Sei sulla pagina 1di 43

O Algarve, a regio mais a sul de Portugal, por inmeros motivos um destino turstico internacional, visitado todos os anos por

r inmeros turistas nacionais e europeus, sobretudo britnicos. O clima e a amena temperatura da gua constituem os principais factores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta regio. O Algarve dispe de belssimas praias, vastos campos de Golf e variadas paisagens naturais.

O ALGARVE
O termo "Algarve" provm de "al-Gharb alndalus" nome dado ao actual Algarve e baixo Alentejo durante o domnio muulmano, significando "Andaluz Ocidental", pois era a parte ocidental da Andaluzia muulmana.

O Algarve = O Distrito de Faro


O Algarve a nica regio portuguesa perfeitamente definida, e consequentemente a nica que no tem uma diviso administrativa confusa. O distrito de Faro corresponde quer tradicional quer moderna regio do Algarve

Geografia
O Algarve confina a norte com a regio do Alentejo, a sul e oeste com o Oceano Atlntico, e a leste o Rio Guadiana marca a fronteira com Espanha. O ponto mais alto situa-se na serra de Monchique, com uma altitude mxima de 902m (Pico da Foia)

Duas zonas no Algarve


a regio subdividida em duas zonas, uma a Ocidente (o Barlavento) e outra a Leste (o Sotavento)

O relevo do Algarve
O seu relevo caracterizado por serras, onde os solos so pobres e por aplanamentos onde os solos so muito frteis pois situam-se junto ao litoral. Tem uma grande extenso de praias caracterizadas por uma enorme quantidade de falsias (klify). Tem como rochas predominantes o xisto (upek) na Serra do Caldeiro e rochas de origem vulcnica na Serra de Monchique.

Serra do Caldeiro
Serra do Caldeiro no Leste Algarve

Serra de Monchique
A Serra de Monchique uma serra do oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado - Foia, com 902 m de altitude - o mais alto do Algarve.

Serra de Monchique

Este lince (rys) uma espcie exclusivamente ibrica que em Portugal se limita a algumas serras da Beira Baixa (serra da Malcata), Alentejo (regio das Alcovas) e Algarve (Serra de Monchique)

Praias das falesias

falesias

Cabo de St Vicente
O cabo de So Vicente um cabo situado no extremo sudoeste de Portugal continental O Cabo de So Vicente faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Cabo de St Vicente
Em Lagos, a 25 km do cabo para leste, o Infante D. Henrique teria estabelecido a sua escola de navegao (Escola de Sagres) no sculo XV, que impulsionou os Descobrimentos portugueses.

Lagos
Localiza-se no Barlavento, a zona ocidental do Algarve. uma cidade histrica (Descobrimentos Portugueses) e turstica (praias e vida nocturna). Lagos tambm uma das cidades com maior presena tristica no Algarve, as suas praias so consideradas das melhores de Portugal e dispe de diversos, bares, restaurantes e hteis

Praia Dona Ana em Lagos

A Ponta da Piedade em Lagos


A Ponta de Piedade um monumento natural turstico de Lagos. composta de vrias formaes rochosas do tipo falsia, com at 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos tursticos de maior interesse fotogrfico da regio.

Falsias da Ponta da Piedade, Lagos, no Algarve, Portugal.

a Ponta da Piedade particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Praia de Rocha em Portimo


a Praia da Rocha no concelho de Portimo, na zona ocidental do Algarve alguns dos destinos mais procurados no litoral Algarvio. A praia da Rocha deve o seu nome s rochas que se encontram entre o areal e o mar. A praia da Rocha uma das mais famosas do Algarve, se no mesmo de todo o pas. Todos os anos, durante o Vero, a praia enche-se de turistas vindos de todo o mundo e, apesar da sua grande extenso, raro no ficar apinhada de gente

Faro a capital do Algarve


A capital do Algarve orgulha-se do seu centro animado, repleto de lojas, esplanadas, bares e restaurantes, assim como dos seus monumentos e museus de grande interesse e dos belos edifcios antigos, datando sobretudo dos sculos XVIII e XIX. A razo disto que, embora Faro se tenha tornado um importante porto e centro sob a ocupao romana, depois de ter sido uma aldeia de pescadores em tempos pr-histricos, sofreu o domnio dos mouros, foi saqueada e incendiada pelos ingleses no sculo XVI e enormemente danificada pelo grande terramoto de 1755

A costa de Faro

Parque Natural De Ria Formosa


O Parque da Ria Formosa uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus ecossistemas como pela sua singular localizao. Este paraso natural estende-se ao longo de 60 km, no Leste Algarve e funciona como abrigo para aves migratrias e espcies muito raras.

