Sei sulla pagina 1di 29

Qumica ambiental

A Qumica Ambiental
Originou-se da Qumica clssica e hoje uma cincia interdisciplinar por envolver no s as reas bsicas da Qumica como tambm a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitria. A Qumica Ambiental estuda os processos qumicos (mudanas) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanas podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer srios danos humanidade.

A Qumica Ambiental
Qumica ambiental a qumica do meio ambiente. Pode ser dividido na qumica dos processos naturais no ar, na gua e no solo da terra. Diz respeito principalmente com os aspectos qumicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

A Qumica Ambiental
Uma reao qumica uma transformao da matria na qual ocorrem mudanas qualitativas na composio qumica de uma ou mais substncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. uma transformao da matria em que pelo menos uma ligao qumica criada ou desfeita.

Lei de Lavoisier

(1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov )

Os estudos experimentais realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reao qumica que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes igual soma das massas dos produtos:

m(reagentes) = m(produtos)
Por exemplo, 2 g de hidrognio + 16 g de oxignio = 18 g de gua; e, 12 g de carbono + 32 g de oxignio = 44 g de gs carbnico.
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

A Lei de Proust ou a Lei das propores constantes


(1797 pelo qumico Joseph Louis Proust)

as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reao obedecem sempre a uma proporo constante. Essa proporo caracterstica de cada reao, isto , independe da quantidade de reagentes utilizados.

concorda com a lei de Lavoisier e mais tarde, a base para a teoria atmica de Dalton

Termodinmica

Causas das reaes qumicas - fatores termodinmicos e cinticos.


Termodinmica, reao favorecida por aumento da entropia e a diminuio da energia. Se A e G forem maiores que zero em dadas condies, a reao dita como no espontnea nessas condies, e ela ocorre ou no ocorre em escala aprecivel. Na situao de A e G iguais a zero teremos um equilbrio qumico. Caso A e G sejam menores que zero em dadas condies, dizemos que a reao termodinamicamente favorvel nestas condies, ou seja, ela espontnea. Contudo importante notar que uma reao ser espontnea no necessariamente significa que ela ocorra rapidamente.

LEI No 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 - Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e da outras providencias.
Art. 54. Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos a sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 . Se o crime e culposo: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa. 2 . Se o crime: I - tornar uma rea, urbana ou rural, imprpria para a ocupao humana; II - causar poluio atmosfrica que provoque a retirada, ainda que momentnea, dos habitantes das reas afetadas, ou que cause danos diretos a sade da populao; III - causar poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento publico de gua de uma comunidade; IV - dificultar ou impedir o uso publico das praias; V - ocorrer por lanamento de resduos slidos, lquidos ou gasosos, ou detritos, leos ou substancias oleosas, em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena - recluso, de um a cinco anos.

Segurana no laboratrio de qumica


so considerados reas de alto risco mutilaes e outras leses permanentes muitas situaes potenciais de acidentes nos laboratrios
corrosivos, inflamveis, txicos, mutagnicos, teratognicos e cancergenos dermatoses, leucopenias, plaquetopenias, leucemia, silicoses hepatite

Segurana no laboratrio de qumica


Um programa de segurana eficaz comea por uma anlise prvia das condies atuais seu layout, sadas de emergncia, condies do piso, iluminao, ventilao e renovao do ar Capelas, chuveiros, lava-olhos e mantas corta-fogo funcionando? incompatibilidades dos reagentes, controle dos estoques, peroxidveis x exploses planos de emergncias contra derramamentos e vazamentos resduos armazenados e encaminhados Todos esto cientes e treinados (EPIs)?

