Sei sulla pagina 1di 16

MOTIVAO PESSOAL PARA A PESSOAL MOTIVADA

Dr. Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo


Psiclogo Clnico e Empresarial; Psicopedagogo; Psicanalista; Professor de Graduao e Ps-Graduao; Coordenador do curso de graduao de Psicologia e da Ps-Graduao em Sade Mental da UNICAMPO

MOTIVAO

Principal combustvel para a produtividade humana. Uma pessoa motivada uma pessoa que faz independente do outro e das circunstncias da vida. Portanto, quem motivado:
FAZ SEU TRABALHO TODO DIA X TRABALHAR TODO DIA;

FAZ SUAS RELAES TODO DIA X RELACIONA-SE TODO DIA;


FAZ SEU CASAMENTO TODO DIA X VIVE CASADO (A) TODO DIA;

FAZ SUA VIDA TODO DIA X VIVER TODO DIA.

O que caracteriza uma pessoa motivada a sua capacidade de COMPROMISSO. Sendo assim:
s faz o seu trabalho todos os dias quem tem compromisso com o que faz; s faz as suas relaes todos os dias quem tem compromisso com as pessoas; s faz o seu casamento todos os dias quem tem compromisso com o cnjuge e com o projeto de casamento e, s faz a vida todo dia quem tem compromisso com vida.

Observe que falamos em trs coisas importantssimas para quem deseja ter motivos para viver bem:
PROJETO: PLANO. COMPROMISSO: COM (COM) PRO (PRXIMO) MISSO (MISSO)=AQUELE QUE TEM POR MISSO, FAZER COM O OUTRO. AO: FAZ, FAZER.

Geralmente, uma pessoa desmotivada uma pessoa sem planos.


Geralmente, uma pessoa sem planos no consegue fazer com prazer s coisas que precisam ser feitas por ela. Geralmente, uma pessoa que no consegue fazer, com prazer, quilo que ela deve fazer no possui capacidade de fazer bem feito s coisas que ele deve fazer e nem de comprometer-se com nada e nem com ningum.

Origem da Motivao A motivao a conseqncia direta das nossas necessidades que so inmeras e inerentes ao homem. Dessa forma, o comportamento humano sempre motivado pelo desejo de atingir algum objetivo (necessidade). EXS: No passei no vestibular e estudo mais para fazer o prximo; No dei uma boa aula e preparo melhor as prximas; Briguei com o vizinho e levo para ele um bolo de presente. Tudo o que voc faz ou no faz com a finalidade de atingir um objetivo; Acontece que muitas vezes nem temos objetivos definidos, temos objetivos impossveis ou ainda no o temos; Mas, uma coisa certa: muitas vezes no conseguimos, por mais que tentemos atingir os nossos objetivos. E a?

Senso de auto-utilizao
Verifique todos os seus sentimentos, afetos, angstias, pensamentos e comportamentos e mantenha somente os essenciais para a sua vida e para o que voc quer e faz. Tudo o mais guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuio dos obstculos uma vida motivada.

Senso de Auto-Ordenao
Organize os espaos da sua vida. A organizao, neste sentido, refere-se disposio em resolver os problemas da minha vida em uma ordem que permita o fluxo para a minha motivao pelas demais coisas que fazem a minha vida. Ou seja: os problemas devero ser deixados nos lugares certos.

Senso de limpeza Mantenha o mais limpo possvel os espaos de sua vida, fazendo isso diariamente. Ao fim de cada dia, o seu ambiente pessoal deve ser limpo e tudo dever ser recolocado em seus lugares. O foco deste procedimento lembrar que limpeza pessoal deve ser parte das nossas atividades dirias, e no uma mera atividade ocasional quando as consequncias da sujeira nos deixam desordenados.

Senso de Normalizao Crie normas e sistemas que voc deve cumprir escrevendo as memas e documentando as cumpridas. A gesto visual fundamental para as nossas misses

Senso de autodisciplina
Mantenha e revise constantemente seus compromissos e objetivos de vida para que voc no desista de voc mesmo. Fale constantemente desses compromissos e objetivos para voc mesmo e lembre a voc dos mesmos vez por outra.

Senso de autoprojetista
Projete a sua vida e as coisas da sua vida. Projete a sua famlia, o seu casamento, a criao dos seus filhos, o seu trabalho, a sua carreira, as suas finanas, os seus sonhos e tudo o mais que faz ser voc o voc que voc .

Senso de autoplenitude
Em tudo, seja completo, grande, inteiro e legal.

PROJETO - VIVER EM PLENITUDE


Viver uma vida de comunho Plena com Deus Viver em harmonia consigo mesmo (eu) Viver um Projeto de vida em Famlia (empreendimento familiar) Viver um Projeto de Carreira Profissional (empreendimento profissional) Ter f Ter sonhos

Ter Objetivos definidos e racionais

Ter compromisso com seus objetivos


Ter atitude, deciso e ao Ter conscincia dos desafios

Ter o compromisso de ser um beneficiador dos outros


Viver uma vida de agradecimento

Viver uma vida de comunho Plena com Deus

Senso de Festejamento Senso de Beneficiador Senso de Desapego Senso de Doao Senso de Justia Senso de Humildade

Potrebbero piacerti anche