Sei sulla pagina 1di 9

FREDERICO VIEIRA FABIANA CMARA GUILHERME QUIRINO MICHEL ANTONIO

Primeiros socorros: 1. Certifique-se de que o que causou a queimadura tenha sido removido. Tente no entrar em contato com a substncia. Se a substncia qumica for em p, retire todo o excesso. Evite que atinja os olhos. Remova todas as roupas ou jias contaminadas. 2. Lave a pele para retirar a substncia qumica em gua corrente fria por 15 minutos ou mais. 3. Trate a vtima para choque caso estiver com sensao de desmaio, plida, ou se houver ingesto, respirao rpida. 4. Aplique compressas midas para aliviar a dor. 5. Cubra a rea queimada com uma bandagem estril (se possvel) ou uma roupa limpa. Proteja a rea queimada de presso ou frico.

Fonte: Queimaduras por produtos qumicos - Primeiros Socorros Nonos Preveno Online

2. Lave a pele

5. Cubra a rea queimada com uma bandagem

6. As queimaduras por produtos qumicos menos graves normalmente cicatrizam sem maiores tratamentos. No entanto, se houver uma queimadura de segundo ou terceiro grau (a pele tem vesculas (bolhas) cobrindo a rea por mais de 7,5 centmetros de dimetro) ou se houver uma reao sistmica (por todo o corpo), procure imediatamente assistncia mdica. Nos casos mais graves, no deixe a vtima sozinha e observe atentamente as reaes sistmicas.

Se um produto qumico cair nos olhos, lave imediatamente os olhos com gua. Continue lavando os olhos em gua corrente por pelo menos 15 minutos. Depois de lavar bem os olhos, feche as plpebras e as cubra com uma compressa mida e suave. Procure assistncia mdica imediatamente.

Procure assistncia mdica:

No se deve: Entrar em contato com a substncia qumica quando estiver dando os primeiros socorros. Tentar neutralizar substncias qumicas sem consultar o Centro de Controle de Envenenamentos ou um mdico. Estourar a vescula (bolha) ou remover pele morta de uma queimadura por produtos qumicos. Aplicar remdios caseiros, como ungento ou pomadas, a uma queimadura por produtos qumicos.

Preveno: Muitos produtos domsticos so feitos de substncias qumicas. importante ler e seguir as instrues da embalagem, inclusive as precaues. Evite exposio prolongada a substncias qumicas, mesmo em nveis baixos. Compre substncias qumicas potencialmente venenosas em recipientes seguros e compre somente a quantidade necessria

Nunca guarde substncias qumicas para uso domstico em recipientes para alimentos ou bebidas. Deixe-as no recipiente original com os rtulos intactos. Evite utilizar substncias qumicas altamente txicas na cozinha ou perto de alimentos. Guarde substncias qumicas em locais seguros imediatamente aps o uso. Evite misturar produtos diferentes que contenham substncias qumicas txicas tais como amnia e descolorantes. A mistura pode liberar gazes prejudiciais. Utilize tintas, derivados de petrleo, amnia, descolorantes e outros produtos que liberem gases apenas em locais bem ventilados. Todas as substncias qumicas devem ser guardadas fora do alcance de crianas, de preferncia em um armrio trancado. Procure imediatamente assistncia mdica de emergncia se: Se a vtima apresentar dificuldade respiratria, estiver tendo convulses ou estiver inconsciente.

Preveno: e importante armazenar de forma correta, para que se evite acidentes

Fonte: Queimaduras por produtos qumicos - Primeiros Socorros Nonos Preveno Online

Potrebbero piacerti anche