Sei sulla pagina 1di 33

A EVOLUO DA CINCIA PSICOLGICA

Prof. MSc Sandro Rodrigo Steffens Psicologia Jurdica Direito

O que Psicologia?

Psicologia a cincia que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Estuda o que motiva o comportamento humano o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensao, emoo, percepo, aprendizagem, inteligncia...

PSICOLOGIA E HISTRIA

A histria da Psicologia tem por volta de 2000 mil anos, refere-se Psicologia do Ocidente, que comea entre os Gregos, no perodo Cristo.

A histria da sua construo est ligada em cada momento histrico:

Com as exigncias de conhecimento da humanidade; s demais reas de conhecimento; Aos novos desafios colocados pela realidade econmica e social; Pela insacivel necessidade do homem compreender a si mesmo.

FILSOFOS GREGOS
Sistematizam uma Psicologia: Psych alma, Logos estudo = Psicologia = ESTUDO DA ALMA A alma ou esprito era a parte imaterial do ser humano tais como: o sentimento, o pensamento, o amor, o dio, o desejo, a irracionalidade, a sensao e a percepo. Os filsofos pr-socrticos preocupavam-se em definir a relao do homem com o mundo atravs da PERCEPO.

FILSOFOS GREGOS

SOCRTES (469399 a.C.) o que separa os homens dos animais? A razo permitiria o homem se sobrepe aos instintos, abre caminho para os estudos da conscincia.

FILSOFOS GREGOS
PLATO (427347 a.C) Definiu um lugar para a razo no corpo humano, este lugar seria a cabea onde ficaria a alma do ser humano. A medula seria o elemento de ligao da alma com o corpo. Alma era concebida como separada do corpo. A morte s mata o corpo, mas no a alma, a qual pode habitar outro corpo.

FILSOFOS GREGOS

ARISTTELES (384-322 a.C.) a Alma e Corpo no podem ser dissociados. A Psyqu seria o princpio ativo da vida, tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui sua Psyqu ou alma. Vegetais teriam alma vegetativa se define pela funo de alimentao e reproduo; Animais teriam alma vegetativa e sensitiva funo de percepo e movimento; Homens teriam alma vegetativa e sensitiva e tambm a racional funo pensante;

FILSOFOS GREGOS
Aristteles estudou as diferenas entre a razo, a percepo e as sensaes. Lanou o primeiro tratado em Psicologia intitulado DA ANIMA. A lgica como forma de conhecimento Todos os homens so mortais. Scrates homem. Logo, Scrates mortal.

Diferenas entre Plato e Aristteles

PLATO ALMA IMORTAL (pois era concebida como separada do corpo). ARISTTELES Mortalidade da alma, pois esta pertence ao corpo.

A PSICOLOGIA NO IMPRIO ROMANO E NA IDADE MDIA

Surge o Imprio Romano as vsperas da era crist, dominaram a Grcia, parte da Europa e do Oriente Mdio. CRISTIANISMO Fora religiosa e poltica dominante, a psicologia est extremamente relacionada ao conhecimento religioso.

1. SANTO AGOSTINHO (354 430) inspirado em Plato diz que:


A ALMA IMORTAL POR SER O ELEMENTO QUE LIGA O HOMEM A DEUS. A alma no era somente a sede da razo, mas a prova de uma manifestao divina no homem. A alma a sede do pensamento, portanto, a Igreja passa a se preocupar tambm com sua compreenso. A alma no era somente a sede da razo, mas a prova de uma manifestao divina no homem. Era uma filosofia crist que postulava a combinao entre f e razo. Entendimento busca da f.

2. SO THOMS DE AQUINO (1225 1274)


Chamado de Doutor Anglico pelo Papa Pio V, procurou estabelecer uma coexistncia harmoniosa entre f e razo. A Igreja est em crise, surge o protestantismo, surge a preparao para o transio para o capitalismo. A sociedade em geral comea a questionar a Igreja e seus conhecimentos. Thomas de Aquino faz uso das idias de Aristteles o qual diz que o homem na sua essncia busca a perfeio por meio da existncia. Porm, Aquino introduz um ponto de vista religioso dizendo que : somente Deus seria capaz de reunir a essncia e a existncia, em termos de igualdade, portanto, a busca da perfeio seria a busca de Deus.

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO (1400)


Mercantilismo, descobertas de novas terras, naes enriquecem (Frana, Espanha, Itlia, Inglaterra) Surge uma nova forma de organizao social e valorizao do homem; Leonardo Da Vinci, Sandro Botticelli, Michelangelo, Maquiavel. As cincias tambm avanam: Coprnico mostra que a terra no o centro do universo em 1543.

Nicols Coprnico

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO (1400)

Em 1610 Galilei estuda a queda dos corpos isto propicia o avano na sistematizao do conhecimento e o estabelecimento de mtodos e regras bsicas para a construo do conhecimento cientfico.

