Sei sulla pagina 1di 120

Material de Estudo SAP / SD

Nota: Cada tpico deste resumo deve ser aprofundado atravs de outros materiais disponveis (Inclusive as apostilas) para um melhor entendimento, de acordo com a dificuldade de cada um.

Estruturas organizacionais
Utilizao
No sistema SAP R/3, possvel utilizar diversas estruturas para representar a estrutura jurdica e organizacional de uma sociedade. possvel estruturar sob o ponto de vista de contabilidade, administrao de materiais e vendas e distribuio. possvel combinar essas estruturas. As estruturas organizacionais formam uma base em que possvel processar todas as transaes comerciais

Estruturas organizacionais em SD
Utilizao
No sistema SAP R/3, possvel utilizar diversas estruturas para representar a estrutura jurdica e organizacional de uma sociedade. As estruturas organizacionais formam uma base em que possvel processar todas as transaes comerciais.

Integrao
As estruturas organizacionais em SD so ligadas s estruturas de Contabilidade Financeira e Administrao de materiais.

Atividades
As unidades organizacionais so atualizadas e atribudas no Customizing para a estrutura empresarial.

rea de vendas
Utilizao
SD organizada de acordo com a organizao de vendas, o canal de distribuio e o setor de atividade. Essas trs unidades organizacionais combinadas formam a rea de vendas. O grfico a seguir exibe esses elementos organizacionais.

Na organizao de vendas 1000, possvel executar as transaes de vendas e distribuio atravs de todos os canais de distribuio e para todos os setores de atividade. Na organizao de vendas 2000, os produtos dos setores de atividade 01 e 02 so vendidos somente atravs do canal de distribuio 10. Na organizao de vendas 3000, s os produtos do setor de atividade 01 so vendidos, e apenas atravs do canal de distribuio 10.

rea de vendas

Org. de vendas Canal de distribuio


Setor de atividade

1 Frankfurt

2 Berlim

2 Com. varejista

5 Internet

1 Com. atacad.

2 Motocicletas

3 Computad.

3 Computad.

2 Motocicletas

1 Bombas

reas de vendas

1 2 2

1 2 3

1 5 3

2 1 2

2 1 1

SAP AG 1999

Uma rea de vendas a combinao de uma organizao de vendas, um canal de distribuio e um setor de atividade. Ela define o canal de distribuio que uma organizao de vendas utiliza para vender produtos de um determinado setor de atividade. Cada documento de vendas e distribuio atribudo para apenas uma rea de vendas. Essa atribuio pode ser modificada. Uma rea de vendas s pode pertencer a uma empresa. A relao criada atravs da atribuio da organizao de vendas. Durante o processamento dos documentos de vendas e distribuio, o sistema acessa diversos dados mestre de acordo com a rea de vendas. Esses dados mestre incluem, por exemplo, os dados mestre de cliente, os dados mestre de materiais, os preos e as dedues. Alm disso, o sistema executa diversas verificaes em relao validade de determinadas entradas, de acordo com a rea de vendas. Nota suplementar: Uma estrutura organizacional simples pode ser melhor do que uma complexa. Por exemplo, ela simplifica a atualizao dos dados mestre, no define estruturas organizacionais complexas, a fim de ter opes de relatrios detalhados. Utiliza campos na tela de dados mestre.

Estruturas de vendas e distribuio da IDES AG

Empresa

IDES AG

Escritrio de vendas

Vendas e distribuio Frankfurt

Vendas e distribuio Berlim

Revend.
Canal de distribuio

Servio

Cadeia de lojas

Consum. industrial

Motocicletas
Linha de produto
SAP AG 1999

Servios

Alimento

Tinta

Estrutura de fornecimento da IDES AG

IDES AG
Vendas e distribuio Frankfurt Vendas e distribuio Berlim

Escritrio de vendas Escrit

Warehouse Hamburg Centro de distrib. distrib.

Warehouse Dresden

Warehouse Berlim

1 8

7 5 6 3 4 2 13 14 12 9 10 11 19 20 21 17 18 28 15 16 25 26 27 22 23 24 29 30 31

Proc. exped. Proc. exped.

Standard Hamburgo

Expresso Hamburgo

Dresden

Berlim

SAP AG 1999

Esse diagrama mostra a estrutura de fornecimento na IDES AG, independentemente do sistema R/3 (atravs de condies comerciais gerais). Antes da IDES AG confirmar uma ordem para um cliente, eles verificam de qual centro de distribuio de depsito o material encomendado deve ser fornecido e se h estoque disponvel. A entrega de mercadorias , em geral, organizada nessas localizaes. Essas instalaes no esto disponveis em todas as localizaes onde os produtos so fabricados. A fim de atender s solicitaes mais urgentes dos clientes, o centro de distribuio do depsito em Hamburgo pode providenciar entregas expressas.

Unidades organizacionais em Vendas e distribuio

Empresa

rea de vendas

R /3
Org. de vendas Org. Setor de atividade

Documento

Canal de distribuio distribui

Centro Depsito Dep Local de expedio expedi

SAP AG 1999

As unidades organizacionais no sistema R/3 representam a estrutura de uma organizao empresarial. As unidades organizacionais representam as vises legais e organizacionais de uma empresa. O mdulo Vendas e distribuio usa as mesmas unidades organizacionais que s podem representar processos de vendas e distribuio, como organizao de vendas, canal de distribuio, setor de atividade ou local de expedio. Outras unidades organizacionais, como empresa ou centro, so usadas em Vendas e distribuio e em outros mdulos no sistema R/3. possvel representar a estrutura empresarial atravs de unidades organizacionais com base nos processos empresariais. Essa no uma lista completa de todas as unidades organizacionais para os processos de vendas e distribuio no sistema R/3.

Unidades organizacionais: empresa

Empresa

entidade legal e unidade contbil independente no nvel da empresa, possvel criar: balanos exigidos por lei clculo de lucros e perdas
SAP AG 1999

Para uma empresa, uma unidade contbil completamente independente pode ser representada como a menor unidade organizacional na contabilidade externa.

Isso inclui a entrada de todas as transaes contbeis e a criao de todas as provas para uma demonstrao contbil individual exigida legalmente, como o balano e o clculo de lucros e perdas. Exemplos de empresa: uma sociedade dentro de uma corporao ou uma subsidiria.

Organizao de vendas
Definio
A organizao de vendas uma unidade organizacional na logstica, que estrutura a sociedade de acordo com as necessidades de vendas.

Utilizao
A organizao de vendas responsvel pela venda e distribuio de mercadorias e servios. Representa a unidade de vendas como uma entidade jurdica. responsvel por garantias de produto e outros direitos a recurso, por exemplo. A repartio regional do mercado tambm pode ser executada atravs das organizaes de vendas. Cada transao comercial processada dentro de uma organizao de vendas. A organizao de vendas deve ser especificada em todos os documentos de vendas. Encontra-se, portanto, disponvel a todas as funes bsicas de SD (como determinao do preo, disponibilidade etc.).

Estrutura
A organizao de vendas pode ser subdividida em diversos canais de vendas, que determinam a responsabilidade por um canal de distribuio. Vrias divises podem ser atribudas a uma organizao de vendas responsvel pelos materiais ou servios fornecidos. A rea de vendas determina o canal de distribuio a ser usado para vender os produtos de um setor de atividade em uma organizao de vendas.

Integrao
A cada organizao de vendas atribuda exatamente uma empresa para a qual so entrados todos os detalhes contbeis da organizao de vendas. O canal de distribuio pode estar ativo para diversos centros, e os centros podem ser atribudos a diferentes empresas. Se a organizao de vendas e o centro forem atribudos a diferentes empresas, um documento de faturamento interno enviado entre as empresas, antes da entrada das transaes de vendas para fins contbeis.

Unidades organizacionais: Vendas e distribuio

Org. de vendas

responsvel pela distribuio de mercadorias e servios pela negociao de condies de vendas pelo produto e direitos de recurso

SAP AG 1999

A organizao de vendas uma unidade organizacional em Logstica que agrupa a empresa de acordo com as necessidades de vendas e distribuio. Ela responsvel pela distribuio de mercadorias e servios. Portanto, tambm responsvel pelos produtos vendidos e pelos direitos de recurso do cliente. A unidade organizacional de vendas tambm utilizada, por exemplo, para considerar uma subdiviso do mercado internacional, nacional ou regional. A organizao de vendas atribuda unicamente a uma empresa. Porm, mais de uma organizao de vendas pode ser atribuda a uma empresa. Criar pelo menos uma organizao de vendas no mdulo de Vendas e distribuio. Entrar e atualizar seus prprios dados mestre para uma organizao de vendas. Em estatstica de vendas, a organizao de vendas o nvel de totalizao mais alto. Todos os itens em um documento de vendas e distribuio, isto , todos os itens de uma ordem, uma entrega ou um documento de faturamento, pertencem a uma organizao de vendas.

Canal de distribuio
Definio
O canal de distribuio representa o canal atravs do qual os materiais ou servios comercializveis chegam aos clientes. Os canais de distribuio tpicos compreendem as vendas em atacado, avulsa e direta.

Utilizao
Dentro de uma organizao de vendas, um cliente pode ser abastecido por diversos canais de distribuio. Alm disso, os dados mestre de material relevantes para vendas, como preos, quantidade mnima do pedido, quantidade mnima a ser fornecida e centro fornecedor, podem ser diferentes para cada organizao de vendas e canal de distribuio.

Estrutura
Um nico canal de distribuio pode ser atribudo a uma ou mais organizaes de vendas.

Unidades organizacionais: canal de distribuio

Org. de vendas

Canal de distrib. 1

Canal de distrib. 2

O canal de distribuio o meio atravs do qual os materiais de vendas chegam ao cliente. Ele representa as estratgias para distrib. de mercadorias e/ou servios ao cliente P/ exemp.: com. atacadista, com. varejista e com. eletrnico.
SAP AG 1999

O canal de distribuio o meio atravs do qual os materiais de vendas ou servios chegam ao cliente. Diversos canais de distribuio podem ser atribudos a uma organizao de vendas. Criar pelo menos um canal de distribuio no mdulo de Vendas e distribuio. Utilizado para: Definir responsabilidades Obter preos flexveis e Diferenciar estatsticas de vendas.

Setor de atividade
Definio
No sistema SAP R/3, possvel definir uma organizao de vendas especfica do setor de atividade. possvel definir grupos de produtos, isto , setores de atividade, para uma grande variedade de produtos. Para cada setor de atividade, possvel fazer acordos especficos de cliente sobre, por exemplo, remessas parciais, determinao de preo e condies de pagamento. Dentro de um setor de atividade, o usurio pode efetuar anlises estatsticas ou preparar procedimentos de marketing separados.

Unidades organizacionais: setor de atividade

Org. de vendas

Setor ativ. 1

Setor ativ. 2

Um setor de atividade representa uma linha de produo, por exemplo: motocicletas, peas de reposio, servios, ...
SAP AG 1999

Um setor de atividade usado para agrupar materiais e servios. Uma organizao de vendas pode ter diversos setores de atividade atribudos pelos quais responsvel. Criar pelo menos um setor de atividade no mdulo de Vendas e distribuio. O sistema usa o setor de atividade para determinar as reas de vendas nas quais atribudo um material ou um servio. Um setor de atividade representa, por exemplo, um grupo de produtos. No entanto, possvel, por exemplo, restringir acordos sobre preos com um cliente para um determinado setor de atividade. possvel efetuar uma anlise estatstica por setor de atividade.

Unidades organizacionais: Centro e depsito

Plant Centro (fornecedor)

1 1

2 1

2 2

C B BB A

Centro 1

Centro 2

Centro 3

Depsito Storage Location

SAP AG 1999

O centro um local onde o estoque de material mantido. No sistema R/3, um centro pode, por exemplo, representar uma instalao de produo ou, simplesmente, um agrupamento de localizaes (depsitos) em proximidade fsica. Centro e depsito so unidades organizacionais que podem ser usadas por todas as reas de logstica do sistema R/3. A administrao de materiais refere-se principalmente ao fluxo de materiais. Do ponto de vista da adm. de materiais, um centro , acima de tudo, um local onde o estoque de materiais mantido. Na produo, um centro pode representar uma instalao de produo. Em vendas e distrib., um centro representa o local de onde os materiais e servios so distribudos e corresponde a um centro de distribuio. Os estoques relevantes so mantidos aqui. Na venda de um servio, o centro pode representar o local onde os servios so prestados (isto , um escritrio). Em vendas e distribuio, o centro tem uma funo central: preciso criar pelo menos um centro para utilizar o mdulo de Vendas e distribuio. Um centro deve ser atribudo unicamente a uma empresa. A atribuio entre as organizaes de vendas e os centros no precisa ser nica. O centro essencial para a determinao do local de expedio.

