Sei sulla pagina 1di 47

TODA A BBLIA EM UM ANO

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA -SP
1

RECAPITULAO DA HISTRIA BBLICA

PENTATEUCO
Pentateuco denomina os cinco 1 livros da Bblia. Deriva do grego penta cinco, e teuchos - vasos (estojos que continham os rolos) e, dessa forma, descreve o nmero desses escritos, no o seu contedo.

A Tor (hebraico torah, vem do verbo yarah, ensinar) tem o mesmo conjunto de livros do Pentatuco.
3

Tanach denomina o conjunto de livros sagrados, sendo o mais


prximo do que se pode chamar de uma Bblia judaica. Seu contedo equivalente ao Antigo Testamento, porm com outra diviso. A palavra um acrnimo, formada pelas slabas iniciais das trs pores que a constituem, a saber: A Tor: : Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio. Nebhim (profetas): Josu, Juzes, Samuel, Reis, Isaas, Jeremias, Ezequiel, Os doze (os nossos profetas menores). Kethubim (escritos): Salmos, Provrbios, J, Cantares, Rute, Lamentaes, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, Crnicas.

Talmude um registro das discusses rabnicas sobre a Tor e


trata da Lei, tica, costumes e histria do judasmo.
4

Os 5 Primeiros Livros
Gnesis
O princpio de todas as coisas

xodo
Sada ou as aes de Deus na libertao de seu povo

Levtico
Relacionado aos levitas, deram este nome por tratar do culto.

Nmeros
Nome dado devido ao censo nos cap. 1,3 e 26

Deuteronmio
Significa segunda lei ou repetio da lei
5

Livros Histricos 12 Livros


Divide-se em 4 perodos da Histria de Israel: a) Teocracia (Juzes) b) Monarquia (Saul, Davi, Salomo) c) Diviso do Reino e Cativeiro(Jud, Israel) d) Perodo ps-cativeiro

Josu Trata da conquista de Cana. O milagre da passagem do Rio Jordo, a queda das muralhas de Jeric, a vitria sobre as sete naes cananias, a diviso da terra prometida e a morte de Josu com cento e dez anos. Juzes Vrias libertaes atravs dos 15 juzes. Rute A histria de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. 1 e 2 Samuel As histrias de Samuel, o ltimo juiz, da implantao da monarquia, de Saul o 1 rei, e de Davi.
7

1 e 2 Reis Relatam a edificao do Templo de Jerusalm, a diviso do reino e os ministrios de Elias e Eliseu. Em II Reis esto relatados os cativeiros do Reino do Norte, pelos exrcitos assrios, e do Sul, pelo caldeu Nabucodonosor. 1 e 2 Crnicas Registram os reinados de Davi, Salomo e dos reis de Jud at a poca do cativeiro babilnico.

Esdras Relata o retorno de Jud do cativeiro babilnico com Zorobabel e a reconstruo do templo de Jerusalm.
Neemias Relata a reedificao das muralhas de Jerusalm. Ester Relata a libertao dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim
8

Livros Poticos 5 livros


J Sofrimento, pacincia e libertao de J. Salmos Cnticos espirituais, proclamaes, poemas e oraes. Provrbios Dissertaes sobre sabedoria, temperana, justia, etc. Eclesiastes Reflexes sobre a vida sem Deus, deveres e obrigaes perante Deus. Cantares de Salomo Descreve o amor de Salomo pela jovem sulamita, simbolizando o amor de Deus pelo seu povo. 9

Profetas Maiores 5 livros


Isaas Muitas profecias messinicas. Contm maldies pronunciadas sobre as naes pecadoras. Jeremias O tema a reincidncia, o cativeiro e a restaurao dos judeus. Jeremias o profeta choro. Lamentaes Jeremias lamenta as aflies de Israel. Ezequiel Usa metforas para descrever a condio, exaltao e a glria futura do povo de Deus. Daniel Vises apocalpticas.
10

Profetas Menores 12 Livros


Osias Relata a apostasia de Israel, caracterizada como adultrio espiritual. Com metforas descreve os pecados do povo. Joel Apresenta Jesus como Deus do juzo, e promete o derramar do Espirito Santo sobre o povo de Deus Ams Atravs de vises, o profeta reformador denuncia o egosmo e o pecado. Obadias A condenao de Edom e a libertao de Israel. 11

Jonas Relata a histria de Jonas, o missionrio que relutou em levar a mensagem de Deus cidade de Nnive. O mais bem sucedido dentre os profetas, pois pregou o arrependimento ao povo, este se arrependeu, porm ele ficou triste e desejou a morte.

