Sei sulla pagina 1di 15

ARQUITETURA DE DATA WAREHOUSE

ROBRIO JUNIOR MARCOS VINICIUS THYAGO FERREIRA

PORQUE DO DATA WAREHOUSE

A competitividade da economia atual e a busca sistemtica por vantagens e espao no mercado tem levado uma crescente preocupao para suporte de tomadas de decises devido ao grande volume de dados. Nesse momento o Data Warehouse demonstra ser uma ferramenta eficiente de gerenciamento e organizao de dados para tomada de decises.

O QUE ?

uma coleo de dados, organizados por assunto, integrados, no-volteis, histricos, cujo propsito fornecer suporte tomada de deciso nas organizaes.

DATA WAREHOUSE

TIPOS

Orientado a Assunto
aquele tipo de Data warehouse que est sempre voltado ao principal assunto da empresa.

Integrado
Todos os dados dentro do data warehouse so integrados, sempre, sem nenhuma excesso.

No Voltil
Quando os dados so sempre inseridos, nunca excludos.

Variante no Tempo quando o data warehouse possibilita a anlise de grandes volumes de dados coletados de sistemas transcionais (OLTP).

OBJETIVOS DA UTLIZAO DO DATAMINING


Explicativo Explicar algum acontecimento ou medida observada Confirmativo Confirmar uma hiptese. Uma companhia de seguros, por exemplo, pode querer examinar os registos dos seus clientes para determinar se famlias de duas rendas tem mais probabilidade de adquirir um plano de sade do que famlias de uma renda Exploratrio Analisar os dados procurando novos relacionamentos e no previstos. Uma companhia de cartes de crdito pode analisar seus registos histricos para determinar que factores esto associados a pessoas que representam risco para crditos.

Ganhos obtidos com a instalao do sistema DW


A informao o bem mais valioso para uma empresa Decises precisam ser tomadas rapidamente e corretamente, usando todo dado disponivel Profissionais capacitados na tecnologia Tempo Estrategias de competio diferencial positivo em relao a concorrencia. Analise do perfil do mercado

FUNOES

REPRESENTAO DOS PAPIS DO CLIENTE NO MODELO DIMENSIONAL

MODELO DIMENSIONAL DOS PAPES DOS CLIENTES

A IMPORTNCIA DO DATA WAREHOUSE

Os sistemas de informao disponveis foram concebidos e implantados para atender ao nvel operacional, agilizar procedimentos administrativos das organizaes, sendo mantidos por reas estanques e independentes. Verifica-se que, atualmente, a maioria dos usurios conhece e delimita suas necessidades de informao graas aprendizagem adquirida nas trs ltimas dcadas de relao com os centros de processamento de dados.

ARMAZENAMENTO
Um Data Warehouse pode armazenar grandes quantidades de informao, s vezes divididas em unidades lgicas menores que so chamadas de Data Marts. O esquema de dados mais utilizado o Star Schema (Esquema Estrela), tambm conhecido como Modelagem Multidimensional. Geralmente, o Data Warehouse no armazena informaes sobre os processos correntes de uma nica atividade de negcio, mas sim cruzamentos e consolidaes de vrias unidades de negcios de uma empresa.

MODELAGEM

Os sistemas de base de dados tradicionais utilizam a normalizao, no formato de 6 dados para garantir consistncia dos dados e uma minimizao do espao de armazenamento necessrio. Entretanto, frequentemente as transaes e consultas em bases de dados normalizadas so lentas. Um Data Warehouse utiliza dados em formato mais de-normalizados. Isto aumenta a performance das consultas e, como benefcio adicional, o processo torna-se mais intuitivo para os utilizadores comuns.

FERRAMENTAS

A Oracle disponibiliza uma ferramenta ETL (Extrao, transformao e carregamento) de todas as informaes armazenadas pelas empresas.
Esta apresenta beneficios como o lanamento de recursos administrativos, de garantia de qualidade e integrao. Trata-se d e uma ferramenta simples parar criar, implementar e gerenciar rapidamente projetos de integrao de dados e sistemas de BI (Business Inteligence) O nome desta feramenta : ORACLE WAREHOUSE BUILDER DIPONIVEIS NAS VERSES: ENTERPRISE EDITION STANDARD EDITION STANDARD EDITION ONE

FIM

Potrebbero piacerti anche