Silves
A cidade de Silves foi primeira capital administrativa do Algarve Silves ergue-se sobre um vale frtil onde abundam os laranjais e dominada pelo castelo, que data sobretudo do tempo da ocupao dos mouros

Silves

O LITORAL DO ALGARVE CENTRAL

Vilamoura, dos mais conhecidos complexos tursticos da Europa junto praia da Falsia e Albufeira, considerada a capital do turismo e da diverso.

Albufeira a capital do turismo


Primeiro, o mar e as praias famosas, as muitas tonalidades das rochas e falsias. Aqui, a vida tem o ritmo das metrpoles tursticas, em que os corpos que se bronzeiam durante o dia se agitam, quando o sol se pe, nos restaurantes, bares e discotecas que iluminam a noite.

Praia da Falsia

Vilamoura
Vilamoura o maior complexo turstico da Europa. Dispe de marina, uma academia de golfe e cinco campos de golfe, um casino, vrias discotecas, clube de tnis, clube de mergulho, outras instalaes de lazer, uma extensa praia, e dezenas de hotis de 4 e 5 estrelas.

VILAMOURA

Tavira
se encontra, no Leste Algarve (sotavento) tem caractersticas diferentes do resto da regio. Sendo menos densificada em termos tursticos e urbansticos proporciona uma melhor qualidade de vida para quem visita. um porto histrico no centro histrico h antigas casas, capelas, rua estreita com escadas e runas de um castelo Maori.

Turismo no Interior
O interior Algarvio tambem uma alternativa muito atractiva na regio. Na zona da serra do Caldeiro as maravilhosas paisagens e as tpicas vilas de Salir, Alte e So Brs de Alportel, mostram um Algarve de antigas tradies e de uma gastronomia maravilhosa

So Brs de Alportel,

Agricultura
AGRICULTURA: Os produtos agrcolas tradicionais, dignos de nota, so as produes de frutos secos : figos, amndoas e alfarrobas

amndoas

alfarrobas figos

a produo de cortia e de citrinos.

PESCA
Sardinha

da Sardinha, do Carapau, do Atum, do Espadarte


Espadarte - miecznik Carapau- makrela

Atum - tuczyk

pesca dos famosos Chocos (sepia, mtwa) que deram origem famosa receita: "Choquinhos Algarvia

Choquinhos Algarvia

Ingredientes 1kg chocos pequenos 2dl azeite 5 dentes de alho 1 folha de louro Sal, pimenta

Pratos tradicionais do Algarve


A culinria daqui tem como base alguns destes alimentos : - po - milho - batata doce - peixe e marisco - legumes - uvas e vinho - azeite e azeitonas - ervas aromticas - sal -mel

Pratos regionais

pratos regionais sopas de mariscos, caracis com oregos, carnes de porco e amijoas (malze) na cataplana polvo (osmiornica) seco assado no forno e lulas (kalamarnica) grelhadas
A cataplana um recipiente para cozinhar alimentos tpico do Algarve

caracis com oregos

sopas de mariscos

polvo seco assado no forno


amijoas na cataplana

lulas grelhadas

Uma referncia especial aos pastis de figo, aos pastis de ovos e amndoas,

bolo de milho

bolo de figo

bolo de amndoa

O Medronheiro, rvore que produz o fruto medronho que depois de fermentado resulta numa aguardente, uma espcie muito comum em toda a Pennsula Ibrica. No entanto, na regio Algarvia que existe em abundncia.

Aguardente de Medronho produto regional do distrito de Faro -

No deve deixar de provar os vinhos da Lagoa, conhecidos internacionalmente, assim como os de Lagos e de Tavira e os vrios licores regionais.

Festival do Marisco em Olho

Entre 10 e 15 de Agosto, o marisco inigualvel da Ria Formosa pode ser degustado ao som de grandes concertos.

O Carnaval de Loul
A cidade conhecida nacional e internacionalmente por ter um dos mais belos desfiles carnavalescos. Se originalmente o Carnaval tinha um carcter religioso, pleno de simbolismo e valores relacionados com a natureza, hoje uma colorida festa dominada pela folia, brincadeira, alegria e boa disposio.

Festival de Sardinha em Portimo.


De 7 de Agosto a 16 de Agosto. So 10 noites consecutivas de alegria, repletas de sabor a mar, artesanato e muita msica, que culmina no dia 16 com um grande show piro musical!

Festa de Nossa Senhora da Orada em Albufeira


De 12 a 15 de Agosto. A festa celebrada com uma emocionante Procisso de Velas em honra de Nossa Senhora da Orada e com o to esperado Cortejo pelo Mar, que junta dezenas de barcos. Os festejos culminam com um grande evento na Praa da Igreja de Nossa Senhora da Orada, junto Marina de Albufeira, no dia 15 de Agosto com um concerto do fado.

Potrebbero piacerti anche