Miquias trata da condio moral de Israel e Jud, e prediz o estabelecimento do reino messinico.
Naum Trata da destruio de Nnive e da libertao de Jud da opresso assria. Habacuque O questionamento do profeta a Deus: como pode Deus ser Justo e permitir que uma nao pecadora oprima Israel? Contm uma das mais belas oraes da Bblia. Sofonias Ameaas e viso da glria futura de Israel.
12

Ageu Repreende o povo por negligenciar a construo do segundo templo e promete a volta da glria de Deus.
Zacarias Atravs de vises, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Zacarias ajudou a animar os judeus a reconstrurem o templo. Foi contemporneo de Ageu.

Malaquias Descries que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.

Terminamos o Velho Testamento com a palavra "maldio". At aqui Cristo foi prometido, mas no visto. A Esperana era prevista, mas no era ainda manifesta.
13

O PERODO INTERTESTAMENTRIO, POR QUE ESTUD-LO?


Os livros do NT foram escritos para falar com pessoas que pertenciam poca em que foram escritos. Trata dos eventos que ocorreram entre o fim do AT. e o incio do NT. , o fato de ainda terem mensagem para ns um sinal de sua inspirao divina. Muitos temas, nomes, seitas, literatura, doutrinas, etc. so deste perodo (de Neemias 424 a.C. at 5 a.C.) a- Explica o fundo histrico do N.T. b- Explica a origem e desenvolvimento dos costumes , instituies e vida espiritual do povo judaico do perodo do N. T. c- Demonstra como Deus preparou o mundo para a 14 vinda de Jesus.

Painel Histrico
Perodo Principais Fatos Livros Domnio Persa Domnio Grego Intertestamentrio Independncia Domnio Romano Silncio Proftico

Painel Histrico
Perodo Persa
430-331 AC Perodo de liberdade Permitiu o retorno terra Governo do Sindrio

Painel Histrico
Perodo Persa Perodo Grego
331-167 AC Alexandre Magno Considerao com os judeus Diviso (4 partes) Ptolomeus e Selucidas

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Alexandre, o Grande, conquista da Palestina, em 331 a.C.; A influncia de Alexandre : - com o domnio da cultura grega, o oriente aceita a liberdade do pensamento grego na filosofia, arquitetura, deuses, religio e atletismo. - surgiram bibliotecas e universidades em Alexandria, Tarso, .... Com a disseminao da lngua grega possibilitou-se a pregao do evangelho numa lngua universal.

18

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Com a morte de Alexandre em 323 houve guerra entre seus 4 generais (guerra dos diconos:sucessores) . Dividem o imprio: Ptolomeu (Egito), Seleuco (Sria e Prsia), Cassandro (Grcia) e Lismaco (Asia Menor ...). Por mais de 100 anos a Judia disputada por Ptolomeu e Seleuco; De 312 a 198 os Ptolomeus assumiram o controle; Levaram muitos exilados para o Egito (120.000); Segundo a tradio, foi sob Ptolomeu Filadelfo ( 285246 a.C) que 71 eruditos judeus comearam a traduo do AT hebraico para o grego, verso chamada de Septuaginta, com a finalidade de acrescent-la 19 biblioteca grega.

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Seleuco - Domnio Selucida


Antoco (Sria), o Grande, venceu Ptolomeu em 198 e estabeleceu a capital de seu imprio em Antioquia; Ajudado pelos judeus durante a guerra, os recompensou com iseno de impostos e maior autonomia; Seleuco sucedeu-o e manteve o mesmo relacionamento amigvel de seu pai com os judeus; Com a morte de Seleuco assume seu filho Antoco Epifnio (nome que deu a si mesmo) significa deus manifesto e imps a helenizao na Judia. Houve perseguio religiosa implacvel e a 20 profanao do templo

