Sei sulla pagina 1di 10

A EDUCAO NA IDADE MDIA

A INFLUNCIA DA IGREJA

ALTA IDADE MDIA

Atitude

todos.

crist de abertura da educao para

Em

825, Lotrio libera a Igreja da funo de instruir, instituindo as primeiras escolas pblicas do Estado na Itlia e depois na Frana. aprendizagem profissional era desvinculada da escola, realizada nas oficinas, onde havia os magistri e os discipuli.

BAIXA IDADE MDIA

Crescimento da atividade cultural e educativa (a partir do ano 1000)

Paralelamente ao surgimento da economia mercantil das cidades e sua organizao em comunas, surgem os mestreslivres,s vezes clrigos vagantes. Ensinavam as disciplinas das artes liberais,medicina e jurisprudncia. Por sua atividade livre acabam surgindo as primeiras universidades. Surgem novos modos de produo que exigem o surgimento de grupos de pessoas que exercem a mesma profisso e que elaboram estatutos e regulamentos para o desenvolvimento da profisso.Regulam tambm as obrigaes de mestres e aprendizes,MAGISTER e DISCIPULI.

A EDUCAO NO TREZENTOS E QUATROCENTROS


Primeiros contratos para instruo profissional.


Os mestres se organizam em corporaes e cooperativas. Pedagogia humanstica, que considerava a idade da criana e suas aptides naturais. Literatura grega, gosto pela poesia vida em comum entre mestres e discpulos, diverses, jogos, passeios, msica, artes, exerccios fsicos.Deslocamentos do estudos da gramtica e da teologia para o baco e a fsica natural.

Boas maneiras e a cultura como prerrogativas

A EDUCAO NO RENASCIMENTO

Lutero- impulso prtico e fora poltica programao de um novo sistema escolar, que atendesse tambm os meninos destinados ao trabalho. Reforma e modernizao das escolas,Gymnasium mechanicum e escolas profissionais na Inglaterra. Propostas de introduo nas escolas de uma cultura real, que objetivava a liberdade de pensamento por meio do jogo, da utilidade prtica, da persuaso racional.

EDUCAO NO SETECENTOS

CRISTS catlicas e reformadas Jansenistas de Port-Royal- ao educativa como instrumentos para formao da razo e do juzo. So Joo Batista de La Salle: primeiros esboos das escolas tcnico-profissionais e outras apenas para leigos, com professores leigos.
ESCOLAS

Maria Teresa, imperatriz da ustria projeto de reforma da instruo, aprovado em dezembro de 1774: TRIVIAL dos 6 aos 12 anos, , deveria ser cursada pelo menos em 2 anos nas vilas ou 3 anos, nos distritos. ESCOLAS PRINCIPAIS destinadas educao profissional, incluindo as escolas normais para a formao de professores, com durao de 4 anos. GINSIOS escolas intermedirias de latim, que preparavam para a universidade.Era possvel passar das escolas normais para os ginsios. UNIVERSIDADES, j organizadas anteriormente. ESCOLAS ESPECIAIS CRIADAS TAMBM NESSE PERODO: academia de equitao, academia oriental, escola de desenho manufatureiro para a indstria txtil, escola de comrcio.

REVOLUO INDUSTRIAL: mudanas drsticas no modo de produo e na sociedade. Desenvolvimento das fbricas, supresso das corporaes e ofcios, alm da aprendizagem artesanal. FBRICA E ESCOLA NASCEM JUNTAS: AS LEIS QUE CRIAM A ESCOLA DE ESTADO VM JUNTO COM AS LEIS QUE SUPRIMEM A APRENDIZAGEM CORPORATIVA. Amrica: Franklin e Jefferson, em nome dos direitos naturais do homem(Rousseau e Locke), e da necessidade coletiva de instruo criam uma escola elementar gratuita dos 7 aos 10 anos, os melhores eram selecionados para as escolas secundrias e os melhores destas para a universidade. (indcios dos primeiros princpios da pedagogia liberal-democrtica).

Condorcet, na Frana, aprova em 1792 um relatrio de 5 partes sobre a instruo pblica: 1 )natureza e fins da instruo,2) instruo comum a todas as crianas, 3)instruo comum aos adultos, 4) instruo relativa s profisses, 5) instruo relativa s cincias.Projeto de instruo nica, gratuita e neutra sob o comando do Estado.

25 de junho de 1793 projeto Lepetier, recebido por Robespierre a educao deve ser gratuita, literria, intelectual, fsica, moral e industrial. ( nunca posta em prtica).

Pio VII,em 1812, reivindica para o clero a educao exclusiva de crianas e jovens.Vrias manifestaes em que o ideal da formao do homem era subordinado contingncia dos conflitos de supremacia na Europa

OS OITOCENTOS Modo de produo de bens materiais grandes transformaes:

Produo artesanal individual ou de pequenos gruposoficinas e corporaes Iniciativa do mercador capitalista, lucro destinado ao grupo de interesse cooperao simples- artesos dispersos se juntam

Manufatura diviso do trabalho, rotinas operativas dentro de cada setor e de cada estabelecimento, produo de uma

Potrebbero piacerti anche