Sei sulla pagina 1di 70

Jeov-Rafa

O Senhor que te Sara

Agradecimentos
A Deus, Pai eterno de Amor e Sabedoria; A Cristo, pela obra perfeita da cruz; Ao Esprito Santo, pelo consolo dirio principalmente nas horas difceis; Aos irmos que me apoiaram em todo o tempo, em especial : Allan e esposa, que so meus pais espirituais. Sandro Teixeira, Pr. Luiz Carlos e irm Neli sua esposa, Edson (Edinho), Renato Albino e esposa, Luciana e sua irm Vnia (Vaninha), Tia Mercedes e filhos, Tia Helosa, esposo e filhas, Wellington, Rogrio, Tia Rosa, seu esposo Tio Orozimbo e sua famlia os quais so especiais para mim (Ah, foram eles que me emprestaram o Atlas), e o amado irmo Cludio Henrique da igreja Presbiteriana. Meus sinceros agradecimentos.

Dedicatria
A Deus, em gratido pelo seu amor e graa ministrados a ns; Ao Senhor Jesus, pela remisso de nossos pecados na Cruz do Calvrio; Ao Esprito Santo, que livremente fluiu para que esta obra fosse feita; Aos meus pais Nelson e Maria Luiza, os quais amo profundamente; Aos meus irmos Edney e Viviane, que so especiais para mim, bem como seus companheiros Rosa (Rosinha) e Carlo A Luiza, Marina e Maria Luiza (que acaba de chegar a este mundo); A todos os servos de Deus, sobre a face da terra; A voc, que est com este livro em mos. Que o Jeov-Rafa, o Deus que te Sara, possa trazer verdadeiro alvio ao seu corao. Obs.: Esta obra uma fico, portanto, qualquer semelhana com nomes, fatos ou acontecimentos, no ter passado de mera coincidncia.

Prefcio
De tudo o que se faz permanece a essncia do que se . O grau de importncia das coisas que fazemos s pode ser avaliado pelo teor de vida resultante dos relacionamentos. Andrey apareceu em minha vida no ocasionalmente, mas, como instrumento do Senhor na lapidao do meu carter. Para voc, amigo leitor, este pequeno trabalho no ter o mesmo valor que teve para mim, garanto. Voc no teve como eu, o privilgio da comunho. Voc talvez no compreenda que o valor deste trabalho para mim, vai alm destas palavras. A amizade que temos foi iniciada e sustentada por Jesus. Temos aprendido a aceitar nossas diferenas e a encontrar no Senhor nossas afinidades espirituais. O livro que ora chega em suas mos retrata a viso que o nosso irmo tem do amor , bondade e poder de nosso Senhor Jesus Cristo para com todos os que se chegam a Ele com um corao sincero ainda que fraco e limitado. O jovem Aziel da fico bem retrata um corao teimoso que, todavia, finalmente se curvou diante dAquele que venceu a morte, vive e reina para todo o sempre. A limitao fsica do nosso companheiro Aziel bem pode insinuar a realidade da sua morte espiritual, se que voc ainda no experimentou a reconciliao com o Pai atravs da morte expiatria e da ressurreio do Senhor Jesus. Andrey e eu passamos muitos bons momentos juntos meditando e comentando sobre a Beleza da Majestade do Senhor. O meu sincero desejo que voc conhea o Senhor de maneira profunda. Deixe que Ele cure as chagas das suas emoes combalidas, lave as feridas de decepes sofridas, traga gozo e refrigrio sua alma perdoando os seus pecados e dando a voc a paz que s Ele pode dar. No por menos que os versculos-chave da converso de nosso irmo amado so : Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve. (Mateus 11 : 28-30). Boa leitura ! Sandro.

Minha Vida
Chovia forte na madrugada em que minha me, uma jovem senhora de 35 anos, a 20 servindo ao Senhor, comeou a se contorcer na cama com dores de parto, meu pai, pastor h 18 anos, vestiu-se atrapalhado derrubando o criado mudo, onde estava a sua Bblia, e se ps de joelhos a orar antes de pegar minha me no colo e coloc-la no carro para ir maternidade. Mame deu entrada na ala obstetra s 2:45, e s 3:30 eu nasci. Me chamo 1Aziel, nome escolhido pelo meu pai, e que significa Deus poder. Cresci em um bairro classe mdia de Curitiba, onde meu pai pastor h mais de 15 anos em uma igreja de porte mdio, com 400 membros regulares aproximadamente. As reunies eram s segundas com uma reunio de orao, quintas os cultos de doutrina Bblica, sbados culto dos jovens e aos domingos culto de adorao e evangelismo. Desde muito novo, fui obrigado a assistir aos cultos, e para falar a verdade no gostava muito no. Ao completar 14 anos, gostava mesmo era de ir para a escola, se bem que aula mesmo eu quase no assistia; vivia fugindo da sala para fumar escondido no banheiro e namorar a 2Maqui, que tambm vivia matando aula para se encontrar comigo e tambm fumar escondido. Conseguamos os cigarros graas a influncia de Maqui, junto ao dono do bar ao lado de nossa escola, os quais sempre nos fornecia por pagamento em dinheiro, que eu pegava na carteira de meus pais sem eles saberem. Minha me, em uma tarde de domingo em que eu estava assistindo a uma partida de futebol, me disse : - Filho, eu e seu pai estamos muito preocupados com voc. Sexta-feira, a diretora da escola nos ligou pela 3 vez neste ms, para nos dizer que voc tem faltado muito as aulas. Disse a ela que pode ter havido um engano, pois seu pai o leva todos os dias a aula. - Ah me, no enche no. Respondi com grosseria. - A diretora deve de estar louca da cabea. Mas no fundo, sabia que minha me tinha razo. Quando ela ia continuar a falar, toca o telefone. Era chamando para sair. me. - Filho, hoje tem culto, no se esquea. Respondeu-me
1 2

Maqui me

- Me vou sair com a Maqui, no sei a hora que volto. Disse a minha

1 Crnicas 15 : 20. Nmeros 13 : 15 - Intriga.

- Ah me que culto que nada. Sa batendo a porta. Neste momento a nica reao de minha me foi pr-se de joelhos e orar em meio a lgrimas ao Senhor, para que me protegesse.
3

Me encontrei com a Maqui e mais 4 casais de amigos na praa Gaer, e fomos para um dos Shoppings mais movimentados de Curitiba.

Nossos planos eram de assistirmos a um filme no cinema e fazermos um lanche no prprio shopping. Assistimos a um filme de ao, e para falar a verdade, nos agarramos quase o filme todo. Na sada, fomos para a praa de alimentao do shopping e sentamos em uma mesa do lado de fora do restaurante, pedimos 3 pizzas grandes e chopes. O garom disse que no podia vender bebida alcolica para menores, mas resolvi este probleminha dando uma nota de 5 reais a ele. Bebemos mais 3 chopes cada um e comemos as pizzas. Quando pedimos a conta, e o garom virou as costas, Maqui nos sugeriu que sassemos sem pagar. Achamos a idia louca mas tima e samos correndo pelos corredores do shopping. Nunca mais teria notcias daquele restaurante pensei - mas como estava errado... Mal sabia eu que minha me estava dirigindo uma reunio de Senhoras quando em meio s oraes, o Senhor comeou a falar atravs de 4 Nebai, uma senhora de 55 anos, que tinha o dom de profecias e que comeou a dizer a minha me : - Filha, Eu Sou o Senhor dos exrcitos que sei o ontem o hoje e o amanh. Filha, oua o que Eu lhe digo : teu filho tem andado com ms companhias e tem cado nas armadilhas de satans, mas no temas filha. Ele passar por vrias tribulaes e andar longe de meus caminhos, mas contudo Eu o tirarei das garras de satans. Porque para mim muito especial. Nesta hora, minha me caiu de joelhos e comeou a orar em lnguas e a chorar, sendo consolada pelas senhoras da igreja. Quando cheguei em casa, eram quase 3:00 da manh e meus pais estavam na sala me esperando. Meu pai me chamou e disse : - Aziel, onde esteve at esta hora ? - Ah pai, sa com uns amigos, por que ? Respondi com o mesmo ar de arrogncia de sempre. - Filho, o que tem te faltado ? Como se a culpa fosse deles e no minha.
3 4

Esdras 2 : 47 - Esconderijo. Neemias 10 : 19 - Fruto do Senhor.

- Porque esta pergunta agora Pai ? Estou com sono, quero dormir. Respondi asperamente. - Aziel, meu filho, voc sabe com quem tem andado ? - Ah Pai, meus amigos so as melhores pessoas que existem, bem melhor que estes a da sua igreja. Respondi. Como estava enganado... Bati a porta do meu quarto e dormi. Na manh seguinte quando acordo, vejo minha me conversando ao telefone e, com um ar de extrema preocupao ouo-a dizendo : - No se preocupe, hoje mesmo converso com ele e o fao ir a se desculpar. Nem imaginava que o dono do restaurante era um membro da igreja de meu pai e que me reconheceu no meio da turma, ligando para minha me no dia seguinte contando o episdio todo. - Aziel. Ouo minha me me chamar. - Que foi me. - O que voc fez ontem ? - Nada. - Por acaso no foi ao restaurante do sr. 5Cal, com mais 9 amigos, beberam vrios chopes, comeram 3 pizzas e na hora de pagar a conta que ficou em R$ 80,00, vocs saram correndo como um bando de delinqentes ? - No, no sei do que voc est falando. Gritei com ela. - Oh meu Senhor, o que mais farei para que ele reconhea o seu erro ? - Ah me ! Estou saindo. Quando voltei, meu pai estava me esperando na sala e foi logo dizendo: - Aziel, venha c, quero falar com voc. - Ah pai, agora no. - Agora !!!
5

Gnesis 10 : 11 - Firmeza.

Sabia que algo de rum iria acontecer, pois sempre que via meu pai nervoso como estava, boa coisa no era. Seguiu-se ento uma surra de vara como h muito no tomava, e meu pai me disse : - Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o corrige. Continuou dizendo : - Filho, voc tem me envergonhado diante de amigos e irmos que so preciosos para mim e sua me. Alm do mais, voc precisa reconhecer o amor de Jesus por voc. Saiba que Ele sempre o amar independentemente do que voc faa, assim como ns tambm, mas voc pode trazer problemas a si mesmo. - Agora filho - continuou meu pai - Pegue seu dinheiro e v ao restaurante se retratar com o sr. Cal. - Ah pai, por favor, vou morrer de vergonha... - Como que no teve vergonha de fazer o que fez ? - Pai ! Todos os meus colegas vo rir de mim. - Todos os seus colegas que estavam com voc ontem, pertencem a famlias que no servem ao Senhor e a Bblia diz que 7para os mpios vergonhoso praticar a justia. - Mas pai, onde vou arrumar este dinheiro ? - Na hora de pedirem, vocs deviam ter este dinheiro, no ? - , mas gastamos uma parte dele com certas coisas... - Como cigarros e bebidas no ? - Quem falou isso pai ? Perguntei assustado. - Havia cheiro de cigarro em sua roupa, alm do que o sr. Cal me disse que na conta estavam includos trs maos de cigarros, e que voc ficou com um. - Mas pai, gastamos quase o dinheiro todo... - Filho, o que fez foi errado, sabe disto, e tem de se retratar. - T bem, vou ver o que posso fazer.
6 7

Provrbios 13 : 24. Provrbios 21 : 15.

Quando fui encontrar com minha turma na praa Gaer, encontrei-os tristes e quis saber o motivo. Me disseram que Maqui, havia sido posta de castigo pelo seu pai porque ficou sabendo que ela andava fumando e matando aulas. Pela primeira vez, senti-me culpado por algo. Disse a eles o que aconteceu comigo e fizemos uma vaquinha para arrecadarmos o dinheiro da conta. De posse deste dinheiro fui ao restaurante do sr. Cal enquanto a turma me esperava do lado de fora do shopping. Quando entrei, vi um senhor de barba branca que estava assentado atrs do balco lendo a Bblia e atrs dele um quadro com uma paisagem linda com um versculo assim : Clama a mim, e responder-te-ei, grandes e ocultas, que no sabes.
8

anunciar-te-ei

coisas

Ele me olhou com um olhar doce e terno e disse-me : - Sim filho, o que deseja ? Como se no soubesse quem eu era e o que viera fazer. - Sr. Cal ? - Sim sou eu. - Vim trazer o dinheiro que devemos ao sr. - Ah, voc se chama Aziel no ? - Sim, sou eu. - Olha filho, sou amigo de seus pais h 15 anos e sei muito bem o que eles esto passando. Filho, voc tem pais que qualquer pessoa daria de tudo para ter, pais amveis, doces e principalmente servos do Senhor Altssimo. Aquelas palavras me fizeram gelar o corao. Joguei o dinheiro no balco e disse asperamente : - Est a o seu dinheiro. E sa. Ele me respondeu quando eu estava quase na porta : - Aziel, em nome de Jesus eu te perdo e te abeno com toda sorte de bnos, e que o Senhor Deus, Pai de eterna sabedoria e misericrdia possa ser contigo em todos os teus passos.
8

Jeremias 33 : 3.

Fiquei assustado com isso e sa mudo do shopping. Quando minha turma me viu ficaram assustados, pois eu estava completamente transtornado com aquelas palavras de perdo daquele senhor.
9

Hacoz, um de meus amigos me disse :

- Aziel, o que h contigo meu amigo ? - Nada, nada no. Me d um cigarro que eu estou nervoso. Ficamos pelas imediaes do shopping at por volta das 22:00, quando retornei para casa. Ao chegar meu pai me disse : - Aziel, Cal me ligou. - Sei, e da, falou mais alguma coisa de errado que eu fiz ? - No filho. Me ligou para agradecer e dizer que est muito feliz por ver que voc se arrependeu, voltou ao lugar onde errou e se retratou, me dizendo que citasse um versculo para voc : - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecer dele; e para o nosso Deus, porque generoso em perdoar. (Isaas 55 : 6-7) Novamente senti o corao gelar, pois sabia que a Palavra de Deus era algo srio, embora nunca a houvesse respeitado antes. Acho que este foi um dos pontos que mais marcaram meus 14 e 15 anos. No dia de meu aniversrio, quando estava completando 16 anos, ganhei uma bicicleta de dez marchas do meu pai, e neste perodo, comeou a despertar dentro de mim, um esprito de aventureiro que mais tarde iria mudar minha vida por completo. Na manh seguinte ao meu aniversrio, sa para encontrar minha turma e andar de bicicleta, nas imediaes da praa Gaer. Maqui no estava mais conosco, pois seus pais se mudaram para Belo Horizonte; acho que seu pai, funcionrio de um banco do governo, havia sido promovido ou transferido no sei bem ao certo. Quando estava quase chegando a praa, amigos me gritou e me disse : - Cara, Voc no sabe o que aconteceu !
9 10

10

Moser, um de meus

1 Crnicas 24 : 10 - Espinho. Deuteronmio 10 : 6 - Priso, lao.

- Fala. - Sabe a 11Sismai, aquela loira linda que se mudou para a rua de cima a um ms e que est andando com a gente a uns 10 dias ? - Sei, sei, o que tem ela ? - Rapaz ! Ela conheceu um dono de um bar excelente na zona norte, onde toca de tudo e acredite, a cerveja mais barata e gelada da cidade. - Legal ! quando vamos. Perguntei entusiasmado - Hoje a noite, mas tm de ser aps as 23:00 , pois quando ele chega l e libera a nossa entrada. - Beleza ! J avisou ao resto do pessoal ? - J. Me respondeu Moser. Andamos de bicicleta a tarde toda e quando eram aproximadamente 18:00 fomos embora. Ao chegar em casa tomei um banho bem demorado e fiquei deitado at aproximadamente s 21:00, quando sa de casa debaixo de mil recomendaes de minha me que entravam em um ouvido e saam no outro. Encontramo-nos como sempre na praa Gaer e senti que estava pintando um clima entre Sismai e eu. Chegamos ao bar, aproximadamente s 23:30 e quando olhei a plaqueta com o nome, espantei-me : Bar 12Teudas. Me assustei com o nome, porque h uns 10 dias ouvi meu pai dizendo este nome a minha me, enquanto preparava um sermo para um culto, e o que ele disse representar o nome no me lembro direito, mas no era bom. Deve ser coisa da minha cabea. - pensei. Vou curtir a noite. Tinha razo quanto ao clima, pois mal chegamos ao bar e nos assentamos, Sismai comeou a se aproximar de mim e me abraou. Instintivamente nos beijamos e enquanto o restante da turma, ao todo 8, danavam freneticamente no salo do bar, bebemos, fumamos e nos divertimos at aproximadamente 5:00. Quando cheguei em casa, minha me j estava acordada. Estava na sala prostrada orando ao Senhor e ento entrei de mansinho para que no me visse. Quando eram quase 13:00, acordei e fui almoar. Minha me disseme que quando eu chegasse de madrugada, no precisava ter o cuidado de
11 12