Unidade organizacional: local de expedio (Shipping point)

Centro 2

Centro 2

7 5 6 3 4 2 1 14 11 12 13 8 9 10 20 21 18 19 28 15 16 17 25 26 27 22 23 24 29 30 31
7 6 3 4 5 1 2 13 14 11 12 8 9 10 21 18 19 20 15 16 17 28 25 26 27 22 23 24 29 30 31 7 5 6 4 3 1 2 13 14 11 12 8 9 10 21 18 19 20 15 16 17 28 25 26 27 22 23 24 29 30 31

Local de exp. 1 Shipping Point. 1

Local de exp.

local de exp.

SAP AG 1999

A expedio um mdulo integrado do processamento de vendas e distribuio. O local de expedio (shipping point) a unidade organizacional de expedio de nvel mais alto que controla as atividades de expedio. Cada entrega processada por apenas um local de expedio. O local de expedio pode ser uma rampa de carga, uma sala de malotes ou um depsito ferrovirio. Tambm pode ser, por exemplo, um grupo de empregados responsveis (apenas) pela organizao de remessas urgentes. preciso atribuir um local de expedio no sistema SAP em nvel de centro (Plant). Um local de expedio um lugar fsico e deve estar situado prximo ao centro fornecedor. Mais de um local de expedio pode ser atribudo a um centro.

Um local de expedio pode tambm ser atribudo a diversos centros. Isso tambm pode ser apropriado para centros prximos.

Ligao com estrutura da contabilidade


Ao atribuir organizaes de vendas e centros, o usurio cria uma ligao entre as empresas e as organizaes de vendas. Um centro, embora sempre ligado a uma empresa, pode ser atribudo a diferentes organizaes de vendas. Dentro de uma empresa, podem estar ativas diversas organizaes de vendas. Alm disso, possvel executar transaes comerciais entre as diversas empresas. A figura a seguir exibe as possveis atribuies de empresas, organizaes de vendas e centros.

Os centros 1, 2 e 3 pertencem empresa 1. A organizao de vendas 1 utiliza os centros 1 e 2; a organizao de vendas 2, os centros 2 e 3. As organizaes 1 e 2 podem efetuar vendas entre empresas das mercadorias dos centros 4 ou 5.

Ligao com a estrutura da administrao de materiais


Os centros com autorizao para vendas so determinados para cada organizao de vendas, de acordo com o canal de distribuio, de modo que uma organizao de vendas possa vender mercadorias de diversos centros. possvel atribuir um centro a diversas organizaes de vendas. Todas essas organizaes de vendas podem vender a partir desse centro. possvel diferenciar melhor entre os centros pertencentes a uma organizao de vendas, sob a viso de vendas atravs do canal de distribuio. Para determinados centros dentro de uma organizao de vendas, permitido o canal de distribuio "vendas de centro", mas no para os demais. A figura a seguir mostra uma atribuio de organizaes de vendas e centros. A organizao de vendas 1000 vende mercadorias dos centros 1000 e 2000; as organizaes 2000 e 3000 s vendem mercadorias dos centros 2000 e 3000, respectivamente.

Vendas
Objetivo
O componente de aplicao de vendas permite implementar vrias transaes comerciais diferentes para os documentos de vendas gravados no sistema. Existem quatro grupos distintos de documentos de vendas: Solicitaes de cotaes e cotaes do cliente Ordens do cliente Contratos bsicos, como contratos e programas de remessas Reclamaes, que englobam remessas gratuitas, solicitaes de notas de crdito/dbito e devolues

Caractersticas
possvel criar e processar remessas e documentos de faturamento do documento de vendas. Alm disso, alguns documentos de vendas, como vendas vista e ordens imediatas, acionam automaticamente a criao de documentos subseqentes de remessa e faturamento

Processo de Vendas
Sntese dos processos de vendas ndice:
Ativ. pr-vendas Processar solic. de clientes

Proc. de ordem

Entrar ordens do cliente Esclarecer suprimento pontual de materiais encomendados

Suprimento

Expedio
Fatura

Fornecer ordem

Faturamento

Faturar entrega

Pagamento
SAP AG 1999

Lanar entrada de pagamento

Processos de vendas: sntese de diagrama

Proc. de ordem Proc. de ordem Origem do Origem do estoque estoque

Atividades pr-vendas Atividades pr-vendas

Pagamento Pagamento

Fatura

Expedio Expedio

Faturamento Faturamento
SAP AG 1999

O processamento de ordem eficiente liga todas as atividades de atendimento ao cliente em uma srie de processos integrados. O componente de aplicao Vendas e distribuio do sistema SAP torna possvel o processamento de ordem. As etapas em um processo de vendas so reproduzidas pelos documentos eletrnicos que esto interligados. O processo de vendas e distribuio da SAP comea pelo estabelecimento e manuteno das relaes com o cliente, e termina com o faturamento de mercadorias ou servios fornecidos ao cliente. Lanar a entrada dos pagamentos do cliente parte do componente de aplicao Contabilidade financeira do sistema SAP. O ciclo de Administrao de ordens de cliente pode iniciar com as Atividades pr-vendas. Por exemplo: em resposta a uma solicitao de cotao de um cliente, criada e enviada uma cotao. Como parte do processamento de ordem, criado um documento de vendas. Durante o suprimento, o sistema SAP determina o fornecedor das mercadorias, com base nos dados gravados no sistema. O fornecedor pertence a um de seus centros fornecedores, se for, de qual deles? O fornecedor um fornecedor externo, e se for, qual deles? Como parte do processamento de expedio, o fornecimento de mercadorias organizado e executado. No processo de faturamento, a fatura criada e todos os dados necessrios para a Contabilidade so transferidos. Como parte dos processamentos dos pagamentos, os itens pendentes so verificados e as entradas de pagamentos so lanadas

Atividades pr-vendas

Estabelecimento e manuteno das relaes com o cliente As atividades pr-vendas podem incluir:
A criao e o acompanhamento dos contatos do cliente Listas de correspondncia Respostas s perguntas do cliente recebidas por e-mail, fax etc. Solicitaes de cotao Cotaes

SAP AG 1999

Medidas de marketing especficas, como, por exemplo, campanhas por mala direta, pela internet, contatos estabelecidos em feira comercial ou pelo telefone, podem acionar processo de vendas. Essas campanhas podem gerar uma solicitao do cliente desvinculada da cotao ou uma solicitao de cotao. Solicitaes de cotaes e cotaes ajudam a determinar os dados importantes relativos venda e podem ser gravados como documentos. Se o cliente passar uma ordem, possvel consultar esses dados. Use essas informaes pr-vendas para planejar e avaliar as estratgias de vendas e marketing, e como base para estabelecer relaes comerciais de longo prazo com os clientes, quando, por exemplo rastrear vendas perdidas gravar dados sobre pr-vendas para ajudar na negociao de contratos vender mercadorias e servios para grandes organizaes que exigem documentao do processo inteiro.

Processamento de ordem

Os empregados do departamento Atendimento ao cliente recebem ordens por escrito e pelo telefone. Geralmente, as ordens standard contm:
Informaes sobre o cliente e materiais Condies para determinao do preo de cada item Quantidades e datas de fornecimento Informaes sobre o processamento de expedio Informaes sobre faturamento

SAP AG 1999

Uma ordem do cliente um documento eletrnico que registra a solicitao de mercadorias ou servios de um cliente. A ordem do cliente contm todas as informaes necessrias para processar a solicitao do cliente durante o processamento de ordem. Assim, o componente de vendas prope, automaticamente, dados dos registros mestres e controla as tabelas previamente armazenadas. Como resultado, podem ocorrer erros de entrada durante o processamento de ordem e a entrada de dados redundantes evitada. possvel entrar uma ordem do cliente com muitos itens em uma nica tela.

Suprimento

Nessa etapa do processo em Vendas e distribuio, possvel:


verificar a disponibilidade das mercadorias encomendadas editar a demanda no MRP

O MRP organiza e monitora o processo de suprimento real. Isso inclui produtos:


produzidos internamente e/ou externamente

SAP AG 1999

A forma como um material adquirido para uma ordem do cliente pode depender do tipo de material e da transao de vendas. O suprimento pode, por exemplo:

Ser do estoque disponvel Ser garantido pelo reabastecimento Acionar a produo por ordem do cliente Iniciar a entrega atravs de fornecedores externos (fornecimento direto a terceiros) Organizar a entrega de outro depsito (transferncia de estoque).

Expedio

O processamento de expedio permite:


Criar entregas Executar o picking (atravs da criao de solicitaes de transporte) Embalar Lanar sada de mercadorias

SAP AG 1999

O processamento de expedio em Vendas e distribuio comea ao ser criado o documento de fornecimento. O documento de fornecimento controla, apia e monitora todos os subprocessos do processamento de expedio, como Picking e confirmao (opcionais) (ordens de transferncia Transfer order), Embalagem (opcional),- Packing Planejamento e monitorizao do transporte (opcional) (documento de transporte) e O lanamento de sada de mercadorias (documentos de sada de mercadorias). Quando um documento de fornecimento criado, os dados so copiados da ordem do cliente, como materiais e quantidades confirmadas. A criao de uma ordem de transferncia requer a cpia de informaes do documento de fornecimento para a ordem de transferncia, para processamento pela administrao de depsito. A ordem de transferncia essencial para controlar o movimento de mercadorias no depsito. A ordem de transferncia baseada em um princpio simples: qual a origem e o destino das mercadorias dentro do depsito. Existe um local de origem e um local de destino para cada ordem de transferncia. O lanamento da sada de mercadorias pode modificar a qualidade, assim como o valor do estoque. As modificaes baseadas em quantidade so feitas com contas de balano e contas de modificao de estoque na contabilidade financeira.

Faturamento

O faturamento permite:
Criar faturas para fornecimentos e servios Criar notas de crdito e dbito Cancelar documentos de faturamento lanados previamente Transferir automaticamente os dados do documento de faturamento para a contabilidade
Fatura

SAP AG 1999

A criao de um documento de faturamento compreende da cpia de informaes da ordem do cliente e do documento de fornecimento (Remessa) para o documento de faturamento. Os itens de fornecimento, assim como os itens de ordens (por exemplo, servios), podem ser referncias para o documento de faturamento. O documento de faturamento desempenha algumas funes importantes: O documento de vendas e distribuio ajuda a gerar faturas. O documento de faturamento atua como uma origem de dados para a Contabilidade Financeira (FI), para auxiliar a monitorar e administrar os pagamentos do cliente. Ao criar um documento de faturamento, as contas do Razo sero, em geral, atualizadas automaticamente. Durante esse processo, o sistema R/3 executa: um lanamento de dbito nas contas a receber do cliente e um lanamento de crdito na conta de receitas.

Pagamento

O pagamento um processo que parte do mdulo de aplicao Contabilidade financeira. O pagamento permite:
O lanamento de pagamentos e apresentao de faturas A verificao de diferenas

SAP AG 1999

Ao lanar uma entrada de pagamento, as contas do Razo so, em geral, atualizadas automaticamente. Durante esse processo, o sistema R/3 executa um lanamento de dbito na conta de caixa e uma nota de crdito nas contas a receber do cliente.

Funes bsicas no processamento de ordens do cliente


Durante o processamento de ordens do cliente, o sistema executa funes bsicas, como: Monitorizao de transaes de vendas Verificao de disponibilidade Transferncia de necessidades para o planejamento de materiais (MRP) Programao de expedio Clculo de preos e impostos Verificao de limites de crdito Criao de documentos impressos ou transmitidos eletronicamente (confirmaes e outros)

Dependendo da configurao do sistema, essas funes podem ser totalmente automatizadas ou podem tambm exigir um processamento manual. Os dados resultantes dessas funes bsicas (por exemplo, datas de expedio, quantidades confirmadas, preos e descontos) esto gravados no documento de vendas, onde possvel exibi-los e, em alguns casos, modific-los manualmente durante o processamento subseqente.

Documentos em Vendas e distribuio


Pr-vendas S I S T E M A I N F O V E N D A S
Contato Contato Solicitao Solicitao Contrato Contrato Cotao Cotao Programa de Programa de remessas remessas

A D M M A T E R I A I S

Proc. de ordem
Origem do Origem estoque estoque

Ordem Ordem

P L A N E J P R O D U O

Expedio

Fornec. Fornec.
Ordem de Ordem de transporte transporte

Sada de Sada de merc. merc. Expedio Expedio

Faturamento

Doc. fatur. Doc. fatur.