Segurana no laboratrio de qumica


Manuseio seguro de produtos qumicos, em todas as etapas desde a produo at o descarte, implica em conhecer os riscos e procedimentos de utilizao de seus produtos

Principais fontes de Informao:


FISPQ Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico, ou Material Safety Data Sheet (MSDS) Rtulo de Segurana Ficha de Emergncia

Segurana no laboratrio de qumica


FISPQ Dirigida a profissionais das reas de sade, segurana e meio ambiente, deve ser de conhecimento de todos profissionais envolvidos com o produto: compradores, vendedores, engenheiros. Contm informaes detalhadas sobre as propriedades fsico-qumicas, riscos e recomendaes de manuseio e transporte dos produtos responsabilidade do fabricante ou importador fornec-la um documento pblico

Segurana no laboratrio de qumica


Telefones que devem ser acessveis ao responsvel pelo laboratrio: Ambulncia: _______________ Bombeiros: ________________ Posto mdico mais prximo: _____________ Hospital mais prximo: _____________ Mdico mais prximo: _________________

Segurana no laboratrio de qumica


Equipamentos de segurana acessveis: Cobertor antifogo Extintor de incndio Lava-olhos Chuveiro Caixa de primeiros socorros Lavatrio para queimaduras de cidos ou de lcals.

Segurana no laboratrio de qumica


Alguns venenos usuais e os sintomas que induzem cidos e lcals: Queimam e corroem os tecidos Alcool: Atua como enrgico depressor do sistema nervoso central. Cianeto: A no ser em doses muito pequenas, provoca o colapso da vtima. Paralisia respiratria/Morte. Pode ser ingerido ou absorvido por um ferimento ou atravs da pele. Usado em certos formicidas. Cianeto e monxido de carbono: Provoca a morte por asfixia em virtude de combinao com o sistema carreador do oxignio no sangue, o que impede a transferncia do oxignio para partes vitais do organismo humano. Sulfeto de hidrognio: Gs inflamvel e venenoso, com cheiro de ovos podres; perceptvel na diluio de 0,002 mg/l de ar. Muito perigoso. Pode provocar o colapso, o coma e a morte em alguns segundos depois de apenas uma ou duas inspiraes. insidioso, pois o olfato fica insensvel ao seu cheiro depois de exposio prolongada. As concentraes mais baixas provocam irritao das mucosas, dor de cabea, enjoo e fadiga. Chumbo: O envenenamento agudo pelo chumbo pode provocar anorexia, vmitos, mal-estar, convulses e injria permanente no crebro. Os casos crnicos evidenciam-se pela perda de peso, fraqueza e anemia.

Segurana no laboratrio de qumica


Alguns venenos usuais e os sintomas que induzem Mercrio: Perigoso por ser razoavelmente voltil (presso de vapor de 0,002 mmHg a 25C) e facilmente assimilveis pelas vias respiratrias, pela pele e pelo tubo digestivo. O envenenamento agudo pelo metal, ou seus sais, provoca ferimentos na pele e nas mucosas, nusea aguda, vmitos, dores abdominais, diarreia sanguinolenta, leses nos rins e morte num lapso de dez dias. O envenenamento crnico provoca inflamao da mucosa bucal e das gengivas, salivao abundante, queda dos dentes, leses nos rins tremores musculares, espasmos, depresso e brutas alteraes de personalidade, irritabilidade e nervosismo. Antdoto: dimercaprol (BAL: Britsh anti-lewisite). lcool metlico: Tem um efeito especifico de degenerao do nervo ptico que pode provocar leso permanente e cegueira, mesmo quando a quantidade assimilada tiver sido pequena. Fenilhidrazina: Provoca a hemlise dos eritrcitos. Piretrina: Encontrado em certos inseticidas. Provoca hiperexcitabilidade, descoordenao e paralisia dos msculos e das aes respiratrias. Nitrato de prata: O contato com a pele ou com as mucosas pode ser custico e irritante. A ingesto pode causar severa gastroenterite e at a morte.

Segurana no laboratrio de qumica


NO PROVOQUE VMITO...
Administre leite ou gua; 1 a 2 xcaras no caso de crianas de 1 a 5 anos, e at 1 litro para maiores de 5 anos. cidos fortes Fluidos de lavagem a seco Amnia Gasolina Benzeno Hipoclorito de sdio (gua sanitria) Cal (xido de clcio) Nafta (ter de petrleo) Carbonato de Sdio leo de pinho Creosoto (creolina, fenis) Querosene Desinfetantes fenlicos Soda (hidrxido de sdio) Detergentes Soda para lavagem (barrilha) Estriquinina Thiner e removedores de tintas

Segurana no laboratrio de qumica


PROVOQUE VMITO lcool (etlico, isoproplico, desnaturado, metlico) Brax Cnfora Formaldedo Repelente de insetos.