1 Crnicas 2 : 40 - O Sol do Senhor. Atos 5 : 36 - Ensinador Falso.

chegar de mansinho, pois mesmo que ela no visse, o Senhor Deus que v e sabe tudo, saberia a que hora chegaria. - Ah me, no comea a me amolar com estes papos de Deus pra c, Deus pra l. No quero saber disto no. Durante o resto do dia e da semana, fiquei em casa sem fazer absolutamente nada, nem mesmo ao trabalho de arrumar o meu quarto, eu me dava, e tambm no deixava minha me arrumar, com medo de que encontrasse minhas revistas, cigarros, bebidas e principalmente meu boletim, que nunca saa do vermelho. Mas isto, no era nem o comeo das coisas que estavam por vir nos meses seguintes. Uns 7 meses depois que visitamos o tal bar Teudas, em uma tarde de segunda-feira, toda a turma estava reunida na praa Gaer. Eu e Sismai que j estvamos namorando e que por diversas vezes, havamos matado aula para sairmos, encontramos e convidamos a turma para irmos a uma pista de Kart, que acabara de ser inaugurada na cidade. Como ningum tinha dinheiro, resolvemos adiar o programa para o dia seguinte, com o propsito de o arranjarmos para nos divertir na pista de corrida. Quando cheguei em casa, eram aproximadamente 19:00. Tomei um banho e dormi. No dia seguinte quase hora marcada para irmos, pedi a minha me R$ 30,00 para sair, e ela me deu. Encontramo-nos no nosso ponto de encontro de sempre e rumamonos para o shopping, aonde estava instalada a pista de corrida. Esperamos quase 1 hora para conseguirmos andar e depois de cada um de ns andarmos vrias vezes, nos assentamos no bar do kart e comeamos a beber. No fazamos idia do que estava por vir... Me assustei ao ver quantos chopes tnhamos tomado. ramos 8 pessoas e tomamos ao todo 48 chopes. Mais assustado fiquei, quando percebi que era Sismai quem mais havia bebido, j ficando meio fora de si. Tentamos acalm-la mas quando assustamos, ela estava no meio da pista e em sua direo vinha um carrinho em alta velocidade. Tentamos gritar, gesticular, mas era tarde. Ela foi atingida em cheio, caindo no meio da pista desacordada e sangrando muito. Corri e liguei para o hospital, e nos mandaram uma ambulncia em menos de 10 minutos. Sismai deu entrada no CTI quase em estado de coma, pois havia recebido uma pancada muito forte na cabea ao cair, alm de ter fraturado vrios ossos dos braos e pernas, tambm com perfuraes no abdome e pulmo devido ao impacto. Dificilmente sobreviveria. Pela primeira vez, disse ao Senhor : - Deus, se voc existe e real como meus pais falam, salve minha namorada.

Moser, procurava me acalmar, enquanto ligavam para meus pais e os pais de Sismai. Quando meu pai chegou ao hospital , eu o abracei e disse : - Pai, ela vai morrer ? - Calma filho, o Senhor sabe de todas as coisas. Quem esta garota filho ? - a minha namorada pai. Quando os pais de Sismai chegaram, senti um clima pesado no ar, pois sabia que seus pais desaprovavam o nosso namoro. - Onde est a minha filha ?! Chegou esbravejando o pai de Sismai. - Ela est sendo operada meu senhor, disse mansamente uma enfermeira de nome 13Peniel, que fazia parte da igreja de meu pai e trabalhava naquele hospital h 10 anos. - E quem o mdico responsvel !? Gritou novamente o pai de Sismai. - o Dr. 14Irpeel. Que tambm era membro da igreja de meu pai. - Boa tarde meu amigo. Disse meu pai. - Quem voc ? Perguntou-lhe - Meu nome 15Petuel. Sou o pai de Aziel, que estava com sua filha. - Voc que o tal pastor pai do moleque, no ? - Sim sou eu. - Saiba que eu no aprovei o namoro destes dois desde o princpio. - Eu tambm no, eles namoravam escondidos de mim e de minha esposa. Disse meu pai apontando para minha me. - Como vai, senhora. Disse 16Naum a minha me. - Prazer, meu nome 17Nagai.

Gnesis 32 : 30 - A Face de Deus. Josu 18 : 27 - Deus cura. 15 Joel 1 : 1 - Nobre disposio de Deus. 16 Lucas 3 : 25 - Consolao, compassivo. 17 Lucas 3 : 25 - Esplendor.
13 14

- Esta minha esposa 18Mis. - Como vo ? Respondeu a me de Sismai. Que continuou dizendo : - No adianta ficarmos discutindo enquanto Sismai est sendo operada correndo risco de vida. - Tem razo respondeu minha me. Comeava ali uma amizade que iria mudar o rumo das vidas de Sismai e seus pais. - O Dr. Irpeel j vem falar com vocs. Disse-nos Peniel. Quando o Dr. chegou perto de ns, perguntou quem eram os pais, e imediatamente Naum e Mis se apresentaram : - Somos ns. - Olha. Disse o Dr. Irpeel. - O estado de sua filha grave, mas risco de vida ela no corre mais. - Graas aos 19espritos iluminados. Disse a me de Sismai. Aquelas palavras soaram estranhas aos ouvidos de meus pais, pois eram evanglicos h mais de 30 anos e sabiam que o espiritismo no tem nada de comum com a Bblia e com o Deus Vivo. Mansamente minha me chegou-se a Mis e disse : - Minha querida, quem so esses espritos iluminados os quais voc invoca ? Minha me queria mesmo ter uma abertura para falar do verdadeiro Evangelho. O do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - Minha filha, estes espritos nos trazem conhecimento de coisas superiores a ns. Assim nos ensinou Kardec, o maior homem que j passou por esta Terra, o pai do espiritismo. Disse Mis a minha me com um certo ar de ironia. - Mas Mis a Bblia, Palavra do Deus Vivo nos diz no Livro de Deuteronmio : Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te d, no aprenders a fazer conforme as abominaes daqueles povos. No se achar no meio de ti quem faa passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um esprito adivinhador, nem mgico, nem 1 Crnicas 8 : 12 - Prontido. Os espritas aceitam a idia de que alguns homens aps desencarnarem, vo para uma espcie de cidade celestial onde continuam a evoluir atravs de novos conhecimentos e que se manifestam na Terra, atravs de mdiuns que recebem seus espritos com esses conhecimentos.
18 19

quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas abominvel ao Senhor, e por causa destas abominaes que o Senhor teu Deus os lana fora de diante de ti. Perfeito sers para com o Senhor teu Deus. (Deuteronmio 18 : 9-13). - E um pouco mais adiante - continuou - O Senhor teu Deus te suscitar do meio de ti, dentre teus irmos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirs;(Deuteronmio 18 : 15). Este Jesus Cristo, o Filho de Deus. Com ar de espanto e talvez curiosidade disse Mis : - No sabia disto. - Mis vamos para casa, Sismai precisa descansar e temos que falar com o nosso mdium que est tudo bem. Disse Naum. Mis e minha me trocaram os nmeros de seus telefones, despediram-se, e Mis se mostrou interessada nas palavras que ela lhe havia dito. Prometeu que iria procur-la para esclarecer algumas dvidas. - Vamos embora filho. Disse-me meu pai. No caminho para casa, ouvi minha me comentando o assunto da conversa com Mis, mas estava to nervoso e com tanto sono que adormeci e no ouvi o restante. Sismai saiu do hospital em 10 dias e j estava bem melhor, s que teria que fazer um pouco de repouso, no esforando-se muito. Inexplicavelmente, Sismai havia mudado de comportamento e, desde que saiu do hospital, no era mais a mesma. Parou de beber, e nossos encontros comearam a ficar cada vez mais escassos. Procurei-a e perguntei-lhe : - Hei, o que est havendo com voc ? - Ela me olhou com um olhar que jamais vira em seus olhos e me narrou a seguinte estria : - Quando sa do efeito sedativo da anestesia, me encontrava em um quarto grande e amplo e nas paredes brancas como a neve, haviam apenas alguns quadros com inscries Bblicas e paisagens maravilhosas. Olhei assustada para o lado e quem estava ao meu lado era uma jovem senhora de 45 anos, enfermeira, que me disse : - Calma, est tudo bem; me chamo Peniel e sou a enfermeira que estarei cuidando de voc. Onde estou, o que aconteceu ? Perguntei a ela. - Querida, voc sofreu um acidente horrvel, e ficou em estado grave por 3 dias, mas foi operada e est tudo bem.

Onde est meu pai e minha me, eu os quero. - Calma Sismai, seus pais tiveram de fazer uma viagem para buscar uns amigos em Londrina e voltaro amanh. Como? Indaguei. Eu aqui quase morta e eles passeando ? - Sismai calma. Alis, voc sabe o que significa o seu nome ? Peniel estava tentando me acalmar. E conseguiu. - No. Respondi a ela Mansamente ela abriu um livro enorme que mais tarde vim a saber, se tratava da Bblia. - O significado de seu nome : O Sol do Senhor. Disse-me Peniel. Perguntei-lhe como ela sabia disto. E porque estava com aquele livro enorme nas mos lendo, enquanto eu ainda estava sob efeitos de remdios ? Ela me respondeu : - Olha meu bem, quero falar com voc a respeito de algum que te ama muito e que por voc deu a vida. - No ! Gritei - Aziel morreu ? Ela sorriu e me disse : - No querida, falo do maior Homem que j pisou sobre este planeta, falo de Jesus. E leu um texto que dizia : Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3 : 16) - Mas Jesus no aquele que est pendurado em uma cruz, em vrios lugares por a ? Ela novamente me sorriu e disse : - No, Ele ressuscitou e est sentado a destra de Deus Pai. - Como voc me prova isto ? Ela abriu a Bblia e me disse : Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est, assentado destra de Deus. (Colossenses 3 : 1) - E como sei que esta Bblia real ? Peniel me disse : - Sismai, vou ler para voc algumas passagens e entender :

Quanto a Deus, o seu caminho perfeito, e a palavra do Senhor fiel; ele o escudo de todos os que nele se refugiam. (2 Samuel 22 : 31) Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia; (2 Timteo 3 : 16) E durante a noite toda ela me disse sobre Jesus, sua obra perfeita da cruz, sobre o novo nascimento e sobre as coisas de Deus. E eu Aziel, reconheci que sou uma pecadora em potencial, me arrependi, e cri em Jesus, reconhecendo-O com meu nico Senhor e Salvador. Preciso nascer de novo, pois a Bblia diz que: Aquele que no nascer de novo (do alto), no pode ver o Reino de Deus ( Joo 3: 3). Boquiaberto, escutei complementou dizendo : Sismai me narrar esta estria que
20

- E tambm meu caro amigo, meus pais no falam comigo h 5 dias desde que souberam que larguei a vida que levava e que estou freqentando a igreja de seus pais. Mais estarrecido ainda fiquei e olhei fixamente para ela dizendo : - Sinto, mas por favor, esquea que eu existo. Como novamente estava totalmente errado... A partir deste dia, somente via Sismai durante os cultos que eram realizados em frente a minha casa, na igreja que meu pai dirigia. Passaram-se 5 meses e ento completei 17 anos. Neste ano que se iniciou ocorreram fatos que mudaram a vida de muitos, mas ainda faltava um tempo para a minha ser totalmente mudada. Aps aquele contato meio tempestuoso no hospital, os pais de Sismai, continuavam a persegui-la e com avidez freqentavam o centro esprita onde estavam h mais de 7 anos. Aquela simples conversa de minha me com Mis, a deixou preocupada, que inclusive havia comentado com Naum, sobre o ocorrido que tambm ficou perplexo. Meus pais, sabiam que iriam ter um grande trabalho para evangelizar aqueles dois, pois seus coraes estavam duros como pedra. Todavia sabemos que a 21voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Lbano. Ento no temeram, pois sabiam que o Senhor Deus de Israel, era com eles. E como a voz do Senhor, despedaa at os cedros do Lbano22, como no iria quebrar os coraes dos pais de Sismai ? Claro que seriam despedaados.
20 21

Grifo meu. Salmos 29 : 5.

Mis ligou para minha me e perguntou se ela e o meu pai no poderiam ir at a casa deles, para que pudessem tirar algumas dvidas que pairavam no ar. - Claro, hoje mesmo a noite iremos. Disse minha me a Mis ao telefone, com um sorriso jovial. Antes de sarem de casa, vi que meus pais estavam preocupados com algo. Colocaram-se de joelhos e comearam a orar, clamando ao Senhor dos exrcitos, que estivesse colocando em suas bocas palavras certas, para que aquele casal pudesse ter uma experincia real com o Deus Vivo, da Bblia. Estranhei, pois voltaram quase 5 horas depois e ento questionei meu pai porque a demora e porque ele e minha me estavam com aquele ar de extrema felicidade e contentamento. O que meu pai narrou a seguir, foi espantoso: - Filho, eu e sua me samos de casa com o intuito de levarmos o verdadeiro Evangelho quele casal, e sabamos que estvamos travando um batalha espiritual muito grande, pois satans de forma alguma queria que aquele casal fosse liberto de suas garras. Ele tentou de todas as formas, nos impedir de chegarmos casa dos pais de Sismai, mas o Senhor Deus Todo Poderoso, o impediu de qualquer ao contra ns. Ao chegarmos casa deles, pairava um ar sinistro sobre aquele lar e eu e sua me por um momento hesitamos em entrar. Entretanto, o Senhor nos disse atravs de sua palavra : No temas, porque eu sou contigo; no te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleo, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justia. (Isaas 41 : 10). Entramos. Ao entrarmos naquela casa enorme, sentamo-nos na sala de estar e pudemos ver vrios quadros sinistros, inclusive com fotos de Alan Kardec e do Preto Velho. Vimos velas acesas e em um determinado lugar, um incenso queimava. Tudo como satans gosta. Orei e repreendi no nome poderoso de Jesus todo esprito maligno que ousasse se manifestar naquele local. Enquanto aguardvamos Naum que estava saindo do banho, Mis nos serviu um delicioso chocolate quente com rosquinhas, que ela mesma fez. Quando Naum chegou na sala, notei que seus olhos estavam tristes e longe, como que se feridos. Mal sabamos filho, da grande obra que o Senhor iria fazer naquele lugar, naquela noite. Mis olhou para mim e sua me, nos questionando :

Os cedros do Lbano so considerados uma das madeiras mais fortes que existem.
22

- Olha, no centro, nos ensinaram que Cristo, 23pode ser qualquer ser justo e perfeito. Tambm nos ensinaram que 24Cristo era um mdium, um reformador da Judia e que agora um esprito avanado na sexta esfera, 25 que foi um homem bom, mas no poderia ter sido divino, exceto no sentido, talvez em que todos somos divinos. Isto nos ensinaram, conclui Mis. - Olha. disse meu pai - A palavra de Deus nos diz que devemos reconhecer que existem diferentes tipos de espritos, e nos mostra como reconhecer o Esprito de Deus e outros espritos que no provm de Deus : Amados, no creiais a todo esprito, mas provai se os espritos vm de Deus; porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo. Nisto conheceis o Esprito de Deus: todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus; e todo esprito que no confessa a Jesus no de Deus; mas o esprito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora j est no mundo. Filhinhos, vs sois de Deus, e j os tendes vencido; porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. Eles so do mundo, por isso falam como quem do mundo, e o mundo os ouve. Ns somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem no de Deus no nos ouve. Assim que conhecemos o esprito da verdade e o esprito do erro. (1 Joo 4 : 1-6) A Bblia nos apresenta Jesus como Rei, Sacerdote, Profeta, Filho de Deus e jamais como mdium; O Apstolo Joo chega a nos dizer que 26no princpio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, e a poro das Escrituras que nos prova isto, : Pois Moiss disse: Suscitar-vos- o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecer que toda alma que no ouvir a esse profeta, ser exterminada dentre o povo. (Atos 3 : 22-23). Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os cus; que no necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifcios, primeiramente por seus prprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. (Hebreus 7 : 2627). Pelo que tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai. (Filipenses 2 : 9-11).

Spiritual Telegraph, N 37. Palavras do Dr. Weisse citada por Hanson em Demology or Spiritualism. 25 Mensagem por um esprito, citado por Raupert em Spiritist Phenomena and Their Interpretation. 26 Joo 1 : 1.
23 24

- Mas. Indagou Naum. - Nos ensinaram tambm que a Bblia no deve ser observada ao p da letra, pois ao mesmo tempo em que 27se encontram nEla, sbios ensinamentos, tambm contm absurdos inaceitveis. Sua me ento Aziel, disse : - Olha, Naum, no podemos provar cientificamente a voc e Mis que a Palavra de Deus verdadeira, mas ns no temos apenas a letra da Bblia, veja: Porque no recebestes o esprito de escravido, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o esprito de adoo, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Esprito mesmo testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus; (Romanos 8 : 15-16). E o testemunho este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem no tem o Filho de Deus no tem a vida. (1 Joo 5 : 11-12). Com os olhos em lgrimas nos interrompeu desesperada Mis e seu marido - Que o seu Deus tenha misericrdia de ns, Nagai !!!. - Como podemos ter Este Esprito Santo de que vocs esto falando? Bradou Naum. Neste momento, filho, tivemos uma visitao soberana de Deus, e os dois se prostraram diante dEle, clamando para que Jesus tivesse misericrdia de suas vidas, confessando-se pecadores. Naquele mesmo instante, filho, receberam o Esprito Santo e renunciaram a todas aquelas crenas. E tambm Aziel, Sismai adentrou a sala aos prantos e prostrou-se diante do Senhor agradecendo-lhE por ter salvo sua famlia, e encheram os nossos olhos de lgrimas, quando Naum e Mis pediram perdo a Sismai, por t-la feito sofrer tanto. E ela respondeu a seus pais que j foram perdoados em Cristo Jesus. Nas horas que se seguiram, ns 5 fizemos uma faxina na casa deles, juntamos livros, fitas, quadros, anotaes, incensos, e tudo que podia ter qualquer ligao com aquela heresia inclusive a mesa branca usada nos trabalhos, e acredite filho, fizemos uma montanha de mais de um metro, que queimamos ao som de louvores ao Senhor. Boquiaberto ouvi meu pai narrar esta estria e disse-lhe : - Pai, vocs esto loucos, s pode. - Filho oua o que vou lhe dizer : Ora, ns no temos recebido o esprito do mundo, mas sim o Esprito que provm de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais tambm falamos, no com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Esprito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o
27

Carlos Imbassahy, O espiritismo analisado.

homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Corntios 2 : 12-14). - Ah, tchau pai. E sa sem dar a mnima importncia quelas palavras, mesmo que tenham feito meu corao gelar de novo. Faltavam 6 meses para eu completar 18 anos, e estes 6 meses foram os mais terrveis que passei. Estava saindo de casa para encontrar a turma e ento percebi que Sismai estava chegando em minha casa com seus pais. Foi mais um motivo para eu acelerar um pouco mais a bicicleta, em direo a praa Gaer, onde minha turma, estava reunida. Ao chegar l, notei que o pessoal estava com um ar diferente, algo de sarcstico, e sinistro ao mesmo tempo. Mas, pensei, deve ser s impresso minha. - Oi pessoal ! - Ol Aziel. Me responderam. Hacoz, me disse ao p do ouvido : - Rapaz, ns estamos pensando em voltar quele bar que fomos aquela vez, s que desta vez, teremos de ir sem a Sismai, que como voc bem sabe, virou crente. Demos boas gargalhadas. Combinamos de nos encontrar s 23:30 na praa, e de l iramos todos juntos para o bar. Cheguei em casa por volta das 20:00 e Sismai e seus pais ainda estavam l. Fingi que nem os vi, mas meu pai me fez ir at l e comprimentlos. O que fiz com a cara amarrada foi s dar um oi. Quando virei as costas para ir ao meu quarto, ouvi a voz doce e suave de Sismai me dizendo : - Aziel ! - O que voc quer. Respondi com a ignorncia de sempre. - Porque voc ainda insiste em ser to rebelde contra Deus, e tranca o seu corao ao evangelho ? - Ah Sismai, por favor, v se me poupe destas besteiras. Veja s quem me diz ! At parece que at outro dia antes do acidente, voc no era a mais terrvel da turma ! Por favor, j lhe disse, me esquea. - Aziel, a palavra de Deus diz que Pelo que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Corntios 5 : 17). Sismai leu para mim, em uma parte da Bblia que no sei qual , e nem to pouco queria saber.

- Me d licena. Disse a ela com um ar de arrogncia. Indo para o meu quarto. - Querida, no liga para ele no, s mesmo o Senhor, pode trabalhar naquela vida, e mostrar a ele o quo podre a vida sem Cristo. Disse meu pai a Sismai. - Sim pastor, s Ele mesmo. Respondeu Sismai a meu pai. Quando deram 23:00 Sa de casa e ainda estavam l. Que gente que no desconfia ! Pensei comigo. No sabendo que quando o povo de Deus se rene, as horas passam em comunho que nem se vem... - Me vou sair com uns amigos. Gritei do porto. - Aonde voc vai ? Indagou minha me. Eu, num mpeto de querer denegrir a imagem de Sismai perante todos. Como se isto surgisse efeito a quem nasceu de novo em Cristo Jesus, disse : - Vou com minha turma a um bar onde certa pessoa nos levou a primeira vez. - No ! disse Sismai. - No volte aquele lugar no Aziel, ali no local para vocs. - Ah Sismai, vou fingir que nem ouvi. Disse virando as costas e indo para a praa. Mas, novamente estava errado, pois Sismai bem sabia que o dono do bar era um dos maiores traficantes de drogas da cidade, dono de vrios pontos de venda de drogas e procurado pela polcia de vrios estados. Chegamos ao bar Teudas e nos assentamos em uma mesa um pouco afastada e no lado de fora, pois estava muito quente e queramos conversar um pouco. Neste meio tempo, j havamos tomados 8 garrafas de cerveja e ramos apenas 5 pessoas, quando o dono do bar, um tal de 28Bel, sentou-se a mesa conosco e nos perguntou : - Onde est Sismai ? - Ah, meu amigo, voc nem vai acreditar. Disse-lhe. - Ela se converteu aos crentes e agora uma santinha. - Que pena ! Ela no sabe o que estar perdendo com o que eu tenho para oferecer a vocs de graa. - O que ? questionou Hacoz. Bel olhou para um lado, olhou para o outro, enfiou a mo no bolso e tirou um cigarro de maconha novinho e nos ofereceu. Disse a ele :
28

Gnesis 36 : 32 - Destruio.

- O que isso cara, voc est louco ? Mas Hacoz me repreendeu : - Ah ! Por favor Aziel, o que um cigarrinho de maconha pode fazer de mal a ns ? Pegando o cigarro da mo de Bel e acendendo. - Prova. Disse-me Hacoz. Relutei um pouco, mas resolvi por meu esprito de aventureiro em prtica e fumei um outro cigarro que Bel me oferecia. No sabia por onde eu estava entrando... Cheguei em casa por volta das 3:30 e dormi at as 10:00 do dia seguinte. Ao acordar, estava com uma terrvel dor de cabea, os olhos vermelhos e minha cabea doa e rodava muito; lembro-me de ter vomitado vrias vezes. No sabia, que a nossa freqncia ao bar de Bel iria nos levar a consumir todo tipo de droga, desde a maconha at o terrvel crack. No me alimentava mais, no dormia direito, e como o dinheiro que meu pai me dava nunca era suficiente para comprar as drogas, comecei a tirar dinheiro na bolsa de minha me sem que ela percebesse, e quando no havia dinheiro em sua bolsa e nem na carteira de meu pai, comecei ento a vender tudo que tinha para conseguir dinheiro, e quando acabou o que eu tinha de valor, comecei a tirar as coisas de dentro de casa, at que meu pai no agentando mais, aps me dar uma outra surra de vara e me dizer de novo : - O aoite para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos. (Provrbios 26 : 3) E no dia seguinte me internou em uma clnica de recuperao, onde passei 3 meses. Mas consegui sair recuperado. Minha vida estava para dar uma volta que jamais imaginava. Festejamos meus 18 anos com uma festa em minha casa, e ainda por cima, fomos obrigados a assistir a um culto que meu pai realizou em casa. Aps todos irem embora, sa com minha turma e fomos a um bar novo que havia sido aberto. Para o nosso espanto, no vendiam bebidas alcolicas. Isto no era problema, pois j havamos bebido muito na noite anterior, queramos apenas conhecer um novo local e conversar at o amanhecer do dia. Estava uma noite muito fria, por volta de 5 graus. E ao chegarmos ao local descobrimos que se tratava de uma casa de 29Caf Colonial que funcionava 24 horas. Chegamos ao local por volta de 0:30 , fomos eu, Hacoz e Moser. Casas de lanches onde serve-se chocolate quente, pes, brioches, croissants, etc... Muito famosas no Sul.
29

Pedimos chocolate com menta, pes, biscoitos, bolos e ficamos conversando at aproximadamente 5:30. Ao chegar em casa, meus pais j no estavam. Vi pregado na geladeira um bilhete da minha me que dizia o seguinte : - Filho, como havamos combinado, passaremos trs dias na fazenda dos pais de Sismai com o pessoal da igreja. Mas no se preocupe, deixei comida na geladeira, s voc esquentar no micro ondas. O telefone da fazenda 879-0088. Um beijo, mame e papai. P.S. Jesus te ama. Nem lembrei que eles haviam comentado comigo sobre este tal retiro, e nem to pouco que j iriam naquele dia. Sabia tambm que esta fazenda no passava de 150 Km de Curitiba. Instintivamente e para minha alegria que viria depois, dobrei o bilhete e o coloquei no bolso de minha cala. No mesmo dia em que meus pais haviam viajado, logo liguei para o pessoal e combinamos uma festa em minha casa. Bebemos e nos divertimos at s 6:00 quando tomamos caf e dormirmos na sala, quase todo mundo embolado.

O Dia Fatdico
Acordamos por volta das 14:00. Almoamos o que sobrou dos salgados, pats e biscoitos da festa do dia anterior, e ficamos vendo televiso at por volta de 18:00 , quando todos foram embora, exceto, Hacoz e Moser. Ns trs, aproveitando a no estada dos meus pais, convidamos trs colegas especiais para passarem a noite conosco. Vieram. No sabia do que estava por vir... Ficaram em minha casa at por volta da meia noite, quando resolvemos sair, e ento pensei comigo. - Gente ! Meus pais esto viajando, o carro est na garagem e eu sei onde esto as chaves. Fui at o criado-mudo onde meu pai guarda as chaves, e para minha surpresa, ele as havia levado. Isto no era problema, pois eu sabia que havia uma outra cpia da chave, que minha me guardava para alguma emergncia, e sabia aonde minha me escondia estas cpias. Peguei-as. Neste momento na fazenda dos pais de Sismai, estava acontecendo uma reunio de orao, quando de repente Nebai se levantou e disse em direo aos meus pais, entregando uma profecia do Senhor : - Filhos, vocs tm me servido a anos, e tm me honrado, por isto tenho falado com vocs e os tenho orientado. Petuel, tu filho, tens me honrado frente da congregao que diriges, e o inimigo no tem conseguido ter vitria sobre a sua vida, mas quanto a vida de teu filho, anda longe de meus caminhos, e no quer ouvir a minha voz. Eis que satans, tentar aprision-lo causando-lhe um grande sofrimento. Mas, Eu, filho, o Senhor dos exrcitos sou contigo. Portanto no temas, estarei ao teu lado em todos os momentos.

Meu pai se espantou com esta profecia, pois ele no entendeu direito o que o Senhor havia lhe dito. Neste momento ps-se de joelhos e clamou ao Senhor: - Pai, em nome de Jesus, venha ser conosco durante todos os dias de nossas vidas e Pai, por favor, proteja meu filho ! Ele no O serve, mas sei que Tu s poderoso para guard-lo. Faa isso Senhor em nome de Jesus. Meus pais no sabiam o que iria acontecer, mas o Senhor que sabe tudo e v tudo, sabe o hoje o ontem e o amanh, sabia o que iria acontecer naquela noite. Peguei ento as chaves reservas e sa com a turma, no carro de meu pai. Fomos eu e uma das colegas convidadas, enquanto, que Hacoz, Moser e suas companhias seguiam-nos no carro de Hacoz. No fomos muito longe, pois estvamos com medo de que alguma blitz nos parasse, pois nenhum de ns era habilitado. Bebemos e nos divertimos at por volta das 4:00 , quando nossas convidadas pediram que a levssemos embora. Samos e levamos as meninas em suas respectivas casas, e nos despedimos na casa da minha convidada, pois Hacoz e Moser moravam do outro lado da cidade e ficaram com preguia de me acompanhar at em casa. - Um abrao galera, amanh a gente se encontra. S no esperava que seria de uma forma bem diferente. Devia estar a aproximadamente 115 km/h, ao sair de uma avenida principal, e entrar em uma rua secundria, h umas 10 quadras de minha casa, quando inesperadamente, um cachorro atravessou na minha frente, e assustado, pisei no freio. Como havia comeado a chover, o carro derrapou e no consegui domin-lo. S me lembro de um muro alto de uma casa abandonada em minha frente. Bati com toda fora contra o muro, que ainda derrubou um enorme pinheiro sobre o carro. No sei como sobrevivi. Desmaiei devido ao impacto do volante em minha cabea.

No Hospital
Fui socorrido por uma rdio patrulha que estava passando perto do local do acidente, e ouviu o estrondo. Dirigiram-se para o local chamando uma ambulncia pelo rdio, e em menos de 10 minutos, estavam tentando me retirar das ferragens. Me levaram direto para o hospital, onde trabalhavam o Dr. Irpeel e Peniel. Para minha salvao fsica, o Dr. Irpeel teria voltado da fazenda neste

dia pela manh, pois precisava tratar de uma reunio com os cirurgies, e teria de dar o planto. Peniel estava na fazenda, mas de malas prontas, pois teria tirado frias e iria para Israel, visitar a Terra Santa. Estavam na fazenda em meio a uma viglia, quando o telefone toca. (Os policiais acharam o telefone graas ao bilhete de minha me em que eu havia colocado no bolso de minha cala). - Pronto ! Atende espantado Naum. - Eu gostaria de falar com o sr. Petuel. Disse uma voz de mulher ao telefone - Quem est falando ? Perguntou o pai de Sismai. Neste instante, Naum sentiu algo estranho, pois sentiu como se algum tivesse tomado o telefone da pessoa e se ps de joelhos orando em silncio. - Al ! Al! Disse a voz do telefone, agora uma voz conhecida, de um homem, pensou Naum, mas no soube identificar. - Quem est falando ? Disse Naum. Em um misto de preocupao e susto. - Naum ? voc meu irmo ? - Irpeel ? O que aconteceu ? - Rpido, chame o pastor. Aziel sofreu um acidente de carro e est muito mal. - Senhor Todo Poderoso ! Exclamou Naum. - Um instante s. - Pastor ?! - Meu Deus, o que foi homem ? Disse meu pai a Naum, com um ar de extrema preocupao, pois Naum j estava chorando e muito assustado. - Tenha calma, mas Irpeel quer falar com voc. Disse o pai de Sismai ao meu pai. - Meu Deus ! O que ter acontecido ? Disse meu pai. - Al, Irpeel ? Sou eu, Petuel, o que houve ? - Pastor, tenha calma ! - Como calma meu irmo o que houve ? - Aziel sofreu um acidente de carro e est em estado delicado.

- Meu Deus ! Como, quando, onde ? Disse meu pai. - Calma pastor, policiais o trouxeram ao hospital, pela descrio do carro, creio que era o seu, meu amado. - Como ? As chaves esto comigo. Bem, isto no hora para pensar nisto, j estou a caminho. Naum, Mis, meus pais e Peniel rumaram ao hospital no carro de Naum, que havia ido mais cedo para a fazenda, preparar a chegada dos irmos. Em seguida seguiam Sismai com mais dois casais de irmo, que haviam ido de carro, tambm. O resto do pessoal se ps de joelhos e comearam a orar. Meus pais chegaram ao hospital afobados, sendo recebidos por Irpeel. - Irpeel, no esconda nada, o que aconteceu ? - Calma, calma. Tentava Irpeel acalmar meu pai. - Me parece que ele pegou as chaves do carro e saiu, sofrendo o acidente. - Como ? Se as chaves esto comigo ? Indagou meu pai. - Mas querido, ele deve ter pego as cpias. Disse minha me - Olha, Petuel, sei que difcil, mas teremos de esperar um pouco, para saber o que aconteceu. Ele est no CTI, e est sendo examinado pelos ortopedistas e pelos neuro-cirurgies. Calma, o Senhor sabe todas as coisas. Tentava Irpeel acalmar meu pai. - Neste momento, chegou Sismai e abraou minha me que no parava de chorar um minuto sequer, se culpando pelo ocorrido. - Nagai, minha irm, foi ele quem escolheu este caminho. Quem sabe agora, seu corao de pedra no se dobra perante o Senhor ? Tenha calma. Disse Sismai a minha me. Aguardaram aproximadamente 40 minutos, quando o Dr. Irpeel, entrou na sala com umas radiografias na mo, e os olhos inundados de gua. - Meus irmos, tero de ser fortes. Disse Irpeel. - No ! Gritou meu pai. - O que houve ? - Petuel, tenha calma, vou lhe dizer tudo e no esconderei nada. O Que o Dr. Irpeel narrou, deixou meus pais em estado de choque : - Olha. Aziel teve uma batida horrvel, mas no corre risco de morte. Quando ele bateu contra o muro da casa, estava sem o cinto de segurana.

