Sei sulla pagina 1di 13

Thin client

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um thin client PCExpanion na Markham Public Libraries.

Um thin client ("cliente magro") um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades. A palavra "thin" se refere a uma pequena imagem de boot que tais clientes tipicamente requerem - talvez no mais do que o necessrio para fazer a conexo com a rede e iniciar um navegador web dedicado ou uma conexo de "rea de Trabalho Remota" tais como X11, Citrix ICA ouMicrosoft RDP. Em contraste, um thick (ou fat) client executa tanto processamento quanto possvel e passa ao servidor somente dados necessrios para comunicao e armazenamento de arquivos.
ndice
[esconder]

1 Introduo 2 Definies

o o o o

2.1 Programa aplicativo 2.2 Dispositivo de interface do usurio 2.3 Dispositivo para a execuo de programas aplicativos thin client 2.4 Programas thin client

3 Exemplos do uso de thin client e thick client 4 Vantagens dos thin clients 5 Desvantagens dos thin clients 6 Vantagens dos thick clients

7 Vantagens dos clientes de Discos Virtuais de Rede 8 Desvantagens dos clientes de Discos Virtuais de Rede 9 Protocolos 10 Ver tambm 11 Ligaes externas

[editar]Introduo

Thin client Clientron U700 ( direita) ao lado de um PC convencional.

Ao se projetar um aplicativo cliente-servidor, h uma deciso a ser tomada sobre quais partes da tarefa devem ser executadas no cliente e quais o seriam no servidor. Esta deciso pode afetar de modo crucial o custo de clientes e servidores, a robustez e a segurana do aplicativo como um todo e a flexibilidade do projeto para uma modificao ou porte posterior para outra plataforma. Uma questo de projeto o quo especfico o programa aplicativo do cliente dever ser. Usar programas de clientes padronizados tais como um navegador Web ou um gerenciador de janelas X11, pode economizar custos de desenvolvimento, visto que no se precisa desenvolver um cliente customizadomas, devem-se aceitar as limitaes do cliente padro. Dependendo do resultado destas decises, poderemos dizer se vamos usar umthin client, um thick ou fat client ou uma mistura de ambos. a

[editar]Definies

Um thin client um computador de rede diskless, projetado para ser pequeno e de custo reduzido. Ele executa aplicativos cliente/servidor, onde o processamento em massa dos dados ocorre no servidor.

[editar]Programa

aplicativo

Um "thin client" como um programa aplicativo, conta com um servidor de aplicativos para as tarefas mais relevantes de sua lgica interna, tendo um mnimo de hardware e software presentes na mquina cliente. Este servidor de aplicativos um sistema executado num servidor localizado na rede local (LAN), numa rede de rea metropolitana (MAN) ou numa rede de comunicao expandida (WAN). Outras definies do programa aplicativo thin em contraste com o thick tentam definir se a distribuio do aplicativo necessita ou no da instalao de software adicional na mquina cliente. Infelizmente, isto tambm motivo de controvrsia, dado que, por exemplo, um navegador web utilizado por um aplicativo cliente pode ser parte de uma determinada plataforma, mas no de outra. Desta forma, em uma dada plataforma seria preciso a instalao de software adicional, enquanto em outra, isto no seria necessrio. A nica definio objetiva poderia ser se a imagem de boot que usada normalmente para inicializar o computador do usurio precisa ser modificada de alguma forma antes do cliente poder ser usado: se no, o cliente , provavelmente, thin. Outro critrio est relacionado com o gerenciamento da mquina ou do programa cliente. Se for feito de modo centralizado, ele , muito provavelmente, thin. Todavia, nos dias de hoje, uma grande quantidade de programas so includos tipicamente numa imagem de boot bsica, especificamente para dar suporte a vrios aplicativos de usurios, de modo que no seja necessrio reinstal-la em cada computador. Freqentemente, uma imagem de boot departamental preparada para incluir aplicativos especficos de um departamento.

