Sei sulla pagina 1di 35

NOES GERAIS SOBRE SOLOS

DEFINIES

- O solo um recurso bsico que suporta toda a


cobertura vegetal da terra, sem a qual os seres vivos no podem existir. - O solo um sistema natural complexo, pouco estvel, frgil, de espessura varivel e superficial.

FORMAO DOS SOLOS

FORMAO DOS SOLOS

FORMAO DOS SOLOS


Horizonte O material orgnico (ramos, folhas, detritos vegetais e animais). Horizonte A corpos de plantas e animais vivos ou em decomposio. Horizonte E perda de silicatos de argila, ferro e/ou alumnio. Horizonte B silicatos de argila, ferro e/ou alumnio, hmus, carbonatos, gesso, slica. Horizonte C matria parental levemente alterada. Horizonte R material alterado (rocha me). rochoso no

COMPOSIO DO SOLO

INTEMPERISMO

- FISICO
- QUMICO: Decomposio qumica dos minerais; - BIOLGICO

FATOR IMPORTANTE: Clima.

FATORES DE FORMAO SOLO

CARACTERISTICAS E MANEJO DO SOLO


- As variaes topogrficas podem trazer marcadas variaes na drenagem natural assim, as gramneas crescem mais rapidamente nas reas midas.

- A acumulao de matria orgnica diretamente proporcional ao teor de umidade do solo.

CARACTERISTICAS E MANEJO DO SOLO


- Terras de baixadas com alto teor de

matria orgnica devem ter um manejo diferente de terras altas do mesmo grupo textural.
- As variaes de cor, resultante da topografia e drenagem natural, podem ser usadas no manejo do solo. EX:
Terras altas, bem drenadas, so de cor clara; Terras de drenagem imperfeita so de cor e topografia intermediria, e terras de baixada, pobremente drenadas, so escuras.

CARACTERISTICAS E MANEJO DO SOLO


- O clima tem notvel efeito nas caractersticas do solo. EX:
- O intemperismo mais rpido e a lavagem dos solos, mais drstica nos climas quentes e midos. - Nos climas frios, o intemperismo mais lento e o teor de matria orgnica, em geral, mais alto porque durante o inverno, a decomposio da matria orgnica reduzida.

- A quantidade de precipitao em clima seco determina a profundidade em que normalmente a umidade penetra no solo.

- A profundidade de penetrao da umidade pode limitar a profundidade de penetrao das razes e a acumulao da matria orgnica.

- A topografia do terreno talvez uma das principais caractersticas do solo a considerar no planejamento agrcola.
EX: - Terras planas so em geral pobremente drenadas, quase no h escorrimento de enxurrada, e a infiltrao pode ser to lenta que o cultivo de plantas com sucesso problemtico.

- Em terrenos de topografia ondulada ou montanhosa, a enxurrada que se forma escorre com velocidade, ocasionando a eroso e chegando , muitas vezes , prejudicando as terras agrcolas.

- Em um manejo do solo eficiente deve-se fazer uso da capacidade da argila e da frao coloidal da matria orgnica, como um armazenamento disponvel para a alimentao das plantas.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS FISICAS E MANEJO DO SOLO


COR uma das caractersticas mais facilmente distinguveis dos solos que me geral,apresentam diversas tonalidades de cor parda : - A cor vai se tornando mais parda quanto mais se aprofunda. - A umidade exerce influncia na colorao do solo, que, quanto mais mido mais escuro. - O solo da cor do material de que se origina, mas essa propriedade alterada pela presena, maior ou menor, de matria orgnica, gua e xidos de ferro.

- A cor mais escura pode ser indicio de maior contedo de matria orgnica. - O vermelho ou pardo-avermelhado depende da quantidade de xido de ferro no hidratado que se forma em condies de boa aerao, podendo indicar solos de boa drenagem. - O amarelo ligado ao teor de xido de ferro, pode revelar solos mal drenados. - As tonalidades cinzentas e/ou mesmo esbranquiadas indicam condies de m drenagem (em zonas semi-ridas, podem denotar uma acumulao de carbonato de clcio e problemas de sailinidade).

