Sei sulla pagina 1di 19

E.S.E. cap.

XIX A f transporta montanhas

A proposta desta apresentao fazer alguns apontamentos sobre este tema palpitante que a f, abordando os seguintes tpicos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Definio de f por Paulo de Tarso Quando ela surge em ns? Como a compreendemos? Que benefcios ela nos d? A f quanto intensidade A f religiosa A f quanto aplicabilidade

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


Quando ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lanando-se de joelhos a seus ps, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que luntico e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na gua. Apresentei-o aos teus discpulos, mas eles no o puderam curar. Jesus respondeu. dizendo: raa incrdula e depravada, at quando estarei convosco? At quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. - E tendo Jesus ameaado o demnio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou so. Os discpulos vieram ento ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que no pudemos ns outros expulsar esse demnio? - Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade (falta de f). Pois em verdade vos digo, se tivsseis a f do tamanho de um gro de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te da para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossvel.
Mateus cap. 17 vv. 14 a 20

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


O episdio narrado ocorreu na manh seguinte ao da transfigurao. Jesus sobe ao monte para orar juntamente com Pedro, Joo e Tiago. Passam l a noite e na manh seguinte descem e encontram os outros 9 discpulos, cabisbaixos e confusos por no terem conseguido atender ao pedido de um pai para que auxiliassem seu filho. Este sofria de ataques epilticos causados pela presena de um esprito que o fazia ter convulses e ficar mudo e surdo. Muitas vezes isto ocorria em local que apresentava risco para ele: dentro dgua ou junto a uma fogueira. A frustrao dos discpulos por causa de j terem conseguido, em outras ocasies, a expulso de espritos, mas no neste caso. Jesus informado pelo pai do menino que isto vem acontecendo desde a infncia. Mais tarde, aps este acontecimento, os discpulos iro perguntar a Jesus a razo pela qual eles no haviam conseguido expulsar aquele esprito.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


1 Definio de f pelo apstolo Paulo de Tarso A f consiste na firme confiana (certeza) daquilo que se espera, na convico daquilo que no se v. (Hebreus 11:1) 2 Quando a f surge em ns? No homem, a f o sentimento inato de seus destinos futuros; a conscincia que ele tem das faculdades imensas depositadas em grmen no seu ntimo, a princpio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresam pela ao da sua vontade. Ela est presente nos seres humanos desde a sua criao, mas necessita ser desenvolvida. No princpio apenas acreditamos, depois compreendemos e, finalmente, vivenciamos.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas

3 Como a compreendemos? A maneira como compreendemos e vivenciamos a f, depende do grau de maturidade espiritual que tenhamos alcanado: F ingnua ou infantil: Acredito simplesmente sem pensar a respeito, sem pedir provas. Acredito em tudo que me dizem, simploriamente, ingenuamente. Para alguns esta forma de crer vista como uma virtude. Procurar compreender os fatos demonstraria falta de f.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas

Na fase do desenvolvimento das emoes a f passa a ser um sentimento ou uma emoo que se acende ou apaga, aumenta e diminui, segundo o estado emocional da criatura. a f que se conquista diante de um ato de generosidade ou se perde, num segundo, diante de uma desiluso; mais baseada nos outros, com suas qualidades e defeitos, do que em si mesmos, em seu prprio conhecimento da verdade. Pode levar ao extremo da f cega ou da descrena total.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


Na fase do desenvolvimento da razo e do intelecto a f se torna um sinnimo das palavras convico, certeza e confiana. Representa, ento, uma virtude intelectual, um fruto da experincia, e no mais uma emoo. Supe o conhecimento profundo do assunto: a certeza cientfica baseada nesse conhecimento a f. a segurana do qumico que, ao fazer as combinaes de cidos com bases, tem a certeza de que obter um sal: f absoluta, f raciocinada e experimentada, com fundamento em fatos vividos e verificados sob controle.
Nesta fase a f no oscilante de conformidade com o estado de humor.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


Na fase mais espiritualizada, quando j sintonizados com a presena divina dentro de cada um, a f representa a fidelidade aos princpios divinos. Uma vez conhecido o caminho e encontrado o Mestre, no haver mais esmorecimentos nem desvios, no se permanecer mais no saber, nem no falar, mas se exigir de si mesmo o mximo, o SER, o vivenciar com fidelidade os princpios divinos, havendo o ajustamento, a justeza, do modelado com o modelo, do cristo com o Cristo.
Nesta fase h plena confiana nos princpios divinos.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


4 Que benefcios ela nos d? a) Transpor os obstculos: No sentido prprio, certo que a confiana nas suas prprias foras torna o homem capaz de executar coisas materiais, que no consegue fazer quem duvida de si. Aqui porm unicamente no sentido moral se devem entender estas palavras.
As montanhas que a f desloca so as dificuldades, as resistncias, a m vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egosmo, a cegueira do fanatismo e as paixes orgulhosas so outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas

b) A certeza e a confiana de se atingir um objetivo: Ela d uma espcie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcanar e os meios de chegar l, de sorte que aquele que a desenvolve caminha, por assim dizer, com absoluta segurana. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


