Sei sulla pagina 1di 33

AVALIAO NA EDUCAO INFANTIL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO AFOGADOS DA INGAZEIRA/2012 Encontro Reflexivo

OBJETIVO
Discutir sobre os aspectos do processo vivido pelas crianas que so relevantes para serem acompanhados e registrados pelo professor e que traro tanto criana quanto ao prprio professor, subsdios para seguir em frente e avanar no processo educativo.

AVALIAO DA APRENDIZAGEM
Sua funo acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo educativo como um todo.

AVALIAO NA EDUCAO INFANTIL

nfase da Educao infantil o processo e no o produto final: isto , devemos descrever os processos pelos quais as crianas passam, vivenciam, experimentam, conversam, ao invs de darmos maior importncia a um produto final

Na Educao Infantil, a avaliao precisa ser entendida como:

O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

preciso que o professore direcione o seu olhar, para

contribuir na organizao de objetivos e critrios que auxiliem


a sua observao (olhar atento), na coleta de dados (como registrar) e na construo de um documento mais significativo

(o que registrar) que represente este processo educativo.


Espera-se que neste registro apaream vivncias sobre as aprendizagens e o desenvolvimento da criana.

Conceituada por HADJI, 2001 como:

AVALIAO FORMATIVA
A avaliao formativa implica por parte do professor, flexibilidade e vontade de adaptao, de ajuste. Este sem dvida

um dos nicos indicativos capazes de fazer com que se reconhea


de fora uma avaliao formativa: o aumento da variabilidade didtica. Uma avaliao que no seguida por uma modificao das prticas do professor tem poucas chances de ser formativa! Por outro lado, compreende-se por que, que se diz freqentemente que avaliao formativa , antes, contnua. HADJI, 2001

POR QU ACOMPANHAMENTO?

Para que uma avaliao acontea de forma coerente, que atenda as necessidades tanto das crianas quanto do professor, preciso uma disponibilidade e aproximidade dos envolvidos.

A avaliao deve ser entendida como elemento indissocivel do processo educativo, possibilitando, ao professor, definir critrios para planejar e replanejar as suas atividades.

A avaliao precisa ser realizada de forma sistemtica e


contnua, visando melhoria da ao diria educativa.

Ao acompanhar, observar e registrar a ao da criana, ele rene


dados significativos do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criana e (re)significa a sua prtica docente.

AVALIAO NA EDUCAO INFANTIL ...


Priorizar o acompanhamento estreito do professor s aes das crianas. Neste caminho a ser seguido, o professor pode certificar, interagir e prospectar como aponta HADJI (2001) a cada momento deste processo, interagindo e intervindo quando necessrio.

ACOMPANHAMENTO OBSERVAO REGISTRO

1.ACOMPANHAMENTO
Avaliar estar perto, disponvel, acessvel.
DEMO,2006

ACOMPANHAMENTO
Durante a observao diria, enquanto as crianas realizam as atividades, o

professor encoraja a livre expresso, criando oportunidades, permitindo-lhes conhecer

melhor os seus interesses e compreender os processos de aprendizagem.

2.OBSERVAO
OLHAR ATENTO O ato de observar contribui tanto para que o(a) professor(a) possa perceber a singularidade e a integralidade das crianas, quanto para que possa realizar propostas de trabalho de acordo com suas necessidades.

OBSERVAO - PARCERIA

professor

um

observador-participante,

interessado em registrar cuidadosamente as vrias

informaes, a fim de construir um entendimento


das crianas, que possa ser compartilhado com seus pares, outros profissionais e com os pais.

A PREOCUPAO DA EDUCAO INFANTIL PRECISA ESTAR CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANA, CONSIDERANDO QUE A
APRENDIZAGEM PELA AO UMA CONDIO NECESSRIA PARA A

REESTRUTURAO COGNITIVA E PARA O DESENVOLVIMENTO.

HOHMANN; WEIKART, 1997.