[editar]Dispositivo

de interface do usurio

Um thin client como dispositivo projetado para fornecer apenas aquelas funes que so teis para programas de interface de usurio. Freqentemente, tais dispositivos no incluem HDs, os quais podem ser corrompidos pela instalao de software malicioso ou incompatvel; em vez disso, em nome de baixos custos de manuteno e do incremento do tempo mdio entre falhas (MTBF), o dispositivo thin client usar armazenamento em memria de somente leitura, tais como um CD-ROM, disco virtual de rede (Network Virtual Drive) ou memria flash. Idealmente, o usurio precisaria apenas de uma tela, teclado, um dispositivo apontador (se necessrio) e capacidade de processamento suficiente para lidar com a exibio de imagens e as comunicaes. Empresas tais como a brasileira Tecnoworld,Chip PC, Sun Microsystems, BOSaNOVA, InovTI, Thinnetworks e HewlettPackard desenvolvem e comercializam este tipo de dispositivo.

[editar]Dispositivo

para a execuo de programas aplicativos thin client

A expresso "thin client" tem sido tambm utilizado como um termo de marketing para categorizar mquinas projetadas para executar programas thin client. O Xtreme PC e o Jack PC da Chip PC, os terminais X Windows, Wyse Winterm, Neoware Appliance, Clearcube ou quiosques Web podem ser considerados thin clients neste sentido. O conceito mais recente neste gnero a tecnologia Ultra Thin Client a qual leva o conceito thin um passo alm ao executar o programa de conexo cliente (Citrix ICA, Microsoft Terminal Services, telnet etc) diretamente do hardware do aplicativo. Esta uma diferena marcante da arquitetura de hardware thin client legada, a qual executa um sistema operativo, freqentemente Windows CE ouLinux entre o hardware e o programa de conexo cliente. Existem muitos benefcios na no exigncia de um sistema operativo, tais como baixo custo, alta performance evulnerabilidade ao ataque de vrus.

[editar]Programas

thin client

A maioria dos thin clients, todavia, existem somente em nvel de software, e executam em hardware IBM PC padro. Exemplos destethin client somente de software so o PXES Universal Linux Thin Client e o Pilotlinux; o Knoppix e a O.S. Systems tambm esto perseguindo este mercado. H tambm uma empresa portuguesa que desenvolve software similar, o MindTheBox, o qual pode ser visto neste stio. (Ver tambm Puppy Linux). Um exemplo em plataforma Windows o programa BeTwin, o qual usa portas ou placas grficas VGA/DVI extras na mquina servidora, conectadas a teclados e mouses USB para viabilizar estaes de trabalho adicionais. Tambm para plataforma Windows a Microsoft disponibiliza o Windows XPE e o Windows CE.

[editar]Exemplos

do uso de thin client e thick client

Os defensores de ambas as arquiteturas tm um relacionamento conflituoso. Na prtica, na maioria dos casos no h muito o que escolher entre uma ou outra abordagem; umas poucas situaes podem exigir claramente uma ou outra arquitetura. Projetos decomputao distribuda tais como o SETI@Home (cujo ponto principal disseminar anlise computacionalmente intensiva por um grande conjunto de computadores remotos) so aplicativos que requerem thick clients. Por outro lado, distribuio de material de entretenimento ou educacional para uma grande quantidade de clientes pode ser feito de forma mais adequada com thin clients visto que exatamente o mesmo material apresentado para cada um dos participantes.

[editar]Vantagens

dos thin clients

Obviamente, o controle da imagem de boot muito simples quando somente thin clients so utilizados tipicamente, uma imagem deboot nica pode acomodar uma vasta gama de necessidades dos usurios e pode ser gerenciado centralizadamente. As principais vantagens do emprego de thin clients so:

Baixo custo de administrao de TI. Facilidade de proteo. Baixo custo de hardware. Menor custo para licenciamento de softwares. Baixo consumo de energia. Valor desprezvel para a maioria dos ladres. Resistncia a ambientes hostis. Menor dissipao de calor para o ambiente (economia com ar condicionado). Mais silencioso que um PC convencional. No necessita de ser substitudo com a mesma frequncia de um PC convencional, gerando menos lixo eletrnico.

Mais agilidade para rodar planilhas complexas que utilizam macros e tabelas dinmicas.

[editar]Desvantagens

dos thin clients

Se o servidor der problema e no houver redundncia, todos os thin clients ficaro inoperantes. Necessita maior largura de banda na rede onde empregado.

[editar]Vantagens

dos thick clients

Requisitos mnimos para servidores. Performance multimdia melhor. Maior flexibilidade.

[editar]Vantagens

dos clientes de Discos Virtuais de Rede

Baixo custo de administrao de TI. Facilidade de proteo (ver acima). Baixo custo de hardware. Sem HD, sem armazenamento flash. Valor desprezvel para a maioria dos ladres. Requisitos mnimos para servidores. O servidor age apenas como um servidor de arquivos, no como um servidor de aplicativos.

Performance multimdia melhor. O cliente pode usar seus prprios recursos de hardware. Maior flexibilidade. Maior escalabilidade.

[editar]Desvantagens

dos clientes de Discos Virtuais de Rede

Rede 100Base-TX exigida. Dado o montante de dados que flui para os clientes, geralmente difcil ter um cliente de Disco Virtual de Rede conectado atravs de um vnculo WAN ao servidor que armazena seu disco rgido virtual.

[editar]Protocolos
Alguns exemplos de protocolos usados na comunicao entre os thin clients e o servidor: XML sobre HTTP usado por XHTML e BXML da Backbase para definir Rich Internet Applications X11 usado essencialmente por todas as variantes de Unix Tecnologia NX comprime o protocolo X11 para melhor performance VNC possibilita compartilhamento (virtual) de rea de trabalho Citrix ICA com MetaFrame RDP o mecanismo padro de acesso remoto para o MS-Windows HTML sobre HTTP usado por uma mirade de aplicativos web

RESUMO:
Pessoal estive pesquisando e verifiquei que varias empresas estao trocando seu maquinario por thin clients. Parece que essas maquininhas dao menos problema de manutencao, por terem menos conexoes de hardware e tempo de vida util de 12 anos. Sem falar que o consumo de energia e somente de 25W, ou seja, 10% do que uma fonte de um computador. Abaixo coloco as informacoes, e gostaria que os senhores discutissem sobre essa novo foco de tecnologia. Quais os benefcios no uso do Thin Client ? A vantagem mais vsivel o corte de custo, pois vrios estudos e comparativos de custo de Thin Client provam que essa tecnologia ainda uma das mais em conta e costumam ser 60% mais baratas. Entretanto o uso de computao baseada em Servidores de Terminal trazem outras vantagens alm do simples corte de custos: Reduo da administrao e suporte ao usurio final - Tm-se um nico ponto de administrao e como nada guardado na mquina, esta est imune a viroses, updates e upgrades de hardware; Adio ou Reposio de equipamento do usurio mais simples - Devido ao baixo custo e a administrao centralizada, um novo usurio/computador pode ser instalado em minutos (no h necessidade de instalar-se Windows/Linux) e no caso de alguma queima, basta-se ter um equipamento backup nas imediaes. Aumento da garantia de uso - Enquanto um PC dura 25.000 horas (3 anos de uso corrido), um Thin Client dura 175.000 horas (21 anos tericamente). Aumento na segurana dos dados - Um Thin Client no tem CD-ROM, Floppy Disk ou HD e portanto no h como haver roubo de informaes atravs destes. Outros : Baixo consumo de energia (usa 20% da energia de um PC), Ocupa menos espaos (h Thinclients de 13 centimetros) e Menor custo de gerenciamento de licenas.

Thin Client
O que thin client?

Muitas pessoas chegam ao site sem saber o que seria um thin client, alguns j ouviram falar, mas no conhecem o funcionamento e outros esto se deparando agora com essa grande ferramenta. O thin client funciona como um terminal burro que aproveita os recursos do computador que est associado. Abaixo iremos detalhar maiso que um thin client: A maioria dos recursos dos computadores, hoje em dia, no plenamente aproveitada. A tecnologia utilizada pelo thin client uma soluo que otimiza o funcionamento de um PC de forma que diminua o tempo de ociosidade dele. O thin client um equipamento que funciona como um mini PC, mas no possui, em sua estrutura interna, HD, processador e memria (no como os convencionais). Apesar de sua estrutura simples, com ele possvel obter uma rede de baixo custo e de fcil manuteno, dentre outros benefcios.