Por isso, bateu violentamente contra o volante, perfurando o bao, que teve de ser removido. Com a queda do pinheiro, em cima do carro, o teto do veculo, esmagou a bacia de Aziel, e alguns ossos da coluna vertebral, infelizmente ossos importantes. Disse Irpeel ao meu pai mostrando as radiografias. - Mas. O que acontecer com ele meu amado ? Disse meu pai. Irpeel por um instante hesitou em dizer mas foi repreendido por meu pai : - Meu irmo, em nome de Jesus diga. Irpeel chorando e abraando meu pai disse : - Ficar paraltico, s se movimentando da cintura para cima. Minha me instintivamente, apenas pronunciou : - Jesus, tenha misericrdia ! Peniel e Sismai procuravam consol-la. Meu pai, se aproximou e afagava os seus cabelos, pensativo. Peniel disse a eles : - Meus irmos, calma, o Dr. Irpeel, j vir. Ficarei com vocs o tempo todo, at a recuperao completa de Aziel. - Mas Peniel ! Disse minha me. - Voc tem reservas e passagens marcadas para amanh. - Nagai, minha irm, foi voc quem me ensinou sobre comunho e ajuda. De que me vale uma viagem, deixando vocs como esto ? Meus pais caram em pranto, quando Irpeel chegou e disse : - Meus irmos, Aziel poder sair do CTI em 6 ou 7 dias, mas infelizmente, no poder andar de novo. Esta notcia, bateu nos coraes dos meus pais, como uma flecha, pois havia ainda um resto de esperana. Quando sa do CTI, estava sempre sob o efeito de sedativos e fui transferido para um dos melhores quartos do hospital, Peniel, Naum, Mis e Sismai, estavam ao meu lado continuamente. Acordei e olhei ao redor aonde estava, e vagarosamente consegui mover meus braos, e levantar a cabea. Vi que meus pais adormeciam em uma cama ao lado da minha. Peniel estava sentada ao meu lado lendo a Bblia e Sismai e seus pais, estavam sentados em crculo de mos dadas e orando. Quando percebi que no podia sentir minhas pernas, e ao olhar, vi um grande gesso sobre a bacia, gritei : - No !!! Todos assustados se levantaram e me seguraram, pois comecei a me debater na cama, tentando me levantar. - Filho, tenha calma. Disse meu pai.

- O que aconteceu, aonde eu estou ? Perguntei. - No se lembra de nada filho ? Questionou-me meu pai. - Me lembro apenas de ter pego o carro e ... - Sim filho o que mais. - No lembro, acho que um cachorro ou um gato, no sei bem. O muro! Esbravejei. - Sim filho voc bateu de frente com um muro e uma rvore muito grande caiu sobre voc. - O que estou fazendo com este gesso, e porque no consigo sentir minhas pernas. Neste instante o Dr. Irpeel entrou no quarto e disse-me : - Que bom, Aziel, que voc acordou e est consciente, queremos falar com voc. Sismai, seus pais e Peniel saram do quarto e me deixaram com meus pais e o Dr. - Olha filho. Disse o Dr. a mim. - Teremos de ter uma conversa muito sria. - Fale Dr. o que ? Respondi a ele. - Aziel, a batida que teve foi muito forte e voc estava sem o cinto. Por isso, seu bao foi esmagado, e tivemos de retir-lo, pois poderia ter uma hemorragia interna com muita facilidade. E prosseguiu o Dr. - Quando o pinheiro caiu sobre voc, esmagou sua bacia e alguns ossos da coluna vertebral. - Sei, pare de me enrolar e diga o que aconteceu. - Filho. Disse meu pai. - Voc est paraltico. Neste instante, senti como se o mundo abrisse um buraco enorme me tragando. Fiquei mudo e esttico por uns instantes. - No ! No pode ! Gritei. - Filho, v em que resultou sua rebeldia ? Pela primeira vez, pude ver que meus pais estavam certos. O tempo inteiro certos. No dia seguinte, Hacoz e Moser souberam do acidente e vieram me visitar. Ao entrarem no quarto, tiveram de conter o riso pois viram Sismai e Peniel de mos dadas orando e depois lendo a Bblia.

Hacoz me disse : - Cara, o que houve ? - Meu amigo, bati com o carro no muro e minha bacia e alguns ossos da coluna foram esmagados. - Mas voc ficar bom no ? Perguntou-me Moser. - No ! Ficarei paraltico. O que aconteceu a seguir, me gerou um misto de revolta e tristeza com eles. Ao ouvirem o que disse, eles entreolharam-se e disseram-me : - Cara, como vamos sair agora ? - No se preocupem, pois j ganhei uma cadeira de rodas motorizada, e podemos sair, sem maiores problemas. Disse a eles. - Mas Aziel, eu no vou querer sair pela rua afora ao lado de um paraltico. Tchau mesmo. Me disse Hacoz saindo do quarto. - Hacoz ! Gritei. - Voc est louco, no v o que disse ? - Adeus Aziel, foi bom enquanto durou. - Moser, diga a ele para voltar. - Sinto Aziel, mas ele tem razo. Adeus. Me disse Moser, saindo do quarto tambm. Pude ouvir risos pelo corredor. Meus olhos encheram-se de lgrimas, que escorreram pela minha face, quando senti que algum as enxugava. Era Sismai, que mansamente me disse : - Estes so os teus amigos, que estavam com voc durante todo o tempo de sua vida. V como eles so ? - Sim. Respondi a Sismai. - Voc... - Sim, diga Aziel. - Voc me perdoa ? - Claro que sim. Nos abraamos e choramos muito. Neste momento Peniel caiu de joelhos e em meio a lgrimas orou em lnguas, agradecendo ao Senhor.

Mas meu corao estava ainda fechado ao evangelho. Nos meses que se seguiram, estava me adaptando cadeira de rodas, com a ajuda de meus pais, Sismai, Naum, Mis, Peniel e o Dr. At que no foi difcil, pois como a cadeira era motorizada, precisei apenas acertar os movimentos de direo. Meu pai reformou nossa casa, para que meu movimento fosse facilitado. Meu esprito de aventureiro comeou a gritar dentro de mim, pois no agentava mais ficar to parado. Ento em uma manh de domingo, pensei : - Vou aprender a jogar xadrez. Nos 5 anos que se seguiram, me tornei um dos maiores enxadristas do mundo e ganhei com isso muito dinheiro e fama. Mas tudo estava rum, pois isto no conseguia me satisfazer, at que tive uma repentina idia : rodar o mundo de cadeira de rodas, e achar uma cura para mim. Nos dois prximos anos, estudei com afinco vrios idiomas, como alemo, ingls, chins, japons, 30hindi, russo, espanhol, francs, italiano e inclusive o hebraico. Nestes sete anos, sempre fui acompanhado por especialistas, meus pais, Sismai e seus pais, e sempre me falavam do evangelho e sobre as maravilhosas curas que Jesus realizava. Mas meu corao, permanecia irredutvel. Meus pais acharam a idia da viagem muito louca, mas como viram que no havia como eu desistir, acabaram concordando.

Comea minha viagem


No tinha bem certeza de onde ir em primeiro lugar, mas durante uma conversa com um mdico do hospital, ele me disse algo sobre um tratamento revolucionrio com laser, que um tal de Dr. Franz Ghrben 31Midi , mais conhecido como Dr. Midi havia criado em uma universidade na pequena cidade de Augsburgo, ao sudoeste de Frankfurt, na Alemanha. Fiquei muito empolgado, e decidi que a minha primeira escala seria na Alemanha. Sa de Curitiba por volta de 13:00 , com destino a So Paulo, de onde partiria o vo para a Alemanha, com chegada em Frankfurt, por volta das 4:00 do dia seguinte. Em seguida, embarcaria em um vo fretado at Augsburgo, chegando ao meu destino, por volta das 11:00

30 31

Uma das lnguas oficiais da ndia. Gnesis 25 : 2 - Contenda.

Como cheguei muito cansado, fui direto do aeroporto a um hotel, para descansar e me alimentar direito, pois sabem como comida de avio terrvel. Cheguei ao hotel, por volta de 12:00 e fui direto almoar. Quando terminei, fui para o meu quarto, para descansar, pois o assento do avio havia me causado muitas dores nas costas e do jeito em que eu estava cansado, dormiria at a hora da janta, como aconteceu. Quando desci ao saguo do hotel, para ir ao restaurante, ouvi um recepcionista citar o nome do Dr. Midi a um hspede, que se mostrou muito interessado. Me aproximei e indaguei a sua procedncia e o porque de estar tambm procurando o Dr. Midi. - Sou de Tula, uma cidadezinha ao sul de Moscou, e sofro h trs anos com um cncer na prstata. Me respondeu o jovem senhor com aparncia de uns 40 anos. - Prazer, meu nome Aziel. Disse-lhe. - Prazer, o meu 32Ocr. Disse-me o homem. Neste instante o dono do hotel, se aproximou e disse-me : - No possvel, o senhor Aziel, o famoso enxadrista ? - Sim, sou eu. Respondi com um ar de espanto e contentamento ao mesmo tempo. - Como me reconheceu ? Questionei-o. - Um minuto por favor. Disse-me 33Hagui Grhnger, o dono do hotel. Olhei para o sr. Ocr e sem entender nada, abri os braos. - Por favor, Aziel. Disse-me Ocr com um ar de curiosidade extrema - O que um enxadrista ? - o nome dado s pessoas que jogam xadrez. - Ahhh ! E o que xadrez ? Disse-me olhando por cima dos culos. Sorri e disse-lhe que lhe explicaria com calma uma outra hora. Quando olhei para trs, vi que Hagui voltava com um monte de recortes de jornais, revistas, e para o meu espanto, eram fotos, entrevistas e dicas de jogadas minhas, que eram publicadas no Brasil e exterior. - assim, que ganho todas as partidas aqui no hotel. Me confessou ao p do ouvido Hagui. Fomos jantar, eu e Ocr. Ao trmino do jantar, fomos para uma sala enorme, onde haviam vrios quadros pendurados com imagens de montanhas, lagos e chals, e em algumas, inscries em alemo de versculos Bblicos.
32 33

Nmeros 1 : 13 - Perturbado. Gnesis 46 : 16 - Festivo.

Nesta sala era onde as pessoas se encontravam para conversar, ao som de um piano baixinho, tocado por um senhor de aproximadamente 75 anos, de nome 34Joabe Hans que era pastor em uma pequena igreja h umas 3 quadras do hotel. Estvamos conversando, quando uma jovem de aproximadamente 25 anos, funcionria do hotel, se aproximou e dirigindo-se a ns disse : - Senhores, posso falar-lhes um instante ? - Claro. Respondemos. - Acompanhem-me por favor. E nos dirigiu a uma pequena sala bem iluminada na qual tambm havia um quadro com mensagens Bblicas. No resisti e perguntei : - O sr. Hagui evanglico ? - No. sorriu a moa - quem espalha estes quadros pelo hotel o pastor Joabe, que trabalha conosco, h 30 anos. E nestes 30 anos todos os dias, toca msicas evanglicas ao piano e conversa com os hspedes acerca das coisas de Deus. Continuou dizendo - Senhores, quero em primeiro lugar me apresentar. Me chamo 35Tabeel Heirinchy, e sou uma terapeuta do hotel. Quero convid-los para participarem das sesses de hidroginstica e massagens teraputicas que so realizadas todos os dias de 08:00 s 11:00 na ala esquerda do hotel. - Mas. Indaguei - Como posso participar de hidroginstica se no consigo nem ficar em p ? - Sr. Aziel, temos sesses especiais para casos como o do senhor, alm do que, pode participar das sesses de massagens apenas. Adoramos a idia e no dia seguinte comparecemos. Aps almoarmos, samos procura do Dr. Midi. Locamos um carro ltimo modelo da 36Ford, pois a universidade ficava h uns 10 km do hotel. Ao chegarmos universidade, pudemos contemplar um portal, com uma inscrio em alemo que dizia em letras garrafais : - 37Deus, ser supremo, e incorpreo que mente, esprito, alma, vida verdade e amor. Deus toda substncia, inteligncia.

1 Samuel 26 : 6 - Jeov Pai. Esdras 4 : 7 - Bondade de Deus. 36 Fbrica de carros alem. 37 Do livro Cincia e Sade com a chave das Escrituras , um dos ensinos de Mary Baker, fundadora da Cincia Crist.
34 35

Ao entrarmos na universidade, um funcionrio nos disse que o Dr. Midi estava terminando uma palestra e que j iria nos atender. Aguardamos o Dr. Midi em uma sala ampla com vrios jogos de estofados, e vrios cartazes pregados nas paredes onde pudemos ler coisas como: -38A eficcia da crucificao reside no fato de que ela demonstrou afeto e bondade prticos para com a humanidade. O sangue material de Jesus no era mais til quando foi derramado na cruz do que quando corria pelas veias do Senhor em sua vida diria. Veio a salvar os homens da crena de que eram pecadores. O homem j perfeito. Sinceramente, esperava um homem de cabelos e barbas brancas, um olhar de cientista e fala tcnica. Me espantei ao ver adentrar a sala um jovem de uns 35 anos no mximo, com o cabelo e barba bem feitos , que nos disse : - Ol, como vo ? Sou Midi. Olhei para Ocr com um ar de espanto e respondi : - Voc o famoso Dr. Midi ? - Sim, sou. - Viemos atrs de seus conhecimentos para que possamos ser curados. Meu nome Aziel. - E o meu Ocr. - O seu problema, j vi qual . Disse o Dr. se dirigindo a mim. - E o seu, o que voc tem ? - Tenho um tumor na prstata. Respondeu Ocr. - Bom. Vamos fazer umas sesses de aplicao com laser na regio da prstata, e o seu caso, meu jovem, como uma leso na coluna vertebral, vamos fazer aplicaes l. Me assustei, pois como ele podia saber que se tratava de uma leso na coluna vertebral, se nada disse a ele ? Ficamos na universidade at aproximadamente 17:00 quando terminamos nossas sesses e retornamos ao hotel. Durante a sesso, Dr. Midi nos ensinou e falou sobre as inscries que vimos na entrada, e nos cartazes e completou dizendo : Do livro Cincia e Sade com a chave das Escrituras , um dos ensinos de Mary Baker, fundadora da Cincia Crist.
38

- 39Nas palavras de Joo : Ele vos dar outro consolador, a fim de que esteja convosco este consolador eu entendo ser a Cincia Divina... A Cincia Crist o Esprito Santo. Tambm disse que a 40Bblia era a nica autoridade deles, mas que sem os seus estudos era impossvel compreendla. Ficamos espantados e ao mesmo tempo empolgados com aqueles ensinamentos, pois estvamos atrs de um consolo, e qual melhor que o prprio consolo que a Cincia Crist, nos daria ? Despedimo-nos e ficamos de voltar no dia seguinte. Chegamos ao hotel por volta das 18:00 e fomos aos nossos quartos, para tomar banho e trocar de roupa para o jantar. Descemos ao restaurante por volta das 19:30 e jantamos, indo logo aps para o salo, para ouvirmos o tal pastor tocar. Serviam aos hspedes, ch de limo com rosquinhas. Ao terminar de tocar, Joabe se aproximou de ns, puxou uma cadeira e nos disse : - Olha, quero falar com vocs, posso ? - Claro. Respondemos. - Queria falar com vocs sobre algum muito especial, que morreu por voc... Neste instante eu o interrompi e disse : - Ah, no ! Jesus de novo, no ! E sa. Ocr no me acompanhou e ficou ouvindo a Joabe que prosseguiu dizendo : - Olha, meu filho, a Bblia, Palavra do Deus Vivo, nos diz Romanos que : em

- Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaas diz: Senhor, quem deu crdito nossa mensagem? Logo a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura no ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras at os confins do mundo. (Romanos 10 : 16-18). - Mas Joabe. Questionou Ocr. - Hoje tivemos sesses de tratamento com laser na universidade e o Dr. Midi nos ensinou que a Bblia Do livro Cincia e Sade com a chave das Escrituras , um dos ensinos de Mary Baker, fundadora da Cincia Crist. 40 Do livro Cincia e Sade com a chave das Escrituras , um dos ensinos de Mary Baker, fundadora da Cincia Crist.
39

era a nica autoridade deles, mas que sem os seus estudos era impossvel compreend-la. - Filho. Prosseguiu Joabe. - A Bblia perfeita em todos os seus aspectos, divinamente inspirada. Disse Joabe abrindo a Bblia e lendo um trecho : - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo. (2 Pedro 2 : 21) - A Bblia, filho, 100 % digna de confiana. Disse Joabe lendo outra parte : - Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; no falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou por intermdio de Moiss, seu servo. (1 Reis 8 : 56). - Mas pastor, o Dr. Midi nos disse tambm que nas palavras de Joo : Ele vos dar outro consolador, a fim de que esteja convosco este consolador eu entendo ser a Cincia Divina... A Cincia Crist o Esprito Santo. - Mas Ocr, o apstolo Paulo, nos preveniu no Livro de Glatas que se algum pregasse outro evangelho alm deste, que seja 42antema.
41

Ocr ficou extasiado e boquiaberto, e como uma esponja seca em busca de gua, ouviu o que Joabe estava dizendo : - Ocr, voc precisa receber a revelao de que Jesus, sendo o prprio Filho de Deus que veio em carne, o mesmo por intermdio de quem todas as coisas foram criadas. Oua o que diz o Esprito Santo : - No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas no prevaleceram contra ela. Ningum jamais viu a Deus. O Deus unignito, que est no seio do Pai, esse o deu a conhecer. (Joo 1 : 1-5 ; 18). E em outro lugar prosseguiu - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes ltimos dias a ns nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez tambm o mundo; sendo ele o resplendor da sua glria e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificao dos pecados, assentou-se direita da Majestade nas alturas (Hebreus 1 : 1-3). Ento Ocr com os olhos cheios dgua olhou atnito para Joabe e disse :
41 42

Glatas 1 : 8. Maldito.