Pagamento do cliente/ Contab. financeira

Contas Contas a receber a receber

Conta de estoque Conta de estoque de materiais de materiais

SAP AG 1999

Esse slide representa a relao entre os processos no processamento de ordem no sistema SAP. A seqncia, que comea na parte superior, representa a ordem de eventos no processo de vendas. As caixas representam os documentos contbeis financeiros e os documentos de vendas. As atividades e promoes de vendas so documentos para apoio de vendas em prvendas. Os documentos de vendas so documentos entrados durante o processamento de ordem e de pr-vendas. Solicitaes de cotaes, cotaes, contratos, programas de remessas e ordens standards so exemplos de tipos de documentos de vendas. Entregas, ordens de transferncia e expedies so documentos do processamento de expedio. O documento de sada de mercadorias contm modificaes que envolvem o estoque e a base para os documentos contbeis relevantes. O documento de faturamento um documento em faturamento e a base para os documentos contbeis relevantes. As sees esquerda e direita deste slide representam as principais interfaces entre Vendas e distribuio e o Sistema de informaes (data warehouse da SAP), Administrao de materiais e Planejamento da produo.

Estrutura de documento de vendas

Cabealho Item 1 Div. remessa 1 Item 2 Div. remessa 1 Div. remessa 2

Ordem standard Emis. da ordem 2387 Rec. mercadoria 4876 Item Material Qtd. 10 1400-100 20 PC 1 01 Nov 20 PC

20 1400-200 50 PC 1 2 01 Nov 01 Jan 20 PC 30 PC

SAP AG 1999

Dados do cabealho
Os dados gerais, vlidos para o documento inteiro, so registrados no cabealho do documento. Por exemplo, Nmero do emissor do pedido Nmero do recebedor da mercadoria e do pagador Moeda do documento e taxa de cmbio Elementos de preo para o documento inteiro Data de remessa e local de expedio

Dados do item
Embora os dados no cabealho do documento se apliquem a todos os itens no documento, alguns dados so aplicveis somente a itens especficos. Esses dados so gravados no nvel do item e incluem: Nmero de material Quantidade prevista para contratos bsicos Nmero do recebedor da mercadoria e do pagador ( possvel definir um recebedor de mercadoria ou pagador alternativos para um item em especial) Especificaes do centro e depsito Elementos de determinao do preo dos itens individuais

Dados de diviso de remessa


Um item consiste em uma ou mais divises de remessa. A diviso da remessa contm todos os dados necessrios a uma remessa. Por exemplo, um cliente pede 20 peas de um material, que o usurio entra como um nico item na ordem do cliente. Entretanto, s possvel enviar 10 peas no momento e as 10 restantes no prximo ms, desta forma necessrio programar duas remessas. Os dados dessas remessas (datas, quantidades confirmadas) so gravados em duas divises de remessa separadas. Em documentos de vendas, onde dados de remessas no sejam relevantes, por exemplo, contratos, solicitaes de notas de crdito e dbito, o sistema no cria quaisquer divises de remessa. Os dados registrados nas divises de remessa incluem: Quantidade de diviso Data de remessa Quantidade confirmada

Origem de dados nos documentos de vendas


Quando o usurio cria um documento de vendas, o sistema prope a maioria dos dados das seguintes fontes:

1- Dados de registros mestre 2- Dados determinados pelo sistema 3- Dados de documentos antecedentes

1- Dados de registros mestre


Quando o usurio cria um documento de vendas sem fazer referncia a um documento antecedente, o sistema copia os seguintes dados dos registros mestre: Dados sobre o emissor do pedido e outros parceiros (por exemplo, recebedor ou pagador da mercadoria) a partir dos registros mestre do cliente

Dados de itens do registro mestre de material Dados de quaisquer registros relevantes de informaes de material-cliente

O grfico a seguir mostra alguns dos dados que so transferidos para o documento de vendas ou esto determinados no documento de vendas.

Dados do registro mestre de cliente


Entre outros detalhes, o nome do emissor do pedido, as estipulaes para os Fornecimentos completos e agrupamentos de ordens so copiados do registro mestre de cliente para o documento. possvel modificar esses dados para cada transao. O documento contm dados que podem ser entrados no cabealho e nos itens. Neste caso, os dados do cabealho geralmente so aplicveis aos itens. Por exemplo, as condies de pagamento, os Incoterms, as funes de parceiro e o centro fornecedor so copiados dos registros mestre de cliente do parceiro de negcios para o documento e os itens. possvel modificar os dados em cada item.

Divergncia entre dados dos itens e do cabealho


possvel que um documento de vendas inclua itens, em que alguns dados comerciais divirjam dos dados comerciais contidos no cabealho. Os itens onde os dados diferem dos dados de cabealho podem ser revistos marcando Processar mbito de exibio Dados comerciais prprios na tela de Sntese. O usurio acessa uma tela de sntese, que contm somente os itens cujos dados esto definidos. Se o usurio entrar dados contbeis gerais para um item que difiram dos dados do documento, as modificaes subseqentes nos dados do cabealho do documento no afetaro esse item.

As condies de pagamento ZB01 so copiadas do cabealho do documento para os itens. O usurio modifica as condies de pagamento do item 20 para ZB02. Se o usurio modificar as condies de pagamento no cabealho, posteriormente, para ZB03, isto no afetar o item 20. Se o usurio tambm modificar os Incoterms no cabealho do documento, de FOB para EXW, essa modificao tambm no afetar o item 20.

Dados de diferentes parceiros de negcios


s vezes, o registro mestre de cliente determina diferentes parceiros para as diversas funes de parceiros. Por exemplo, possvel definir vrios recebedores de mercadoria para um nico emissor do pedido. Alm

disso, possvel definir diferentes parceiros para receber e pagar faturas. Cada parceiro possui o prprio registro mestre de cliente e, durante o processamento da ordem do cliente, o sistema copia automaticamente os dados do registro mestre de cliente do parceiro em questo para a ordem do cliente. Por exemplo, para cada recebedor de mercadorias diferente, o sistema copia os dados pertinentes de remessa e expedio, do registro mestre de cliente para o documento. O grfico a seguir mostra um exemplo em que o emissor do pedido, o recebedor da mercadoria e os pagadores so todos diferentes. As condies de pagamento so copiadas do registro mestre de cliente do pagador, enquanto o endereo de destino copiado do registro mestre de cliente do recebedor da mercadoria.

Mestre de clientes

Dados mestre cliente


Dados gerais
Relevantes para vendas e distribuio e contabilidade Vlido p/ todas as unidades organizacionais

rea de vendas Dados

Dados da empresa
Relevantes p/ contabilidade Vlido para: Empresa

Relevantes para vendas e distribuio Vlido para: Org. de vendas Canal de distribuio Setor de ativid.
SAP AG 1999

O mestre de cliente agrupa os dados em categorias: dados gerais, dados da rea de vendas e dados da empresa. Os dados gerais so relevantes para vendas e distribuio e para contabilidade. So armazenados centralmente (dependente de mandante), a fim de evitar redundncia de dados. So vlidos para todas as unidades organizacionais em um mandante. Os dados da rea de vendas so relevantes para vendas e distribuio. So vlidos para a respectiva rea de vendas (organizao de vendas, canal de distribuio e setor de atividade). Os dados da empresa so relevantes para contabilidade. So vlidos para a respectiva empresa.

O mestre de cliente contm todos os dados necessrios para processar ordens, fornecimentos,
faturas e pagamentos de clientes.

Dados sobre fichas de registros para dados gerais

Mestre de clientes Dados gerais


Endereo Dados controle Oper. de pgto Marketing Nome, endereo, idioma, ... Classificao fiscal,... Dados bancrios, ... Setor ind., classif. de cliente, ...

Locais descarga Horas de entrada de merc., ... Dados de export. Dados p/ controle de export., ... Pessoas contato End. de parc. de negcios, ...
SAP AG 1999

A fim de atualizar os dados gerais no mestre de clientes, que relevante para vendas e distribuio e contabilidade, os campos de dados so agrupados em diversas fichas de registro. Os dados gerais so atualizados independentemente das unidades organizacionais. Os dados gerais no mestre de clientes so especificados nas fichas de registro a seguir: Endereo Dados de controle Operaes de pagamento Marketing Locais de descarga Dados de exportao Pessoas de contato Ao modificar as opes do Customizing, possvel ocultar determinados campos em uma ficha de registro ou torn-los campos de entrada necessrios.

Dados sobre rea de vendas para fichas de registro

Mestre de clientes Dados da rea de vendas


Ordens Escritrio, moeda, regio vendas, grupo preo, ... Condies de exp., centro fornecedor, zona de trans., ... Classificao de IVA liquidado, condies de pagamento, ... Emissor da ordem, recebedor da fatura, o pagador, ...

Expedio

Doc. fatur. Funes do parceiro

SAP AG 1999

possvel atualizar os dados da rea de vendas de diversas maneiras, dependendo da rea de vendas (organizao de vendas, canal de distribuio, setor de atividade). Os dados da rea de vendas no mestre de clientes so especificados nas fichas de registro a seguir: Ordens Expedio Documento de faturamento Funes de parceiro Ao modificar as opes do Customizing, possvel ocultar determinados campos em uma ficha de registro ou torn-los campos de entrada necessrios.

Funes do parceiro no mestre de clientes

Emissor da ordem* ordem*


.....

Rec. da mercad.* mercad.*

Pessoal

Funes do parceiro

Pagador* Pagador*

Agente de frete

Pessoas de contato

Recebedor da fatura*

*funes obrigatrias fun obrigat


SAP AG 1999

Dados sobre fichas de registro de empresas

Mestre de clientes Dados de empresa


Adm. de conta Oper. de pgto Correspondncia Seguro Conta de reconciliao, ... Mt. de pgto., bloq. de pgto., ... Proc. cobrana, responsvel, ... Montante segurado, ...

SAP AG 1999

A fim de atualizar os dados gerais no mestre de clientes, que relevante para vendas e distribuio e contabilidade, os campos de dados so agrupados em diversas fichas de registro. possvel atualizar os dados da empresa de diversas formas, de acordo com a empresa. Os dados da empresa no mestre de clientes compreendem as fichas de registro a seguir: Administrao de conta Operaes de pagamento Correspondncia Seguro Ao modificar as opes do Customizing, possvel ocultar determinados campos em uma ficha de registro ou torn-los campos de entrada necessrios.

Efeitos das modificaes no mestre de clientes


Mestre de clientes (antigo) Cliente 2300
Modificar mestre de clientes

Mestre de clientes (novo) Cliente 2300

Endereo Mannheimer Str. 14 69115 Heidelberg Incoterms EXW Hamburgo

Endereo City Ring 212 68125 Mannheim Incoterms CIF Mannheim

Exibir ordem do cliente


Cliente Endereo Incoterms
SAP AG 1999

2300 Mannheimer Str. 14 69115 Heidelberg EXW Hamburgo

Quando um registro mestre modificado aps ter sido usado para criar documentos (ordens, fornecimentos, documentos de faturamento, ....), as modificaes no afetam os documentos j criados. Contudo, o endereo no mestre de clientes uma exceo. No entanto, se fosse necessrio, os dados teriam que ser modificados nos documentos manualmente, exceto o endereo.

Dados do registro mestre de material


O sistema copia os dados do registro mestre de material para os itens individuais. Isso inclui dados sobre pesos, prioridades de remessa, assim como normas para fornecimento excessivo e incompleto. possvel modificar esses dados para cada transao comercial.

Determinao do centro fornecedor (Plant) pelo sistema


possvel entrar o centro fornecedor nos registros mestre de cliente e de material. proposto um valor para o centro fornecedor, de acordo com os seguintes critrios: Se o centro fornecedor for definido ... somente no mestre de materiais somente no mestre de clientes Ento o sistema prope o centro fornecedor ... do mestre de materiais do mestre de clientes (se o material no tiver sido atualizado para o centro em questo) nos registros mestre de cliente e de material do mestre de clientes (se o material no tiver sido atualizado para o centro em questo) nos registros mestre de cliente e de material do mestre de materiais (se o material no tiver sido atualizado para o centro fornecedor definido no mestre de cliente)

O centro fornecedor proposto a partir do registro mestre de cliente do recebedor da mercadoria. importante lembrar-se disso, caso o recebedor da mercadoria seja diferente do emissor do pedido.

