Sei sulla pagina 1di 29

QUEIMADURA

Queimadura uma leso em determinada parte do organismo desencadeada por um agente fsico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras trmicas, eltricas e qumicas.

CAUSAS
Quando se faz uma avaliao das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado o principal elemento responsvel. O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como lquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianas em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrvel doena que a queimadura.

A dor causada pela queimadura faz com que, na situao de emergncia domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e uma infinidade de outros produtos (borra de caf, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia frequentemente usada. As substncias anti-spticas presentes nas pastas dentais so extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da leso queimada.

No tratamento especializado, a primeira conduta, na maioria das vezes, a de retirada de todos estes elementos inadequadamente utilizados, com todas as dificuldades e dor que esta remoo exige. Da a importncia do uso de produtos corretos no incio (domiciliar) do tratamento.

CLASSIFICAO
Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada. Esta classificao importante para se avaliar o prognstico (previso de cicatrizao e cura) da queimadura. Quanto mais superficiais, melhor o prognstico. As queimaduras mais profundas tm um prognstico mais grave.

QUEIMADURA DE 1 GRAU
a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada), inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. Uma exposio prolongada ao sol pode desencadear este tipo de leso.

QUEIMADURA DE 2 GRAU
Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena) que a manifestao externa de um descolamento dermo-epidrmico. Tem uma profundidade intermediria.

Se for um ferimento pequeno, considerada queimadura leve. Nos outros casos, j de gravidade moderada. grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoo, trax, mos, ps, virilha e articulaes, ou uma rea muito extensa do corpo.

QUEIMADURA DE 3 GRAU
Caracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose). a mais profunda e a mais grave. Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos msculos e ossos. Como os nervos so destrudos, no h dor - mas a vtima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparncia deste tipo de ferimento escura (carbonizada) ou esbranquiada.

De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas clinicamente com um a utilizao de pomadas e evoluem satisfatoriamente. As queimaduras mais profundas tm um tratamento inicial com pomadas e frequentemente necessitam posteriormente a utilizao de procedimentos cirrgicos, como a enxertia de pele retirada de outras regies, pois a necrose destri a zona lesada e exige este tipo de reparao. Todas as queimaduras mais profundas podem deixar cicatrizes mais ou menos evidentes.

ATENDIMENTO VTIMAS DE QUEIMADURAS DE 1 GRAU


1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo; 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar; 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa; 4. recomendvel tomar um remdio que combata a dor.

ATENDIMENTO VTIMAS DE QUEIMADURAS DE 2 GRAU


1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. 4. recomendvel tomar um remdio que combata a dor.

ATENDIMENTO VTIMAS DE QUEIMADURAS DE 3 GRAU


1. Retire acessrios e roupas, porque a rea afetada vai inchar. Ateno: se a roupa estiver colada rea queimada, no mexa! 2. preciso resfriar o local. Faa isso com compressas midas. No use gelo. 3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centmetro de dimetro) - s nas pequenas! - voc pode usar gua corrente ou um recipiente com gua fria. Cuidado com o jato de gua - ele no deve causar dor nem arrebentar as bolhas. 4. Ateno: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode no reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais.

5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vtima aquecida. 6. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mos e ps, evite fazer o curativo voc mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital. 7. No oferea medicamentos, alimentos ou gua, pois a vtima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. 8. No perca tempo em remover a vtima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

PROIBIDO...

- Passar gelo ou qualquer coisa que no seja gua fria no local, em qualquer caso. - Passar pasta de dente, pomadas, manteiga, leo de cozinha; - **Retirar a pele morta ; - Arrancar a roupa grudada na rea queimada; - Apertar o ferimento.

TRATAMENTO
Curativos a cada 2 dias, conforme a necessidade ou CPM; Conforme extenso e gravidade acesso venoso calibroso; Oferta de oxignio; Hidratao(SF 0,9% ou SG 5%); Nutio; Analgsicos; Pomadas a base de Sulfas (Sulfadiazina de Prata a 1,00 %); Procedimentos com tcnicas estreis;

Potrebbero piacerti anche