Sei sulla pagina 1di 31

Carla Marisa Crdova Marcos

Relao Entre Hbitos Alimentares e Osteoporose

Projeto de Graduao orientado por: Prof. Jos Teixeira

Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Cincias da Sade do Porto, 2011

Abordar a problemtica escolhida; Fazer uma breve referncia aos objectivos e questes de investigao, bem como da finalidade do estudo; Dar a conhecer, o desenho de investigao; Dar a conhecer as principais concluses e sugestes do estudo.

- A Osteoporose (OP) patologia de evoluo silenciosa a idade um factor preponderante no seu desenvolvimento. - Os hbitos alimentares grupo de factores major (DGS, 2008); - Falta de consciencializao sobre a forma de preveno + factores de risco associados ao estilo de vida; - Notria inverso da pirmide populacional.

Motivaes Acadmicas:
Obter o grau de licenciada; Desenvolvimento de capacidades na rea de investigao em enfermagem + Aprofundar conhecimentos sobre OP; Relacionar a importncia da investigao + prtica de enfermagem; Aprofundar conhecimentos sobre o estado da arte no rastreio da OP; Reflectir sobre o tema escolhido promover uma melhoria na prestao de cuidados de enfermagem; Reflectir como a enfermagem poder actuar na preveno da OP.

Motivaes pessoais:
A osteoporose (OP) patologia de evoluo silenciosa a idade um factor preponderante no seu desenvolvimento. Os hbitos alimentares grupo de factores major (DGS, 2008); Falta de consciencializao sobre a forma de preveno + factores de risco associados ao estilo de vida; Notria inverso da pirmide populacional.

Verificar a existncia de relao entre hbitos alimentares e a preveno de Osteoporose.

Identificar os valores de rastreio de OP Identificar o Gnero maior risco de recolhidos (PASOP) em adultos de fbrica acordo com os valores de rastreio de OP de torrefaco de caf na rea do Porto? (PASOP) em indivduos adultos de fbrica de Verificar se o consumo de: Peixe ou Legumes e produtos hortcolas ou Peixe influencia os valores de rastreio de OP recolhidos, no mbito do projecto PASOP, em indivduos adultos de fbrica de torrefaco de caf na rea do Porto?
7

torrefaco de caf na rea do Porto? Identificar as estratgias a desenvolver com a populao, no sentido prevenir o diagnstico de OP?

Verificar a existncia de relao entre hbitos alimentares e a preveno de Osteoporose.

Quais os valores de rastreio de OP recolhidos (PASOP) em adultos de fbrica de Qual o Gnero maior risco de acordo com torrefaco de caf na rea do Porto? os valores de rastreio de OP (PASOP) em Ser que o consumo de: indivduos adultos de fbrica de torrefaco de Peixe ou caf na rea do Porto? Legumes e produtos hortcolas ou Quais as estratgias a desenvolver com a Peixe populao, no sentido prevenir o diagnstico influencia os valores de rastreio de OP de OP? recolhidos, no mbito do projecto PASOP, em indivduos adultos de fbrica de torrefaco de caf na rea do Porto?
9

Quantitativo Descritivo Correlacional Transversal

Metodologia - Meio
Questionrio 46 indivduos + 26 < + < 52 anos de idade.

Rastreio de OP efectuado PASOP fbrica de torrefaco de caf na rea do Porto.


11

Adultos, +, funcionrios, numa fbrica de torrefao de caf na rea do Porto.

A amostra = registos realizados a quando do rastreio da DMO. 26 <

< 52 anos de idade 15,22% + 84,78%


+

12

Foram excludos da amostra

+ < 35 anos

T0 da DMO = 30 anos de idade. Contudo a partir dos 35 anos DMO.

35 < + < 52 anos de idade 22,6% + 77,4% Mdia de idades = 43,68 anos; n = 31 = 24 + 7 37 << 52 e 36 << 46
Figura I: Grfico ilustrativo da distribuio da idade em funo do gnero

14

O estudo da relao entre os hbitos alimentares e a preveno de OP foi realizado tendo por base uma amostragem no probabilstica por convenincia.

Principio da Beneficncia Esta dissertao assenta assim nos 5 pilares ticos de qualquer investigao que envolve seres humanos.
Principio da Fidelidade; Principio da no Maleficicncia; Principio da Justia;

Principio da Veracidade.

16

Exame de rastreio quantificao da DMO atravs de DEXA + inqurito relativo a hbitos alimentares; Este rastreio foi realizado a 46 indivduos funcionrios de uma fbrica de torrefao de caf da regio do Porto.

Os dados so analisados utilizando o SPSS 19.0 com base nos resultados obtidos atravs do teste de correlao de varincias e do teste t-Student para uma amostra. Os 46 registos foram selecionados amostragem no probabilstica, por

convenincia Foi utilizado um estudo de natureza quantitativa, descritiva e correlacional para avaliar a existncia de relao entre o consumo de produtos hortcolas e leguminosas, peixe e cereais em 31 dos 46 registos.

O valor de p-value=0,000 e o nvel de significncia =0,05 rejeita-se a hiptese nula

Figura II: Grfico ilustrativo da distribuio do resultado do rastreio em funo do consumo de peixe.