- Quase nunca, em toda a minha vida ouvi falar tais coisas, pois tenho conhecimento de pessoas que haviam sido multadas na Rssia, por crer em Deus. Por isto, nunca quis saber destas coisas. Mesmo que algumas vezes, tentaram falar de Jesus a mim, no dava ouvidos com medo de represlias. E nas raras vezes, que ouvia falar, eram amigos de 43seminrios teolgicos que haviam aprendido a crer que Deus est morto e que Jesus era um mstico. - Ocr. Disse Joabe. - Creia, e receba o Esprito de Deus em sua vida... - Joabe, como posso receb-lO ? Interrompeu Ocr. - Creia que Jesus o filho de Deus, e receba a remisso de seus pecados, Ocr, invocando o Seu Nome. Ocr caiu de joelhos e disse : - Senhor Jesus, tenha misericrdia de minha vida e venha me trazer o arrependimento genuno, e traga salvao minha vida. Neste instante Ocr recebeu o Esprito Santo, mas estranhou, pois sentiu uma vontade enorme de ir ao banheiro. Ao voltar olhou com um ar de espanto e ao mesmo tempo de xtase para Joabe, que estava ao piano tocando uma doce melodia enquanto flua em Cnticos Espirituais, e disse-lhe prostrando ao cho : - Pastor, eu expeli o tumor ! Em 2 anos de tratamentos caros e complicados nunca havia nem reduzido o seu tamanho. Joabe, com um olhar doce, como o de um av vigiando os netos brincarem disse : - Este, o Senhor Jesus que cura ontem, hoje e sempre. Ocr me procurou e contou todo o episdio, dizendo que crera no Senhor Jesus e que tinha sido curado, mas o repreendi, dizendo que fora curado devido ao laser do Dr. Midi. Mas ele me respondeu que fora at a universidade apenas como desencargo de conscincia, pois na Rssia, j havia feito um tratamento com laser, resultando em absolutamente nada. Eu insisti no tratamento com laser, indo sozinho, com um motorista do hotel, pois o louco do Ocr, virou crente, freqentando enquanto estava hospedado, a igreja onde Joabe era pastor. Fiquei na Alemanha por mais aproximadamente 6 semanas, fazendo sesses trs vezes por semana. E no resultou em nada.

43

Fatos reais citados no livro : Torturado por amor a Cristo.

Ao final destes dias, conheci um senhor ingls de nome Niemayer Sobai. Conversando comigo, anunciava-me algo como 45auto-salvao. E pude notar na lapela de seu palet, que usava um broche com o formato de um esquadro, e curioso, o questionei sobre o porque de um esquadro. Ele me olhou e disse :
44

- Olha, o que vou lhe dizer privilegio para poucos saberem. Fao parte de uma sociedade secreta que fora fundada por uma confraria de pedreiros. Mas o significado no posso dizer-lhe. Interrompeu Sobai. - Mas, mudando de assunto. Soube que tentava achar sua cura, atravs de aplicaes com raios laser, no ? - Sim, mas quem lhe disse isto ? Perguntei um pouco confuso e irritado com aquele homem. - Sou amigo do Midi. - E ele me disse que voc e um outro senhor estavam tentando a cura atravs deste tipo de tratamento. - Sim, mas para mim, no deu certo. Disse a ele - Porque, para o outro senhor deu ? - Acho que sim, mas ele cr, coitado, que foi curado por Jesus, aps entregar sua vida para Ele. - Olha, acho mais provvel esta cura ter sido atravs de Jesus do que os raios do Midi. - Porque ? Perguntei assustado. - Meu amigo, aquilo nada mais so do que luzes coloridas. - Como ?! Esbravejei. - Ouvi falar deste homem, no Brasil, de onde venho e voc me diz que uma farsa ? - Meu caro, de que Midi voc est falando ? Perguntou-me em um misto de curiosidade e espanto o jovem ingls. - O Dr. Midi, Dr. Franz Ghrben Midi, o criador de raios laser capaz de extirpar tumores, curar fraturas entre outras coisas. Disse a Sobai. Neste instante Sobai deu uma risada e me disse :

44 45

Esdras 2 : 42 - Homem que leva cativo. includo na filosofia da maonaria a auto-salvao do homem.

- Meu amigo, voc est h mais de 930 km de distncia de quem voc busca. O Midi que estamos falando, este que se auto denomina Dr. Franz Ghrben Midi um simples mstico, que gosta de fazer experincias com luzes coloridas e jamais em tempo algum, teve qualquer conhecimento de fsica. Ele d aula de Artes na faculdade. E prosseguiu Sobai - O verdadeiro Dr. William Andrews Midi, mora e leciona : fsica, metafsica, astrofsica, e fsica quntica na universidade de Oxford, a uma hora de Londres, este a sim, o inventor de um aparelho realmente excelente que inclusive extirpou um tumor de minha esposa. Mas o Midi pelo qual voc e seu amigo tentaram se curar, foi apenas uma infeliz coincidncia de sobrenomes. No pude acreditar nas palavras daquele homem, e minha vontade era de bater e bater muito no Midi, que me enganou. Parei e pensei : - Como Ocr se curou, se no passavam de luzes coloridas ? Fiquei perplexo. No dia seguinte, liguei logo cedo para o aeroporto, para saber h que horas partiria o primeiro vo para Londres, e o funcionrio da companhia area disse-me : - Senhor, o nico vo que temos para Londres, acabou de decolar. - No ! E h vagas para o vo de amanh ? Perguntei. - Senhor tenho apenas uma vaga na classe executiva. - Reserve-a para mim. - Perfeitamente. Qual o seu nome ? - Aziel... - No acredito, o famoso enxadrista ? - Sim. - Senhor sou seu f, o senhor Hagui, me disse que estava hospedado em seu hotel, achei que era pura lorota. O senhor me daria um autgrafo. Me falou meio entre lgrimas o rapaz. - Claro. Respondi. No sabia, que dentro de 15 minutos, chegaria em minhas mos no hotel, uma passagem de primeira classe, e um caderno com uma folha presa dizendo : - Sr, Aziel, por favor, assine em meu caderno de recordaes. Sua passagem uma cortesia de nossa companhia, e consegui na primeira classe. Amanh s 8:00 esteja pronto, que um funcionrio de nossa companhia ir peg-lo no hotel. Muito obrigado, que o Senhor Jesus, Pai Eterno de sabedoria

e misericrdia possa abeno-lo em todos os teus passos. Grato. Hngurburg.

46

Deuel

Assinei o seu caderno e o entreguei ao mensageiro da companhia, pensando : - Outro crente ! s 8:00 do dia seguinte, estava com as malas prontas para ir para o aeroporto, quando encosta uma limosine na porta do hotel e o motorista desce do carro com uma plaqueta na mo escrita o meu nome. Despedi-me de Hagui e rumei para o aeroporto. Ao chegar ao aeroporto, vi inscrito em alemo e ingls na sala de espera em letras garrafais, o seguinte versculo : Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo corao perfeito para com ele... (2 Crnicas 16 : 9a). Me assustei, e perguntei a um funcionrio o porque de uma inscrio evanglica to grande na parede da sala de espera. E com um ar de extrema tranqilidade, disse-me o funcionrio : - O sr. Deuel Hngurburg, o dono desta companhia, evanglico h mais de 7 anos, e em todos os sales da companhia, e avies, o senhor encontrar versculos Bblicos. Foi a que descobri que na verdade, eu conversara com o dono da companhia e no com um funcionrio. Por isso que consegui a passagem de primeira classe e de cortesia. Embarquei para Londres, por volta de 9:30 E s 11:40 desembarcamos. Ao descer do avio uma funcionria da companhia, me cercou e disse : - Sr. Aziel ? - Sim, sou eu. - O sr. Deuel, nos instruiu que o acompanhssemos at o hotel de sua preferncia. - Tudo bem. Agradea-o quando o contatar. Respondi funcionria. Me deixaram no hotel, por volta de 13:00 e como estava muito cansado, fui direto dormir, s acordando na hora do jantar. Desci ao saguo do hotel, e pude ento reparar que enormes pilastras de mrmore branco, se erguiam em torno de um grandioso esquadro

46

Nmeros 1 : 14 - Invocao de Deus.

no qual se lia em suas linhas em ingls, alemo e italiano as seguintes palavras : 47Sabedoria, Fora e Beleza. Estava me esforando para lembrar aonde teria visto um esquadro como aquele, e como no consegui, deixei para l. Ao entrar no restaurante do hotel, pude ver que em uma mesa separada em um cantinho meio escondido, estavam 5 homens conversando baixinho. Fiquei sem entender nada, e nem liguei para aquilo. E ento lembrei que havia visto o esquadro no broche daquele senhor ingls na Alemanha. Lembrei-me vagamente de suas palavras, algo como sociedade secreta, mais ou menos. Tentei ligar as coisas, mas a fome apertou e nem me preocupei mais com isso. Na manh seguinte, ao sair do restaurante aps o caf, estava lendo uma revista sobre economia no hall do hotel, quando um jovem de no mximo uns 25 anos, se aproximou do funcionrio, e com um sotaque puxado de italiano, perguntou como chegaria a Oxford. Fiquei curioso, me aproximei dele e disse : - Bom dia. - Bom dia. Me respondeu o rapaz. - Meu nome Aziel, e o seu, jovem estudante ? Disse tentando deduzir a sua vida. - Prazer, me chamo Giacomo 48Fanuel e sou de Perugia, uma cidade ao norte de Roma. E no sou estudante. - Eu sou de Curitiba, Brasil. Mas o que voc quer fazer em Oxford ? Eu tambm vou para l. - Trabalho em uma empresa de 49desenvolvimento de softwares, h 6 anos e infelizmente fui atacado pela temida 50LER. Atravs da 51Internet, conheci um tal de Dr. Midi que desenvolve um trabalho com laser. Este tratamento tem aliviado muito as dores, e em alguns casos, tem conseguido inclusive fazer com que os tendes desinchem, e com isso, a circulao do sangue volte a ser normal. O nico problema que o tratamento dura em torno de 10 semanas.

Palavras de grande importncia na Maonaria. Lucas 2 : 36 - A face de Deus, presena de Deus. 49 Parte da informtica em que so desenvolvidos programas, que so seqncias lgicas de informaes geradas para um determinado fim. 50 Leso de Esforo Repetitivo, doena causada pela repetio ininterrupta de movimentos repetidos como digitao, causando inchao nos tendes e terrveis dores. 51 Rede mundial de computadores, onde se encontram todo tipo de informao, desde simples consultas a empresas, a comrcio de todo tipo, passando por visitas a pases distantes e etc...
47 48

- Que bom, eu tambm vim atrs do Dr. Midi, para tentar a cura de meu problema. Podemos ir juntos a Oxford. - Claro. Me respondeu Fanuel. - Mas ns iremos de nibus no ? Perguntou-me Fanuel. - No. Voc tem autorizao para dirigir ? - Claro. - Ento vou locar um carro, e iremos de carro. - Mas Aziel, a empresa quem est me custeando aqui, e no devo ter... O interrompi dizendo : - Fanuel, disse que eu vou locar o carro, e voc apenas dirige. No disse que teria de pagar algo. - Tudo bem. Disse-me Fanuel. Neste instante, o gerente do hotel, nos interrompeu e disse-nos : - Senhores, bom dia, sou Charles 52Colaas, mas podem me chamar de Colaas apenas. No pude evitar de escutar a conversa de vocs, e posso lhes garantir, que conheo um Mdico que cura com muito mais eficcia, que qualquer tratamento que vocs puderem tentar. Espantados questionamos a Colaas quem era esse Mdico e o porque de tanta certeza ao falar de sua eficcia. - Ele, j curou 53cegos de nascena, inclusive j 56ressuscitou os mortos.
54

paralticos, 55surdos-mudos, e

- Quem este ? Perguntou assustado Fanuel. - Este Jesus Cristo o Filho de Deus... O interrompi dizendo : - Ah, por favor, at aqui ? E dei as costas aos dois que ainda ficaram conversando. No sabia, como estava sendo rebelde perante o Senhor e como infinita a Sua misericrdia. Colaas disse mansamente a Fanuel :

Neemias 11 : 7 - A voz do Senhor. Joo 9 : 1-7. 54 Lucas 5 18-25. 55 Marcos 7 : 32. 56 Marcos 5 ; 21-43.
52 53

- Filho, saiba que este homem, bem como voc, s podero encontrar a verdadeira cura, quando o Mdico dos Mdicos, entrar em suas vidas 57e juntamente com Ele, estarem ocultos em Deus. Fanuel, sorriu como que meio sem graa a Colaas e disse : - Sr. posso falar-lhe em uma outra hora em particular ? - Claro. Disse Colaas a Fanuel. Ao deixar os dois, retornei ao meu quarto, para descansar um pouco at a hora do almoo. Aps o almoo, pedi ao funcionrio da portaria do hotel, que entrasse em contato com uma locadora de carros, e que me enviassem um, para fazer uma pequena viagem. Eram aproximadamente 14:30 quando um funcionrio da locadora de carros, encostou na portaria do hotel, com um carro esporte lindo. Procurou-me e disse que se precisasse de um motorista, ele mesmo iria. Disse-lhe que no seria necessrio, pois Fanuel iria dirigindo. Samos do hotel por volta das 15:00, chegando ao nosso destino em aproximadamente 45 minutos. Me espantei, pois a universidade era imensa, com ruas sinalizadas, incontveis placas e praas, sinais de trnsito, uma confuso to grande que achei que ficaramos perdidos naquele lugar, por horas a fio. Era to confuso, que chegamos a andar em volta de uma mesma praa 3 vezes, at que disse a Fanuel : - Meu amigo, se no perguntarmos aonde encontrar o Dr. Midi, creio que ficaremos rodando a tarde inteira sem xito. - Tem razo. Paramos ao lado de um guarda, que estava uniformizado como os guardas da rainha. E abrindo o vidro questionei-o : - Meu bom homem. Ele com um olhar terno me disse : - Porque me chama de bom ? Se bom mesmo, somente Jesus ? Olhei com um misto de raiva e surpresa e disse : - Onde posso achar o Dr. Midi ? - Olha, o senhor ter de fazer o retorno, pois ele fica do outro lado da universidade. O senhor pode seguir aquele caminho azul, l na frente, que
57

Colossenses 3 : 3.

ele o caminho com os produtos que o Dr. usa em seus experimentos, se bem que cura mesmo, s atravs de Deus. - Obrigado. Reparei que Fanuel, havia transfigurado o rosto, como se tomasse um susto, e questionei-o - O que foi, Fanuel. - a segunda vez que ouo isto hoje, no ser um aviso ? - Ah, por favor Fanuel, at voc vai ficar impressionado com este bando de fanticos ? E como Fanuel estava impressionado. Estacionamos o carro, e entramos no prdio de fsica. Subimos de elevador at o 8 andar, onde estaria o Dr. Midi. Ao descermos no andar, pude observar que um enorme tomo, feito talvez de ao, estava pendurado sobre nossas cabeas e que pendia de acordo com o vento. Uma funcionria nos cercou e perguntou o que queramos. - Falar com o Dr. Midi. - A quem devo anunciar ? Nos questionou a mocinha. - Aziel. - Um momento. Quando vi aquele senhor de aproximadamente 60 anos se dirigindo a ns, tive a ntida impresso que j o havia visto em algum lugar, s no me lembrava aonde. - Boa tarde meus amigos, em que posso servi-los ? Disse com cortesia Midi. - Vimos atrs de seus raios. Disse Fanuel a Midi. Complementando - Sou da Itlia, e ele do Brasil. - Que bom, e como vo as praias do Rio ? Perguntou-me Midi. - Tudo bem. Respondi. - Qual o seu problema, meu jovem. Disse Midi a Fanuel. - LER. - E como di no meu filho ?