Dados dos registros de informaes de material-cliente


possvel determinar dados especficos de clientes para os materiais, em um registro de informaes de material-cliente. Por exemplo, possvel definir o nmero do material e a descrio do cliente para o material assim como dados especficos da expedio, como prioridade de remessa e especificaes de remessas parciais. Se o usurio tiver atualizado os dados do cliente no registro de informaes de material-cliente, ser possvel acessar um material atravs dos dados do cliente, em vez de procurar o nmero de material. Para abrir a viso do Emissor do pedido no documento de vendas, selecionar a ficha Emissor do pedido na tela de sntese. possvel entrar aqui o nmero de material do cliente ou uma descrio do cliente. O sistema determina o nmero sob o qual o material ser administrado.

Quando o usurio cria o registro de informaes, o sistema copia alguns desses dados dos registros mestre de cliente e do material. possvel modificar esses dados no registro de informaes. Se existir um registro de informaes de material-cliente, os dados nele definidos tero prioridade sobre os dados dos registros mestre de cliente e/ou material, e sero copiados adequadamente para os itens individuais. possvel modificar esses dados para cada transao

Registro info cliente-material

Mestre de clientes

Mestre mat.

Informaes de cliente-material
Cliente 2300 Org. de vendas 1000 Canal de distribuio 12 Texto breve de material Dados especficos do cliente: Texto breve cliente-material S3000H lanterna dianteira R1700 lanterna traseira + dados adicionais

1400-100 Luzes front. luxo 1400-200 Lanterna traseira


SAP AG 1999

possvel usar as informaes de cliente-material para registrar dados para uma conbinao de determinados clientes e materiais. Se existir uma info de cliente-material para um cliente e um material, esses valores propostos so preferenciais para os valores do cliente ou do mestre de materiais ao processar um documento (ordem ou fornecimento) O registro de informaes de cliente-material pode ser usado para atualizar os seguintes dados: Fazer uma referncia cruzada entre o nmero de material do cliente com o nmero de material e o texto breve de material do cliente. Definir informaes de expedio para esse cliente e material (como tolerncias de fornecimentos, definindo se o cliente aceita fornecimentos parciais, ou o centro de fornecedor proposto).

Entrada de ordem atravs de info cliente-material


Pedido
Motomarkt Heidelberg N cliente: 2300 N pedido: 12970-B Item 1 2 Material S3000 R1700 Qtd 10 10 Entrada de ordem

Ord. cliente
Emissor da ordem 2300 Info cliente-material Cliente Material 1400-100 1400-200
SAP AG 1999

Ficha de registro Emissor do pedido It. ped. N mat. cliente 1 S3000 2 R1700 Texto breve Lanterna dianteira Lanterna traseira

2300 Mat.clien. S3000 R1700

As ordens de cliente podem ser feitas com o nmero de material do cliente atravs da ficha de
registro Emissor do pedido. O sistema encontra o mestre de materiais associado atravs do info cliente-material.

2- Dados determinados pelo sistema


Alguns dados do documento de vendas consistem de uma combinao de diversos fatores, como cliente e material e, portanto, no podem ser copiados diretamente dos registros mestre de cliente ou material para o documento. Em vez disso, o sistema precisa determinar os dados separadamente para os diversos fatores em momentos diferentes. Por exemplo, ao configurar o sistema para vendas e distribuio, possvel gravar os dados para itinerrios diferentes separadamente dos dados mestre, dependendo da localizao do centro fornecedor e do recebedor da mercadoria. Desde que os dados necessrios tenham sido gravados, o sistema pode determinar o itinerrio automaticamente, durante o processamento de ordem. Tambm possvel definir antecipadamente os seguintes dados para serem determinados durante o processamento: Preos, dedues e sobretaxas Dados para programao da expedio Local de expedio

3- Dados de documentos antecedentes


Se o usurio cria um documento de vendas com referncia a um documento antecedente, o sistema copia a maioria dos dados do documento antecedente. Os dados do documento antecedente originam-se nos registros mestre de material e de cliente. Como os dados so copiados dos documentos antecedentes para o documento de vendas, quaisquer modificaes efetuadas nos registros mestre desde que o documento antecedente foi criado no so includas no documento de vendas. Na criao com referncia, se um outro item que no est no documento antecedente for adicionado ao documento, o sistema determinar os dados para ele dos registros mestre, como o mestre de material ou o registro info.

O usurio cria uma solicitao de cotao e uma cotao com referncia a esta solicitao. Antes de criar a cotao, o usurio modifica alguns dados nos registros mestre de material e de cliente. O usurio modifica a descrio de material no registro mestre de material. Esta descrio gravada no documento de vendas no nvel do item. O usurio modifica as condies de pagamento no registro mestre de cliente de ZB01 para ZB03. As condies so gravadas no documento de vendas, no nvel do cabealho. Quando o usurio cria a solicitao de cotao, o sistema copia a descrio de material original para o item. Se o usurio entra outro item na cotao para o mesmo material, o sistema exibe a nova descrio de material para o item novo. Entretanto, o sistema continua a propor a condio de pagamento original, isto , ZB01, para todos os itens, inclusive o novo. Isto porque essa condio copiada do cabealho do documento antecedente para o cabealho da cotao, e a modificao no registro mestre de cliente no afeta a cotao

Mestre de materiais

Dados mestre de materiais


Dados bsicos 1 Relevantes p/ todas as reas Vlido p/ todas as unidades organizacionais Compras Relevantes p/ administrao de materiais Vlido para: Centro Outros Relevantes p/ engenharia, MRP, contabilidade,... Vlido para:
SAP AG 1999

Vendas: Org.vendas Relevantes para vendas e distribuio Vlido para: Canal de distribuio

Vendas: dados gerais/ cent. Relevantes para vendas e distribuio Vlido para: Centro fornecedor

O mestre de materiais agrupado em diversas vises: dados bsicos, dados de vendas e distribuio, dados de compras, diversos dados posteriores de engenharia/design, contabilidade, custos, administrao de depsito, etc. Os dados bsicos so relevantes para todas as reas. So vlidos para todas as unidades organizacionais em um mandante. Vendas: os dados sobre organizao de vendas so relevantes para vendas e distribuio. So vlidos para a respectiva organizao de vendas e o canal de distribuio. A venda: os dados de centro so relevantes para vendas e distribuio. So vlidos para o respectivo centro fornecedor. Existem dados adicionais para diversas outras reas. Isso vlido para diversas unidades organizacionais.

Tipos de documento de vendas


A verso standard do sistema SAP R/3 inclui uma variedade de tipos de documentos de vendas predefinidos. Durante a implementao do sistema, possvel modificar essas definies standard para se adequarem s necessidades especficas da empresa. Alm disso, possvel adicionar tipos de documentos de vendas prprios. Os tipos de documento de vendas no sistema standard incluem os seguintes: Tipo de processamento Pr-vendas Tipo de documento de vendas Solicitao de cotao Cotao Remessa gratuita Ordens do cliente Ordem do cliente standard Venda vista Ordem imediata Contratos bsicos Contrato em quantidade Abreviao IN QT FD OR BV SO CQ

Contrato de manuteno Contrato de locao Programa de remessas Reclamaes Solicitao de nota de crdito Solicitao de nota de dbito Fornecimento corrigido gratuito Devoluo

WV MV DS CR DR SD RE

Tipos de documentos de vendas

Ordem standard Solicitao de nota de crdito/dbito Contrato

Rep. de artigos em consignao

Tipos de documentos de vendas

Vendas vista

Devolues Remessa grtis

Ordem imediata

SAP AG 1999

Funes de documento de vendas

Verificao de disponib.

Programao da expedio

Transferncia de necessidades

Texto

Documento de vendas

Determinao de preos Sistema info de vendas e distrib.

Mensagem Verificao de crdito

SAP AG 1999

Contratos de cliente
Informaes sobre implementao
Contratos de cliente so contratos bsicos de cliente que exibem quando os materiais ou servios comerciais so vendidos, dentro de determinado perodo de tempo. A verso standard do sistema SAP R/3 inclui as seguintes categorias de contratos: Contratos principais O contrato principal um documento onde possvel agrupar contratos como contratos de nvel inferior. Portanto, todos os dados referentes a outros documentos permanecem consistentes. O contrato principal contm os termos gerais aplicveis a todos os contratos de nvel inferior. Contratos em quantidade O contrato em quantidade um contrato em que o cliente solicita determinada quantidade de um produto, durante um perodo definido. O contrato contm informaes sobre a quantidade bsica e o preo, mas no define as datas ou quantidades da remessa. Contratos em valor Um contrato em valor um acordo contratual celebrado com um cliente, que contm os materiais e/ou servios a serem fornecidos dentro de um perodo de tempo e at um valor fixado. Um contrato em valor pode conter determinados materiais ou um grupo de materiais (hierarquia de produtos, mdulo de sortimentos). Contratos de servios Um contrato de servios aquele que contm as condies para a oferta de determinado servio a um cliente. possvel administrar contratos de locao e manuteno na verso standard do sistema SAP R/3. Um contrato de servios contm datas de validade, condies para cancelamento, estipulaes de preos e informaes sobre possveis aes subseqentes.

Categorias de itens
As categorias de itens so definidas para fornecer funes adicionais de controle para os documentos de vendas e, com isso, atender s demandas resultantes das diferentes transaes comerciais. Existe um controle separado, definido para cada uma dessas categorias de itens. Por exemplo, as funes de um item standard so totalmente diferentes das de um item gratuito ou de um item de texto. O grfico a seguir mostra algumas categorias de itens definidas no sistema standard. Observe que o primeiro exemplo exibe as categorias de um item standard na solicitao de cotao, na cotao e na ordem d o cliente.

Categorias de itens

ITEM 10: MATERIAL ITEM 20: TEXTO ITEM 30: VALOR

Determ. de preos, relev. do doc. fatur.

Categoria de item
Protocolo de dados incompletos

Relev. do fornecimento, div. de rem. permitidas Parceiros, textos

SAP AG 1999

A funo de categoria de itens possibilita um monitoramento adicional dos documentos de vendas.

Atravs da funo de categoria de item, o sistema pode processar um material de modo diferente em cada tipo de documento de vendas. A categoria de item no documento de vendas definida atravs do tipo de documento de vendas e do material. Uma categoria de item pode influenciar, por exemplo: Se o sistema executa a determinao de preos automtica Se o item aparece em uma fatura Os campos que so registrados no protocolo de dados incompletos, se no tiverem sido entrados na ordem As funes do parceiro que pertencem ao item Os tipos de textos que pertencem ao item Se o item aparece em um fornecimento Se possvel criar divises de remessa para o item

Controle de categoria de item


O sistema utiliza uma categoria de item para processar um material de forma diferente, em cada tipo de documento de vendas. Por exemplo, possvel definir um controle diferente para um material em uma solicitao de cotao e um material em uma ordem. O grfico a seguir mostra um exemplo de como um material controlado em uma solicitao de cotao e em uma ordem.

Na solicitao de cotao, o preo do item standard calculado, mas no relevante para a remessa. Entretanto, para um item gratuito que est subordinado ao item standard, no efetuada determinao do preo e isto no relevante para a remessa. Na ordem do cliente, a situao diferente. Ambos os itens so relevantes para a remessa, mas a determinao de preo s efetuada para o item standard.

Elementos de controle em categorias de itens


Dependendo do tipo de documento de vendas, so permitidas diferentes categorias de itens. Tambm possvel adaptar as categorias de item atravs de elementos de controle, para atender a necessidades especiais de instalao. possvel modificar as categorias de itens existentes ou criar categorias prprias. O administrador do sistema responsvel pela atualizao dos elementos de controle.

Determinao da categoria de item


A categoria de item no documento de vendas depende do tipo de documento de vendas e do material. Um grupo de categorias de item definido no registro mestre de material. Por exemplo, no sistema SAP standard, o grupo de categorias de itens NORM est definido para os materiais estocveis, e o grupo DIEN, para os servios e materiais no estocveis. O grfico a seguir mostra como o sistema determina a categoria de item. Para um material com o grupo de categorias de item NORM, o sistema determina a categoria de item AFN para uma solicitao de cotao (tipo de documento de vendas, IN), e a categoria de item TAN, para uma ordem standard (tipo de documento de vendas, OR).

Determinao da categoria de item para subitens


possvel entrar os servios e a bonificao em mercadoria como itens separados ou atribu-los a outros itens. Um item atribudo a outro chamado de subitem. A determinao da categoria de item para subitens depende do item do nvel superior. Se uma bonificao em mercadoria atribuda a um item standard em uma ordem standard (categoria de item TAN), a categoria de item TANN utilizada para o subitem na verso standard do sistema SAP, e o subitem processado como um item gratuito

Venda vista
Informaes sobre implementao
Venda vista um tipo de ordem em que o cliente pede, retira e paga pela mercadoria imediatamente. O fornecimento processado assim que a ordem entrada Uma fatura vista pode ser impressa imediatamente a partir desta ordem, e o faturamento relacionado ordem. No ocorrem crditos para o cliente como em ordens imediatas ou standard, pois o montante da fatura lanado diretamente em uma conta corrente.

