Sei sulla pagina 1di 15

RESUMO

PSICOLOGIA DO TRABALHO
Texto xerox: Psicologia do trabalho em trs faces (momentos na histria) Jder dos Reis Sampaio Incios do sculo 20, a revoluo indstrial est consolidada e a escola de administrao (taylorismo) a ideologia administrativa que comea a entrar em cena, obtendo aumentos de produo atravs de tcnicas de maior controle sobre o trabalho e da lgica de produo em massa. Neste contexto, a Psicologia do Trabalho surge entrelacada aos interesses das indstrias, instrumentalizando alguns pressupostos do taylorismo. Psicologia Industrial = seleo e colocao profissional desenvolver e distribuir testes psicolgicos e realizar servios de consultoria a indstrias e outras organizaes. Psicologia Industrial 2 tipos de prtica = (1) orientao vocacional (2)estudos sobre as condies de trabalho (aumentar a produtividade). A Psicologia Industrial atua nos postos de trabalho e no se envolve com a estrutura das organizaes (melhorar do relacionamento entre funcionrios efeitos da organizao mecansta) = se torna ineficinte levando ao surgimento da Psicologia do Trabalho. A Psicologia Organizacional surgiu na medida que os psiclogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho para contribuir tambm na discusso das estruturas das organizaes. Sendo assim no foi uma ruptura radical com a Psicologia Indstrial, foi uma ampliao do estudo. A Psicologia do Trabalho toma novo rumo, considerando-se como ponto central o estudo e a compreenso do trabalho humano em todos os seus significados e manifestaes. A obcesso pela produtividade cede lugar para uma compreenso mais prxima do homem que trabalha. Isto implica um aumento de campo de viso do pesquisador em Psicologia do Trabalho, fazendo pesquisas menos instrumentais, conseguindo discutir temas at ento proibidas, esquecidos ou negligenciados. A Psicologia do Trabalho princpio volta a olhar para a sade e o bem-estar humano, independente do aumento ou no da lucratividade e produtividade das organizaes produtivas, depois retorna a compreenso do trabalho humano em primeiro lugar. A Psicologia do Trabalho mesclam instrumentos e prticas histricas-sociais da Psicologia Indstrial e da Psicologia Organizacional = interdisciplinariedade, interao. Super-Resumo em trs tpicos:

3.Momentos histricos: (1).Psicologia Indstrial = teorias e aplicaes voltadas au aumento de produtividade do homemem postos de trabalho em um contexto tayloristafordista. (2). Psicologia Organizacional = instrumentos tericos e prticos que permitiram repensar as estruturas organizacionais visando o aumento da produtividade e da satisfao de trabalho. (3). Psicologia do Trabalho = se volta sade mental do homem que trabalha e a dimenses esquecidas como significado e as relaes de trabalho. Sua ao ainda hoje limitado, pois ainda est presa as aes de recrutamento, seleo e treinamento. Texto xerox: Por uma antropologia da condio humana nas organizaes alguns trechos Nova ordem social em perptuo movimento = proliferao de um grande nmero de organizaes (objeto de estudo: stress e cultura organizacional/estruturao individual e coletivo). Cultura organizacional como obsesso pela eficcia, pelo desempenho, pela produtividade, pelo rendimento a curtu prazo. Alguns estudiosos acreditam que a condio humana nas organizaes parece satisfatria, resta a evidncia de alguns estudos realizados em profundidade que nos mostram que a realidade no to rsea assim. Contrariamente idealizao que aparece com frequencia no mundo dos negcios, a organizao aparece frequentemente como um lugar propcio ao sofrimento, violncia fsica e psicolgica, ao tdio e mesmo ao desespero no apenas nos escales inferiores ,mas tambm nos nveis intermedirios e superiores. A nostalgia dos operrios, o desconforto existncial em relao ao trabalho dos executivos, mencionados com frequncia, so ao mesmo tempo o reflexo da formao geralmente recebida nas universidades e a imagem que se cultiva na sociedade global. Em um mundo dominado pela racionalidade instrumental e por categorias econmicas rigidamenta estabelecidas, os homens e as mulheres que povoam as organizaes so considerados, na maioria das vezes, apenas recursos, isto , como quantidades materiais cujo rendimento deve ser satisfatrio do mesmo modo que as ferramentas, os equipamentos e as matrias-primas. As pessoas tornan-se objetosmercadorias. A concepo de um indivduo conduziu-se ao reducionsmo, o levando a uma perspectiva simplista, mecnica, instrumental, elitsta, utilitarsta e universalsta. Porm o ser humano muito mais complexo para se resumir em uma tal concepo. SER HUMANO:

1.nico enquanto espcie, igualmente como indivduo 2.Profundamente ligado natureza e a cultura que o envolve 3.Caractristica da espcie em pensar e agir. Refelxo e a ao. 4.Aprendizagem mobiliza o ser humano 5.Indivduos atravs de seus atos constroem a prpria realidade social, marcada de desejos, aspriraes, possibilidades, grau de liberdade, atingir metas e a que preo est disposto pagar para consegu-lo no plano social. 6.Construo de realidade em aceder ao mundo das significaes. A linguagem humana constitui em um objeto de estudo provilegiado e sua explorao no contexto organizacional permitir que se desvendem as condutas, as aes e as decises do ser humano. 7.O ser humano no pode se reduzir a um organsmo submetido a um bombardeio de estmulos. Ele tambm um ser de desejo, de pulso e de relao. atravs das relaes que ele mantm com o outro pelo jogo de identificao (introspeco, projeo, transferncia que ele v seu desejo, sua existncia reconhecidos ou no). 8.O universo humano um mundo de signos, de imagens, de metforas, de emblemas, de smbolos, de mitos e de alegorias, todo ser humano e toda sociedade humana produziram uma representao do mundo que lhe confere significaes, a imaginao simblica. 9.Todo ser humano est inserido no espao e no tempo, um movimento do espao tambm movimento no tempo. 10.O pesquisador tambm obeservador usando entrevistas prolongadas, histrias de vida, apoiadas em anlises de contedo e decodificaes simblicas. 11.Viso estreita e parcelada deve ser combatidavporque nenhuma abordagem isolada esgotar sozinha a aprenenso da totalidade do indivduo as organizaes (interdisciplinariedade). 12.Seres humanos constroem seu mundo e se universo social influenciandoos reciprocamente, do mesmo modo que os conflitos e as contradies esto no cerne da histria das sociedades e das organizaes. A interpretao dialtica vem frequentemente modificar a idia que as pessoas e os pesquisadores tem a priori sobre a realidade de determinado fenmeno. 13.Seres humanos constroem, destroem e reconstroem sempre a sua realidade a partir de experincias ao mesmo tempo antigas e novas. 14.Ser humano como ser biopsicosocial ( biolgico, psquico, social) Nvel de interao Ser humano no vive em crculo fechado, pois na relao com o outro que o ego se constri 3 categorias de interao que um indivduo mantm com uma multido (relao social bsica): 1.Fisionomia, expresso, e de outro lado, estima de si prprio. 2.Multido existncial que se estabelece (exemplo: greve).

3.Identidades coletivas ( exemplo: executivo/operrios). Modo de comunicao = verbal, vesturio. Sobrenomes, gestual. Ritualizao = obrigaes, participaes, objetivo, interao coletiva. Processos Psquicos = desenvolvimento cognitivo, afetivo, indentificao, transferncial. Nvel da Organizao Ordem organizacional por difinio sempre estar instvel. As tenses, os conflitos, a incerteza, a ambiguidade, as desigualdades, as contradies exteriores e interiores encarregam-se de alimentar esta instabilidade.