- Demais Dr. Midi, marcou nossas consultas para 3 vezes por semana, durante 3 horas por dia. Retornamos ao hotel, e ao chegarmos, Colaas nos aguardava e com a arrogncia de sempre, me desviei dele, como se ele no existisse. Ao chegar ao meu quarto, lembrei-me que o Dr. Midi, era um dos homens que estava conversando no restaurante, h uns dias atrs. - Fanuel. Disse Colaas. - Podemos conversar agora ? - Claro. Respondeu Fanuel. - Olha filho, eu sou pastor. E quero dizer-lhe que este tal Dr. Midi, que vocs esto procurando para tentar suas curas, um maom, e que seus raios, so simples aplicaes de laser, que podem tirar minsculos tumores e podem tambm causar queimaduras de 3 grau. - Mas pastor, o que tem de mais ele ser maom ? Questionou Fanuel. - Olha Fanuel, a maonaria tem algumas doutrinas que so contrrias Bblia. - Como o qu por exemplo ? Disse Fanuel, com um ar de extrema curiosidade, puxando uma cadeira. - A maonaria, por exemplo, promove a idolatria, abrindo seus trabalhos em nomes de 58So Joo da Esccia e So Joo de Jerusalm. - Mas Colaas, qual o problema de santos ? - Fanuel, a Bblia nos adverte em mais de um livro, sobre a idolatria. Disse Colaas pegando a Bblia, abrindo e lendo alguns trechos : No ters outros deuses diante de mim. No fars para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que h em cima no cu, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No te encurvars diante delas, nem as servirs; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. e uso de misericrdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (xodo 20 : 3-6). Eu sou o Senhor; este o meu nome; a minha glria, pois, a outrem no a darei, nem o meu louvor s imagens esculpidas. (Isaas 42 : 8) Os dolos das naes so prata e ouro, obra das mos dos homens; tm boca, mas no falam; tm olhos, mas no vem; tm ouvidos, Patronos da maonaria, citados no livro A Maonaria e o Cristianismo, pg. 128.
58

mas no ouvem; nem h sopro algum na sua boca. Semelhantemente a eles se tornaro os que os fazem, e todos os que neles confiam. (Salmos 135 : 1518). - Puxa ! Se espantou Fanuel. Neste instante eu os interrompi, dizendo a Fanuel, que j iria me deitar e que na manh seguinte bem cedo, iramos universidade. Colaas ficou conversando com Fanuel, por mais 2 horas aproximadamente, e o deixou bem confuso acerca do tratamento do Dr. Midi. No dia seguinte, ao terminarmos o caf, samos em direo universidade, e durante a trajetria, notei que Fanuel, estava um tanto quanto confuso, e parecia que tinha passado a noite acordado. O questionei : - O que houve com voc Fanuel ? - Passei a noite toda em claro. - O que houve ? Perguntei. - As palavras de Colaas sobre a Bblia e Jesus, me perturbaram muito, e principalmente uma parte : e dizendo: O tempo est cumprido, e chegado Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1 : 15). o reino de

- Ah, Fanuel, voc muito novo para pensar nestas besteiras. Respondi a ele. - Aziel, mas ele me disse tambm : Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu corao nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu corao, e pela vista dos teus olhos; sabe, porm, que por todas estas coisas Deus te trar a juzo. (Eclesiastes 11 : 9). E continuou dizendo : - Colaas disse-me que (porque diz : No tempo aceitvel te escutei e no dia da salvao te socorri; eis aqui agora o tempo aceitvel, eis aqui agora o dia da salvao); (2 Corntios 2 : 6) e tambm que Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, ser salvo; (Romanos 10 : 9). E isso me deixou muito preocupado. Disse Fanuel. - Fanuel, no acredito que isto tirou o seu sono. Disse com um ar de desprezo ao jovem. - ! Tirou e tirou mesmo. Respondeu-me Fanuel.

No sabia da obra poderosa que o Senhor Jesus iria realizar naquela vida. Chegamos universidade por volta das 9:00 laboratrio do Dr. Midi, que j estava nos aguardando. e fomos at o

O primeiro a ser atendido, seria Fanuel, porque o seu caso seria mais simples, uma aplicao de 15 minutos seria suficiente, a minha sim, seria demorada. Ao entrarmos no laboratrio, me assustei com o tamanho da cmara usada pelo Dr. Midi, e novamente, pude notar em sua lapela o mesmo esquadro usado pelo sr. ingls no hotel da Alemanha. Midi usou uma espcie de miniatura da tal da cmara, e cobriu todo o brao e mo de Fanuel, e pude notar que em determinados momentos, seu rosto contorcia de dor. Aps a aplicao, perguntei a Fanuel, se sentira algum alvio, e ele me disse que um alvio, quase que imperceptvel. Mas o Dr. nos disse que s teramos resultado no primeiro dia, se fossemos mgicos, pois a previso de melhora era de 6 a 8 semanas, e do tratamento todo girava em torno de 10 semanas. Dr. Midi, pediu a Fanuel que aguardasse na sala de espera, pois para o meu caso, iria ter de utilizar a cmara grande e esta cmara emitia muitos raios, que seriam desnecessrios que o atingissem. Ao ser colocado na cmara, Midi me disse que iria programar para que durante 2 horas e 15 minutos a sesso de raios funcionasse. Caso eu no agentasse, era apenas para apertar o boto que estava bem embaixo de minhas mos, que iria automaticamente interromper os raios e tocava um sinal, avisando-o para vir. Olhou para mim e continuou : - Olha Aziel, apenas pessoas especiais, que fazem esta minha aplicao, tm este privilgio que voc ter de ouvir algo. Disse-me Midi pegando um fone de ouvido e colocando em meus ouvidos. Ao sair, Midi, ligou a cmara, apagou as luzes e neste instante, uma doce msica comeou a tocar nos fones. E a narrao com esta doce msica de fundo que se seguiu, foi espantosa : - Amigo, muitas vezes nos pegamos tristes e solitrios sem saber porque. Mas pense amigo que h algum que muito lhe gosta, este algum um ente superior, que voc poder falar com ele seus problemas e aflies, mas para isso, ter de ir at ele. Tente imaginar a sala aonde voc est, tente se ver como que flutuando nesta sala, vendo seu corpo, dentro da cmara. Tente sair para fora do hospital, tentando ver o teto da clnica. Isto, tenha calma e flutue no cu azul, olha, voc est flutuando, e est vendo o cu que est um pouco acima de voc. Olhe para estas nuvens, olhe para as casas da cidade l em baixo, e erga sua voz e fale com o Criador. Dizendo suas aflies e necessidades.

E por incrvel que parea, fiz toda esta viagem e durante o meu vo martelava em minha mente algumas palavras de meu pai muito vagamente, algo como :
59

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. (Joo 14 : 6).

Mas nem me preocupei com aquilo, j que a viagem estava uma delcia, e no queria parar de flutuar pelos cus da Inglaterra. Ao terminar a sesso, nos despedimos de Midi, e dissemos que voltaramos no dia seguinte na mesma hora. Notei que Fanuel estava mais estarrecido do que quando sara do hotel e disse a ele : - O que aconteceu desta vez ? A estria que ele me narrou foi surpreendente : - Aziel, eu estava esperando do lado de fora da sala, quando vi o Dr. saindo e te recomendando as instrues. Neste momento, aquele funcionrio da portaria, entrou na sala, e agora estava sem o uniforme. Ele se aproximou de mim e perguntou-me meu nome, e ao dizer que me chamava Fanuel me disse : - Que nome lindo, voc sabe o que ele significa ? - No, no sei. Respondi a ele. Ele pegou uma Bblia e disse-me : Havia tambm uma profetisa, Ana, filha de 60Fanuel, da tribo de Aser. Era j avanada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e era viva, de quase oitenta e quatro anos. No se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e oraes. (Lucas 2 : 36-37). - O significado de seu nome a face de Deus. Disse-me o funcionrio que se apresentou como Juan 61Odias, missionrio Odias, oriundo de Acapulco, Mxico, e que estava na Inglaterra, trabalhando no campo missionrio e nas horas de folga trabalhava na universidade, para conhecer novas pessoas e falar do amor enorme de Jesus, o Salvador do mundo. E que hoje seria uma oportunidade nica, para que eu me convencesse de que sou um pecador e necessito de Jesus.

Grifo meu. Grifo meu. 61 1 Crnicas 4 : 19 - Esplendor de Jeov.


59 60

Neste momento Aziel, eu tive a ntida impresso que suas palavras, bateram como flechas incendiadas ao meu peito, me fazendo prender a respirao por uns segundos. Tentei rebat-lo dizendo que eu era um homem bom e que talvez no cometesse tantos pecados assim. Mas ele me disse abrindo a Bblia : Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justia de Deus, que atestada pela lei e pelos profetas; isto , a justia de Deus pela f em Jesus Cristo para todos os que crem; pois no h distino. Porque todos pecaram62 e destitudos esto da glria de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus, ao qual Deus props como propiciao, pela f, no seu sangue, para demonstrao da sua justia por ter ele na sua pacincia, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstrao da sua justia neste tempo presente, para que ele seja justo e tambm justificador daquele que tem f em Jesus. (Romanos 3 : 21-26). Senti como que o corao gelar, e ele virando-se para mim disse : - Meu querido, quero dizer-lhe que o Senhor Jesus deseja entrar em sua vida, te dar o novo nascimento e te salvar, pois : (porque diz: No tempo aceitvel te escutei e no dia da salvao te socorri; eis aqui agora o tempo aceitvel, eis aqui agora o dia da salvao); (2 Corntios 2 : 6). Aziel, era a segunda pessoa que me dizia a mesma coisa no mesmo dia, como no ficar preocupado ? E me disse tambm que : Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, ser salvo; (Romanos 10 : 9). Como se tivesse combinado com Colaas de me dizer os mesmos versculos. Aziel, vou entregar minha vida a Cristo. - Ah Fanuel, tenha pacincia. No v que so apenas coincidncias. Disse a ele num misto de nervosismo e deboche. Chegamos ao hotel por volta das 13:00 e Colaas, estava atrs do balco. Como se ele no existisse, passei direto, mas Fanuel parou. Chamando o pastor para uma sala a ss disse : - Pastor, o sr. conhece por acaso algum missionrio de nome Odias, Juan Odias ? - No, nunca ouvi falar filho. Porque ? Disse Colaas a Fanuel. - que na universidade eu encontrei com este missionrio e acredite, ele me disse praticamente as mesmas coisas, e citou quase os mesmos versculos que voc me citou. E eu pastor, estou assustado. Disse Fanuel.
62

Grifo meu.

- Como lhe disse Fanuel, hoje o dia do Senhor na sua vida. - Mas pastor, o que farei para ter minha salvao ? Colaas, calmamente puxou uma cadeira, oferecendo outra a Fanuel, pegou sua Bblia e disse : - Vou lhe contar algo que aconteceu a 63Paulo : Ora, aconteceu que quando amos ao lugar de orao, nos veio ao encontro uma jovem, que tinha um esprito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a ns, clamava, dizendo: So servos do Deus Altssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvao. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao esprito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. Ora, vendo seus senhores que a esperana do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para a praa presena dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, esto perturbando muito a nossa cidade. E pregam costumes que no nos lcito receber nem praticar, sendo ns romanos. A multido levantou-se uma contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes os vestidos, mandaram aoit-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos aoites, os lanaram na priso, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurana. Ele, tendo recebido tal ordem, os lanou na priso interior e lhes segurou os ps no tronco. Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um to grande terremoto que foram abalados os alicerces do crcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhes de todos. Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da priso, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: No te faas nenhum mal, porque todos aqui estamos. Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me necessrio fazer para me salvar? 64 Responderam eles: Cr no Senhor Jesus e sers salvo, tu e a tua casa. (Atos 16 : 16-31). E Colaas ainda leu um outro trecho que dizia : Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (Joo 3 : 1617). E complementou lendo : Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, ser salvo; pois com o corao que se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. (Romanos 10 : 9-10).
63 64

Autor de vrios Livros da Bblia. Grifo meu.

Neste momento, Colaas olhou com um olhar doce e terno para Fanuel, dizendo : - Olha, filho, como lhe disse mais cedo, hoje o dia da salvao, amanh poder ser tarde. Neste momento cheguei na porta da sala e vi uma cena que me causou um grande espanto : Fanuel estava prostrado ao cho, sob o olhar de Colaas que tambm estava prostrado e orando em lnguas. Dizendo em alta voz : - Senhor Jesus, tenha misericrdia de minha vida. Me d de teu Esprito, e venha trazer a salvao minha vida. Dei as costas e sa daquele lugar. Neste instante, Fanuel e Colaas tiveram um momento de comunho to ntima com o Pai, que Fanuel, sentiu um formigamento no brao, e ao ergu-lo, viu que estava completamente curado. Seus tendes estavam desinchados, e o fluxo de sangue no seu brao, estava completamente normalizado. Durante horas a fio, os dois ficaram naquela posio : Prostrados, chorando, orando e louvando ao Senhor. Na manh seguinte, Fanuel me procurou e narrou todo o acontecido da noite anterior, e com um ar irnico ou mesmo sarcstico disse a ele : - Fanuel. Por favor, at voc ? No est crendo mesmo que foi Deus que te curou, no ? - E porque no ? - O que aconteceu Fanuel, foi que o tratamento do Dr. Midi, simplesmente foi velozmente eficaz para voc, e para mim, o tratamento pode demorar um pouco mais. - Sinto Aziel, mas peo ao Senhor que tenha misericrdia de sua vida, pois um homem que no tem temor algum de Deus, e se no se quebrantar na presena dEle, jamais ir obter cura. E jamais ter a sua salvao. - Fanuel, me faa um favor. - Sim. - Suma da minha frente e me esquea !! Gritei com ele. Nos dias que se seguiram, tive de contratar um motorista particular, para ir e voltar universidade, pois Fanuel, havia se convertido e freqentava a igreja de Colaas. E eu no queria mesmo, nenhum crente dirigindo comigo para baixo e para cima. Prossegui inutilmente com o tratamento, pois ao

trmino dele, a nica diferena que senti, era que o meu corpo, parecia que fora queimado ao sol durante muito tempo. No dia que resolvi seguir minha viagem, estava tomando caf quando se aproximou de mim, um jovem senhor com aparncia oriental, de nos mximo uns 45 anos, e disse-me : - Bom dia, posso me assentar ao seu lado para tomar meu caf ? - Claro. Respondi. - Me chamo Chongi 65Gat Lee, mas me chame apenas de Gat. - Ol, sou Aziel. - Como vai ? Sou de Lhasa, uma cidadezinha ao sudeste de Pequim, na China. - Sou do Brasil. Respondi a ele. Neste instante Gat me olhou de cima em baixo e disse-me como quem fala a uma criana : - Filho, sabia que este seu problema, pode ser do seu karma ? - O que karma ? Perguntei a ele. Disse Gat : - 66Karma um conjunto de heranas de outras vidas. Podemos herdar enfermidades, sentimentos de culpa, dvidas por erros cometidos, e at mesmo pode ser que voc tenha danificado a sade de algum, em uma vida passada e agora esteja pagando o preo. Se voc quiser, posso lev-lo a uns amigos meus especializados em promover o regresso a vidas passadas. Assim, voc ver o que foi de errado que voc fez, e poder assim, ser liberto. - Mas como posso saber se estou ou no preso a este tal karma de que voc me fala ? Questionei a Gat. - Olha Aziel, tenho uns amigos que so monges em Lhasa. E tenho certeza de que eles podero te ajudar. Respondeu-me Gat. Neste instante, tomei a deciso de que minha prxima parada seria em Lhasa, no Tibete. Liguei para o aeroporto de Londres e questionei se havia algum vo direto para China.

65 66

Gnesis 36 : 11 - Doentio ou vale queimado. Lei de causa e efeito, pregada por budistas e outras seitas orientais.

- Sr. a nica forma de chegar a Lhasa, o sr. pegar um vo com escalas em Bucareste na Romnia, Istambul na Turquia, onde o sr. pega uma conexo para Delhi na ndia, fechando o trajeto areo em Chonging, de onde o sr. pode pegar um trem com destino a Lhasa. Respondeu-me o funcionrio da companhia area. - Mas todo este trajeto, dura em mdia quanto tempo ? Questionei ao rapaz. - Sr., em mdia 3 dias. - Tudo bem, vou verificar e entro em contato com vocs novamente. Fiquei um pouco chateado, pois sabia que esta viagem ia ser um pouco, para no dizer bastante cansativa. Gat olhou-me e perguntou : - Jovem amigo, o que o deixa to chateado ? - Estou querendo ir para Lhasa, como voc me orientou, mas acho que a viagem vai ser longa, cansativa e chata. - Olha Aziel, se voc quiser, fazer uma viagem um pouco mais longa, mas, bem mais confortvel e agradvel, ento sugiro que voc chegue at Lhasa em um transatlntico. Dentro de 4 dias, sai um com destino a Xangai, de onde voc pode pegar um avio ou um trem para Lhasa. Achei a idia um pouco louca, mas excitante, pois nunca havia entrado em um transatlntico. Para falar a verdade s andei de barco uma vez, e era um barquinho, que usamos para pescar numa lagoa do stio dos pais de Hacoz, na minha adolescncia. Na manh seguinte, rumei para Harwich, uma pequena cidade ao norte de Londres, de onde partiria o navio. Ao chegar ao porto, pude observar que em quase todas as pilastras que cercavam a recepo, haviam inmeros cartazes, com lindas paisagens e mensagens Bblicas, e uma me chamou especial ateno. Era uma montanha, totalmente coberta pela neve, com um rio de guas claras e limpas, um pequeno chal rodeado por pinheiros e que possua um pequeno ancoradouro com um barquinho azul, e no barco, o seguinte versculo : Grande o Senhor e mui digno de ser louvado. Neste instante lembrei-me que o meu pai j os havia citado vrias vezes para mim, e eles vieram minha mente por inteiro : Grande o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. De bela e alta situao, alegria de toda terra o monte Sio aos lados do norte, a cidade do grande Rei. (Salmos 48 : 1-2).

E por cima das nuvens que cobriam o cume da montanha : Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. (Salmos 3 : 4). Ao lado deste cartaz, havia um quadro com letras garrafais que dizia : Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os cus e a terra. No deixar vacilar o teu p; aquele que te guarda no dormitar. Eis que no dormitar nem dormir aquele que guarda a Israel. O Senhor quem te guarda; o Senhor a tua sombra tua mo direita. De dia o sol no te ferir, nem a lua de noite. O Senhor te guardar de todo o mal; ele guardar a tua vida. O Senhor guardar a tua sada e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121). Pensei comigo : - L vem estes crentes de novo !... Sabia que seria difcil no encontrar naquele barco, algum que tentasse me falar do Evangelho. Seria um milagre se isto acontecesse. Ao entrar na recepo, espantei-me com a beleza interior do ambiente; era um salo de aproximadamente 40 M2 com as paredes pintadas de azul marinho, e belas imagens e no meio da parede outro salmo que tambm me chamou a ateno : Cantai ao Senhor um cntico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvao. Anunciai entre as naes a sua glria, entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande o Senhor, e digno de ser louvado; ele mais temvel do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos so dolos; mas o Senhor fez os cus. Glria e majestade esto diante dele, fora e formosura no seu santurio. Tributai ao Senhor, famlias dos povos, tributai ao Senhor glria e fora. Tributai ao Senhor a glria devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus trios. Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra. Dizei entre as naes: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que no pode ser abalado. Ele julgar os povos com retido. Alegrem-se os cus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Exulte o campo, e tudo o que nele h; ento cantaro de jbilo todas as rvores do bosque diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgar o mundo com justia e os povos com a sua fidelidade. (Salmo 96). - Bom dia meu sr. ! Disse-me uma funcionria. - Bom dia. Respondi ainda um pouco atordoado. - Em que posso ajud-lo ?

- Olha. Respondi. Queria saber todas as informaes sobre a viagem que vocs fazem at a China. - Claro. Respondeu-me a funcionria narrando o que havia no navio: Bom, o navio um transatlntico, dentro dele o sr. encontrar : Trs restaurantes com variedades enormes de culinria : oriental, internacional e vegetariana. Estes restaurantes tm decoraes diferentes, respectivamente, mas por exemplo no restaurante oriental, o sr. poder comer comida vegetariana ou vice-versa. No navio tem uma infra estrutura sensacional de lazer e entretenimento em 13 idiomas. O sr. poder fazer sesses de massagens, hidroginstica em piscinas aquecidas cobertas ou normais descobertas. Poder tambm assistir a filmes que so passados em nossas salas de projeo, onde na hora de assistir, poder escolher em qual idioma quer ouvir a traduo. Alm de ter a sua disposio mdicos e enfermeiros 24 horas por dia. Inclusive com uma UTI instalada confortavelmente, sendo possvel, at cirurgias do corao. A viagem toda dura em mdia 40 dias, e o navio faz paradas de 6 horas nas cidades costeiras da Noruega, onde h um centro de compras, em vrias cidades costeiras da Rssia, e uma parada no Japo, chegando ao trmino na China. Assustei-me ao ouvir a funcionria me narrar esta trajetria toda e novamente meu esprito aventureiro gritou dentro de mim. Fiquei to empolgado que disse a ela : - Quais os tipos de passagens que vocs tm. - Sr., temos desde passagens simples a luxuosas, onde o sr. poder desfrutar de cabinas luxuosas ou dividir sua cabina com outras pessoas. - No. Respondi. Eu quero confirmar uma luxuosa para mim. - Pois no sr. - A sua cabina a de n. 1003, o navio parte em 3 dias. - Obrigado. Respondi mocinha. - No h de que meu caro sr. e que Deus, Pai eterno de amor e sabedoria, possa trazer salvao e cura sua vida. Mais uma vez estas palavras mexeram com meu corao.

Rumo a China

Ao chegar no porto, pude observar que realmente se tratava de um transatlntico, e em seu casco podia-se ler as inscries em letras garrafais : J.R. Curioso, perguntei funcionria que estava passageiros o que significavam aquelas iniciais. - 67Jeov-Rafa. Me disse a jovem. - E isto significa o qu ?
68

recebendo os

- O Senhor o Deus que sara. Respondeu-me a mocinha de nome Matenai. - Quanto de vocs so evanglicos ? - Ao todo ? - Sim, ao todo. Respondi a Matenai.

- O dono do navio e capito 69Jeuel, eu e todo o restante da tripulao. Disse-me Matenai com um sorriso escancarado. - Obrigado. Disse a ela. Ao dirigir-me para minha cabina, pude observar que em quase todos os lugares do navio, haviam quadros e psteres com imagens de natureza, animais belos e todos ele com mensagens Bblicas. Ao lado de minha cabina, havia um quadro com a imagem de uma cachoeira linda e vrias pessoas prostradas na rocha em cima da cachoeira e sobre suas cabeas em letras garrafais o seguinte versculo : Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecer dele; e para o nosso Deus, porque generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos no so os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o cu mais alto do que a terra, assim so os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como a chuva e a neve descem dos cus e para l no tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que d semente ao semeador, e po ao que come, assim ser a palavra que sair da minha boca: ela no voltar para mim vazia, antes far o que me apraz, e prosperar naquilo para que a enviei. (Isaas 55 : 6 - 11).

xodo 15 : 26 - O Senhor o que sara. Neemias 12 : 19 - Ddiva ou dom de Deus. 69 1 Crnicas 9 : 6 - Tesouro de Deus.
67 68

Mais uma vez, senti meu corao gelar. E rapidamente entrei em meu quarto. Ao entrar me assustei com o seu tamanho, pois era simplesmente enorme. Havia uma cama de casal, banheiro com banheira de hidromassagem, frigobar, ar condicionado. Parecia um quarto de um hotel 5 estrelas. Em cima da cama havia outro quadro com mensagens Bblicas e o versculo que estava escrito, assustou-me : Porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam, e uso de misericrdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Deuteronmio 5 : 9b-10). Guardei minhas roupas no armrio e sa para almoar. Ao sair de meu quarto, notei que no quarto ao lado do meu, estavam acomodados 5 rapazes, que pelas roupas que vestiam deveriam ser orientais e budistas. E no quarto em frente uma jovem senhora de 35 anos que carregava junto ao peito uma grande medalha com uma imagem de uma santa. Com um olhar simples, ela se aproximou e disse : - Ol, como vai ? Sou 70Naar. - Prazer, me chamo Aziel. Respondi a ela. Com extrema curiosidade questionei-a : - Que santo este que voc traz junto de si ? - Ora, voc no conhece nossa senhora ? - Conheo. Respondi a ela. - Ento, ela. Bem agora tenho de ir, adeus. - Adeus. Respondi Naar. Quando ela se afastou, um dos 5 rapazes orientais se aproximou e disse-me : - Como vai ? Sou Lee Maoque. Sou do Tibete e voc ?
71

Maoque. Mas me chame apenas de

- Me chamo Aziel e estou indo ao Tibete, tentar encontrar a causa do meu problema. E continuei dizendo : Um chins disse-me algo sobre o meu karma, e quero tirar esta estria a limpo.
70 71

1 Crnicas 4 : 5 - Donzela, moa. 1 Samuel 27 : 2 - Opresso.

- Aziel. Respondeu-me Maoque. Tenho certeza que este chins tinha razo no que dizia. Mais tarde iremos falar sobre isto. E sem dizer mais uma palavra se afastou. Ao chegar ao restaurante do navio, me assustei com tamanha fartura em tipos de saladas, carnes e guarnies. Almocei como h muito no almoava. Ao trmino do almoo me dirigi proa do navio, onde as pessoas se assentavam em confortveis poltronas para uma leitura ou simplesmente relaxar. Ao chegar, vi Naar sentada ao lado de um senhor e me aproximei perguntando : - Desculpe-me a minha intromisso, mas voc est viajando para a China ou a uma das cidades costeiras onde o navio faz suas paradas ? - Estou indo China tentar minha cura atravs de 72acupuntura. - O que voc tem ? Perguntei perplexo a Naar. - Tenho um ndulo no seio esquerdo, que j operei 3 vezes sem xito, e disseram-me que na cidade... Neste instante a interrompi e disse : - De onde voc ? - Sou de Melbourne, uma cidade ao sul da Austrlia, e voc ? - Sou de Curitiba, Brasil. - Mas voc ia dizendo que atravs da acupuntura... - , atravs da acupuntura posso conseguir xito no tratamento e extirpar o tumor de uma vez por todas... Neste instante o comandante Jeuel se aproximou de ns e cordialmente nos disse : - Boa tarde senhores, sou o capito deste navio e gostaria de falar com vocs. - Claro. Respondemos. - Jeuel com um olhar terno nos disse : - Filha, voc, no sei se tem alguma enfermidade, mas, voc meu jovem, s existe uma cura para voc.
72

Tcnica japonesa de cura atravs de agulhas.

Neste instante Naar o interrompeu : - No capito, tenho uma enfermidade sim, tenho um caroo no seio esquerdo e... - Bem. Nos disse Jeuel. Seja a enfermidade que for, neste navio ou em qualquer lugar h um Mdico que pode cur-los. - Quem ? Perguntou Naar. - Jesus Cristo, o filho do Deus Altssimo. Com a grosseria de sempre disse : - Ah, por favor, me deixem em paz !!! E sa de perto deles. Naar no me acompanhou, e ficou conversando com Jeuel por mais de 4 horas. Fiquei com tanta raiva de encontrar com um crente de novo, que me tranquei durante 4 dias, pedindo todas as refeies em meu quarto. Na manh seguinte do quinto dia estava na proa do navio, em uma parte onde podia-se ver o mar por todos os lados, quando Naar se aproximou e disse-me : - Aziel. - O que foi. Respondi a ela. Com um olhar de espanto olhei para Naar e pude notar que ela estava sem o cordo com a santa e questionei : - O que houve com o seu cordo ? O que Naar me narrou foi espantoso : - Aziel, quando voc saiu, o pastor Jeuel me disse : - Olha Naar, voc s ser verdadeiramente curada se entregar sua vida a Cristo. - Mas Jeuel, eu j entreguei minha vida a nossa senhora, me de Jesus que santa, pura e pode me curar. - Olha Naar, a Bblia, Palavra do Deus Vivo, nos adverte sobre a adorao a imagens : No ters outros deuses diante de mim. No fars para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que h em cima no cu, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No te encurvars diante delas, nem as servirs; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a

iniqidade dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me odeiam. e uso de misericrdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (xodo 20 : 3-6). Os dolos das naes so prata e ouro, obra das mos dos homens; tm boca, mas no falam; tm olhos, mas no vem; tm ouvidos, mas no ouvem; nem h sopro algum na sua boca. Semelhantemente a eles se tornaro os que os fazem, e todos os que neles confiam. (Salmos 135 : 1518). - Mas pastor, Maria foi diferente, ela foi santa o tempo todo. - Minha cara a Bblia nos diz que Porque 73todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus (Romanos 3 : 23-24). V Naar, a Bblia diz que todos, sem exceo pecaram, s de Cristo pode-se dizer que : Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os cus; que no necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifcios, primeiramente por seus prprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. (Hebreus 7 : 2627). S Ele Naar Santo, Puro e Imaculado. - Mas pastor, isto muito confuso. Acho que no bem por a no. - Filha, oua o que diz a Palavra de Deus : Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua me, seus seus discpulos; e ficaram ali no muitos dias. (Joo 2 : 12). irmos, e de no

Enquanto ele ainda falava s multides, estavam do lado fora sua me e seus irmos, procurando falar-lhe. (Mateus 12 : 46). Vieram, ento, ter com ele sua me e seus irmos, e podiam aproximar-se dele por causa da multido. (Lucas 8 : 19).

Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discpulos o seguiram. Ora, chegando o sbado, comeou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouvi-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vm estas coisas? e que sabedoria esta que lhe dada? e como se fazem tais milagres por suas mos? No este o carpinteiro, filho de Maria, irmo de Tiago, de Jos, de Judas e de Simo? e no esto aqui entre ns suas irms? E escandalizavam-se dele. (Marcos 6 : 1 - 3) - V, Naar, Maria teve outros filhos alm de Jesus, ela no guardou sua virgindade.
73

Grifo meu.

- Mas pastor, em minha igreja, me disseram que quando a Bblia dizia irmos, estava se referindo a primos e amigos. - No filha, olhe o que diz em Lucas : Eis que tambm Isabel, tua prima concebeu um filho em sua velhice; e este o sexto ms para aquela que era chamada estril; porque para Deus nada ser impossvel. (Lucas 1 : 36-37). - V, Naar, h uma diferena entre primos e irmos. Isabel concebeu a Joo Batista que foi primo de Jesus. - Mas Jeuel, Maria intercede por ns diante de Deus : - Naar a Bblia no diz que : Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; (1 Timteo 2 : 5-6). Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que no pequeis; mas, se algum pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. ( 1 Joo 2 : 1). - Naar, olhe bem o que aconteceu quando Maria soube que iria dar a luz ao filho de Deus : E donde me provm isto, que venha visitar-me a me do meu Senhor? Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudao, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. Bem-aventurada aquela que creu que se ho de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Disse ento Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu esprito 74 exulta em Deus meu Salvador (Lucas 1 : 43-47). - V Naar, se ela santa como voc diz, ela chamaria Deus de Meu Salvador ? No Naar, no chamaria. Ela reconheceu a sua necessidade de Deus, como pessoa. S Jesus Santo, e observe o que aconteceu no primeiro milagre que o Senhor Jesus realizou : Trs dias depois, houve um casamento em Can da Galilia, e estava ali a me de Jesus; e foi tambm convidado Jesus com seus discpulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a me de Jesus lhe disse: Eles no tm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda no chegada a minha hora. Disse ento sua me aos serventes: 75Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificaes dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou trs 76metretas. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de gua essas Grifo meu. Grifo meu. 76 Aproximadamente 40 litros.
74 75

talhas. E encheram-nas at em cima. Ento lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a gua tornada em vinho, no sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a gua, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem pe primeiro o vinho bom e, quando j tm bebido bem, ento o inferior; mas tu guardaste at agora o bom vinho. Assim deu Jesus incio aos seus sinais em Can da Galilia, e manifestou a sua glria; e os seus discpulos creram nele. (Joo 2 : 1-11) - V Naar. Maria mostrou O Caminho para o milagre. Sem Jesus porm, eles no fariam absolutamente nada. Espantada e com os olhos cheios de lgrimas disse a ele : - Meu Deus, como fui tola durante este tempo todo ? Como posso receber a Jesus e fazer dEle meu Senhor Verdadeiro ? Disse ao pastor arrancando meu cordo e lanando-o ao mar. - Filha, basta apenas crer e ser salva. - Eu creio pastor, eu creio. Aziel, neste momento senti como que se um peso enorme de minhas costas fosse retirado e quando disse o que sentia ao pastor ele me disse : - Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve. (Mateus 11 : 28-30). Aziel, comecei a freqentar as reunies com o pastor e a tripulao, e no terceiro dia, durante o momento em que cantvamos msicas de louvor e adorao ao Senhor, senti um formigamento nos seios, e me retirando para ir ao banheiro, passei as mos no seio e o ndulo havia desaparecido. Consultei o mdico do navio, perguntando se realmente havia desaparecido, e ele fazendo os exames necessrios disse que completamente. Questionei ento ao pastor, por que no havia sido curada no momento em que recebi a Cristo em meu corao. Porque somente 2 dias depois e durante o louvor ? E ele calmamente me respondeu : - Minha irm, o Senhor pode e cura de vrias formas, e abrindo a Bblia leu para mim : Ora, Naam, chefe do exrcito do rei da Sria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos srios; era homem valente, porm leproso; Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saber que h profeta em Israel. Veio, pois, Naam com os seus

cavalos, e com o seu carro, e parou porta da casa de Eliseu. Ento este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordo, e a tua carne tornar a ti, e ficars purificado. Naam, porm, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sair a ter comigo, pr-se- em p, invocar o nome do Senhor seu Deus, passar a sua mo sobre o lugar, e curar o leproso. No so, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as guas de Israel? no poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignao. Os seus servos, porm, chegaramse a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difcil, porventura no a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficars purificado. Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordo sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. Ento voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, ps-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra no h Deus seno em Israel (2 Reis 5 : 1, 8 - 15). - V minha querida, Naam foi curado depois de mergulhar 7 vezes no Jordo, e olhe alguns milagres que o Senhor Jesus realizou. Disse o pastor abrindo a Bblia e lendo : E entrando Jesus num barco, passou para o outro lado, e chegou sua prpria cidade. E eis que lhe trouxeram um paraltico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a f, disse ao paraltico: Tem nimo, filho; perdoados so os teus pecados. E alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema. Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos coraes? Pois qual mais fcil? dizer: Perdoados so os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ento ao paraltico): Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E este, levantando-se, foi para sua casa. (Mateus 9 : 1 - 7). Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante s mos de muitos mdicos, e despendido tudo quanto possua sem nada aproveitar, antes indo a pior, tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrs, entre a multido, e tocou-lhe o manto; porque dizia: Se to-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar j curada do seu mal. E logo Jesus, percebendo em si mesmo que sara dele poder, virou-se no meio da multido e perguntou: Quem me tocou as vestes? Responderam-lhe os seus discpulos: Vs que a multido te aperta, e perguntas: Quem me tocou? Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. Ento a mulher, atemorizada e trmula, cnscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. Disse-lhe ele: Filha, a tua f te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal. (Marcos 6 : 25-34). - Veja Naar esta mulher foi curada simplesmente tocando nas vestes de Cristo. E olha o que aconteceu com um cego de nascena :

E passando Jesus, viu um homem cego de nascena. Perguntaramlhe os seus discpulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. Importa que faamos as obras daquele que me enviou, enquanto dia; vem a noite, quando ningum pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isto, cuspiu no cho e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Silo (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. (Joo 9 : 1-7). - V minha irm, o Senhor Jesus cura de vrias formas, e Ele te curou durante uma adorao que voc fazia. Me respondeu o pastor. Aziel, voc s ser curado se entregar sua vida por inteiro a Cristo. Boquiaberto ouvi toda a narrativa de Naar, e disse a ela : - Minha filha, me esquea por favor, estou cheio de vocs crentes. Dizendo isto sa de perto dela indo para o meu quarto. Ao me aproximar de meu quarto, Maoque veio ao meu encontro e disse-me : - Aziel, sobre o seu karma, quero convid-lo a tentar descobrir a causa de seu problema. Podemos ir at o nosso quarto, onde os outros irmos budistas, esto preparando uma sesso de 77regresso, e temos certeza que iremos descobrir qual a causa de seu sofrimento. Espantado e talvez curioso, resolvi aceitar a proposta, e segui para o quarto dos budistas. Ao entrar pude notar que eles retiraram os quadros da parede e penduraram imagens de Buda, e altares para incensos e deveria ter pelo menos uns 30. Me deitaram apenas coberto por um lenol, e acenderam cerca de 10 incensos ao meu redor, e comearam a dizer em tom suave, como se as palavras no fossem nunca se acabar : - Aziel, relaxe... voc est no meio de uma linda floresta, ouvindo o tilintar suave de pssaros... ao longe o som montono e suave de uma cachoeira que o atrai. Voc caminha em direo ao som da cachoeira, calmamente com passos suaves e largos.... ao sentir o fragor da gua trazida pelo vento, voc sente que a natureza o envolve docemente. Ento voc se deita em uma Mtodo usado por algumas seitas orientais, cujo objetivo trazer a cura atravs de recordaes, retorno a fatos passados, na infncia ou em outras vidas, que segundo eles, so as causas dos atuais problemas de sade.
77

grande pedra, que est ligeiramente aquecida pelo sol e ao mesmo tempo molhada pelas guas cristalinas da cachoeira... Neste momento Aziel, voc est deitado. Todos os problemas da cidade, todas as suas ansiedades, no mais importam. A eternidade est ao seu lado. De repente Aziel, voc comea como que a emergir da pedra em que est deitado, e a subir em direo ao espao, como que levado por foras invisveis. Todavia, um pequeno detalhe, um fato, algo o aflige e no permite que voc goze totalmente deste privilgio. O que voc v Aziel ? - Vejo muitas pessoas correndo. - Sim. E porque esto correndo ? - No sei... ouo tiros, acho que estou no meio de uma guerra... - Isto Aziel, tenha calma, o que voc est fazendo ? - Estou com uma espada, sim uma espada e um inimigo est em minha frente... tenho que golpe-lo... Meu Deus, acertei-o na coluna e ai..... Assentei-me na cama assustado como que se fosse eu o ferido. - Aziel, j achamos a causa de seu problema. Voc foi um soldado em uma guerra e golpeou um inimigo e o feriu deixando-o paraltico. E precisa pagar pelo que fez. Por isso voc est paraltico. Perplexo ouvi o que me disseram e sa do quarto dos budistas. Ento notei que o navio estava parado. Perguntei a um tripulante aonde estvamos e ele me disse que estvamos ancorados nas ilhas Kolguyev ao norte da Rssia. De tal forma me assustei com a regresso que fiz, que fui direto para o meu quarto e durante a parada de 6 horas, da qual j havia me prevenido uma funcionria, no arrisquei sequer a pr os ps do lado de fora de meu quarto. Assim fiquei alm das 6 horas o restante deste dia e o dia seguinte inteiro. Quando sa de meu quarto, fui proa do navio, para tentar relaxar um pouco e tentar esquecer da experincia, que sinceramente, foi bastante traumtica para mim. Ao chegar proa, vi uma das tripulantes debruada junto a grade, e sem perceber minha presena, ela se prostrou e comeou a chorar copiosamente. Como estvamos ss, me aproximei. Ela ao notar minha chegada, se levantou e com a mo tentava enxugar as lgrimas dizendo-me : - Sr. perdoe-me pelo acontecido.

- Moa, no tem que me pedir perdo de nada. Disse a ela, oferecendo meu leno para que enxugasse suas lgrimas. - Qual o seu nome ? Perguntei a mocinha. - 78Masai. - Prazer Masai, meu nome Aziel. - Seu nome Bblico, no ? - Sim, mas como sabe disto ? - Ora, sei inclusive que significa Deus poder, e a passagem Bblica onde se refere a seu nome se eu no me engano : Assim os cantores Hem, Asafe e Et se faziam ouvir com cmbalos de bronze; e Zacarias, Aziel79, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maasias e Benaas, com alades adaptados ao soprano; (1 Crnicas 15 : 19-20). - Como voc sabe isto de cor ? Espantado questionei a mocinha. - Ora, sr. Aziel, sou evanglica e fao parte do grupo de louvor do navio e como sou interessada na rea de msica, sei todas as personagens que de uma forma ou de outra dentro da Palavra de Deus, esto envolvidas com msica. Com um ar de espanto disse a Masai : - Tudo bem, mas porque voc estava chorando ? - Aziel, em nome de Jesus oua o que tenho para te dizer : Neste instante, tentei como das outras vezes fugir das palavras de mais um crente, mas no entendia que no nome de Jesus h poder. E desta forma no consegui sequer mover um centmetro do local de onde eu estava. E calmamente Masai pegou uma cadeira e disse-me : - Aziel, eu chorava por causa dele. Disse Masai, me mostrando a foto de um jovem de no mximo 30 anos. - Quem este jovem ? Perguntei a Masai. - meu irmo, e se chama 80Netanel. - E voc chorava por causa dele ? 1 Crnicas 9 : 12 - Obra de Jeov. Grifo meu. 80 Nmeros 1 : 8 - Deus deu.
78 79

- Sim Aziel, e chorava por ver quo grandiosas so, as obras feitas pelas mos do Senhor Deus. - O que aconteceu com ele ? Questionei Masai. - Aos 17 anos, meu irmo teve um acidente domstico e perdeu a viso. Ficando cego, completamente cego. - Mas Masai, aqui na foto ele parece estar escrevendo. E como um cego pode escrever to perfeitamente ? Disse a Masai mostrando o verso da foto onde estava escrito : Minha irm veja o que o Senhor tem a nos dizer : Filho meu, no te esqueas da minha instruo, e o teu corao guarde os meus mandamentos; porque eles aumentaro os seus dias, e anos de vida e paz. No se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoo, escreve-as na tbua do teu corao; assim achars favor e bom entendimento vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu corao, e no te estribes no teu prprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitar as tuas veredas. No sejas sbio a teus prprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso ser sade para a tua carne; e refrigrio para os teus ossos. (Provrbios 3 : 1-8). - No entendo, Masai. Disse a ela espantado. - Aziel, esta letra realmente do meu irmo e ele realmente escreveu estas palavras, mas sabe como ? - Como ? Perguntei com um ar de ansiedade extrema a Masai. - Meu irmo tambm evanglico e em nossa cidade, ele ouviu sobre um missionrio chamado 81Palti, vindo da Espanha e que est fazendo uma conferncia de curas divinas e libertao em uma vila a beira mar a 200 km ao leste de Abuja, capital da Nigria. 82Nesta vila Aziel, em 1983, numa s noite, todos os moradores, em torno de 450, receberam uma visitao soberana do Senhor, atravs de sonhos, vises e visitaes angelicais apresentando o Senhor Jesus como nico Senhor e Salvador de todos ns, e no dia seguinte, todos tinham algo nico para contar, e caiu sobre eles Aziel, um grande temor do Senhor e em poucas semanas, todos eles, muulmanos, se converteram a Jesus e houve um crescimento de 1800 % na populao evanglica da Nigria. E sabendo disto, ele rumou para l, e ao participar de um culto, durante as oraes, o Senhor Jesus o curou completamente, e ele pediu que um amigo tirasse esta foto dele escrevendo para mim. E este Jesus Aziel, o mesmo que curou a anos atrs, curou meu irmo, e pode te curar. Basta entregar tua vida a ele. Espantado o com os olhos cheios dgua disse a ela : 1 Samuel 25 : 44 - Libertado por Deus. Fatos reais, citados pela revista : Novidade de Vida, ano 1 - N 1 - maio/96, pgs. 28/29.
81 82

- Masai, eu vou a este vilarejo. Masai calmamente fitou-me como uma me fita um filho carente e disse-me : - Aziel, apenas creia e ser sarado. Pois o Jeov-Rafa o Deus que te sara. E o mesmo Deus que sarou em Israel nos tempos de Jesus, sara na Nigria neste navio, ou em qualquer lugar que Ele queira. Basta crer nEle e ser salvo e curado. - Mas como eu posso crer em um Deus to Maravilhoso e Misericordioso, sendo que durante a minha vida inteira eu O ignorei ? - Aziel oua o que diz a Palavra de Deus. Disse-me colocando as mos em meus ombros o pastor Jeuel. A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericrdias no tm fim; renovam-se a cada manh. Grande a tua fidelidade. (Lamentaes 3 : 22-23). - Filho, mesmo que voc tenha O abandonado, Ele jamais se esqueceu de voc e por onde passar, estar ao seu lado. Apenas esperando que voc O pea para ser curado, creia nEle, e receba a tua beno. Disse-me Jeuel. Nesta hora com os olhos inundados de lgrimas bradei olhando para o cu. - Senhor Jesus, venha ser Senhor de minha vida, me traga o genuno arrependimento e me d um novo corao. Arranque Senhor, este corao de pedra e ponha um corao novo, perdoado e limpo pelo sangue de Jesus derramado na Cruz do Calvrio. - Aziel, tenho certeza que o Senhor j ouviu o seu clamor. Agora levante e ande em nome de Jesus. Disse-me Masai. Tentei mexer na cadeira, mas foi intil, e ento disse a eles : - Vem, Deus no se importa comigo, eu j O decepcionei demais. - No Aziel. Disse Jeuel que complementou : - Oua o que aconteceu com Pedro e o Senhor Jesus : Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. Entrementes, o barco j estava a muitos estdios da terra, aoitado pelas ondas; porque o vento era contrrio. quarta viglia da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discpulos, porm, ao v-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porm, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende nimo; sou eu; no temais. Respondeu-lhe

Pedro: Senhor! se s tu, manda-me ir ter contigo sobre as guas. Disselhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as guas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, comeando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mo, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca f, por que duvidaste? E logo que subiram para o barco, o vento cessou. Ento os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu s Filho de Deus. (Mateus 14 : 23-33). - Aziel, v o que aconteceu com Pedro ? Ele como voc, olhou para as circunstncias e no para a Palavra de Jesus. Tenha f meu querido. Em nome de Jesus, seus pecados foram perdoados pela obra de Cristo na cruz, em nome de Jesus Aziel, levanta e anda. Neste instante, senti como que meus ossos fossem colados por dentro e pude ento vagarosamente me levantar da cadeira e quando estava em p, ns trs, eu, o pastor e Masai tivemos uma visitao soberana de Deus, e prostrados o adoramos por mais de uma hora. Hoje, sou pastor. Estou indo neste avio junto com voc para a ndia, onde vou comear uma srie de conferncias e testemunhos do poder de Deus, acompanhado de meu pai, minha esposa Sismai, minha me, e os pais de minha esposa. Esttico, o sr. hngaro que me acompanhou desde a cidade do Rio de Janeiro de onde peguei o avio para a ndia, ouviu-me narrar toda a estria de minha vida e tambm creu e reconheceu o Senhor Jesus como Senhor de sua vida. Quando o avio pousou em Roma para uma escala, este sr. teve de descer, mas no sem antes pegar meu endereo para que pudesse se comunicar comigo algum tempo depois. Quando o avio levantou vo, assentou-se ao meu lado uma jovem italiana de aproximadamente 25 anos e sorrindo me disse que se chamava Juana Bergia 83Misma, srta. Misma. E eu sorrindo disse : - Prazer me chamo Aziel, e quero lhe contar algo. - Claro. respondeu-me Misma com um olhar curioso. Calmamente eu peguei minha Bblia e disse : Chovia forte na madrugada em que minha me, uma jovem senhora de 35 anos, a 20 servindo ao Senhor, comeou a se contorcer na cama de dores do parto, meu pai, pastor h 18 anos, vestiu-se atrapalhado derrubando o criado mudo, onde estava a sua Bblia, e se ps de joelhos a orar antes de pegar minha me no colo, e coloc-la no carro para ir maternidade. Mame deu entrada na ala obstetra s 2:45, e s 3:30 eu nasci. Me chamo Aziel, nome escolhido pelo meu pai, e que significa Deus poder. Cresci em...

83

Gnesis 25 : 14 - Audio.

Bibliografia
Bblia de Referncia Thompson. Compilada e redigida por Frank Charles Thompson, D.D., Ph.D.; Bblia Sagrada em CD-ROM. Maldaner & Cia Ltda; Os nomes Bblicos e seus significados. Evandro de Souza Lopes, CPAD; Seitas e Heresias, um sinal dos tempos. Raimundo F. de Oliveira, CPAD; Caminhos Tortuosos. Nelson Agnoleto, Quadrangular; Atlas Geogrfico Mundial, Folha de So Paulo, tambm publicado pelo The New York Times.

Potrebbero piacerti anche