Sei sulla pagina 1di 8

Marcos 4:35-41

A Promessa vem ANTES da Tempestade

1 O que uma promessa? O que uma tempestade?


Promessa : Ato ou efeito de prometer. Declarao pela qual algum se obriga, pela fidelidade e pela justia, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Alguma coisa que d motivo para determinadas esperanas. Assegurao expressa em que se baseia determinada expectativa. Tempestade : Agitao violenta da atmosfera, acompanhada muitas vezes de relmpagos, troves, chuva e granizo. Temporal no mar, caracterizado pelo encapelamento das ondas e pela agitao do vento; procela. Grande estrondo; exploso sbita e ruidosa.

2 Jesus pega seus discpulos, coloca-os no barco e partem para o seu destino(v.35-36)
At aqui est tudo normal, no h problemas, o cu est claro, a lua est iluminando as guas, o mar est calmo, no h ventos, no h chuvas, Jesus est com eles no barco e um clima de paz e segurana se estabelece na viagem. Quando estamos num clima como esse temos toda a disposio, lemos a Bblia, oramos, participamos da comunho e do partir do po com os irmos. Este o modelo de incio de viagem no evangelho de Cristo, somos conduzidos por ele para grandes viagens por essa vida.

3 Levantou-se um grande temporal de ventos, e as ondas se arremessavam (v37)


Agora tudo mudou. De repente os ventos comearam a soprar, e um grande temporal se estabeleceu, as ondas comearam a bater contra o barco, a proa do barco se levanta cada vez mais alto, alguns remos se perdem, s aguas batem no rosto dos discpulos, algumas bagagem caem na gua, eles tentan segurar as velas para no se rasgarem, o medo toma de conta de suas vidas e o pavor se estabelece. E desse jeito que acontece conosco, os ventos das dificuldades chegam com fora, a tempestades dos problemas comeam a nos afugentar, e o mar do medo comea a balanar o nosso barco de um lado para o outro e ficamos desesperados com medo de morrermos, de fracassarmos e de no conseguirmos chegar.

4 Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro (v.38a)


Interessante que em meio a tudo isso Jesus estava dormindo. No se levantou em nenhum momento para ajud-los. Por que? Por causa de uma simples palavra que ele havia dito quando eles comeam a velejar. Antes de acontecerem as tempestades Jesus havia dado uma promessa a eles. Jesus queria que eles confiasem nas suas palavras e nas suas promessas. No podemos navegar no barco do evangelho sem confiarmos em quem est conosco. Jesus estava no barco e isso deveria ser o suficiente para eles. Voc confia na presena de Jesus no barco? Ou voc est desesperado?

E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonana. Ento lhes disse: Por que sois assim tmidos?! Como que no tendes f? E eles, possudos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem este que at o vento e o mar lhe obedecem?

5 Eles o despertaram e lhes disseram: Mestre, no te importa que pereamos? (v.38b)

6 Entrementes(neste meio tempo), chagaram outra margem do mar, terra dos gerasenos. (Mc 5:1)
Era isso que Jesus havia prometido a eles antes da tempestade. Ele disse: Passemos para a outra margem. (Mc 4:35b) a promessa foi que eles passariam, eles estariam juntos, eles no estavam ss. Mas faltou confiana por parte deles. Jesus disse a mesma coisa para voc: Tudo isso vai passar, as coisas vo mudar, eu vou salvar a tua famlia, os teus filhos, voc vai se empregar, voc vai trabalhar no reino, voc ser um missionrio, um lder, um discipulador, um lder de grupo, voc ser curado, voc nunca mais vai beber, usar drogas, trair a tua esposa, ver pronografia, fumar, ser desonesto, ser mentiroso, se sentir s e abandonado Eu te fao essas promessas Eles chegaram conforme Ele havia prometido. No esquea, a Promessa vem antes da tempestade, fique com a promessa e vena as tempestades.

7 O chamado de Cristo
Jesus est aqui, ele vai partir para mais uma de suas viagens, ele est chamando pessoas para entrarem como ele nesse barco e confiarem nas suas promessas. Voc quer entrar nessa barco? Quer fazer essa viagem com ele? O destino vida e vida com abundncia.

Potrebbero piacerti anche