- Em zonas midas, os solos de colorao clara so de baixa produtividade, pois no acumulam matria orgnica e so desfavorveis ao crescimento de plantas. - O vermelho intenso ocasionado por alto teor de mangans. - A acumulao de cal produz manchas pequenas. - Quando o nvel do lenol fretico flutua, os solos de drenagem imperfeita apresentam mosqueados de cores cinza, amarela e parda.

TEXTURA a distribuio quantitativa das classes de tamanho de partculas de que se compe o solo. - So consideradas partculas as pedras, os seixos, os cascalhos, a areia, o silte e a argila. - As reaes fsicas e qumicas do solo se verificam na superfcie das partculas, onde as fraes menores possuem, proporcionalmente, uma superfcie maior. - As diferentes fraes do solo so definidas pelo seu tamanho em uma frao granulomtrica para a identificao textural do solo. - A textura propriedade permanente do solo que depende das caractersticas do material originrio e dos agentes naturais de formao do solo.

Nenhum solo composto exclusivamente de uma nica frao, h sempre uma mistura das trs, e as porcentagens das diferentes fraes que diferenciam os tipos de textura.
EX: Arenosa, arenosa-francosa, siltosa, siltofrancosa, francosa, franco-arenosa, francosiltosa, argilosa e muito argilosa.

CLASSE TEXTURAL DO SOLO

- Solos arenosos so soltos e no oferecem resistncia penetrao das razes, porm os muito arenosos, com baixa porcentagem de argila, so frequentemente pobres em fertilidade e tem baixa capacidade de reteno da umidade. - Alta proporo de areia muitas vezes associadas com forte diferenciao entre os horizontes A e B. - Solos arenosos devem ter frequente suplementao de gua e de fertilizantes para que tenham boa produo (necessidade de adio de matria orgnica).

- Solos com muita argila podem ter alta capacidade


de reteno da umidade e pouca aerao e tem baixa produo, porm aqueles bastante argilosos, com boa agregao e grandes espaos porosos, podem ser altamente produtivos. - Os solos argilosos no podem ser trabalhados enquanto midos, porm tem uma estrutura que resiste eroso elica , ao contrrio dos arenosos, que so prejudicados pelo vento.

ESTRUTURA a forma como se arranjam as partculas elementares do solo.

- A estrutura determina a maior ou menor facilidade de trabalho das terras, e permeabilidade gua, a resistncia eroso e as condies ao desenvolvimento das razes das plantas. - Tem relao com o preparo do solo para cultivo, com a eroso, com a aerao e com a absoro de gua.

- Uma boa estrutura a que tem poros e espaos porosos bastante volumosos para aerao, infiltrao e desenvolvimento radicular das plantas, e agregados densos e coesos. - Agregados estveis em gua permitem maior infiltrao e maior resistncia eroso, porm agregados no estveis tendem a desaparecer e dispensar. - A correo da estrutura solta dos solos arenosos pode ser feita com a incorporao de matria orgnica, porm o efeito na estabilidade dos agregados somente conseguido depois que ocorrer a sua decomposio.

POROSIDADE a proporo de espaos ocupados pelos lquidos e gases em relao ao espao ocupado pela massa de solo. - Solos com textura mais fina tem maior porosidade, porm necessitam maiores cuidados na manuteno da aerao; SOLOS ARENOSOS < Porosidade.

SOLOS ARGILOSOS > Porosidade.

- Solos cultivados tem menor porcentagem de porosidade quando comparados com os mesmos solos no cultivados, esta perda de porosidade esta associada a reduo do teor de matria orgnica , compactao e ao efeito. - A perda de porosidade est associada reduo do teor de matria orgnica, compactao e ao efeito do impacto das gotas de chuva, fatores esses que, causando uma diminuio no tamanho dos agregados maiores, reduzem o tamanho dos poros.

PERMEABILIDADE a capacidade que tem o solo de deixar passar gua e ar atravs do seu perfil. a condutividade hidrulica do solo saturado, usualmente medida, em termos de infiltrao, em milimetros por hora. Esta relacionada diretamente com o tamanho, volume e distribuio dos poros, e varia nos diferentes horizontes de dado solo. SOLOS ARENOSOS > Permebilidade SOLOS ARGILOSOS < Permebilidade

Potrebbero piacerti anche