SUGESTES DE INSTRUMENTOS DE OBSERVAO

Tabelas que facilitem o registro rpido e preciso do professor; Fichas individuais para o registro de cada criana; Quadros para o registro das aes coletivas; Pranchetas penduradas em lugares estratgico;

3.REGISTRO
O professor apoia a sua prtica, registrando os processos de aprendizagem das crianas com base na qualidade das interaes estabelecidas.
HOHMANN E WEIKART, 1997

SUGESTO PARA O ROTEIRO DAS


AVALIAES DAS CRIANAS

Extrair os eventos que so representativos tanto da prtica pedaggica como do processo de desenvolvimento das crianas;
Contextualizar as aes das crianas, individualmente e coletivas; Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no CEI; Registrar a ao das crianas e das professoras no dia-a-dia das turmas e das aes do CEI ressaltando as atividades de grupo; Indicar as aes que sero desencadeadas a partir da reflexo que fizemos de cada criana e do grupo todo; Enfatizar as aprendizagens individuais;

AS FALAS DAS CRIANAS

preciso considerar nos processos avaliativos das crianas pequenas tambm aquilo que elas apontam, ou seja, preciso consider-las tambm como sujeitos do processo e, conseqentemente, como atores competentes para reorientar a prtica de sua avaliao. As reaes das crianas, suas contribuies, participaes, falas, concluses, sugestes e socializaes precisam ser descritas e salientadas compartilhando com os pais e equipe. As falas das crianas ilustram e confirmam as suas aprendizagens no CEI.

*DOCUMENTO FINAL
PARECER; AVALIAO; DIAGNSTICO; RELATRIO;

DOCUMENTO FINAL
Geralmente estes documentos so feitos pensando somente nos pais, mas eles servem para orientar toda a equipe pedaggica e principalmente orientar as aes dos professores com relao ao planejamento dirio, e a mdio e longo prazo. Por isso, quando escrevemos essa avaliao, temos que manter em mente que vrias pessoas podero ler e que servir a vrios propsitos.

EXERCCIO
FAA DE CONTA QUE VOC UMA ME OU UM PAI E EST RECEBENDO A AVALIAO DE SEU FILHO(A).

Avaliao 1Trimestre
Neste perodo muitas foram as atividades e vivncias que experimentei e senti no espao em diferentes momentos do CEI juntamente com minhas professoras. Brinquei com os movimentos do corpo, ouvi msicas, tambm, j consigo expressar minhas vontades, apesar de chorar para conseguir o que quero(...) J brinquei com bolas, bales e bolinha de sabo, todos esto sempre preocupados com meu desenvolvimento e aprendizagens significativas das coisas. Tudo no CEI pensado para mim, preocupam-se com o meu bem estar tambm, pois me mantm sempre limpinha e bem alimentada. Por isso, vocs podem confiar em mim, pois neste lugar tenho o melhor atendimento possvel. Sobre minhas caractersticas posso dizer que a cada dia creso e me torno diferente, pois aprendo coisas novas e sei que isso os orgulha. (...) assim sou eu a Maria.

AVALIAO 1 TRIMESTRE:
No grupo A, Maria comea uma nova histria. Ela compartilha diariamente, descobertas, vivncias, aprendizagens com: Joo, Arthur, Gabriel, Fbia, Elisa, Luana, Ana,, a estagiria ... e a professora .... No perodo de adaptao Maria, pedia algumas vezes a presena dos pais, mas com o meu apoio, logo foi se envolvendo com o grupo, demonstrando maior segurana. A minha inteno promover o bem estar das crianas, atravs de momentos significativos, que respeitem o interesse de cada uma, relacionados aos objetivos propostos.(...) Conhea a rotina do grupo A: Acolhida (13h30min.) Recebo as crianas, convidando-as para uma brincadeira e enquanto aguardamos a chegada das demais crianas para iniciarmos a tarde. Maria prefere brincar na rea da casa neste tempo, convidando outras crianas para formar uma famlia e criar histrias interessantes para as suas brincadeiras. Gabi, voc quer casar com uma princesa? muito legal o pirata casar com a princesa. (Fala Maria vestida de princesa para Gabriel que est vestido de pirata).Este ano iremos realizar muitas atividades que envolvam o faz-de-conta atravs da literatura infantil que ser explorada com as crianas.

ELABORAO DO DOCUMENTO FINAL


A

INTRODUO serve para apresentar as caractersticas da criana e ela no grupo e o grupo em relao a ela! Falem de seu trabalho enquanto professor que se preocupa com o bem estar de todos, com a aprendizagem significativa, que recebe as crianas e tudo que elas trazem em suas vivncias e experincias.

O grupo quem , como so, qual a rotina deles, atividades preferidas, caracterstica(s) do grupo;

A criana no grupo como ela se situa no coletivo como se destaca e/ou como se coloca nele; como reage frente as atividades coletivas; As caractersticas da criana como ela ;

A criana e as atividades suas preferncias, suas reaes, suas contribuies,

A dinmica da criana em sala ela e a rotina ela reclama, adere, participa do que? Seu temperamento e escolhas;

Suas relaes com os outros - nfase na parte afetiva seus relacionamentos fazendo uma ligao com suas caractersticas pessoais; Desempenho no dia-a-dia nas atividades como ela se envolve nas atividades, seu progresso, seu envolvimento com as atividades e pessoas; Curiosidades dos comportamentos das crianas que ilustram seu desenvolvimento suas falas, gracinhas, surpresas, insights, contribuies, perguntas, observaes, etc.

Planos para futuro prximo o que voc pensa que a criana precisa para continuar se desenvolvendo de maneira progressiva e positiva, o que em particular voc planejaria para ela. Revele o seu olhar particular para ela e suas projees.

As OBSERVAES FINAIS servem para indicar como o professor ir continuar o trabalho com a criana em questo, RESSALTANDO A

PREOCUPAO INDIVIDUAL, MAS INTEGRANDO-

A NO GRUPO!

DICA: Fale do grupo tambm, das suas intenes para o grupo, para o planejamento e recursos que usar.

LEMBRE-SE...
Abordando

todos estes itens, o professor


tanto das reas do

estar

falando

desenvolvimento infantil, como das reas do currculo, trazendo a tona os quatro focos principais da Educao Infantil criana,

professor,
relaes.

currculo/planejamento

as

IMPORTANTE!

O professor deve escrever como se estivesse


escrevendo para algum que no conhece as crianas e, portanto vo revelar as dificuldades com

moderao.

Neste documento o lugar do professor falar na sua prpria voz revelando suas observaes, planejamentos, reflexes e planos futuros. A voz da criana ser para exemplificar aquilo que vocs esto falando sobre elas!

TEMAS DELICADOS

Tente no colocar panos quentes nos fatos mas sem ocultar a

verdade

lidando

com

problema/questo

de

forma

profissional; revelar as possibilidades, conquistas, falas, pensamentos da criana de maneira realista, etc.

Prepare-se para falar das dificuldades de maneira profissional e ponderada, isto , apontando as partes positivas e aquelas que merecem ateno.

SUGESTES
PARA TEMAS DELICADOS
1.
No perodo de adaptao, Maria sentiu-se um pouco insegura, pedindo a presena da me, chorando bastante. Estes momentos ainda acontecem,

porm a posio firme de sua me e a minha acolhida, auxiliam a Maria a


ficar e a participar das brincadeiras deste primeiro momento.

2.

Tempo de grande grupo - um momento de grande desafio para esta

faixa etria, pois aqui as crianas precisam conviver com a espera, a


partilha, o ouvir, o falar, respeitando o ritmo de cada um. Gabriel gosta do trabalho coletivo, no incio do ano chateava-se muito quando no era ouvido, agora j consegue se posicionar, pedindo que o escutem, mesmo que s vezes tenha que aumentar seu tom de voz. Algumas vezes ele se irrita com a espera gritando e desistindo de participar.

OBSERVAES FINAIS
TRECHO: (...) Tenho elaborado aes que despertem na Maria maiores desafios quanto alimentao, expresso de

escolhas,

coordenao

motora

ampla,

linguagem,

cuidados com o corpo, para assim, vivenciar situaes de aprendizagem ativa por meio de um ambiente rico em

interaes, onde amplie seu contato com outras crianas,


adultos e objetos, percebendo as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar.

Para a avaliao torna-se

verdadeiramente til em uma situao


pedaggica, deve ser informativa (comunicativa), mostrar caminhos, auxiliando tanto a criana quanto o professor, permitindo guiar e otimizar as

aprendizagens em andamento.
HADJI, 2001.

PREFEITURA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PERNAMBUCO BRASIL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

Potrebbero piacerti anche