OS ATOS DE ANTOCO EPIFNIO (175 164) O sumo sacerdote era Onias III. Jasom, irmo de Onias, ofereceu grande soma de dinheiro a Antoco e se comprometeu em helenizar Jerusalm, para ser apontado sumo sacerdote no lugar do seu irmo. Erigiu um ginsio grego abaixo do templo e jovens judeus participavam dos jogos olmpicos da antiguidade (no santurio de Olmpia em honra de Zeus). Criou um altar e enviou ofertas s festas de Hrcules em Tiro. Ao ouvirem-se rumores da morte de Antoco numa expedio ao Egito, os judeus se alegraram. Ao ouvir isso, Antoco indignou-se com os judeus. 21

Campanha anti-semita de Antoco Epifnio


No Sbado matou 40.000 judeus Escravizou outros. Destruiu parte da cidade. Mandou erradicar a religio judaica. Destruiu cpias da Lei e quem possua uma cpia ou tivesse circuncidado a criana seria morto. Converteu o templo em templo de Zeus, profanou-o ao oferecer uma porca em sacrifcio. Vendeu milhares de judias para o cativeiro, e recorreu a toda espcie de tortura para for-los a renunciar sua religio.
22

Painel Histrico

Perodo Persa
Perodo Grego
167- 63 AC Perodo dos Macabeus Restaurao de Israel

Perodo de Independncia

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Revolta dos Macabeus


Entre Jerusalm e Jope, em Modim, um sacerdote de nome Matatias, filho de Simo, neto ou bisneto de Hasman da descendncia direta de Aro, junto com seus cinco filhos Judas, Joo, Simo, Eleazar e Jnatas, foi procurado por emissrios do rei Antoco Epifnio exigindo que oferecesse sacrifcios pblicos aos deuses gregos (167 aC). Matatias se recusa e um judeu se oferece para fazer o sacrifcio em seu lugar.
24

Matatias e seus filhos matam o judeu, que temeu mais ao rei do que a Deus, e tambm o emissrio do rei. Destroem o altar grego que havia na cidade, chamam os demais luta e fogem com famlias inteiras para a regio montanhosa de Israel. Teve incio a Guerra dos Macabeus (durou 24 anos). Eram chamados de Hasmoneanos ou de Macabeus. O apelido Macabeu vem do siraco maqqaba, que significa "martelo, nome concedido a Judas pela sua bravura em combate.

25

PERODO DOS MACABEUS


Judas Macabeu assumiu a liderana dos revoltosos com a morte do pai. Com pequenos grupos de guerrilha derrotou batalhes selucidas A revolta dos Macabeus foi tambm uma guerra civil entre os judeus pr-helenistas e anti-helenistas Judas entrou em Jerusalm e reedificou o templo, os judeus recuperaram a liberdade religiosa, foi esta a origem da Festa da Dedicao - Hannukah (Joo 10:22), entre 165 e 164 a.C.
26

Lutou contra os Amonitas, Moabitas, Samaritanos, Galileus, rabes, Filisteus e outros tantos. Como o Rei Davi, Judas subjugou os inimigos de Israel e conquistou a independncia da Judia. Como curiosidade: por causa de Judas Macabeu que no NT existem tantas pessoas como nome Judas. Tambm curioso entender que devido a Judas Macabeu os judeus imaginavam que quando Deus enviasse o Cristo este viria como um grande guerreiro e que iria ser coroado como rei destruindo todos os outros reinos.
27

Importncia da revolta dos macabeus


a- Restaurou a nao da decadncia poltica e religiosa. b- Criou um esprito nacionalista e uniu a nao. c- Deu um novo impulso ao judaismo e novo zelo pela lei e esperana messinica. d- Intensificou os movimentos que formaram os Fariseus e os Saduceus. 1- Os Fariseus surgiram do grupo purista e nacionalista. 2- Os Saduceus surgiram do grupo que se aliou com os helenistas.
28

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Judia independente
Os irmos de Judas: Jnatas e Simo sucessivamente, lideraram o povo aps sua morte. Os macabeus continuaram no poder at o ano 63 a.C. quando foram dominados pelo romano Pompeu.

