juros de mercado para um financiamento com o mesmo nvel de risco representado pela empresa.

Frmula Capital de Terceiros


rCT CE 1 IR/ CSSL
rCT CE
LUCRO REAL

LUCRO PRESUMIDO

onde, CE = custo do emprstimo IR/CSSL = alquota do imposto de renda e da contribuio social

Exemplo

Duas empresas: Sem dvidas e Com dvidas. IR = 30%


Sem Dvidas Lucro Operacional 100,0 Desp. Financeiras 0,0 LAIR 100,0 IR (30,0) Lucro Lquido 70 Com Dvidas ($200, 16% a.a.) Lucro Operacional 100,0 Despesas Financeiras (32,0) LAIR 68,0 IR (20,4) Lucro Lquido 47,6

Exemplo

Desembolso decorrente do pagamento da dvida tenha sido igual a R$32 (32/200 = 16%).

Desembolso efetivo igual a reduo no lucro lquido (70 47,6 = 22,4)


Custo Efetivo = 22,4/200 = 11,2% Custo da Dvida = 0,16 x (1 0,3) = 11,2%

Custo do Financiamento Capitais Prprios

O custo do financiamento atravs de capitais prprios estimado pelo Modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model), que determina o custo do capital acionrio da empresa atravs do retorno esperado pelo investidor, dado o nvel de risco incorrido

CAPM

RS Rf b Rm Rf
onde: RS = Retorno exigido pelo capital prprio, ou sobre um ativo Rf = Retorno oferecido por um ativo livre de risco b = Coeficiente beta ou ndice de risco no-diversificvel RM = Retorno de mercado, ou retorno de uma carteira de ativos ou retorno do ndice BOVESPA (no Brasil)

Exemplo - CAPM

Sendo a taxa de juros livre de risco igual a 6%; o prmio de risco de 10,5% e o beta da empresa de 1,3, qual o custo do capital prprio desta empresa pelo Modelo CAPM?

RS 6 1,3 10 ,5 19 ,65 %

Potrebbero piacerti anche