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO (1400)

Neste perodo Ren Descartes fundador da filosofia moderna. Foi tanto um matemtico quanto um filsofo, apreciava de sobremaneira a importncia dos novos mtodos e descobertas. Sua famosa declarao Penso logo existo, conhecido como cogito a prova significativa de sua prpria existncia como ser pensante e o ponto de partida de sua pesquisa para obter a certeza.

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO (1400)

Postula a separao entre Mente (alma, esprito) e Corpo, sendo que o homem possui uma substncia material e outra pensante, logo o corpo sem esprito apenas uma mquina. Corpo deixa se ser sagrado e passa a ser estudado. Surge o desenvolvimento da anatomia e da fisiologia.

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTFICA (Sculo XIX)

O capitalismo se desenvolve rapidamente e exige respostas e solues prticas no campo da tcnica. A cincia se desenvolve rapidamente com estes incentivos, servindo de base para esta nova ordem social e econmica chamada capitalismo;

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTFICA (Sculo XIX)

Darwin enterra o antropocentrismo com sua tese evolucionista; A cincia passa a ser o referencial de verdade;

O que no era mensurvel no era passvel de estudos cientficos

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTFICA (Sculo XIX)

A psicologia antes rea da filosofia passa a ser estudada pelos anatomistas, fisiologistas e neurofisiologistas; Surgem teorias sobre o sistema nervoso central que demonstram que o pensamento, as percepes e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema. Para se conhecer o homem necessrio conhecer sua mquina de pensar, seu crebro. Neuroanatomia descobre que a atividade motora nem sempre est ligada conscincia (reflexo). Doena mental influncia de diversos fatores sobre as clulas cerebrais.

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTFICA (Sculo XIX)

Resumindo: o que diferencia a Psicologia Moderna da Filosofia so as abordagens e as tcnicas usadas, ou seja, a intuio e a generalizao da filosofia cede lugar para a observao e experimentao controlada (1875). Assim a Psicologia consegue ter um campo de estudo prprio e cientfico, adquirindo uma identidade diferente de suas razes filosficas. Portanto, a Psicologia Moderna, surge quando adota o mtodo cientfico como recurso para resolver os problemas da psicologia.

Wilhelm Wundt

1879 Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratrio de Psicologia na Alemanha. Faz experimentos na rea da psicofisiologia e desenvolve o paralelismo psicofsico onde fenmenos mentais correspondem a fenmenos orgnicos. Cria o mtodo chamado de instrospeccionismo.

A PSICOLOGIA MODERNA

O status de cincia obtido na medida em que se liberta da Filosofia, atraindo novos estudiosos e pesquisadores que passam a:

Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psquica, a conscincia); Delimitar seu campo de estudo, diferenciando- o de outras reas de conhecimento, como Filosofia e a Fisiologia; Formular mtodos de estudo deste objeto; Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na rea.

A PSICOLOGIA MODERNA

Os conhecimento produzidos devem:


Obedecer critrios e mtodos cientficos; Buscar a neutralidade do conhecimento cientfico; Os dados devem ser passveis de comprovao; O conhecimento deve ser cumulativo;

AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA

O Funcionalismo, de William James (1842-1910) O Estruturalismo, de Edward Titchener (1867-1927); O Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949);

AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA


O FUNCIONALISMO (Prag. EUA, seja til e propicie alguma espcie de xito ou satisfao. Importa responder o que fazem os homens" e "por que o fazem", ou seja, o psiclogo estudar o para que serve e como se efetua os processos no crebro. Se preocupam com o estudo das funes mentais, em detrimento de sua morfologia e estrutura Para responder a isto, W. James elege a conscincia como o centro de suas preocupaes e busca a compreenso de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE PSICOLOGIA


O ESTRUTURALISMO

Estes psiclogos esto mais preocupados em estudar os dados mais elementares da conscincia, ou seja, as caractersticas principais e especficas dos processos de conscincia.

O ASSOCIACIONISMO

Formulam a primeira teoria de aprendizagem na Psicologia; Defendiam que a aprendizagem acontece por meio por um processo de associao das idias das mais simples s mais complexas. Thorndike formulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. Comportamentos recompensados se repetem/ comportamentos castigados tender a no acontecer.

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SCULO XX

1. O Behaviorismo Watson Estados Unidos, tornou-se importante por ter definido o fato psicolgico, de modo concreto, a partir da noo de comportamento (behavior).

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SCULO XX 2. A Gestalt, que tem seu bero na Europa, surge como uma negao da fragmentao das aes e processos humanos, realizada pelas tendncias da Psicologia cientfica do sculo XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. .

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SCULO XX

3. A Psicanlise, que nasce com Freud, na ustria, a partir da prtica mdica, recupera para a Psicologia a importncia "da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradio da Psicologia como cincia da conscincia e da razo.

Bibliografia

BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introduo ao estudo da psicologia. So Paulo: Saraiva, 1995.

Potrebbero piacerti anche