29

Painel Histrico

Perodo Persa Perodo Grego Perodo de Independncia 63 ao tempo de Perodo Romano


Cristo Derrota dos Macabeus e destruio do templo Antipater designado governador da Judia

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Imprio Romano
Em 64 a.C. Pompeu torna a Sria em provncia romana e finda o imprio selucida . Herodes,o grande, sucede o pai como governador da Judia.(37aC a 4 aC) Os ltimos 9 anos se caracterizaram pela crueldade e amargura: assassinou 2 de suas esposas e 3 filhos. Foi este Herodes que governava Jud quando Jesus nasceu, e que trucidou os meninos de Belm.
31

Herodes, o Grande, era judeu de origem edomita; Destituiu os sumo-sacerdotes da dinastia hasmonia; Casou-se com Mariana, uma hasmonia, na tentativa de obter maior legitimidade; Em 20 a.C iniciou a reconstruo do templo que foi terminado 30 anos aps sua morte (cf Jo 2:20 no ano 27 aC, foram 46 anos) Fez obras monumentais como o palcio de Massada e a cidade de Cesaria, entre outras; Construiu templos pagos para agradar a Roma; Morreu no ano 4 aC, com cerca de 70 anos, em Jeric, vtima de longa e dolorosa enfermidade.
32

Painel Histrico
Fases polticas da Palestina no NT Herodes, o grande
Perodo do nascimento de Jesus Governava as cinco provncias da Palestina Reconstruiu o templo

550

500

450

400

350

300

250

200

150

100

50

50

Imprio Romano

34

Governantes locais:
Herodes o Grande, rei da Galilea,
Samaria, Judeia e Idumeia (37 - 4 a.C.) Herodes Antipas, rei da Galilea e da Pereia (4 a.C.-39 d.C.) Arquelau, Tetrarca da Judeia, Idumeia e Samaria (4 a.C - 6 d.C.) Pilatos, Governador romano, da Judeia, de origem Siria (26-36 d.C.) Caifs, Sumo Sacerdote (18-37 d.C.)

Jesus nasce entre os anos 5 e 6 a.C.

35

CONTEXTO HISTRICO
GOVERNADORES DA JUDIA
Herodes, o Grande Herodes Arquelau Herodes Antipas Pncio Pilatos Herodes Agripa I Herodes Agripa II

EVENTO
Nascimento de Jesus Infncia de Jesus Mandou matar Joo Batista Mt. 2:1

TEXTO

Mt. 2:22 Mc. 6:14-29

Ordenou a Mc. 15:1-15 crucificao de Jesus Grande perseguio aos cristos Quase se converte pregao de Paulo At. 12:1-23 At. 26:28

36

SEITAS JUDAICAS

37

FARISEUS
Ensinavam que a alma era imortal, que haveria um arrebatamento, uma ressurreio corporal e julgamento futuro com galardo ou castigo. Acreditavam na existncia de seres celestiais e aguardavam o Messias (At 23.8). Tinham duas escolas doutrinrias: Hillel (liberal) e Shamai (conservadora). Seguiam rigorosamente a Lei de Moiss, as tradies e costumes (Mt 23.25-28). Foi o nico partido que sobreviveu destruio do templo em 70 d.C., so os genitores espirituais do judasmo. Jesus no criticou sua doutrina e sim a sua prtica hipcrita (Mt 23:1-7);
38

SADUCEUS
Eram a elite sacerdotal, poltica e social. Negavam a ressurreio, o juzo final, a existncia de anjos e espritos e a vinda do Messias. No se davam com os Fariseus (At 23.6-8). Enfatizavam a liberdade da vontade humana, rejeitando o determinismo e o azar. Tinham a Torah como nica fonte de f e prtica. Diziam-se descendentes do Sumo-Sacerdote Zadoque (1Rs 2:35, 2 Sm.15:24); o nome Saduceu vem do hebraico tzadokim = descendentes de Zadoque. Enquanto os fariseus eram nacionalistas os saduceus iam na direo da filosofia e cultura gregas. Com a destruio do Templo, em 70 d.C., o partido se 39 extinguiu.

ESSNIOS
Tinham rigorosa observncia da lei, mas consideravam o sacerdcio do templo corrupto, rejeitavam boa parte do rito e do sistema sacrificial. Acrescentaram ritos ( por ex, cabala, castas de anjos,...). O termo vem do aramaico essenoi e do latim esseni, ambos com o significado de mdico; No perodo hasmoneu, foram perseguidos e passaram a viver no deserto da Judia; Muitos aceitam que a comunidade de Qumran, onde foram encontrados os rolos do mar Morto, era de essnios. Vestiam-se de branco, no se casavam e aboliram a 40 propriedade privada.

ZELOTES
O nome do hebraico qanna: zeloso ou devoto; Finias foi o modelo dos zelotes (Nm 25:10 a 13); Partido extremista com origem no final do sec. I a.C, eram conhecidos como sicrios, pois usavam uma adaga (sicca) contra os seus adversrios; Legalistas e intolerantes contra o jugo de Israel pelos romanos, no aceitavam o pagamento de impostos; Um dos discpulos de Jesus, cognominado Simo, o Zelote, pertencia a esse partido (Lc 6:15); Lideraram a revolta contra Roma, em 66 d.C., que levou destruio de Jerusalm e do Templo; Sua ltima fortaleza, Massada, caiu em 73 d.C. e o 41 partido se extinguiu.

ORGANIZAO SOCIAL NA POCA DE JESUS


SUMO SACERDOTE

SACERDOTES

SADUCEUS

ESCRIBAS POVO MULHERES, ENFERMOS, PECADORES

FARISEUS

ZELOTES

ESSNIOS

42

INSTITUIES DO JUDASMO
Antes dos Selucidas reinarem sobre a Palestina, no h indicao de alguma instituio religiosa alm do Templo. O Judasmo: sistema religioso praticado pelos judeus (Gl 1.13,14), comeou no perodo do cativeiro Babilnico e se desenvolveu por completo no perodo intertestamentrio.

O Sindrio: organizao religiosa formado por 71 ancios, presidida pelo sumo-sacerdote, tratava do sistema judicirio.
A Sinagoga: surgiu no perodo do exlio na Babilnia como uma forma de incentivo ao estudo da Lei e para que as pessoas mantivessem a comunho entre si - lugar de adorao e estudo: propiciar a educao bsica para as crianas e substituir o culto do Templo (para as pessoas que estavam impedidas, quer pela distncia, quer pela pobreza).
43

A ESPERANA MESSINICA DOS JUDEUS


Na poca da restaurao
Sem os profetas havia pouca nfase na esperana messinica. Importava a observao da lei (Ne 9:13- 16 ).

Na poca dos macabeus


A perseguio intensa trouxe a esperana de um lder super-humano, especialmente aps a tomada de Jerusalm pelos romanos em 66 a.C.

Na poca do nascimento de Cristo


Quando Cristo veio havia grande expectativa de um messias, especialmente com a morte de Herodes (os Herodianos achavam que ele seria o messias Mc 3.6; 12.13). Pensadores gentios como Tcito e Suetonio manifestaram esta esperana de algum surgir dentre os judeus.
44

TRANSIO
O AT como um todo representa a pergunta de Isaque, a seu pai Abrao, quando se dirigia para o Monte Mori: ... Meu pai, as brasas e a lenha esto aqui, mas onde est o cordeiro para o holocausto? (Gn 22.7) O NT comea com a resposta nas palavras de Joo Batista quando Jesus se apresentou para ser batizado: Vejam! o Cordeiro de Deus, que tira o 45 pecado do mundo. (Jo 1.29)

Bibliografia bsica
Dusilek, Darci; Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; 10 ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 SCHULTZ, Samuel; A Histria de Israel no Antigo Testamento; 2 ed. So Paulo; Ed. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova;1977 Textos Bblicos extrados: Burdick, Donald; Bblia de Estudo NVI; So Paulo; Ed. Vida; 2003 LAWRENCE, Paul; Atlas Histrico e Geogrfico da Bblia; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 BRUCCE, F. F; Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 DAVIS John; D. Dicionrio da Bblia. Rio de Janeiro, Junta de Educao Religiosa e Publicaes da CBB, 1989. KIDNER Derek; Esdras e Neemias. Srie Cultura Bblica, vol. 11. So Paulo: Mundo Cristo, 1985. P. 11-50. The Westminster Historical Atlas of the Bible. Vrios autores. Philadelphia, The Westminster Press, 1945. www.icnvcg.com.br 46 Pginas da World Wide Web

FIM

47

Potrebbero piacerti anche