19

O valor de p-value=0,000 e o nvel de significncia =0,05 rejeita-se a hiptese nula.

Figura III: Grfico ilustrativo da distribuio do resultado do rastreio em funo do consumo de Cereais.

20

O valor de p-value=0,000 e o nvel de significncia =0,05 rejeita-se a hiptese nula

Figura IV: Grfico ilustrativo da distribuio do resultado do rastreio em funo do consumo de Cereais.

21

O valor de p-value=0,000 e o nvel de significncia =0,05 rejeita-se a hiptese nula.

Figura V: Grfico ilustrativo da distribuio do resultado do rastreio em funo do gnero.

22

n(

) = 24 destes 33,33% tm j uma notria diminuio da DMO, com um TScore

-2,5<T<-1 = Osteopenia 87,5% encontra-se na faixa etria 30-49, aquela onde se verifica a maior da DMO nos indivduos do gnero masculino.

Dos 7 elementos

, 71,43% tm um T>-1, Normal. E nos restantes 28,57% o valor de

TScore corresponde a osteopenia, -2,5<T<-1. De entre estes ltimos apenas 14,28% se encontram acima dos 40 anos
23

n (total)= 31= 24 Distribudos: 35 <

+ 7

+ < 52 anos de idade + 77,4% < 52 77,4% e

37 <

36 <

< 46 22,6%

Mdia de idades = 43,68 anos;

Verifica-se que na amostra estudada no existe influncia estatisticamente

significativa entre os valores de rastreio (valores de TScore codificados) e os hbitos alimentares estudados. Seria de esperar que se verificasse a relao entre as variveis independentes e o valor de TScore.

Da anlise dos quadros podemos tambm inferir que na amostra em questo cerca

de 32,26% da populao encontra-se no nvel de osteopenia, e os restantes 67,74% tm uma DMO normal, no se observando nenhum elemento com o nvel de osteoporose.

Aps esta anlise fica claro que no se verificou a existncia de relao entre qualquer uma das variveis independentes e o valor de rastreio. Ou seja, nesta populao, no existe relao entre os hbitos alimentares estudados e os valores de TScore. No interferindo na preveno da patologia.

Torna-se assim evidente a importncia de direccionar cada vez mais os profissionais de sade para a preveno desta patologia e para a promoo da sade.

Aps dissertao, os resultados obtidos poderiam ser apresentados no mbito do projeto PASOP, de uma forma construtiva na qual seria realizado um ensino para a sade junto da populao em questo.
26

Alves N.(2006); Investigao por Inqurito;Universidade dos Aores, Departamento de Matemtica; Em Linha] Disponivel em: http://www.amendes.uac.pt/monograf /tra06investgInq.pdf. [Consultado a 11-10-2011] Araujo C., Moreira A.. 2007. Metabolismo sseo e Equilibrio Fosfocalcico. Servio de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Barr R. et alii (2010). Association between vitamin D receptor gene polymorphisms, falls, balance and muscle power: results from two independent studies (APOSS and OPUS). In: Newsletter Osteologia e Osteoporose. Volume 21, Number 3/ Maro de 2010. [Em Linha]. Disponvel em http://www.springerlink.com/content/d686446431q70161/. [Consultado a 13-10-2011]. Bone Density Scan. [Em Linha]. Disponvel em http://www.radiologyinfo.org/en/ info.cfm?pg=dexa. [Consultado a 11-12-2011]. Brando C, Santana T.G., Castro J.B.S. (2009). Assistncia de Enfermagem ao Paciente Idoso com Osteoporose. In: Netsaber Artigos. 6-10-2009. [Em Linha]. Disponvel em http://www.webartigos.com /artigos/assistencia-de-enfermagem-prestada-ao-paciente-idoso-portador-de-osteoporose/181 . [Consultada a 10-09-2011]. Cotran, R.S; Kumat, V; Collins, T.C. (2000). Robbins Patologia Estrutural e Funcional. 6 ed. Rio de Janeiro.Guanabara Koogan. Cunha S. (2005). Factores de risco de osteoporose feminina avaliao do risco segundo ORAI e realizao de DEXA. In: Revista Portuguesa de Clnica Geral. Volume 21; N.6. p.537-542. Dimentein R., Neto T. G.; (2009); Bases Fisicas e Tecnolgicas Aplicadas aos Raios-X; So Paulo; Editora Senac; 2009. Dures J. (2011). Projecto Ambulatrio de Sade Oral e Pblica PASOP. [Em Linha]. Disponvel em http://www.ufp.pt /index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=298. [Consultado a 1-102011]