5 A f quanto a intensidade a) A f sincera e verdadeira sempre calma; faculta a pacincia que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligncia e na compreenso das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. b) Da f vacilante resultam a incerteza e a hesitao de que se aproveitam os adversrios que se tm de combater; essa f no procura os meios de vencer, porque no acredita que possa vencer. Sente a sua prpria fraqueza. Quando estimulada pelo interesse, tornar-se enfurecida e julga suprir, com a violncia, a fora que no tem. A calma na luta sempre um sinal de fora e de confiana; a violncia, ao contrrio, denota fraqueza e dvida de si mesmo.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


5 A f quanto a intensidade c) A f robusta a que d a perseverana, a energia e os recursos que fazem se venam os obstculos tanto nas pequenas como nas grandes coisas. d) A f confiante aquela na qual se tem a confiana no cumprimento de uma coisa, na certeza de atingir um objetivo. Obs.: O poder da f se demonstra, de modo direto e especial, na ao
magntica; por seu intermdio o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe d uma impulso por assim dizer irresistvel. Da decorre que aquele que a um grande poder fludico normal junta ardente f, pode, s pela fora da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenmenos de cura e outros, tidos antigamente por prodgios, mas que no passam de efeito de uma lei natural. Tal o motivo por que Jesus disse a seus apstolos: se no o curastes, foi porque no tnheis f. ESE Cap. 19 item 5

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


6 A f religiosa

Do ponto de vista religioso, a f consiste na crena em dogmas especiais, que constituem as diferentes religies. Todas elas tm seus artigos de f. A f nas verdades espirituais bsicas no se receita, no se impem. Ela desenvolvida e ningum esta impedido de possu-la. H os que mesmo tendo as provas chovendo ao seu redor, agem com descaso, ou por temor de serem forados a mudar seus hbitos. Porm na sua maioria, h o orgulho negando-se a reconhecer a existncia de uma fora superior, porque teriam que inclinar-se diante dela.
Sob esse aspecto, a f pode ser:

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


a) F cega: aquela que nada examina, aceita tudo sem verificao, tanto o verdadeiro como o falso, e choca-se, a cada passo, com a evidncia e a razo. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Por estar apoiada no erro, cedo ou tarde desmorona. Cada religio pretende ter a posse exclusiva da verdade; impor a algum a f cega sobre um ponto de crena confessar-se impotente para demonstrar que est com a razo.

b) F raciocinada. A f que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer com o progresso do conhecimento, uma vez que o que verdadeiro na sombra, tambm o luz do dia. Esta f se apoia nos fatos e na lgica. clara, no deixa atrs de si nenhuma dvida. A pessoa cr porque tem certeza pois compreendeu. F inabalvel somente a que pode encarar a razo, face a face, em todas as pocas da Humanidade.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


Obs.: A f necessita de uma base, base que a inteligncia perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, no basta ver; preciso, sobretudo, compreender. A f cega a que produz hoje o maior nmero dos incrdulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicao de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocnio e o livrearbtrio.
principalmente contra essa f (a f cega) que se levanta o incrdulo, e dela que se pode, com verdade, dizer que no se deve receitar a ningum. No admitindo provas, ela deixa no esprito alguma coisa de vago, que d nascimento dvida.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


7 A f quanto aplicabilidade Jesus procurou mostrar o que o homem pode realizar quando tem desenvolvida a sua f, isto , a vontade e a certeza. Os chamados milagres passam a ser vistos como efeitos naturais cujas causas hoje se explicam e so compreendidas, em grande parte. Com o estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornaro completamente compreensveis. A f humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades satisfao das necessidades terrenas, ou das suas aspiraes celestiais e futuras.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


7 A f quanto aplicabilidade a) F humana: O homem de muita inteligncia, que persegue a realizao de algum grande empreendimento, triunfa, se tem f, porque sente em si que pode e h de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa fora. b) F divina: O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres aes a sua existncia, haure na sua f, na certeza da felicidade que o espera, a fora necessria, e ainda a se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegao. Enfim, com a f, no h tendncias ms que no possam ser vencidas.

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas

O Magnetismo uma das maiores provas do poder da f posta em ao. pela f que ele cura e produz esses fenmenos singulares, qualificados outrora de milagres. A f humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da fora que em si trazem, e se quisessem pr a vontade a servio dessa fora, seriam capazes de realizar o a que, at hoje, eles chamaram prodgios e que, no entanto, no passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Um Esprito Protetor. (Paris, 1863.)

E.S.E. cap. XIX A f transporta montanhas


A f: me da esperana e da caridade A f, para ser proveitosa, deve ser ativa: no deve ficar adormecida. A esperana e a caridade so resultantes da f. A f desperta todos os sentimentos nobres que conduzem o homem para o bem e a base de sua regenerao. preciso que esta base seja forte e durvel para que tudo o que se construa sobre ela no possa ser abalado. ---Bibliografia: - Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec - Sabedoria do Evangelho Carlos Torres Pastorino por Claudio Tollin, julho de 2010.

Potrebbero piacerti anche