Texto xerox: Fico e realidade do trabalho operrio no ppt, direto do texto Trabalho prescrito = maneira como o trabalho de ser executado: o modo de utiluzar as ferramentas e as mquinas, tempo concedido para cada operao, regras a se respeitar Origem do trabalho prescrito = normas definidas por observaes, detectar informaes, analis-las, tomar decises. Normas estabelecidas a partir de experincias de curta durao efetuadas em homens jovens sem deficincia fsicas. Trabalho real = Nunca corresponde exatamenteao trabalho real. Usando o exemplo do setor clssico, as cadeiras so diferentes, pois no tem altura regulvel, nem todas as cadeiras foram posicionadas diante da esteira. Origens em dois setores: Clssico = Tempos Modernos ritmo imposto, pr-determinados, ergonomia funcional ( esteira rolante se desloca de maneira contnua, uma cadeira com altura regulvel para o operrio colocada diante da esteira), a tarefa, espao e tempo. Automatizados = rob de soldagem sem a presena constante de um ajustador que intervem frequentemente no funcionamento dos robs para lig-los. Robs no detectam problemas na pea que ir soldar (trabalho real). No caso o rob pra e deve ser religdo pelo operador PODE A ATIVIDADE HUMANA SER REDUZIDA A UMA SEQUNCIA DE GESTOS? Consequncias entre trabalho prescrito, trabalho real para:

1.O trabalhador o primeiro interessado. Pois ele que sofre as consequncias imediatas em seu corpo, eprito, personalidade, vida pessoal e profissional. 2.As consequncias fsicas so reais e quase sempre so menosprezadas, por teoricamente no existirem. Fadiga, dores, deformaes so resultados do trabalho real. 3.As consequncias mentais na memorizao das funes, microdecises, busca de informaes, a atividade mental necessria para executar o trabalho prescrito (atividade no reconhecida). Fatores Desfavorveis: Calor como forma de tornar o trabalho menos desfavorvel iluminao deficinte aumenta a probabilidade de se cometer erros = resulta na perda da sade, de riscos. Ansiedade do Trabalho: Causadas por situaes que comportam riscos importantes de acidentes individuais e coletivos, ou de destruio de materiais de valor envolvendo a responsabilidade do operador. Uma das suas cusas a incerteza e a falta de confiana (estratgias de defesa = omitem = negao do risco, atitude de desafio). As consequncias disto resulta de maior isolamento do trabalhador. Deformaes que contaminam a vida fora do trabalho Inadequaes entre as regras impostas pelo sistemas tcnico-organizacionais e as caractersticas de funcionamento do ser humano = execuo no reconhecidas de inmeras atividades fsicas ou mentais ao intensidade no reconhecida do funcionamento destas atividades modificao do funcionamento normal para adequar-se as regras impostas. No desaparecem no trmino do servio, manifestando-se na vida pessoal, exemplo: Tempos Modernos em que Chaplin continuam a entortar os parafusos nas ruas da cidade. Mutilaes de personalidade quando se come rpido, porque no trabalho tambm assim o faz. Consequncias Sociais : Emprego: a resistncia a mudana resultado da carga de trabalho atual e passada, os perodos de aprendizagem so muito difceis, pois o operador percebe que para cumprir o tempo previsto ele precisa abandonar os modos operatrios prescritos, mesmo aqueles que lhe foram ensinados no treinamento ou at o que aprendeu no treinamento profissional anterior. Administrao da mo de obra na empresa: sucesso de selees e rejeies parcialmente veladas. H dois tipos de selees: Seleo formal = seleo da populao real, definida a partir do perfil terico.