Ferreira A.M. (1999). SPSS - MANUAL DE UTILIZAO. Escola Superior Agrria de Castelo Branco. Fortin M. (1996). O processo de Investigao Da concepo Realizao. Lusocincia. Gardner E.. O Esqueleto. In: Donald J. Gray, Gardner E., ORahilly R. (1978.) Anatomia: Estudo Regional do Corpo Humano - Mtodos de Dissecao. 4. Ed. Guanabara Koogan. P. 10-17. IOF calls on European citizens to stand tall and speak out for their bones. International Osteoporoses Foundation. (2008). In: International Osteoporosis Foundation. [Em Linha]. Disponivel em http://www.iofbonehealth.org/news/news-detail.html?newsID=239. Consultado a 11-09-2011. Jorge F. (2011). In: Direco-Geral da Sade; Circular Informativa N: 12/DSCS/DPCD/DSQC; Orientao Tcnica para a utilizao da absorsiometria radiolgica de dupla energia (DEXA); DATA: 01/04/08. [Em Linha]. Disponvel em http://www.dgs.pt/ upload/membro.id/ficheiros/i009644.pdf. [Consultado a 10-10-2011]. Malkin I. et alii. (2006). Age-related Changes of Bone Strength Phenotypes: Observational Follow-up Study os Hand Bone Mineral Density. In: Archives of Osteoporosis. Volume 1, Numbers 1-2, p.59-60. UFP (s/data). Manual de elaborao de Trabalhos Cientficos da Universidade Fernando Pessoa [Em Linha] Disponivel em: http://www.ufp.pt/images/stories/Aurea /Manual%20Estilo%20Elabora%C3%A7%C3%A3o%20trabalhos%20cient%C3%ADficos.pdf [Consultado a 10-7-2011]. Mello L.I; Liana Gomide. (2005). Respostas fsicas, qumicas e biomecnicas do osso de ratas ovariectomizadas submetidas a diversas ingestes de flor suplementar. In: Revista de Nutrio. vol.18 no.5 Campinas Sept./Oct. [Em Linha]. Disponvel em http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000500002. [Consultado a 13-12-2011]. Merck S. (2008). Manual Merck - Diagnstico e Tratamento. Editora Roca. p.412-414.

Montes, A. (2009). Osteoporose: efeito domin da reduo ssea. In: Sade Publica. [Em Linha]. Disponivel em: www.aporos.pt/imagens/stories/pdf/artigo_osteoporose.pdf. [Consultado a 21-10-2011] Nunes, A. (2010). Comentrio Carta ao Director Vitamina D e Clcio na preveno da osteoporose. In: Revista Portuguesa de Clnica Geral. Volume 36; N.4 de Julho/Agosto 2010. p.401 e 402. Nunes L. (2005). Etica na Investigao em Enfermagem. [Em Linha]. Disponvel em http://lnunes.no.sapo.pt/adescoberta_files/eticanainvestigacaoemenfermagem.pdf. [Consultado a 21-12-2011]. O que a Densitometria. [Em Linha]. Disponvel em http://www.imi.pt/servicos/ tipoexame/71. [Consultado a 11-12-2011]. O que a Osteoporose. [Em Linha]. Disponvel em http://www.osteoporose.com.pt. [Consultado a 10-09-2011]. Osteopenia. In: Dicionrio de termos mdicos. [Em Linha]. Disponvel em http:// www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=8048. [Consultado a 14-12-2011]. Osteoporose. In: Dicionrio de termos mdicos. [Em Linha]. Disponvel em http:// www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=4686. [Consultado a 14-12-2011]. Pocinho M. (2010). Estatistica II . Teoria e Exercicios Passo-a-Passo. Pina A. (2006). Investigao e Estatistica Definio do Desenho do estudo; [Em Linha]. In: Portal de Sade Pblica, Disponivel em http://www.saudepublica.web.pt /03-investigacao/031-epiinfoinvestiga/desenho.htm; [Consultado a 25-01-2012]. Queirs M. (2005). Doenas Reumticas Manual de Auto-Ajuda. Direco Geral de Sade. Raiz, L. Osteoporose. In: Beers, H. B. et al. (2008). Manual de Merck de Informao Mdica. Traduo em Portugus. Barcelona. Oceano. p. 412-418.
29

Rena, Reginaldo J.M. (2003). A mulher e a osteoporose: como prevenir e controlar.1. ed. So Paulo: Ltria. Robbins, S.L et alii. (2001). Fundamentos de Robbins Patologia Instrumental e Funcional. 6 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. Roshandel D. et alii. (2011). Influence of Polymorphisms in the RANKL/RANK/OPG Signaling Pathway on Volumetric Bone Mineral Density and Bone Geometry at the Forearm in Men. In: The University of Manchester The Jonh Rylands University Library. [Em Linha]. Disponivel em: https:// www.escholar.manchester.ac.uk/uk-ac-man-scw:136209. [Consultado a 19-122011]. Tavares, V et alii. (2007). Recomendaes para o Diagnstico e Teraputica da Osteoporose. In: Sociedade Portuguesa de Reumatologia Sociedade Portuguesa de Doenas sseas Metablicas; volume: 32; p. 49-60. The Radiology Information for Patients, Bone Density. [Em Linha]. Disponvel em http://www.radiologyinfo.org/en/info.cfm?pg=dexa. [Consultado a 11-122011].

30

Carla Marisa Crdova Marcos

Relao Entre Hbitos Alimentares e Osteoporose

Projeto de Graduao orientado por: Prof. Jos Teixeira

Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Cincias da Sade do Porto, 2011

Potrebbero piacerti anche