Fluxo do processo
No sistema standard, o documento de vendas tipo BV gravado para vendas vista com fornecimento imediato tipo BV. Quando o representante de vendas cria uma venda vista, o sistema prope automaticamente a data atual como a data do fornecimento e faturamento. Uma vez que a ordem tenha sido lanada, um fornecimento com

o tipo BV criado imediatamente no background, e o sistema imprime um documento que usado como uma fatura para o cliente. A documentao da fatura controlada com o tipo de mensagem RD03, contido no esquema de mensagens de ordem tipo BV. Se o cliente j tiver recebido a mercadoria, esse fornecimento no relevante para o picking. Se o cliente for retirar a mercadoria de um depsito, o fornecimento ser relevante para o picking. Se as mercadorias forem enviadas, isso pode ser processado atualizando o fornecimento da maneira habitual. O sistema cria, automaticamente, um ndice de faturamento por recursos utilizados, que atualiza a lista de documentos de faturamento a fazer. Enquanto o sistema processa a lista de documentos de faturamento a fazer, criado o documento de faturamento BV, mas no impressa uma fatura.

Quando o cliente receber a mercadoria e estiver satisfeito, a transao ser considerada concluda. recomendvel lanar a sada de mercadorias em background, atravs de um programa elaborado especificamente para esse objetivo. A partir de ento, possvel faturar a transao.

A venda vista s pode ser faturada se a quantidade da ordem for igual da sada de mercadoria. Caso contrrio, ser necessrio corrigir o documento de venda vista, para que a quantidade fornecida e a quantidade a ser faturada coincidam. O usurio utiliza um processo de faturamento coletivo com base em uma ordem, para faturar a venda vista, mas no ser impressa uma fatura. O nmero da ordem do cliente usado como referncia para o documento contbil criado na contabilidade financeira.

Procedimentos diante de problemas e reclamaes


Se a transao no transcorrer normalmente, ser necessria uma interveno manual. Por exemplo, se no for possvel encontrar a quantidade necessria da mercadoria no depsito, o usurio precisar corrigir a quantidade do fornecimento. Da mesma forma, se o cliente no estiver preparado para pagar o preo combinado, porque, por exemplo, a mercadoria est danificada, possvel modificar o preo no documento de venda vista.

Em casos extremos, possvel eliminar a transao inteira, comeando pelo fornecimento. Se a remessa for danificada antes de retirada, mas depois de paga, e no existir um estoque de reposio, possvel iniciar uma remessa subseqente. Ao efetuar modificaes na venda vista, possvel emitir uma nova fatura de venda vista, atravs da funo de repetir impresso.

Ordens imediatas
Informaes sobre implementao
Em uma transao de ordem imediata, o cliente retira a mercadoria, ou essa mercadoria fornecida no mesmo dia em que a ordem colocada. No sistema standard, quando o usurio grava este tipo de documento de vendas, um fornecimento automaticamente criado e o faturamento relacionado ao fornecimento.

Fluxo do processo
No sistema standard, o documento de vendas tipo SO gravado para vendas imediatas com fornecimento imediato tipo LF. Uma vez que a mercadoria tenha sido retirada do depsito, a mercadoria pode ser apanhada e a sada de mercadoria lanada. Uma vez que documentos de faturamento so criados (por exemplo, em processamento coletivo), a documentao de fatura impressa e enviada para o cliente.

Remessas (Entregas)

Estrutura de entregas
A entrega formada por um cabealho de documento e qualquer quantidade de itens. A figura a seguir mostra a estrutura da entrega.

Cabealho do documento Os dados gerais relevantes para a entrega so gravados no cabealho do documento. Esses dados so vlidos para o documento inteiro. Os dados gerais podem incluir: Local de expedio Dados sobre a programao da expedio e do transporte (por exemplo, a data da sada de mercadorias ou data de entrega no recebedor da mercadoria) Pesos e volumes da entrega inteira Nmeros do emissor da ordem e do recebedor da mercadoria Itinerrio

Itens do documento Nos itens, o usurio encontra dados aplicveis a um item especfico. Esses dados incluem: Nmero de material Quantidade de remessa Preo de venda final Especificaes do centro e do depsito Data de picking Pesos e volumes de cada um dos itens Tolerncias para fornecimento incompleto ou excessivo

Origem dos dados contidos no fornecimento


Opes de implementao
Quando um fornecimento criado, os dados so copiados dos registros mestre ou de quaisquer documentos antecedentes. necessrio indicar, atravs do tipo de remessa, se o fornecimento deve ser criado com ou sem referncia a um documento de vendas.

Fluxo do processo
Criao sem referncia Quando o usurio cria uma remessa sem fazer referncia a um documento antecedente, o sistema copia no documento os seguintes dados dos registros mestre pertinentes: Dados do recebedor da mercadoria, extrados do registro mestre de cliente Dados dos itens de remessa, extrados dos registros mestre de material

Se necessrio, tambm possvel modificar ou adicionar aos dados propostos nos registros mestre. Criao com referncia Nesse caso, o usurio cria uma remessa para determinada ordem ou contrato bsico. Os dados so copiados do documento antecedente para a remessa. A figura a seguir ilustra o modo como o sistema copia os dados da ordem para a remessa.

Incoterms diferente, outra remessa criada

Os itens da ordem com prazo de expedio vencido e com critrios de expedio idnticos so entrados em uma nica remessa. Os critrios de expedio so o recebedor da mercadoria, o local de expedio, os Incoterms ou o itinerrio. Se existirem vrias divises da remessa para um nico item, o sistema incluir somente aquelas disponveis e com prazo de expedio vencido no documento de remessa.

Tipos de remessa
possvel utilizar os diversos tipos de remessa para tratar os diferentes tipos de transaes comerciais necessrias ao processamento do fornecimento. Na verso standard do sistema SAP, os tipos de remessa so:

Tipo de remessa

Atribuio Atribui de nmero n Parceiro Mensagem

Redeterminao de Redetermina itinerrios itiner

Tipo de remessa

Partio remessa Parti por sist. depsito sist. dep

Textos Relevante para expedio expedi Referncia ordem Referncia

SAP AG 1999

Denominao Entrega Entrega sem referncia Devoluo Fornecimento de reabastecimento Entregas de projetos Entregas para subcontratados Recebimento Entrega da Administrao de depsito Recebimento da Administrao de depsito Administrao de depsito de reabastecimento Administrao de depsito das devolues de cliente Remessa para transferncia de estoque Acoplamento R/2-R/3

Tipo de remessa LF LO LR NL LP LB EL WOD WID WNL WRD UL LD

Categorias de item em remessas

As categorias de item so definidas para permitir maior controle dos materiais individuais nas remessas. A categoria de item copiada de um item de ordem. Um item standard em uma ordem standard torna-se, por conseguinte, um item standard na remessa. Se uma remessa entrada sem referncia a uma ordem, o sistema prope a categoria de item de acordo com o tipo de remessa e o grupo de categorias de item do material. Na verso standard do sistema SAP R/3, as categorias de item so: Categorias de item standard

Categorias de itens de remessa

Relevante para picking Controle de embalagem Determinao Determina automtica de lotes autom

Verificao Verifica de fornec. excessivo fornec. Determinao do Determina depsito de picking dep

Categoria de item de remessa

Textos Verific. quant. mn. Verific. quant. m para fornecimento

Verificao Verifica de disponibilidade

SAP AG 1999

Denominao

Categoria de item

Item standard em uma remessa sem referncia a uma DLN ordem Reposio de artigos em consignao Item gratuito (parte de uma remessa gratuita) Servio gratuito (parte de uma remessa gratuita) Produo sob encomenda (de ordem standard) Item standard (de ordem standard) Item gratuito (de ordem standard) Item de texto (de ordem standard) KBN KLN KLX TAK TAN TANN TATX

Criao da entregas
Opes de implementao
Assim que a data de disponibilidade do material ou a data de programao de transporte de uma diviso de remessa atingida, a diviso de remessa fica pronta para expedio. Ao criar uma entrega, o usurio inicia atividades de expedio, como picking e programao do transporte.

A remessa processada atravs de um local de expedio. O local de expedio que executa o processamento de uma remessa pode ser especificado automaticamente durante o processamento da ordem, ou manualmente na ordem.

O processo de expedio
Ordem do cliente

7 4 5 6 1 2 3 14 11 12 13 8 9 10 19 20 21 17 18 15 16 27 28 24 25 26 22 23 29 30 31

Local de exped. Funes relev. expedio: Determin. local expedio Determinao de itinerrios Programao Monitoriz.data venc. exped. Criao do fornecimento

Depsito
.......................... .......................... .......................... .......................... .......................... .......................... .......................... .......................... . . . .......................... . ... .... .... .... ... . . . .. . . .... ... ... ...

Sada de mercad.
SAP AG 1999

Doc. de exped.

Embalagem

Picking

As funes aceitas pelo sistema R/3 no processamento de entregas e expedio incluem:


Monitorizao de prazos para documentos de referncia prontos para expedio (por exemplo, ordens do cliente e pedidos) Criao e processamento de entregas Monitorizao da disponibilidade de mercadorias Monitorizao da situao de capacidade no depsito Apoio para picking (ligado ao Sistema de administrao de depsitos) Embalagem do fornecimento Impresso e transmisso dos documentos de expedio Processamento de sada de mercadorias Controlling atravs das snteses de: - fornecimentos atualmente em andamento - atividades que ainda sero realizadas - possveis gargalos Os fornecimentos no departamento de expedio que j foram lanados na sada de mercadorias podem fornecer a base para a criao de uma lista de trabalho para faturamento.

Estrutura do documento de remessa


Cabealho Cabe
Modificar fornecimento 80004893: Sntese
Entrega: Recebedor da mercadoria:
Sn ite t. m Tod os ite s os n Pickin g

P. ex.: receb. remessa, local exped., itinerrio

Detalhes de cabealho: cabealho:


80004893 2145

nsp Ca g m Tra orte rre a .

Sn sta s t. tu

10 1400-100

Farol

un

TAN10

Itens: Itens:
P. ex.: material, qt.

Detalhes de item

SAP AG 1999

Um documento de remessa consiste em um cabealho e diversos itens. O cabealho contm dados aplicveis ao documento inteiro. Isso significa que o recebedor da mercadoria, o local de expedio, o itinerrio, etc., so claramente exibidos para cada entrega. Os itens contm basicamente informaes sobre o material a ser fornecido. As informaes no documento de remessa so exibidas em telas diferentes: a tela de sntese exibe dados de cabealho e de item selecionados, que so agrupados de acordo com a atividade nas faixas de registro. Isso significa que todos os dados importantes so encontrados em uma tela. Tanto no nvel de cabealho quanto no de item, possvel acessar outra tela para exibir informaes detalhadas. Mais uma vez, as informaes so agrupadas em processos em faixas de registro. Em nvel de cabealho, essas informaes incluem dados sobre processamento, picking, carregamento, transporte, comrcio exterior/alfndega, textos, parceiros, mensagem, monitorizao de embalagem e condies. Em nvel de item, a tela detalhada exibe faixas de registro semelhantes com informaes sobre os itens.

Programao da expedio

1
Data da ordem Disponib. Organiz. de material do transp. Carreg. Sada de merc.

6
Data da remessa

SAP AG 1999

Durante a programao de transporte e expedio, o local no qual a mercadoria chega ao cliente pode ser confirmado (data de remessa confirmada). So considerados aqui diferentes ciclos de produo: o tempo de pick/embalagem, tempo de carregamento, tempo do transporte do ciclo de produo e o tempo de trnsito. O Os dados a seguir desempenham um papel na programao da expedio: D Data da ordem: data na qual a ordem foi emitida. Data da disponibilidade de materiais: data na qual deve estar disponvel mercadoria s suficiente para picking e embalagem. Data de carregamento: data na qual o picking e a embalagem devem estar concludos (e o modo de transporte deve estar l), a fim de que o carregamento p possa ser iniciado pontualmente. Data da sada de mercadorias: data na qual a mercadoria deve deixar o centro f fornecedor para que ela chegue ao cliente em uma hora especfica. Data de remessa: data na qual a mercadoria chega aos clientes. Aqui, h uma diferena entre: Data de remessa desejada: data na qual o cliente deseja receber a mercadoria. Data de remessa confirmada: data na qual a chegada da mercadoria aos clientes pode ser confirmada.

