Sei sulla pagina 1di 17

Como prevenir incndios

Tcnico em Segurana do Trabalho Nestor W. Neto

As perdas

Voc j parou para pensar no prejuzo causado por um incndio? Os incndios levam a prejuzos materiais e pessoais. A maior perda sempre a vida, afinal, no se podemos mensurar o valor de uma vida.

Danos causados pelo fogo


Fumaa Provoca irritao no vias respiratrias e olhos. Isso atrapalha a orientao.

Gases Txicos Podem provocar mal estar sequelas e at a morte.


Queimaduras

Danos causados pelo fogo

Desidratao

Luminosidade Principalmente em incndios noturnos, pode prejudicar a orientao.

Dilatao Pode provocar colapso estrutural e levar a desmoronamentos.

Como prevenir incndios


A preveno sempre parte do princpio de prever, ou seja, agir antes do acontecido. Agir preventivamente faz toda diferena principalmente quando se fala de incndio. Afinal, nunca se sabe se um incndio ser controlvel ou no.

Causas de incndio

Causas naturais Quando o incndio originado em razo dos fenmenos da natureza, que agem por si s, completamente independente da vontade humana. Exemplo: incndio que comea aps a queda de um raio.

Causas artificiais Dependem da ao do homem para acontecer.

Causas de incndio

Tipos de influncia humana na ocorrncia de incndio

Acidental Quando o incndio proveniente do descuido de algum, muito embora esta pessoa no tenha inteno de provocar o acidente. Esta a causa da maioria dos incndios.

Proposital Quando algum provoca um incndio a fim de trazer prejuzo a outra pessoa. um tipo de incndio considerado criminoso.

Causas e preveno de incndio


Brincadeira de criana As crianas no tem censo de riscos e isso as torna mais vulnerveis correr riscos. Brincar com fsforos, fazer fogueira em terrenos baldios, brincar com lcool, so exemplos de atitudes de crianas que podem causar incndios.

A orientao dos pais a medida mais recomendvel para evitar que as crianas se envolvam com essa exposio desnecessria ao risco.

Causas e preveno de incndios

Fiao e tomadas

Observe o estado da fiao, se tiver ressecada ou endurecida, veja se h sinais de sobreaquecimento. Ateno a tomadas ou soquetes quentes. Tudo isso sinal de que sua rede eltrica no est normal. A presena de um especialista no assunto se faz necessrio
- Fusveis que se rompem, sem motivo nenhum. Cuidado no substitua fusveis com frequncia, se eles estiverem queimando sempre, pode ser problema na rede eltrica da casa.

Causas e preveno de incndio


Disjuntor que cai com frequncia. No levante a chave do disjuntor se a mesma cai com frequncia. Ela pode estar avisando que existe um curto circuito em seus equipamentos eltricos. Verifique, e se no encontrar a raiz do problema procura ajuda especializada.

No ligue vrios aparelhos eltricos na mesma tomada. A sobrecarga pode provocar um incndio. Se for se ausentar mesmo por um curto perodo desligue o ferro de passar.

Causas e preveno de incndio


Produtos qumicos de limpeza Muito cuidado com lcool, gasolina, removedores e aerossis usados na limpeza da casa.

Use com cautela e guarde em local seguro e longe do alcance das crianas.

Causas e preveno de incndio


Lixo e objetos desnecessrios No acumule lixo nem guarde panos impregnados com gasolina, graxas, ceras, leos vegetais, etc., pois isso tambm pode causar incndio.

Botijo

Instale seu botijo fora da cozinha, em local ventilado. Se sentir cheiro de gs no acenda a luz, abra portas e janelas para ajudar a ventilar o local.

Causas e preveno de incndio

No instale janelas e cortinas prximas ao fogo.

No deixe a mangueira do botijo encostada no fogo. Ateno com a posio do cabo das panelas no momento de cozinhar, lembre-se eles tambm so inflamveis.
Quando o fogo no estiver em uso, mantenha o registro fechado.

Causas e preveno de incndio


No fume na cama O sono no avisa a hora que vai chegar, e isso pode provocar um incndio.

Tenha certeza que apagou o cigarro antes de jog-lo no lixo. No jogue bitucas (pontas) de cigarro pela janela do carro. Principalmente em BRs esse ato causador de muitos incndios (queimadas).

Causas e preveno de incndio


Fogos de Artifcios Tal como ocorrem com os bales, os fogos de artifcios tambm so causadores de incndio, alm de inmeros acidentes.

Geralmente, as crianas so as principais vtimas, por no saberem utilizar tal material e mesmo alguns portarem defeitos de fabricao, logo ao manipular, tome sempre medidas de segurana.

Causas e preveno de incndio


Extintores e hidrantes Mantenha-os sinalizados. No obstrua o acesso aos extintores em caso de incndio as vezes eles so a nica esperana de um combate rpido. Sabe-se que os primeiros 5 minutos so os mais importantes no combate a incndio. Logo aps esse tempo o fogo j pode se tornar incontrolvel.

Lembre-se, ningum consegue fazer segurana sozinho, mas, fazer nossa parte fundamental!
Obrigado!

Que Deus nos abenoe!

Tcnico em Segurana do Trabalho Nestor W. Neto

Potrebbero piacerti anche