Seleo informal = observao pela experincia ou pelo treinamento, se adequa ou no a funo. O Absentsmo ( usado para designar as ausncias dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente) e o Envelhecimento Precoce Trabalhos considerados menos qualificados com condies de trabalho precrio gera absentsmo. Dispensa precoce em funo da idade dos trabalhadores que ocupam certos postos de trabalho conflito e exigncias muito altas trabalhador no suporta mais ou fica muito velho. Um princpio de realidade Assim o modelo do ser humano e dos sistemas tcnicos sobre o qual repousa a organizao do trabalho e da empresa falso. Na realidade, a produo de uma empresa s garantida, na sua qualidade e na sua quantidade, quando os operadores no observam estreitamente as ordens que lhe so dadas. Texto do ppt: As estratgias Defensivas na ntegra Populao da qual o autor trata: populao que ocupa favelas e cortios, periferia das cidades. No se caracteriza pela participao comum na mesma tarefa industrial --> o que tem em comum o no trabalho ou o subemprego. Moradia - meio termo entre favela e conjuntos habitacionais. Por que falar de um universo particular, do subrbio? AS contradies aparecem de maneira mais gritante que em qualquer lugar. O sofrimento a aparece macio e evidente. Mas ainda com natureza pouco clara. Misria operria --> doena epidmica (acadmicos do sc. XIX) Defesa - "ideologia defensiva do que se trata? Vivncia desta populao em relao a sade, em relao doena. Proletariado --> vtima de taxa de morbidez superior da populao em geral. Sequelas de acidentes e doenas, impossibilidade de acesso cuidados ps operatrios, fisio....

Alta frequncia do alccolismo. Pobreza dos meios sanitrios e promiscuidade favorece transmisso de doenas infecciosas e contaminaes coletivas. Grande nmero de filhos, casais separados em sua maioria, jovens pouco escolarizados. Nutrio pobre - subdesenvolvimento de estatura e peso. Pouco ou nenhum ambulatrio local. Questo que se impe: resistncia em falar da doena e do sofrimento. Quando doente, tenta-se esconder o fato dos outros, incluindo famlia e vizinhos. Culpa Sentimento coletivo de vergonha --> toda doena seria, de alguma forma, voluntria. " Se a gente est doente, porque preguioso Sentem-se julgados pelo outro --> passividade, quando se afunda mais na doena e sofrimento, cede passividade. Associao entre doena e "vagabundagem" Consenso social que visa a condenar a doena e o doente. Homem - realmente vagabundo Mulher - mais tolervel, desde que no seja uma rutura do trabalho. Mulher - no pode ficar doente por causa dos filhos. No se trata de evitar a doena, mas de domestic-la, cont-la, controlla, viver com ela. Mulheres --> todas doentes. Doenas mantidas a distancia pelo desprezo. Somente reconhecidas as que exprimem sintomas evidentes. Para que uma doena seja reconhecida, (ir ao hospital, consultar um mdico) - gravidade tal que impea a continuidade profissional( homens) ou nas atividades domsticas e familiares (mulheres) Flexibilidade maior em relao a doena das crianas - resistncia ao medico ainda persiste --> medo que ele descubra coisas que prefere-se no saber. Saber da doena abate o nimo. Sarar sera um problema de nimo. Cura diferente do desaparecimento do processo patognico. Sara=no sofrer. Pode ser desaparecimento do sintoma ou domesticar a dor. Hospitalizao - runa de todo o sistema de conteno da doena. Brecha no sistema coletivo de defesa contra a doena.

- dificuldade de logstica - levar os filhos - o mdico no presta ateno - qualquer ato mdico gera uma receita --> gasto de dinheiro. Restries Prticas mdicas "selvagens" - uso de medicamentos que sobraram do tratamento de um filho. Tratamento com o bom senso possvel. Famlias extensas - endividamento, marginalizao. --> para a mulher, a prpria gravidez pode ser motivo de vergonha. Esconde seu estado dos outros enquanto pode. Alm da gravidez, a vida sexual vista como vergonhosa, escandalosa, reprimida, proibida. Gravidez fica no mesmo registro da doena. ("pegou barriga") Ideologia da vergonha:sexualidade, gravidez ou doena - deve ser recoberto de silncio Corpo s pode ser aceito no silncio dos rgos - corpo produtivo Alienao em relao ao prprio corpo - no h conhecimento em relao ao prprio corpo. Para falar dele, preciso a dor. vergonha - ideologia defensiva contra uma ansiedade: estar doente, de estar num corpo incapacitado - no produtivo. Homem - doena=vergonha de parar de trabalhar. Doena - avesso do trabalho at o ponto do trabalho ser sinnimo de doena estar muito velho ou ser incapaz de trabalhar --> estar doente Condies de sobrevivncia precrias - no h lugar para a ansiedade face doena em si. Fica oculta pela questo da sobrevivncia. Funo da ideologia defensiva: Ideologia da vergonha - mantm a distancia o risco de afastamento do corpo ao trabalho, misria e morte. fracassos da ideologia - alcoolismo: sada individual e condenada pelo grupo social. Fuga em direo a uma decadncia mais rpida -emergncia de atos de violncia "anti-social" (desesperados e individuais)

-loucura com todas as formas de descompensao - psicticas, caracteriais e depressivas. Sem estas portas de sada - risco de morte Frequncia de mortes precoces nas pessoas de 35-50. Efeitos: Calar sobre a doena e sofrimento - leva a recusar consultas e internaes Resistncia em tratar disso. Aproximao de qualquer medida mdico-sanitria - reativa ansiedade fundamental em relao s condies de vida como um todo. Objetivo da ideologia defensiva: mascarar, conter e ocultar uma ansiedade particularmente grave. Caracterizada por ser destinada a combater um perigo e risco reais. Tem a participao de todos os interessados. Quem no compartilha excludo em algum momento - mandado embora, isolado progressivamente... Ideologia defensiva se torna to vital quanto a realidade obrigatria. Substitui os mecanismo de defesa individuais. Texto do ppt: Por um novo conceito de sade (Dejours) na ntegra Contribuio dos cientistas necessria e limitada? O conceito de sade das pessoas um assunto ligado s prprias pessoas atores da sade so insubstituveis. O que seria ento sade? Definio internacional: estado de bem-estar fsico, mental e social..... Impossvel definir este estado de bem-estar e conforto. Qualquer coisa sobre a qual temos uma ideia estado ideal, no concretamente atingido podendo ser ilusrio algo sobre o qual se tem esperanas. Fixar-se como objetivo: chegar a tal estado Novos conhecimentos que possibilitariam modificar o conceito de sade - Fisiologia

-Psicossomtica - Psicopatologia Fisiologia: organismo no se encontra num estado estvel, constante mudana. s vezes mais dorminhocos, s vezes mais ativos...no mesmo dia ou na mesma semana... Movimento contnuo como possvel a estabilidade da sade? Outro exemplo: concentrao de acar no sangue muda o tempo todo. Estado de sade no seria ento um estado de calma, ausncia de movimento, conforto, ociosidade.... Muda o tempo todo! Em relao ao psiquismo: Angustia penosa, causa sofrimento. Mas, sade no ausncia de angustia! Seria impossvel, todo mundo se angustia. Mesmo angustiadas, podemos nos encontrar em boa sade. No se trata de acabar com a angustia, mas de lidar com ela. partir para outra angustia. Trabalho repetitivo nocivo sade. Mudanas no trabalho so mais favorveis sade. Psicossomtica: relaes entre psiquismo e corpo. Uma doena tem momentos de evoluo, crises, que no acontecem em qualquer momento da vida. Momento em que se passa algo importante do ponto de vista psquico, do ponto de vista afetivo. No verdade para todas as doenas. Intoxicaes nada tem a ver com questes psquicas. Bem como doenas parasitrias. E o que seria ento doena mental? Ex: alcoolismo. Sempre normal? E as pessoas que consomem muito alcool a vida inteira e tem vidas longas? Algumas pessoas podem consumir muito alcool sem nunca desenvolver cirrose. Enquanto outras teriam um coma alcoolico com uma dose. O mesmo se pode dizer em relao angustia.