Atualizao do status de remessa em ordens do cliente


A ordem atualizada quando a remessa criada. O status da remessa atualizado nos nveis do cabealho e de item. Essa atualizao ilustrada na figura a seguir.

Atualizar uma ordem

Ordem
Cliente 1 10 M1 100 un 20 M2 50 un

Entrega
Cliente 1 10 M1 100 un 20 M2 30 un

Status de cabealho:
Status fornec.: entregue parcialm.

Status de item: Item 10 Status fornec.:

Status fornec.: entregue por completo Item 20 Status fornec.: entregue parcialm.

SAP AG 1999

Status de remessa na ordem


O status de remessa dos itens individuais e da ordem inteira encontra-se na tela de status, no nvel de item e do cabealho, respectivamente. O status de remessa da ordem inteira resulta do status de remessa dos itens. Enquanto todos os itens da ordem no forem completamente fornecidos, o status da ordem ser "Fornecimento parcial". O documento inteiro obter o status de fornecimento completo assim que todos o itens forem totalmente fornecidos.

Agrupamento de ordens
Opes de implementao
possvel agrupar ordens inteiras, itens de diferentes ordens ou fornecimentos parciais de itens individuais da ordem em uma nica remessa, mas somente se estipulado com o cliente.

Pr-requisitos
S possvel efetuar o agrupamento de ordens se as ordens em questo tiverem o cdigo pertinente no cabealho. As ordens ou os itens da ordem e divises de remessa devem ter critrios de expedio idnticos. Isso inclui os seguintes dados: Local de expedio Recebedor da mercadoria Incoterms Organizao de vendas

Se o usurio tentar agrupar itens com diferentes datas de sada de mercadorias, receber uma mensagem de aviso. possvel ignorar essa mensagem de aviso. A primeira data de sada de mercadorias de todos os itens selecionada automaticamente como data de sada de mercadorias da remessa inteira.

Processamento coletivo na expedio

Lista de fornec.
Seleo
Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem
Entrega Entrega Entrega

Ordem

Ordem

Ordem

Local de expedio: 1200 Data de seleo: at 15/05


SAP AG 1999

Para agilizar e facilitar a expedio, o sistema R/3 oferece a lista de fornecimentos que permite
processar mais de um fornecimento ao mesmo tempo. O sistema rene automaticamente os itens das ordens do cliente selecionadas no menor nmero possvel de entregas. Essa funo pode ser executada por: Processamento on-line da lista de fornecimentos Criao de um job em background a ser executado em horas de menos trnsito. A definio de entregas no sistema depende do local de expedio, da data de seleo e de outros critrios que so agrupados em folhas de registro diferentes. Aps definir esses critrios, possvel controlar a seleo das transaes prontas para expedio. As opes de seleo variam de acordo com o cenrio de fornecimentos e o papel do usurio. Voc recebe uma lista das transaes em questo com base na seleo. Nessa lista, possvel fazer uma seleo mais precisa atravs da ordenao e da filtragem. possvel criar entregas a partir da lista, tanto on-line quanto em background, e tambm pass-las para os documentos. Nota suplementar: ao definir a data de seleo, voc define a data na qual os itens prontos para fornecimento devem ser considerados para processamento coletivo. Essa a ltima data que voc pode iniciar o processamento de expedio, a fim de que as mercadorias cheguem ao cliente pontualmente. Tanto corresponde data de preparao de materiais quanto data de planejamento de transporte.

Seleo e exibio da lista de remessas


Ordens SD, exibio rpida exibi
Local de expedio Data cr. fornec:
D d g ra O e s a os e is rd n

1000 08/15/99
M t ria ae l

para para

1200 08/17/99
Fu u n o su rio

Pa iro rce

Docs prontos para fornec.: ordens SD fornec.:


Fonte 5613 5634 5645 5678 5688 5689 5691 5698 Local exp 1000 1000 1200 1100 1200 1000 1000 1200 Itin. R124 R124 R125 R334 R124 R233 R123 R125 DS Centro 1 1000 1000 1200 1100 1 1200 1000 1000 1200

SAP AG 1999

Os critrios diferentes para seleo de documentos prontos para fornecimento so exibidos em


registros. O nmero de registros e os critrios de seleo diferem de acordo com o cenrio de fornecimentos e funo do usurio. Os usurios podem definir variantes nos cenrios personalizados e criar, dessa forma, critrios de seleo personalizados. Aps efetuar a seleo, o sistema exibe uma lista de todos os documentos prontos para fornecimento que correspondem aos critrios de seleo. As opes na funo do usurio tambm afetam a maneira como a lista exibida. Dentro da lista existem muitas funes do visor de listas ABAP (ALV) disponveis, como ordenao, totalizao e filtro. A partir da lista, possvel criar fornecimentos on-line ou em background e ramificar para os documentos relevantes. Tambm possvel modificar a exibio da lista enquanto a estiver utilizando, atravs de variantes de exibio.

Relao entre ordem e entrega


Ordem Ordem Entrega Entrega

1 1

Fornecim. completo

Entrega Entrega

2 2

Fornecimento parcial

Ordem Ordem

Entrega Entrega

Entrega Entrega

Ordem Ordem

3 3

Agrupam. de ordens

Entrega Entrega Ordem Ordem

SAP AG 1999

H opes diferentes para fornecimentos de ordens. possvel armazenar acordos de fornecimentos


utilizando cdigos no registro mestre do emissor da ordem ou no registro de informaes de clientematerial. Eles so propostos na ordem, onde podem ser alterados. O emissor da ordem exige fornecimento completo da ordem. No possvel, portanto, dividir a ordem em vrias entregas. O acordo de fornecimento completo no exclui o agrupamento de ordens, se isso for permitido. O emissor da ordem concorda com o fornecimento parcial. Aqui possvel selecionar a partir de vrias opes de fornecimento parcial. Elas so definidas na ordem no nvel de item com base no acordo de fornecimento parcial. O emissor da ordem concorda com a combinao de vrias ordens a partir de uma entrega.

Programao regressiva

1
Entrada ordens
Data ordem

6
Disponib. material
Data de prep. do material

Planej. do transp.
Data planej. do transporte

Carreg.
Data carreg.

Sada de merc.
Data sada merc.

Data da remessa
Data de rem. desejada

Tempo trns. Tempo carr. Tempo pick/emb. O sistema R/3 usa o maior O sistema R/3 usa o maior desses dois tempos no clc. desses dois tempos no clc. da prog. de expedio. da prog. de expedio.

Tempo do ciclo de produo Planej. do transporte


SAP AG 1999

O objetivo da programao da expedio e do transporte para que o cliente confirme a data da remessa para o material encomendado. Na programao regressiva, a data de preparao dos materiais e a data de planejamento do transporte so calculadas a partir da data de remessa necessria ao cliente. A entrega deve ser c criada no incio das duas datas (data de seleo da entrega) Se ambas as datas forem aps a data da ordem e o material estiver disponvel na data de preparao dos materiais, a data da remessa necessria confirmada para o cliente. Uma diviso de remessas criada em um item de documento de vendas. A data da diviso de remessa corresponde data de remessa confirmada, que corresponde ao f forneceimento necessrio do cliente. Se uma ou duas datas forem anteriores data da ordem, trs podem estar sem confirmao da data de remessa necessria. No entanto, o sistema tenta aceitar a data mais prxima possvel (programao progressiva).

Programao progressiva

1
Entrada ordens
Data ordem

8
Disponib. material Planej. do transp. Carreg.
Data carreg.

Sada de merc.
Data sada merc.

Receb.
Data de remessa confirmada

Nova data prep. Data de planej. do material do transporte

Tempo trns. Tempo carreg. Tempo pick/emb.

Ciclo de produo Planej. do transporte

A data de remessa confirmada determinada com base na nova data de preparao de materiais.

SAP AG 1999

Se o resultado da programao regressiva significar que a data de remessa desejada pelo cliente no p pode ser confirmada, o sistema atualiza a programao com uma programao progressiva. A programao progressiva considera os paralelos de tempo dos fluxos de trabalho para planejamento e recuperao de transporte e para picking/embalagem de materiais. O mais longo dos dois perodos relevante para a programao. A data de seleo para a entrega a primeira das datas de preparao de materiais ou a data d de planejamento de transporte. O primeiro tempo no qual o material est disponvel a nova data de preparao de materiais. Esse o local emitido para a nova programao da expedio. Duas divises de remessa so garantidas para o item de documento de vendas: D A data da primeira diviso de remessa corresponde data de remessa desejada do c cliente e no possui qualquer quantidade confirmada. A data da segunda diviso de remessa mostra a data de remessa confirmada e o montante confirmado.

Picking
Opes de implementao
O processo de picking abrange a transferncia de mercadorias de um depsito e disponibilizao da quantidade correta em uma rea de picking, em que as mercadorias sero preparadas para expedio. o processo de separao fsica das mercadorias do cliente no depsito para posterior entrega.

Conjunto de funes
Independentemente do modo de execuo desse processo de picking na sociedade, possvel definir opes no sistema para executar o picking: Automaticamente, durante a Criao de entregas Rotineiramente, em determinados horrios Manualmente, segundo as snteses de workload do dia que um empregado solicitou

Picking no processamento de expedio

1 8

7 5 6 3 4 2 13 14 9 10 11 12 20 21 18 19 15 16 17 27 28 24 25 26 22 23 29 30 31

Local de expedio

Sistema de depsito

Fornecimento Qtd. de fornec.


Item Mat. Qtd. Qtd. forn. picking 10 1400-100 20 1400-200 20 12

Ordem de trans.
Item Material Qtd. pick

20 12

10 1400-100

20 12 At

Qtd. de picking

20 1400-200

Qtd.picking
SAP AG 1999

possvel controlar um item em uma entrega, na qual o picking solicitado. O picking executado atravs da criao de solicitaes de transferncia com as quais possvel acionar e pesquisar os movimentos de depsito. Os itens nas solicitaes de transferncias contm os materiais e as quantidades para o picking, que correspondem s quantidades de fornecimento. Ao mesmo tempo, as quantidades de fornecimento so transferidas para a entrega como quantidades de picking. possvel imprimir a lista de picking a partir da solicitao de transferncia para utilizar no depsito. A confirmao de picking pode ser automtica ou pode ser executada em uma etapa de processamento separado.

Picking
Item de remessa

Irrelevante para picking


Exemplo: servios, textos

Relevante para picking


Exemplo: mercadoria comercial

Picking Atravs WM / WM Enxuto (ord.transf.) Atravs SD (ordem de picking)

Relatar ao subsistema

SAP AG 1999

Picking o processo de preparao de mercadorias para fornecimento ao cliente, com ateno


especial s datas, quantidade e qualidade.

O usurio indica a relevncia de picking para cada categoria de item de remessa. Geralmente, o picking ocorre atravs da impresso de uma lista de picking. A SAP recomenda a
utilizao das funes da ordem de transferncia WM. Para isso, no preciso implementar todo o sistema WM; o WM Enxuto suficiente.

A utilizao do WM Enxuto significa uma pequena parte da funcionalidade do componente WM do


sistema R/3 (Administrao de depsito). Com a ajuda do controle de sada para a entrega, tambm possvel transmitir dados para um subsistema que implementado para o processo de picking. Na configurao standard do sistema, o pr-requisito para o lanamento da sada de mercadorias o picking total para todos os itens relevantes. Isso significa que a quantidade de fornecimento e a quantidade de picking devem ser iguais na entrega.

Processamento coletivo no picking

Lista de trabalho Lista de trabalho


Seleo
Entrega Entrega Solicitao de transf. Solicitao de transf.

Entrega

Entrega

Entrega

Entrega Entrega Entrega Solicitao de transf.

Entrega

Local de expedio: 1200 Data de picking: at 16 de maio


SAP AG 1999

Tambm possvel iniciar o picking atravs do processamento coletivo. Para isso, voc seleciona uma lista de trabalho de todas as entregas definidas para picking e cria deversas solicitaes de transferncia ao mesmo tempo. O sistema agrupa, automaticamente, os itens de entrega no mnimo de solicitaes de transferncia possvel. O processamento coletivo pode ser definido da seguinte forma: m manualmente (on-line) criao de um job em background a ser executado em horas de menos trnsito. O sistema controla a definio das entregas atravs do local de expedio, da data de seleo e de outros critrios. Voc recebe uma lista das transaes em questo com base na seleo. Nessa lista, possvel fazer uma seleo mais precisa atravs da ordenao e da filtragem.

Opes de picking
Fornec.