Segurana no laboratrio de qumica


PROCEDIMENTOS DE SEGURANA: 1. Trabalhar com ateno. 2. Conservar a ordem e limpeza de laboratrio. 3. Fazer o relatrio de cada aula prtica. 4. No utilizar o laboratrio na ausncia do professor. 5. No aquecer solventes inflamveis com chama ou prximo de uma. No caso de refluxo ou destilao usar disco ou manta eltrica. 6. Ao acender o bico de Bunsen, conserv-lo a uma distncia conveniente. Nunca deix-lo aceso se no estiver sendo usado. 7. No aquecer um sistema fechado. 8. Ao submeter um lquido a ebulio durante um certo perodo de tempo, em recipiente aberto, utilizar sempre pedras de ebulio, o que evitar derramamento do lquido e possveis queimaduras.

Segurana no laboratrio de qumica


PROCEDIMENTOS DE SEGURANA: 9. Ao misturar ou aquecer substancias, conservar o rosto o mais distante possvel das mesmas. Se a operao for feita em tubo de ensaio, no dirigir a abertura do mesmo para outras pessoas presentes no laboratrio. 10. Na armao de uma aparelhagem use sempre suportes, garras, aros, trips e blocos de madeira. Evite arrumaes instveis. 11. Nunca aspirar nem provar substncias desconhecidas. Tambm no mistur-las sem ordem do professor. 12. Substncias que desprendam vapores irritantes ou venenosos, devem ser manipuladas na capela.

Vidrarias
01. Suporte universal: utilizado para sustentar peas.
02. Trip de ferro: para fazer aquecimento e sustentar a tela metlica com amianto. 03. Bico de Bunsen: queimador de gs utilizado como fonte de aquecimento no laboratrio.

Vidrarias
04. Argola metlica: para sustentar funil na filtrao.
05. Tringulo: suporte para cadinho de porcelana quando utilizado diretamente na chama.

06. Bequer: serve para dissolver substncias, aquecer lquidos, etc.

Vidrarias
07. Erlenmeyer: serve para aquecer lquidos, em titulaes e reaes qumicas.
08. Kitasato: serve para fazer filtrao a vcuo e nas reaes de obteno de gases. 09. Funil de separao, funil de bromo ou funil de decantao: serve pra separar lquido no-miscveis

Vidrarias
10. Funil de vidro: utilizado na filtrao para a reteno de partculas slidas de sistemas heterogneos.
11. Funil de Buchner: utilizado em filtrao a vcuo. 12. Proveta: utilizada para medir e transferir lquidos.

Vidrarias
13. Balo de destilao sem haste lateral: serve para abrigar solues que sero submetidas ao processo de destilao.
14. Bureta: usada no processo de titulao. 15. Condensador de bolas: serve para condensar os vapores do lquido no processo de destilao.

Vidrarias
16. Pipeta: serve para transferir pequenos volumes de lquidos. 17. Vareta de vidro, basto ou baqueta: serve para agitar e facilitar a dissoluo de substncias.
18. Tubo de ensaio: serve para efetuar testes de reaes.

Vidrarias
19. Pina de ferro: serve para prender objetos aquecidos.
20. Balana: serve para pesar quantidades definidas de reagentes. 21. Almofariz e pistilo: servem para triturar e pulverizar slidos.

Vidrarias
22. Cpsula de porcelana: serve para cristalizar minerais presentes numa soluo pelo processo de evaporao rpida. 23. Tela metlica com amianto: serve para sustentar peas de vidro quando aquecidos e a funo do amianto a de distribuir o calor recebido, de maneira uniforme, sem danificar a vidraroa. 24. Trompa d'gua: serve para provocar a suco do ar e produzir vcuo, durante o processo de filtrao. 25. Vidro de relgio: serve para evaporar lentamento, lquidos das solues.

Potrebbero piacerti anche