Sei sulla pagina 1di 23

NUTRIO E DIGESTO

Dos Reinos : MONERA,PROTISTA, FUNGI, PLANTAE, ANIMALIA

REINO MONERA:
A digesto extracelular (fora da clula) e os nutrientes so absorvidos para dentro da clula. Muitos procariotos so organizadas pela forma como a metabolizar recursos.Auttrofos fabricar seus prprios compostos orgnicos.Heterotrficos obtm sua energia pela alimentao em outras substncias orgnicas. Saprophytes, um tipo especial de heterotrficos, obtm energia alimentando-se de matria em decomposio. Algumas bactrias vivem em relaes simbiticas com outros organismos. No parasitismo, o dano causado ao hospedeiro. No comensalismo, um organismo se beneficia, enquanto o outro afetado. No mutualismo, ambos os organismos benefcio. Circulao e digesto no Reino Monera realizado atravs de difuso.

REINO PROTISTA:
Reino de seres vivos que rene os protozorios, organismos heterotrficos que podem obter seus alimentos por absoro ou por ingesto; e algas fotossintetizantes. No geral, so organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, no possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingesto ou absoro.

REINO FUNGI:
como parasitas, quando se alimentam de substncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associaes mutualsticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Alm desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.

PRINCIPAIS FUNGOS:
Lquenes:Os lquenes no so mais do que uma associao entre bactrias (cianobactrias) ou algas (clorfitas) e as hifas de fungos simbiontes. Nestas associaes, uma hifa especializada penetra na clula da alga, se for o caso, e retira nutrientes, enquanto fornace proteco e sais minerais quela.

Micorrizas: Tambm estes so associaes entre fungos e as razes das plantas. Trata-se de uma simbiose com benefcio mtuo, pois enquanto o fungo absorve gua, com a sua estrutura esponjosa que penetra na raz, e sais minerais, que partilha com a planta, esta fornece ao fungo acares a aminocidos.

Haustrios: Este trata-se tambm um caso de fungo simbiote, mas desta vez parasita. As hifas destes fungos penetram nas clulas das plantas, captando o seu alimento, e por vezes provacando a sua morte. (razes sugadoras)

REINO PLANTAE:
As plantas so seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas so semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, tm uma caracterstica que as distingue desses seres -so autotrficas. Como j vimos, seres autotrficos so aqueles que produzem o prprio alimento pelo processo da fotossntese. Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matria orgnica formada a partir da gua e do gs carbnico que obtm do alimento, e liberam o gs oxignio. A caracterstica da planta ser vascular ou avascular, isto , a presena ou no de vasos condutores de gua e sais minerais (seiva bruta) e matria orgnica (a seiva elaborada);

REINO ANIMALIA:

Todos os animais so eucariontes, pluricelulares e heterotrficos. Diferentemente das plantas, grande parte desses organismos tem capacidade de locomoo, permitindo de forma eficiente sua distribuio nos mais diversos ambientes. Outra informao relevante que apenas neste reino so encontrados tecidos nervosos e musculares.

MAMFEROS: possuem hbitos alimentares, que esto relacionados com o seu modo de vida. Muitos so herbvoros, como o boi, o carneiro, o cavalo, o elefante; outros so carnvoros, como o leo, o lobo, a raposa, a ona, o co. Existem ainda insetvoros, como os musaranhos, a toupeira; e os onvoros, que se alimentam de carne e tambm de plantas, como o caso do homem. Depois de mastigados e insalivados na boca, os alimentos so engolidos e levados at o estmago. Ao passarem por vrias transformaes, seguem do estmago para o intestino delgado, onde os nutrientes passam para o sangue, atravs das paredes deste rgo. Assim, as substncias nutritivas podem ser distribudas pelo corpo do animal. Os resduos dos alimentos seguem para o intestino grosso, que absorve a gua e forma as fezes, que so mandadas para fora do corpo pelo nus.

AVES: O aparelho digestivo possui, em sua poro inicial, um papo (dilatao do esfago) armazenador de alimento. A seguir, no estmago qumico (proventrculo) iniciada a digesto qumica dos alimentos. Segue-se uma moela trituradora, local em que o alimento esmagado ( digesto mecnica) e dirigido ao intestino, onde a digesto qumica prossegue. comum o hbito de certas aves (a galinha, por exemplo) engolirem pequenas pedras, que so utilizadas na moela como se fossem dentes.

Peixes: A boca ventral com vrias fileiras de dentes laminares e pontiagudos, que so substitudos freqentemente. Esses dentes so, muitas vezes, transformaes das escamas placides. A lnguas espessa presa ao assoalho bucal. Segue-se a faringe com 5 a 7 pares de fendas branquiais. O esfago curto conduz o alimento ao estmago que apresenta a forma de letra J . O intestino curto, mas para compensar, possui internamente as vlvulas espirais ou tiflossolis para remover o excesso de sais. A terminao do intestino a cloaca. H glndulas como o pncreas e um enorme fgado bilobado com vescula biliar, no tem glndulas salivares.

Potrebbero piacerti anche