Normal controlar tudo, para que no haja angustia? Homem procura transformar-se no necessariamente acabar com a angustia, por mais que isso esteja em voga. Vida compromisso das pessoas com sua histria e o ambiente, na tentativa de transformao. Sem angustia no h este movimento. No h ento estado de bem-estar e de conforto, mas h fins, objetivos, desejos e esperanas. Sade mental bem estar psquico. Sade quando ter esperana permitido. Viver sobretudo poder desejar. Perigo impossibilidade de desejo. depresso, perda de fome, de tenso, do desejo. Possibilidade grande de adoecimento. Psicopatologia do trabalho: O trabalho um elemento fundamental para a sade. Trabalho perigoso mas o no-trabalho tambm o . -desemprego pode engendrar doenas. Ideologia do cio viver de renda, ser herdeiro... No verdadeiro objetivo das pessoas no no fazer nada. Ex: criana busca sempre atividade. Problemtica no trabalho ou no trabalho, mas qual trabalho. O que importa no trabalho em relao ao funcionamento psquico a organizao do trabalho. Condies de trabalho: So as condies fsicas, qumicas e biolgicas presentes no ambiente de trabalho. Organizao de trabalho: diviso de tarefa contedo e o que prescrito pelo organizador do trabalho. Hierarquia. diviso dos homens as pessoas so divididas pela organizao no trabalho. As relaes entre elas regulada e organizada no nvel da organizao. Organizao de trabalho:

diviso de tarefa contedo e o que prescrito pelo organizador do trabalho. Hierarquia. diviso dos homens as pessoas so divididas pela organizao no trabalho. As relaes entre elas regulada e organizada no nvel da organizao. A organizao atinge ento dois pontos: A organizao da tarefa e as relaes humanas. Determinadas organizaes do trabalho atacam o funcionamento mental do indivduo ataca o desejo do trabalhador. Provoca perturbaes, sofrimentos e doenas mentais e fsicas. O trabalho ento no nocivo sade por si s. Pode ser tolervel e benfico sade fsica e mental. Sade ento no algo que vem do exterior, algo que se ganha, se enfrenta e se depende. No estvel. So compromissos que se assume com a realidade, mutveis, que se perdem, que se ganham. Realidade: Do ambiente material Afetiva, relacional, familiar Social Sade: ter meios para traar um caminho pessoal em direo ao bem estar fsico, psquico e social.

Texto do ppt: Que Sofrimento na ntegra Vivncia operria/discurso trabalhador 2 sintomas: insatisfao e ansiedade Tema que se repete no discurso: indignao. Associado vergonha da robotizao, ausncia de imaginao ou inteligncia contato forado com tarefa desinteressante. Falta de significao, frustrao narcsica, desconhecimento da tarefa como parte do processo, falta de significao da tarefa no significa nada para os grupo social O que voc faz?

imagem narcsica plida. Imagem de si que repercute no trabalho mais honroso e valorizado quando mais complexa e valorizada a tarefa exige know how, riscos.... Vivncia depressiva: condensa sentimentos e amplia cansao: execuo de tarefa sem investimento material ou afetivo sensao de ADORMECIMENTO INTELECTUAL, paralisia de imaginao. Triunfo do condicionamento ao comportamento produtivo. Trabalho - qualificao/formao: sofrimento quando a evoluo desta relao bloqueada. Na adaptao tarefa: subemprego das capacidades ou to complexa que gera fracasso. Sucesso ou fracasso de um trabalho obrigatrio efeitos sobre o narcisismo so diferentes em relao a sucessos reais e reconhecidos. Atividade do trabalho: veicula certo nmero de smbolos encadeamento deste smbolos depende da vida interior do sujeito (o que introduz de sentido simblico no que o rodeia) e o que ele faz. Investimento narcsico s pode se renovar graas ao investimento no objeto e vice-versa. Questo: maior parte da significao do trabalho inconsciente. Significao das relaes de trabalho dentro e fora do trabalho. Ex: salrio pode veicular todas as significaes negativas que implicam as limitaes materiais que ele impe. Fadiga, carga de trabalho e insatisfao Adaptao do trabalho s aspiraes e competncias do trabalhador compromisso entre desejos e realidade. Movimento consciente de luta contra insatisfao, inutilidade, depresso. Em um trabalho rigidamente organizado, nenhuma adaptao do trabalho personalidade possvel Sofrimento: comea quando faz-se uso de todo o saber e poder que dispe na organizao e no pode mudar a tarefa A certeza que o nvel atingido de insatisfao no pode mais diminuir marca o comeo do sofrimento. Em um trabalho rigidamente organizado, nenhuma adaptao do trabalho personalidade possvel

