Sei sulla pagina 1di 13

PERRENOUD, PHILIPPE

CAPTLO 8

Partindo da idia de que o conjunto do currculo que cobre o equivalente a vrios anos de programa fragmenta o ensino e a aprendizagem, o autor apresenta a proposta de se organizar o currculo em uma srie de mdulos, definidos como espaostempos de formao caracterizados cada um por uma unidade temtica e por objetivos de formao definidos. Ao invs dos alunos freqentarem uma classe durante um ano, por fragmentos, de acordo com uma grade curricular estvel, os alunos participariam, durante vrias semanas, ou mesmo, vrios meses, de dois ou trs mdulos no mximo, cada um deles explorando uma faceta do currculo.

A ideia de mdulo corresponde preocupao de criar espaos-tempos de formao para que alguma coisa acontea para todos os alunos; favorecimento da verdadeira construo da aprendizagem dos alunos que no tm os meios intelectuais de aprender de maneira to descosturada. Neste sentido, uma organizao modular oferece uma resposta instabilidade permanente entre as disciplinas, em relao a cada uma, entre seus diversos componentes. Cada temtica essencial dever ser retomada duas ou trs vezes durante a escolaridade, de modo descontnuo e em nveis crescente de domnio, pois nenhum saber amplo ou nenhuma competncia pode ser construda em um nico momento da vida.

Conceber uma progresso de mdulos que permitam percursos coerentes e completos no mbito de um ciclo ou da escolaridade bsica: Desenvolver dentro de cada mdulo formas de observao formativa, de regulao interativa e de diferenciao mais fortes do que em outros modos de trabalho.

Organizao atual - tem apenas uma linha e a norma que todos avancem na mesma velocidade. Uns abandonam a viagem, outros refazem o mesmo trajeto e outros prosseguem. Desta forma no h perspectiva de mudar de linha, variar o itinerrio, no h autonomia... Organizao modular - h a necessidade de se multiplicar as linhas e entroncamentos e para que no prejudicasse a segurana afetiva e a identidade dos alunos, seria conveniente a coexistncia de mdulos temticos e um grupo de pertena reunindo-se regularmente, at mesmo a cada dia, o qual teria funes simultneas de reforo indenitrio, de acompanhamento e de socializao.

Necessidade de pertena, ancoragem indenitria; Socializao, aprendizagem da vida em grupo; Importncia das interaes na construo dos saberes.

1. a circulao dos alunos de um mdulo de formao a outro no poderia ser deixada iniciativa dos alunos de modo liberal como so nos atelis ; 2. no se pode conceber que no haja nenhuma ordem de sucesso nos mdulos, ao passo que isso perfeitamente imaginvel para atelis; 3. Os atelis definem mais por contedos e atividades do que por objetivos de formao. Um mdulo define-se por objetivos especficos de formao.

necessrio que estejam interligados por vias de circulao. A construo dos mdulos tem que ser pensadas a partir da rede em termos de pontos nodais, de regras de jogo e de itinerrio aconselhados. Os pontos nodais seriam os mdulos indispensveis para o domnio do currculo; a cada mdulo corresponderia um ou vrios objetivos ncleo, mas os mdulos de base estariam, mais ainda, no cerne da inteno de instruir.

antes de sua inscrio para discutir a oportunidade dessa opo e negociar o contrato especfico; durante o mdulo, para decidir o momento oportuno de deix-lo para entrar em outro mais adaptado ao seu projeto, ao seu nvel ou sua forma de aprender; ao final do mdulo, no momento de fazer o balano e de preparar novas escolhas.

conceber e criar, no mbito do mdulo, dispositivos didticos que permitam a cada aluno vivenciar situaes de aprendizagens fecundas para ele. Nesta perspectiva, a tarefa essencial consiste em orientar cada aluno para situaes de aprendizagem com sentido, coerentes com seu projeto e seu itinerrio pessoal, assim como com as finalidades globais e com os objetivos especficos do mdulo.

no podem permitir entradas e sadas a qualquer hora, como tambm no podem ser muito fechados e estveis, porm devem estar a favor de uma geometria estvel. deve garantir a diferenciao contnua, preventiva e integrada. deve ser uma coletividade bastante diversificada para permitir a cada um fazer seu trajeto pessoal. Para que isso ocorra necessrio que cada um seja solicitado em sua zona proximal de desenvolvimento e que os dispositivos sejam diversificados e que regulaes constantes fossem operadas ( tarefas, material, instrues, regras, etc..) em interaes com professores, com o grupo, etc..

deve estar presente no incio de um mdulo atravs de um balano de competncias, das necessidades e dos projetos dos alunos:
dentro de um determinado mdulo, o acompanhamento do aluno exige uma conduo individualizada, centrada sobre os processos de aprendizagem em andamento;

Informao aos alunos e a seus familiares. A regulao dos percursos e a orientao tima para novos mdulos. A certificao dos conhecimentos e das competncias adquiridas na inteno de terceiros.

Potrebbero piacerti anche