Ordem de trans. Sistema SAD externo


Criar nova ord. de trans. para qtd. diferentes

Imprimir lista de picking

Confirmao

Processar diferenas Itens de fornec. completos


SAP AG 1999

Copiar qtd. de picking (fornecimento parcial)

Na solicitao de transferncia, voc imprime a(s) lista(s) de picking para o depsito. Essa etapa pode ser executada automaticamente. Em vez de imprimir a lista de picking, possvel avanar os dados de solicitao de transferncia, por exemplo, atravs da entrada de dados mveis (MDE) para um sistema de depsito externo. Se voc no executar uma confirmao automtica, possvel confirmar manualmente as quantidades transportadas para vigilncia e controle de picking. possvel confirmar montantes diferentes e definir o motivo para tal confirmao com um cdigo de desvio. Se no for possvel transportar a quantidade completa (no tem a quantidade no estoque ou um item estava avariado na prateleira), possvel , t transportar as quantidades pendentes atravs de outra solicitao de transferncia reduzir as quantidades de fornecimentos na entrega atravs da cpia de quantidades transportadas

Picking com administrao de depsito


Uso
O picking com Administrao de depsito permite utilizar a ordem de transferncia no depsito como ordem de picking. Isso possvel nos seguintes cenrios: WM enxuto Implementao da funcionalidade bsica do mdulo Administrao de depsito (WM), em depsitos de estrutura simples sem administrao de estoque no nvel de posies no depsito Implementao da funcionalidade completa do mdulo Administrao de depsito (WM)

A utilizao da ordem de transferncia no depsito da WM como uma ordem de picking oferece as seguintes vantagens: 1. 2. 3. 4. Determinao de dados de destino para ordens de transferncia no depsito Diviso de ordens de transferncia no depsito segundo os dados de destino Impresso de ordens de transferncia no depsito ou transmisso dessas ordens em formato IDoc Determinao de dados reais para picking, com possibilidade de efetuar clculos de salrios por rendimento atravs do mdulo de Recursos humanos (HR)

5. Confirmao de ordens de transferncia no depsito Alm disso, o picking com a Administrao de depsito permite a utilizao de pacotes de picking, de portas de doca e das reas de colocao disposio em fornecimentos e ordens de transferncia no depsito.

Processo de picking atravs de WM / WM Enxuto

Entrega

Criar ordem transfer. para o fornecim.

Imprimir ordem transfer.


Ordem transfer.

Confirmar ordem de transferncia (Confirmar quant.)

Lanar sada mercads.

SAP AG 1999

Para utilizar WM no picking (WM completo ou WM Enxuto), crie uma ordem de transferncia (OT). de um complexo de depsito podem ser iniciados e monitorizados. O usurio cria uma ou vrias ordens de transferncia com base nos itens com picking atravs de WM. Em seguida, o usurio imprime a ordem de transferncia. Essa etapa pode ser executada automaticamente pelo sistema. Em vez de imprimir a ordem de transferncia como uma lista de picking, possvel transferir os dados da ordem de transferncia para um sistema externo atravs da entrada porttil de dados ou para uma unidade de controle de depsito. Ao confirmar a ordem de transferncia, verifique as quantidades retiradas do depsito. Se estiver trabalhando com uma confirmao obrigatria, necessrio executar essa etapa separadamente. Se no houver confirmao obrigatria, o sistema confirma automaticamente as quantidades quando a ordem de transferncia criada. possvel, ento, lanar a sada de mercadorias. Isso conclui o processo de expedio.

A ordem de transferncia um documento atravs do qual os movimentos de mercadorias dentro

Status de picking
possvel determinar pelo status de picking at que ponto o picking foi executado para um fornecimento. O status de picking gravado em cada item da remessa. Na verso standard do sistema SAP R/3, esto definidos os seguintes cdigos para o status de picking: Cdigos standard de status de picking Cdigo "Em branco" A B C Significado Item irrelevante para o picking Picking no iniciado Picking parcial do item Picking do item concludo

Considera-se um item de remessa como parcialmente retirado do depsito se a quantidade de picking for menor que a quantidade da remessa.

Embalagem (Packing)
Opes de implementao
A embalagem parte do processamento de remessas. Ao processar um fornecimento, possvel criar um elemento de expedio ao entrar um meio auxiliar de expedio e depois atribuir itens de remessa ao elemento na tela de embalagem. possvel embalar os elementos de expedio criados dessa forma em outros meios auxiliares de expedio, criando a quantidade necessria de nveis de embalagem (embalagem multinvel).

Conjunto de funes
possvel adaptar o sistema s necessidades da sociedade ao definir condies de embalagem e ao marcar os materiais como submetidos embalagem, por exemplo. Por exemplo, possvel embalar itens de remessa em caixas, acondicionar as caixas para remessa ao cliente em paletes e carregar esses paletes em um caminho. O componente Embalagem e as informaes de embalagem relacionadas permitem: Atualizar a situao do estoque de materiais de embalagem Supervisionar os estoques de embalagens retornveis no cliente ou agente de frete Procurar o material acondicionado em determinado container (por exemplo, se um cliente reclamar que recebeu um fornecimento incompleto) Verificar se os limites de peso e volume foram respeitados Assegurar que os materiais foram embalados corretamente

Existem no sistema o planejamento, a execuo e a superviso do processo de embalagem, independentemente do mtodo de embalagem empregado. A funo de embalagem auxilia no processamento dos seguintes documentos: Ordem (como proposta de embalagem) Fornecimento Transporte

Meio auxiliar de expedio


Definio
Meios auxiliares de expedio so materiais utilizados para embalar ou transportar produtos. Ao embalar um item, o usurio deve sempre especificar um meio auxiliar de expedio. Os possveis meios auxiliares de expedio so exibidos na figura a seguir:

Uso
Para cada meio auxiliar de expedio a ser utilizado em um fornecimento, necessrio atualizar os respectivos dados mestre no registro mestre de materiais e definir os parmetros relevantes no Guia de implementao. Ao criar registros mestre de material para meios auxiliares de expedio, entrar o tipo de material VERP (embalagem). Esse tipo de material contm campos adicionais relevantes para a embalagem (ficha de registro Vendas: centro geral). possvel disponibilizar os campos adicionais para entrada por meio da seleo de campos para cada tipo de material. O peso e volume lquidos entrados no mestre de material so particularmente importantes para a embalagem. Quando o usurio cria um elemento de expedio, o sistema copia automaticamente os dados mestre para o meio auxiliar de expedio. O peso e volume lquidos se tornam massa de tara e volume de tara.

Massa de tara e volume de tara referem-se ao peso e volume lquidos do elemento de expedio. No caso de um container, a massa de tara o peso do container vazio (o peso total da carga menos o peso dos produtos ainda no embalados). O peso da embalagem no afeta o peso total do fornecimento. No mdulo de funo SD_DELIVERY_VIEW, o usurio encontra informaes sobre a importncia dos meios auxiliares de expedio para o peso total. possvel chamar esse mdulo de funo ao imprimir mensagem do fornecimento e transporte.

Elemento de expedio

Entregas ainda no embaladas


Entrega: 00327 Material Quant. M1 3 UN M3 1 UN

Embalar

M1 3 un M3 1 un
SAP AG 1999

Elem. expedio 0815

Selecione itens de uma entrega a serem embalados em um meio auxiliar de expedio, conhecido no
sistema como elemento de expedio (pacote). Ao elemento de expedio atribudo um nmero seqencial unvoco a partir de um intervalo de numerao predefinido. O cabealho do elemento de expedio contm informaes sobre o meio auxiliar de expedio utilizado na embalagem. A tela de sntese do elemento de expedio exibe as quantidades dos itens de remessa ou outros elementos de expedio. Os dados propostos do registro mestre de material podem ser modificados ou ampliados para incluir outras informaes como um nmero de palete.

Funes de embalagem

Ent g re a

Caixa 1 Caixa 1

Palete 1 Palete 1
Caixa 2 Caixa 2

Container 1 Container 1 Palete 2 Palete 2

Caixa 3 Caixa 3

Caixa 4 Caixa 4

XXL Verm.
49211172

Etiqueta expedio

Lista embalagem

SAP AG 1999

A embalagem o processo de atribuir itens de remessa a meios auxiliares de expedio. Isso produz
elementos de expedio, que podem em seguida ter mais meios auxiliares de expedio includos para embalagem. Isso cria novos elementos de expedio. possvel utilizar tantos nveis quantos forem necessrios (embalagem em diversas etapas). Tambm possvel desembalar itens de elementos de expedio ou dividir um elemento de expedio em partes constituintes e, em seguida, elimin-lo. No Customizing, voc define a relevncia para embalagem para cada categoria de item de remessa. As configuraes so: embalagem permitida (padro) embalagem no permitida, embalagem obrigatria. O status de embalagem atualizado para cada item na entrega, (por exemplo: parcialmente embalado / totalmente embalado. No sistema standard, so configurados dois tipos de sada para impresso: lista de embalagem (em nvel de fornecimento) etiqueta de expedio (em nvel de elemento de expedio) possvel definir seus prprios tipos de sada. Atravs da categoria de item de remessa, possvel definir para itens com partio de lote se deve ser embalado o item principal (com a quantidade acumulada de itens de partio do lote) ou os itens de partio do lote individuais. Se forem embalados os itens de partio do lote individuais, possvel identificar em que elemento de expedio est contido um lote especfico.

Sada de mercadorias

7 6 5 4 3 2 1 13 14 9 10 11 12 8 20 21 17 18 19 28 15 16 25 26 27 22 23 24 29 30 31

Atividades de expedio concludas?

Local exped.

Fornecim. 80003714 Sada mercad. Wa

Manualm. (modif. fornec.)


Processam. coletivo Qdo. OT confirmada Atravs de lista remessas

SAP AG 1999

O lanamento de sada de mercadorias para uma entrega conclui as atividades de expedio.


O lanamento de sada de mercadorias requer que tenham sido executadas todas as atividades de expedio obrigatrias. Por exemplo, se voc estiver trabalhando com relevncia de picking e confirmao obrigatria, essas etapas devem ser concludas primeiro. A sada de mercadorias pode ser lanada atravs da modificao de uma nica entrega. Outra opo utilizar a funo de processamento coletivo para selecionar todos os fornecimentos para os quais a sada de mercadorias deve ser lanada e, em seguida, lanar a sada de mercadorias para eles. possvel utilizar tambm o monitor de entregas para isso Tambm possvel lanar a sada de mercadorias quando a ordem de transferncia estiver confirmada. Durante o processamento de uma nica entrega, possvel definir a data real de sada de mercadorias sem modificar a data planejada. Aparece uma caixa de dilogo na qual voc pode entrar a data real de sada de mercadorias, e, em seguida, lanar a sada de mercadorias para essa data. O documento de sada de mercadorias correspondente lanado com a data real de sada de mercadorias. Se no forem feitas especificaes explcitas para a data de sada de mercadorias, a data atual assumida como a data de sada de mercadorias.

A sada de mercadorias se aplica a toda a entrega. Erro so registrados, por exemplo, quando dados como o nmero do lote ou nmero de srie esto
ausentes ou quando o picking no foi executado totalmente para os itens. Nesses casos, a sada de mercadorias no lanada.

Efeito do lanamento de sada de mercadorias

KM T

A A A

Entrega

Textos

Sada mercad.

Cliente 1 Material 4 Custo


Necessidades

4 un 70 UNI

Material M1 Estoque

Ordem Ordem
Entrega

Conta 1 Lista doc. fatur.a fazer X

Estoque X

SAP AG 1999

Aps o lanamento da sada de mercadorias, h uma extenso limitada para a modificao da


entrega. Em especial, nenhuma modificao pode ser feita s quantidades. Nesse ponto do processamento, o documento de remessa deve refletir o fornecimento fsico real. A sada de mercadorias reduz o estoque em depsito lana a modificao do valor nas contas de estoque na contabilidade de materiais reduz as necessidades de fornecimento entra informaes de status na entrega armazenada no fluxo de documentos cria uma lista de trabalho para o faturamento Para executar o faturamento antes da sada de mercadorias atravs da transao "Criar documento de faturamento", possvel definir as configuraes apropriadas no controle de cpia no Customizing.

Cancelamento de sada de mercadorias


Exemplo
Ordem Entrega Sada mercad.