Sofrimento: comea quando faz-se uso de todo o saber e poder que dispe na organizao e no pode mudar a tarefa A certeza que o nvel atingido de insatisfao no pode mais diminuir marca o comeo do sofrimento. Quando maior a rigidez da organizao, maior diviso de trabalho, menor o contedo significativo da tarefa e menores as chances de mud-lo aumento do sofrimento. Insatisfao e contedo ergonmico do trabalho

Anlise do posto especialistas balano da interveno diminuio do custo cardiovascular, melhoria da posio do trabalhador, atenuao do barulho, iluminao.... Pesquisa de indicador global de melhoria das condies de trabalho. Vivncia subjetiva das condies de trabalho se no h queixa dos trabalhadores, os especialistas notariam da mesma maneira? Sentimento de melhoria das condies de trabalho se desfaz rapidamente: o fato de que, no fundo, nada mudou. Quando desaparecem os prejuzos que ocupam o alto da hierarquia sintomtica, faz-se aparecerem outros. Interveno ergonmica tem ao limitada. Mas, alvio trazido pela interveno permite intensificao da produtividade. Parte irrisria do todo. Casos de condies de trabalho terrveis mas bem toleradas (pilotos de caa) valor relativo das melhorias ergonmicas em relao economia global da relao homem-trabalho. Enquanto a ergonomia no trouxer satisfao suplementar ao nvel do contedo significativo do trabalho, s poder trazer alvio limitado. Relao desarmoniosa entre contedo ergonmico e estrutura da personalidade pode emergir insatisfao e sofrimento de natureza psquica/mental. Situada no registro simblico insatisfao e frustrao concretas Falamos de indivduos caso em que melhoria de condies de trabalho, diminuio de carga fsica, pode conduzir a catstrofe no nvel da economia geral do indivduo.

Tarefas diferentes so mais adequadas para cada pessoa. Compreender a simultaneidade de prazer e necessidade. Relao sutil entre contedo ergonmico do trabalho e estrutura da personalidade: -exigncias de ordem fsica e psicomotora -exigncias de ordem psicossensorial -exigncias de ordem intelectual Questes da Insatisfao com o trabalho Existe uma satisfao com o exerccio do corpo, no sentido fsico e nervoso. Primeiro impacto diz respeito ao corpo. Introduo da estrutura da personalidade em relao homem-trabalho a partir de cada indivduo, preciso entender o que significa o confronto com a tarefa. Custo individual da tarefa carga do trabalho. Insatisfao carga de trabalho psquica efeitos e sofrimento esto no registro mental e se ocasionam desordens no corpo, diferentes das doenas diretamente infligidas no organismo pelas condies do trabalho. Conflito: ope o homem organizao de trabalho. Satisfaes concretas proteo da vida, ao bem-estar fsico e mental. Fornecer atividades fsicas, sensoriais e intelectuais segundo a economia psicossomtica individual. Satisfaes simblicas vivncia qualitativa da tarefa. Desejos e motivaes. Depende do que a tarefa veicula do ponto de vista simblico. EM RELAO AOS PPT (POWERPOINT), CASO TENHA O TEXTO XEROCADO, LEIA COMO COMPLEMENTAO PARA A PROVA AJUDA NA DISCUSSO DA RESPOSTA.

Potrebbero piacerti anche