Com a implantao de thin clients e apenas um computador (host ou servidor) possvel gerar vrias estaes de acesso. A configurao do servidor depende do nmero de terminais e das necessidades dos usurios da rede. Esta deve ser bastante pensada antes de elaborar e formatar o ambiente utilizado. Alm de ser bastante econmico, o thin client ecologicamente correto. O consumo de energia desprezvel quando comparado solues convencionais. Outro ponto importante para a sustentabilidade que os terminais so bastante resistentes (menos gastos com manuteno), no precisando ser trocados com a mesma freqncia de um computador normal, gerando assim menos lixo eletrnico. Portanto, comprando thin clients sua empresa ter menos gastos operacionais e com equipamentos e ainda estar colaborando com a natureza.

Como funciona o thin client?

A expresso "thin client" tem sido tambm utilizada como um termo de marketing para categorizar mquinas projetadas para executar programas thin client. Um thin client conta com um servidor de aplicativos que realiza as tarefas mais relevantes de sua lgica interna. O aparelho possui o mnimo de hardware e software na sua arquitetura. A partir de outro software, esse instalado no servidor (host), possvel utilizar os recursos do computador pelo thin client. As estaes de thin client so equipadas apenas com o prprio thin client, com um monitor, teclado e mouse. A comunicao entre o servidor e essas estaes se da atravs de rede (com ou sem fio). Os usurios desta rede utilizam suas estaes de forma independentes o que faz parecer que eles esto utilizando mquinas convencionais. A instalao deste software bastante simples. Com ele possvel ter total controle das polticas de acesso aos recursos e demais programas (softwares) do Sistema Operacional existente no servidor. Em relao instalao da rede, esta feita da mesma forma que a convencional. Pode-se utilizar HUBs, switches e roteadores sem nenhum problema.

Porque usar o Thin Client?

O uso de thin client muito recomendado em diversos ambientes. Uma empresa de telemarketing, de advocacia, uma lan house ou qualquer outro lugar que necessite de muitos computadores para realizar suas atividades so ideais para o uso dessa soluo. Dentre os benefcios que podemos listar temos:

Ociosidade
Computadores convencionais, muitas vezes, no so totalmente aproveitados. Muitos recursos ficam ociosos a maior parte do tempo. Geralmente, um computador em uma empresa realiza atividades como confeco de planilhas, acesso a internet, leitura de documentos, dentre outras operaes comuns ao funcionamento da parte administrativa da empresa. Este uso no corresponde a mais do que 20% do que uma mquina comum pode realmente oferecer.

Baixo Custo
A implantao, por ser bastante simples e de custo reduzido indicada para empresas que desejam diminuir gastos com computadores. Custos com manuteno e upgrades futuros so bastante reduzidos. Os thin clients no tm a tendncia e ficar to obsoleto quanto os computadores convencionais.

Expansibilidade
Para expandir seu parque de mquinas, basta apenas adquiri um novo terminal, plug-lo no switch e pronto, no precisando fazer a instalao de nenhum software ou sistema operacional para isso.

Aproveitamento de espao
O thin client pode ser fixado na parte trazeira do monitor ou em qualquer tipo de superfcie. Por ser bastante compacto, ele proporciona a organizao de cabos e da mesa de trabalho do usurio.

Sustentvel
Palavra do momento, que muito bem definida quando falamos da quantidade de benefcios que podem ser conseguidos atravs da implantao desta estrutura. Segundo relatrio da ONU (2010), O Brasil o segundo colocado em descarte de material eletrnico por ano (cerca de 100 mil toneladas de PCs). Como os thin clients so bens mais durveis do que os computadores convencionais, eles chegam ao mercado como uma alternativa para todo este problema mundial. Alm disso, o computador gera muito mais lixo eletrnico para o ambiente quando so descartveis.

Operacionabilidade
Com o thin client, fica muito mais fcil qualquer tipo de migrao de um sistema que uma empresa venha adotar, ou um novo sistema operacional a ser utilizado. Basta instalar o que desejado em apenas um computador (host) e todos os usurios tero acesso.

Segurana
Este um dos pontos mais importantes para profissionais de TI. O controle de acesso utilizado junto ao software que acompanha o produto bastante simples e eficiente. Nele voc poder bloquear acesso de alguns usurios MSN, alguns sites da Internet, dentre outros aplicativos indesejveis. Outra vantagem

a facilidade em gerir a segurana dos dados da empresa. Todos os dados estaro concentrados no servidor, que com uma boa poltica de backup e redundncia, pode garantir a integridade deles.

Potrebbero piacerti anche