Sei sulla pagina 1di 40

DIREITO MEDIEVAL

Para os romanos, brbaros eram todos aqueles que no tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Imprio.

A Sociedade Feudal: fatores da formao do feudalismo

INVASES BRBARAS GRUPOS BRBAROS * Trtaro-mongis: hunos, turcos, blgaros, hngaros(magiares). * Eslavos: russos, poloneses, tchecos, srvios. * Germanos: visigodos, ostrogodos, hrulos, anglos, saxes, lombardos, vndalos, francos.

declnio do Imprio Romano O modo de produo escravocrata que deixavam sem trabalho os homens livres altos impostos, declnio do comrcio
Cristianismo

como religio oficial Invaso dos nrdicos Europa Central

Eclode o Etnocentrismo- passam a considerar os valores e normas daquela cultura como critrio de avaliao de todas as demais. A Idade Mdia encontra fundamento para justificar socialmente o seu discurso de poder.

Romanos

Junta tudo
Germnos

A Sociedade Feudal: modo de produo

CONCEITO: Modo de Produo que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Mdia e que se caracteriza pelas relaes servis de produo.

Sc V

Sc XI

Sc XV

A alta Idade Mdia: perodo que se constituiu o fim do Imprio Romano, que foi considerado fim do mundo, e a construo de um novo mundo, tendo como parmetro a cultura germnica e a Igreja Catlica. A Baixa Idade Mdia: perodo da superao. Momento de integrao entre os dois mundos: romano e germnico, consolida-se o feudalismo e nascimento da Idade Moderna ( nascimento do comrcio, das cidades, das universidades, das grandes catedrais.

O feudalismo origina-se do feudo, palavra germnica que significa benefcio. Benefcio concedido pelo suserano ao seu vassalo que podia ser um cargo, uma quantia em dinheiro, o direito de cobrar pedgio em uma ponte, estrada, ou ainda uma propriedade de terra: o feudo. O feudo era um contrato pelo qual suseranos e vassalos assumiam obrigaes recprocas. Para Max weber, a relao senhor/vassalo baseia em um contrato. O poder senhorial no feudalismo est sempre merc de um vnculo privado contratual. O grande responsvel poltico pelo regime foi a Igreja Catlica: ela negava aspectos importantes da cultura romana e elevou o cristianismo religio do Estado. Sobrevivncia: seja pela luta usando armas, seja a sobrevivncia bsica de alimentao. Um indivduo na Idade Mdia, por mais terras que tivessem, necessitava defend-las e, por conseguinte, a si mesmo e a sua famlia.

Nobres Clero Servos

REI

CLERO

NOBREZA

POVO

O padre reza;

O nobre protege; O servo trabalha.

A Sociedade Feudal: as bases do sistema feudal.

O Feudalismo vem da fuso de duas culturas: Germnica e a Romana. O elemento principal da cultura Germnica era o Comitatus (susserania e vassalagem) , de onde surge a vassalagem. O elemento principal da cultura Romana era o Colonato(servilismo).

Elementos feudais:
ROMANOS GERMNICOS

(dependncia entre servos e senhores)

Comitatus (dependncia entre nobres base da suserania e vassalagem) Colonato (fixao na terra Subsistncia (ausncia de origem da servido) comrcio e moeda) Vilas (grandes propriedades Economia agropastoril
rurais origem dos feudos) Igreja

Direito consuetudinrio (tradio oral)

CLERO REGULAR CLERO SECULAR

Vive em isolamento em relao aos fiis. Vive em contato mundano com os fiis.

Alto Clero e Baixo Clero

Religio - Clero
Na Idade Mdia, a Igreja Catlica dominava o cenrio religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Mdia. A igreja tambm tinha grande poder econmico, pois possua terras em grande quantidade e at mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsveis pela proteo espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bblia.

CONTRATO
No

contrato senhor e vassalos estabeleciam acordos recprocos, obrigaes que deveriam ser cumpridas por ambos. Este contrato era estabelecido em cerimonial, chamado de investidura, f e homenagem: Um ritual no qual eles expressam verbalmente o desejo. Tinha que ter o juramento de fidelidade (f). O vassalo jurava perante o seu senhor, com a mo sobre o evangelho (homenagem). A Investidura era a entrega do benefcio, do feudo ao vassalo. Em regra, os contratos no podiam ser rompidos, pois, como eram feitos por juramento, era sagrado, eterno at a morte de uma das partes- devolvia o feudo. Possibilidades em que o contrato poderia ser rompido que no se considerasse ilegal: quando uma das partes no cumprisse com a sua obrigao ou se uma das partes fosse excomungado pela igreja.

POLTICA: * Descentralizao poltica: fragmentao do poder em funo do parcelamento das terras. - particularismos feudais: senhores feudais - poder. - o rei exercia pouca influncia. - guerras contnuas: invases e disputas pelo poder. - direito de governar era um privilegio de todo possuidor de feudo, implicando este privilgio obrigaes muito definidas, cuja violao podia acarretar a perda do feudo. - direito consuetudinrio. Monarquias Feudais: poder particularizado, laos de dependncia pessoal, carter simblico do poder real e fragmentao poltico-territorial.

Educao, artes e cultura na Idade Mdia A educao era para poucos, pois s os filhos dos nobres estudavam. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religio. Na arquitetura destacou-se a construo de castelo, igrejas e catedrais.

Descentralizao

Nobreza Feudal

Economia Agrcola Sociedade Estamental Cultura influenciada pela Igreja

Subsistncia Poder Clerical Trevas/Ignorncia

Religio Crist

Poder do Papado

Direito

Germnico Direito consuetudinrio.