1. Cancelar Anular status movim. mercad. 2. Sada mercad. Docum. faturamento

SAP AG 1999

Se a sada de mercadorias para uma entrega for cancelada, o lanamento de sada de mercadorias
anulado. O sistema copia as quantidades e os valores do documento original de sada de mercadorias e executa um registro de estoque com base nessas quantidades e valores com um sinal +/- estornado. Se voc estornar a sada de mercadorias, esse procedimento afeta toda a entrega. O documento de estorno criado durante o estorno entrado no fluxo de documentos para a entrega. Aps o estorno da sada de mercadorias, o status de movimento de mercadorias da entrega restaurado para "Ainda no iniciado". Isso permite outros processamentos da entrega como de costume. As necessidades do fornecimento tambm so recriadas. O estorno da sada de mercadorias compreende duas etapas se a entrega tiver sido total ou parcialmente faturada. Nesse caso, necessrio primeiro estornar o documento de faturamento. Em seguida, possvel estornar a sada de mercadorias. Para cada tipo de movimento da Administrao de estoques MM, necessrio definir um tipo de movimento de estorno no Customizing. No necessria qualquer configurao adicional para os tipos de movimento utilizados para o lanamento de sada de mercadorias no sistema standard.

Unidades Organizacionais relevantes para expedio.

Estrutura organizacional - logstica

Mandante

Empresa

Alemanha 1000

EUA 3000

Centro

Hamburgo 1000

Dresden 1200

Nova Iorque 1200

C B BB A

Depsito
SAP AG 1999

Depsito mat. 0001

Depsito mat. 0001

Deps. prod. acab. 0002

Depsito 0008

Faturamento
Objetivo
O faturamento representa a etapa final de processamento de uma transao comercial em Vendas e distribuio. As informaes sobre faturamento esto disponveis em todas as etapas do processamento da ordem e do processamento da remessa. Esse componente inclui as seguintes funes: Criao de: Faturas baseadas em remessas ou servios Notas de crdito e de dbito Faturas pr-forma Estorno de transaes de faturamento Funes de clculo de preos abrangentes Emisso de bnus Transferncia de dados de faturamento para Contabilidade financeira (FI)

Caractersticas
Como todas as partes do processamento de ordem do cliente no sistema R/3, o faturamento est integrado s estruturas organizacionais. Dessa forma, possvel atribuir as transaes de faturamento a uma organizao de vendas especfica, um canal de distribuio e um setor de atividade. Como o faturamento possui uma interface com a Contabilidade financeira, as estruturas organizacionais do departamento de contabilidade (empresas e organizaes de vendas atribudas s sociedades) so importantes.

Introduo: diagrama de viso geral do curso

Ordem

Entrega

Documento de faturamento

Doc. FI

Vendas e distribuio

Contabilidade

SAP AG 1999

Introduo: cenrio empresarial

Um cliente faz um pedido de mercadorias. Depois que as mercadorias forem entregues, o cliente deve ser faturado. O documento contbil criado automaticamente na Contabilidade financeira. Seus representantes de vendas esto interessados nos vrios tipos de informao no documento de faturamento. Estas informaes podem ser encontradas em diferentes telas e vises.

SAP AG 1999

Integrao do documento de faturamento na cadeia de processos do SD

Ordens de clculo e fornecimentos Atualizao do fluxo de documentos Criao de documentos na Contabilidade financeira Atualizao do status do faturamento Atualizao do sistema info SD Atualizao da conta de crdito Transmisso de dados para Demonstrao de resultados
SAP AG 1999

Documento de faturamento
Definio
Termo geral para faturas, notas de crdito e de dbito, faturas pr-forma e documentos de estorno.

Uso
O documento de faturamento criado com referncia a um documento antecedente para criar, por exemplo, uma fatura ou uma nota de crdito. O documento de faturamento contm os seguintes dados:

Estrutura
Todos os documentos de faturamento possuem a mesma estrutura. So formados por um cabealho de documento e por uma quantidade qualquer de itens. A figura a seguir mostra como os documentos de faturamento esto estruturados.

Estrutura de documento de faturamento

Cabealho

Sociedade Max Smith Smithsville

J. Miller Richville

Item 1

5 unidades tipo 0815

$ 3.000,00

4 unidades tipo 0816

$ 1.000,00

1 unidade tipo 0817

$ 5.000,00

Item 2
Valor a pagar $ 9.000,00

Item 3

SAP AG 1999

Cabealho
No cabealho, encontram-se os dados gerais vlidos para todo o documento de faturamento. Por exemplo : Nmero de identificao do pagador Data de faturamento Valor lquido de todo o documento de faturamento Moeda do documento Condies de pagamento e clusulas incoterm Nmeros do parceiro, como o nmero de identificao do emissor da ordem Elementos de preo

Itens
Nos itens, o usurio encontra os dados aplicveis a um item especfico. Por exemplo : Nmero do material Quantidade de faturamento Valor lquido dos itens individuais Peso e volume Nmero do documento de referncia para o documento de faturamento (por exemplo, o nmero da remessa na qual o documento de faturamento se baseia) Elementos de preo relevantes para os itens individuais

O documento de faturamento controlado atravs do tipo de faturamento.

Integrao
Na criao de um documento de faturamento, os dados de faturamento so encaminhados Contabilidade financeira

Telas no documento de faturamento


Cabealho Cabealho Snteses Snteses Item Item
Detalhes Detalhes Parceiros Condies Sada Textos Dados comrcio ext. Cartes pagamento
SAP AG 1999

Parceiros Condies Itens do documento de faturamento Contabilidade financeira Textos Dados comrcio ext. Fluxo documentos Dados do pedido Configurao Prog. faturamento

Funes bsicas no faturamento


Caractersticas
As funes bsicas no faturamento incluem: Tipos de faturamento Intervalo de numerao Matchcodes Controle de cpia Motivos de bloqueio Exibio de listas Exibio da lista de documentos de faturamento a fazer

Tipo de documento de faturamento


Definio
Controla o processamento de documentos de faturamento, tais como faturas, notas de crdito e de dbito, e de documentos de estorno.

Uso

O tipo de documento de faturamento controla todo o documento de faturamento. possvel utilizar os tipos de documentos de faturamento para processar as diferentes transaes comerciais efetuadas durante o processamento do faturamento. Os diversos tipos de documentos disponveis so listados na seguinte tabela: Tipo de documento de faturamento F1 F2 F5 F8 FP Denominao Fatura criada a partir de uma remessa Fatura criada a partir de uma remessa Fatura pr-forma para ordem do cliente Fatura pr-forma para remessa Interface Faturamento - sistema PDV CR L2 RE S1 S2 Nota de crdito Nota de dbito Nota de crdito de devoluo Fatura de estorno Nota de crdito de estorno

Tipos de documento de faturamento

Fatura pr-forma

Venda vista

Fatura

Nota de crdito/ dbito Nota de dbito

Transaes externas

Tipo de documento de faturamento

Devoluo

Lista de faturas

Faturamento interno

Estorno
SAP AG 1999

possvel definir funes especficas para cada tipo de faturamento. Isso efetuado atravs da utilizao de elementos de controle definidos em tabelas. Os tipos de documentos podem ser adaptados para se adequarem s necessidades da sociedade. Tambm possvel definir novos tipos de documentos de faturamento, caso os tipos definidos no sistema SAP standard no atendam a todas as necessidades da sociedade. O tipo de documento de faturamento controla os seguintes elementos: O intervalo de numerao para o nmero do documento O tipo de faturamento que pode ser utilizado para estornar o documento de faturamento

O status de transferncia do documento de faturamento: o o o transferido para contabilidade financeira bloqueado na transferncia no transferido

O procedimento para a atribuio de contas na Contabilidade financeira A sada permitida para uma transao comercial e o procedimento para a sada As funes do parceiro permitidas no nvel de cabealho As funes do parceiro permitidas no nvel de item

Controles do tipo de documento de faturamento

Atribuio de nmeros Tipo de doc. de fat. de estorno

Parceiros

Textos

Tipo de lista de faturas

Tipo de documento de faturamento

Sada

Determinao de contas Caract. especiais da interface FI


SAP AG 1999

Bnus

Bloqueio de lanamento

No Customizing de SD, possvel modificar os tipos de faturamento fornecidos com o sistema standard a fim de atender aos requisitos de funo individuais do usurio. O usurio tambm pode criar seus prprios tipos de faturamento.

Proposta do tipo de documento de faturamento

Ordem standard (Tipo de doc. de vendas: OR) Mat. Qt. Pr. Cat. item $10 TAN

4711 10 un.

Categ. de item: TAN Relevncia para faturamento: A*

Tipo de doc. de venda: OR C/ base em forn.: F2

Com base em pedido: F1 B: com base em pedido

* A: com base em fornecedor

SAP AG 1999

No Customizing para a categoria de item, possvel determinar se o faturamento ser efetuado com referncia a um fornecimento ou a um pedido. O sistema prope um tipo de faturamento relevante a partir do tipo de documento de venda subjacente. Exemplo: No faturamento com base em fornecimento, uma ordem standard (ou tipo de ordem OR) faturada atravs do tipo de documento de faturamento F2. possvel modificar o valor proposto durante a criao de documentos de faturamento ao entrar o tipo de faturamento necessrio em Dados standard.

0.2 0.3 0.4 0.5

Fatura
Definio
Um documento de vendas utilizado para cobrar de um cliente a remessa de mercadorias ou a prestao de um servio.

Uso

O cliente faturado pelas remessas e os servios executados com base nas ordens do cliente. Se no houver reclamao sobre a remessa, a transao comercial ser considerada concluda do ponto de vista de vendas. Ao criar uma fatura, possvel fazer referncia a uma ordem, remessa, ordem individual ou itens de remessa, ou mesmo a quantidades parciais dentro de um item de ordem ou um item de remessa.

Para certificar-se de que as mercadorias sejam enviadas antes da criao da fatura, o usurio deve criar uma fatura com base na remessa. Se desejar receber o dinheiro antes de enviar as mercadorias ao cliente, o usurio deve criar uma fatura com base na ordem do cliente. Quando o usurio fatura um cliente por um servio, deve provavelmente se referir a uma ordem do cliente, uma vez que um servio normalmente baseado em uma ordem do cliente e no em uma remessa.

Criao de uma fatura


Fluxo do processo
Ao criar uma fatura, o usurio pode consultar uma ordem do cliente ou uma remessa. O usurio pode faturar todos os itens, selecionar alguns itens ou uma certa quantidade de itens para faturar. O grfico a seguir descreve os diferentes fluxos de documentos envolvidos na criao de uma fatura.

Faturas com base em fornecimento

Ordem

Entrega

Fatura

Entrega

Fatura

Ordem
Item 10 c/base pedido Item 20 c/base fornec.

Fatura Entrega

0.6

SAP AG 1999

possvel fazer referncia a um pedido ou a um fornecimento durante a criao de uma fatura.

Para garantir que as mercadorias j tenham sido expedidas antes de uma fatura ser criada, crie uma fatura com referncia a um fornecimento. Exemplo: Fornecimento de um carpete possvel utilizar uma fatura para fazer referncia a um pedido e a um fornecimento simultaneamente. Exemplo: Voc pode criar uma fatura para mercadorias (o carpete) e servios (colocar o carpete), contanto que as necessidades correspondentes para combinar os dois sejam atendidas (ver o captulo Tipos de liquidaes).

Faturas com base em pedido

Ordem

Fatura

Ordem

Entrega

Fatura

Ordem
Item 10 c/base pedido Item 20 c/base fornec.

Fatura Entrega

0.7

SAP AG 1999

Para faturar um cliente pelos servios prestados, cria-se normalmente uma fatura com referncia ordem do cliente, pois geralmente os fornecimentos no so criados para servios. Exemplo: Colocar um carpete

Nota de crdito e nota de dbito


Definio
Nota de crdito: um documento de vendas criado com base em uma reclamao do cliente. Reduz o valor dos crditos na Contabilidade financeira. Nota de dbito: um documento de vendas criado com base em uma reclamao do cliente. Gera um aumento no valor dos crditos na Contabilidade financeira.

Uso

Talvez seja necessrio que o usurio crie notas de crdito por vrios motivos (por exemplo, devido a mercadorias com defeito ou cobrana em excesso de um cliente). Da mesma forma, ser necessrio criar uma nota de dbito se, por exemplo, o cliente tiver sido cobrado abaixo do valor correto.

Tipos de documento de faturamento especiais: diagrama de viso geral do curso

Ordem

Entrega

Fatura pr-forma Nota crdito Venda vista

Documento FI

Vendas e distribuio

Contabilidade

SAP AG 1999

Fluxo do processo
Ao criar uma nota de crdito ou de dbito, o usurio pode fazer referncia a uma fatura ou a uma solicitao de nota de crdito. O usurio pode se referir a todos os itens ou selecionar apenas alguns itens, ou uma certa quantidade de itens. