Sei sulla pagina 1di 29

Prof Cleidson Venturine

Espelho esfrico
uma superfcie esfrica (calota) onde uma de suas

superfcies refletora.

Espelho Cncavo
A superfcie refletora interna.

Espelho Convexo
A superfcie refletora externa.

Representao Geomtrica

Elementos do espelho esfrico


C = Centro de curvatura R = Raio de curvatura V = Vrtice

Condies de nitidez de Gauss


Para que uma imagem possa ser formada com nitidez,

a abertura do espelho no deve ser muito grande e os raios devem incidir com pequena inclinao em relao ao eixo principal. So esses os fenmenos que iremos estuda neste captulo.

Focos de um espelho de Gauss


O foco principal dos espelhos esfricos de Gauss

fica situado entre o centro de curvatura e o vrtice do espelho, exatamente no ponto mdio entre eles.

A distncia entre o foco e o vrtice chamada distncia focal.

Raios Notveis
Um raio de luz que incide no espelho cncavo

paralelamente ao eixo principal reflete passando efetivamente pelo foco do espelho. Isso significa que o foco real.

Raios Notveis
Se o raio de luz incidir num espelho convexo,

paralelamente ao eixo principal, o prolongamento do raio refletido passa pelo foco principal F. Isso significa que o foco virtual.

Raios Notveis
Todo raio de luz que incide no vrtice de um espelho

esfrico, reflete simetricamente em relao ao eixo principal.

Determinao grfica de imagens

Determinao grfica de imagens

Determinao grfica de imagens

Determinao grfica de imagens

O que voc deve saber


Somente imagens reais podem ser projetadas em telas,

fotografadas, filmadas , etc.


Toda imagem virtual direita e est localizada atrs do

espelho.
Toda imagem real invertida. A imagem formada por espelho esfrico convexo, para

qualquer posio do objeto, sempre virtual, direita, menor e est localizada atrs do espelho e entre V e F.

O que voc deve saber


Os espelhos convexos so empregados como retrovisores

em veculos, cabines de segurana, elevadores, etc. Sua vantagem sobre o espelho plano, nesse particular, ter maior campo visual. Tm, entretanto, o inconveniente de no darem noo de distncia porque diminuem o tamanho do objeto.
Os espelhos cncavos, quando o objeto est entre o foco e o

espelho, so utilizados quando se deseja obter uma imagem direita e ampliada do objeto como nos espelhos de dentistas, de barbear, toalete, espelho de otorrinolaringologia, etc.

O que voc deve saber


Nos projetores utilizam-se espelhos cncavos esfricos. O

filamento da lmpada colocado no centro de curvatura do espelho, formando-se na mesma posio uma imagem real do filamento embaixo da do objeto.; com isso, duplica-se a potencia de iluminao propiciada pelo projetor.
Quando espelhos cncavos recebem raios solares que

chegam paralelos devido enorme distncia do Sol, o feixe, depois de refletido, se concentra no foco onde, por exemplo, podemos acender um cigarro.

Frmulas dos espelhos esfricos

F = distncia focal

Espelho cncavo: F > 0 Espelho convexo: F < 0 Imagem real: p > 0 Imagem virtual: p < 0 Imagem direita: i > 0 e A > 0 Imagem invertida: i < 0 e A < 0

P = distncia do objeto ao espelho


P = distncia da imagem ao espelho A = aumento linear transversal i = altura da imagem o = altura do objeto

Exemplo 1
(UFABC-SP) A escultura mostrada na figura encontra-se exibida no ptio do Museu Metropolitano de Arte de Tquio. Trata-se de uma esfera metlica com um grande poder reflexivo, e nela v-se a imagem de uma construo.

Com relao a essa imagem, pode-se afirmar que : a) real e se forma na superfcie da esfera. b) real e se forma atrs da superfcie espelhada da esfera. c) virtual e se forma na superfcie da esfera. d) virtual e se forma atrs da superfcie espelhada da esfera. e) virtual e se forma na frente da superfcie espelhada da esfera.

Exemplo 2
(UFPR-PR) Me e filha visitam a "Casa dos Espelhos" de um parque de diverses. Ambas se aproximam de um grande espelho esfrico cncavo. O espelho est fixo no piso de tal forma que o ponto focal F e o centro de curvatura C do espelho ficam rigorosamente no nvel do cho. A criana pra em p entre o ponto focal do espelho e o vrtice do mesmo. A me pergunta filha como ela est se vendo e ela responde:
a) "Estou me vendo maior e em p. b) "No estou vendo imagem alguma.

c) "Estou me vendo menor e de cabea para baixo.


d) "Estou me vendo do mesmo tamanho. e) "Estou me vendo em p e menor."

Exemplo 3
(PUC) Em um farol de automvel tem-se um refletor constitudo por um espelho esfrico e um filamento de pequenas dimenses que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho :
a) cncavo e o filamento est no centro do espelho;

b) cncavo e o filamento est no foco do espelho;


c) convexo e o filamento est no centro do espelho; d) convexo e o filamento est no foco do espelho;

e) convexo e o filamento est no ponto mdio entre o

foco e o centro do espelho.

Exemplo 4
(UFPR) A figura abaixo representa um espelho cncavo e, sobre seu eixo principal temos seu foco (F), seu centro de curvatura (C) e um objeto extenso PQ disposto conforme o indicado. Traando os raios de luz convenientes, esboce a imagem PQ de PQ.

Exemplo 5
(PUC-MG) Na figura abaixo o e i representam, respectivamente, o objeto e a imagem de um corpo extenso apoiados sobre o eixo principal (ep) de um espelho esfrico.

a) O espelho cncavo ou convexo? Justifique b) Localize o espelho, o foco e o centro de curvatura. c) Trace dois raios notveis que determinam a imagem,

identificando-os.

Exemplo 6
(UNIFESP-SP) Suponha que voc estagirio de uma estao de televiso e deve providenciar um espelho que amplie a imagem do rosto dos artistas para que eles prprios possam retocar a maquilagem. O toucador limita a aproximao do rosto do artista ao espelho a, no mximo, 15 cm. Dos espelhos a seguir, o nico indicado para essa finalidade seria um espelho esfrico:
a) b) c) d) e)

cncavo, de raio de curvatura 5,0 cm. convexo, de raio de curvatura 10 cm. convexo, de raio de curvatura 15 cm. convexo, de raio de curvatura 20 cm. cncavo, de raio de curvatura 40 cm.

Exemplo 7
(UNIFESP-SP) Considere as situaes seguintes. I. Voc v a imagem ampliada do seu rosto, conjugada por um espelho esfrico. II. Um motorista v a imagem reduzida de um carro atrs do seu, conjugada pelo espelho retrovisor direito. III. Uma aluna projeta, por meio de uma lente, a imagem do lustre do teto da sala de aula sobre o tampo da sua carteira. A respeito dessas imagens, em relao aos dispositivos pticos referidos, pode-se afirmar que:
a) b) c) d) e)

as trs so virtuais. I e II so virtuais; III real. I virtual; II e III so reais. I real; II e III so virtuais. as trs so reais.

Exemplo 8
(FUVEST-SP) A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho cncavo com distncia focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, real, invertida e tem 3 cm de altura.
a) Determine a posio do objeto.

b) Determine o tamanho do objeto.

Exemplo 9
(PUC-SP) O espelho esfrico convexo de um retrovisor de automvel tem raio de curvatura de 80 cm. Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas condies, a distncia do objeto ao espelho, em metros, de:
a) 1,9
b) 3,8 c) 7,6

d) 9,5
e) 12

Exemplo 10
(ITA-SP) Um objeto linear de altura h est assentado perpendicularmente no eixo principal de um espelho esfrico, a 15 cm de seu vrtice. A imagem produzida direita e tem altura de h/5. Este espelho :
a) cncavo, de raio 15 cm.

b) cncavo, de raio 7,5 cm.


c) convexo, de raio 7,5 cm. d) convexo, de raio 15 cm.

e) convexo, de raio 10 cm.

Potrebbero piacerti anche