Direito

Cannico- um direito escrito, compilado pela Igreja Catlica, chamado de cannico por causa da palavra cnon que em grego significa regra.

Direito Germnico Direito consuetudinrio.


O direito germnico, na Idade Mdia, foi utilizado como instrumento privilegiado na resoluo de conflitos. H ausncia do poder judicial organizado. Baseava-se na sistemtica da prova- O processo era uma forma ritual de guerra, que era utilizada como mtodo de legitimao e produo da verdade. O modelo do direito germnico estava vinculado autoridade de um lder guerreiro, ou seja, exercido atravs de uma relao fraterna de fidelidade moral (Max Weber). A apropriao dos direitos e poderes exercida atravs desta relao.

Direito Cannico- um direito escrito, compilado pela Igreja Catlica

A Igreja passa a monopolizar a produo intelectual jurdica, definindo a funo dogmtica dos doutores abalizados pelo clero nas universidades, como a de Bolonha ( lugar de reproduo, transmisso dos cnones- cincia universal de imposio e transmisso de poder). Doutores no pelo conhecimento, mas pela autorizao divina de dizer a verdade da lei, legitimando o discurso do papa e da Igreja. A palavra de Deus era legislada pela boca do Papa centralizadora do poder poltico- violncia simblica violncia da normatizao da palavra, das verdades, das prticas polticas.

Direito Cannico- um direito escrito, compilado pela Igreja Catlica

Era um poder abstrato, herdado da revelao divina saber sagrado. No admitia questionamentos. dogmtico: busca construir o mito da verdade repressivo e formador de condutas na sociedade.
O direito cannico nasce como discurso que exclui a cultura e o diferente. Pois, a Igreja marginaliza e exclui os que no fazem parte da crena maior

O DIREITO CANNICO O DIREITO DA IGREJA CATLICA E CHAMADO DE CANNICO POR CAUSA DA PALAVRA CNON QUE EM GREGO SIGNIFICA REGRA.

Com o crescimento da influncia da Igreja Catlica, os Tribunais Seculares passam a ser pressionados para julgar os seus litgios a partir do direito cannico. Os Cnones eram regras jurdico-sagradas que determinavam de que modo os litgios deveriam ser interpretados e resolvidos. So leis, verdades reveladas por um ser superior, onipresente ( que est em todos os lugares), e a desobedincia era um pecado. Os cnones so os desgnios de Deus, transformados em regras a serem seguidas sem questionamentos pelo

Igreja

como autoridade religiosa;

Maior

latifundirio, defendia o feudalismo- despontou como proprietria de vastas extenses de terras;


Poder

espiritual e temporal abrangeu toda Europa; a f crist por toda Europa;

Unificou Detinha

o controle scio-econmico.

Na Idade Mdia deixa de existir um poder judicirio organizado, pois a Igreja o poder.

Competncia para julgar casos relativos

ao casamento e maioria dos litgios envolvendo direito de famlia. Defender o Latifndio a propriedade privada

A INQUISIO ERA O TRIBUNAL ESPECIAL PARA JULGAR E CONDENAR OS HEREGES, PESSOAS OU GRUPOS QUE ACREDITAVAM EM UM CATOLICISMO CONSIDERADO DESVIADO OU PRATICAVAM ATOS QUE ERAM INDICADOS COMO BRUXARIA OU FEITIARIA.
A Inquisio: arma de classes, usada para impor a ideologia de uma nica classe: a aristocracia eclesistica

ASPECTOS HISTRICOS: Queda do Imprio Romano o cristianismo imposto como religio verdadeira e universal do homens. Torna-se religio oficial; O poder eclesistico atinge o seu poder os reis recebiam o seu poder da Igreja; A Igreja possua enorme influncia sobre o poder temporal e necessitava do auxlio do Estado para combater as heresias;

Aspectos Polticos:
No final da Idade Mdia- Exploso demogrfica: levou aumento da pobreza, aumento de preo das mercadorias, fome, epidemias, Tudo isso gerou nos detentores do poder o medo de rebelies e desordens- acirramento da Inquisio. Perseguio dos indivduos que constituam ameaa ao poder. Unio do Estado e Igreja no combate proliferao dos seguidores e Sat.

Aspectos Legais:
Direito escrito e formalizado objeto de estudos doutrinrios. Elaborado inicialmente, para aplicar aos membros e as autoridades do clero catlico.

1- Processo penal acusatrio- s podia ser desencadeado por uma pessoa privada. Acusao pblica, feita sob juramento. A forma era chamado Ordlio (teste para verificar inocncia por provas)- Juiz era rbitro imparcial; 2 - Processo por Inquisio- Igreja probe o Ordlios. A denncia podia ser feita por qualquer pessoa, a tudo que poderia significar sinais de bruxarias e heresias. Juiz parcial assumiam investigao e determinava a culpabilidade ou no do ru. Forma escrita e secreta. Prtica pela tortura. Aps confisso, vinha a condenao e a execuo.
NO EXISTIAM PRISES!

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIO

CADEIRA INQUISITRIA

ESMAGA CRNEOS

CINTO DE ESTRANGULAMENTO

FORQUILHA DO HEREGE

ESMAGA SEIOS

Existncia do Direito Cannico na atualidade; Igreja Catlica adapta s novas necessidades; Utilizado somente em questes eclesistica; Influncia no Direito Laico mnima; Dogmtica jurdica

A Carta Magna de 1988 preleciona em seu art. 5, XLVII que no haver penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX (agresso estrangeira ou autorizado ou referendado pelo Congresso Nacional); Como tambm, no haver pena de carter perptuo, trabalhos forados, de banimento e cruis.

Potrebbero piacerti anche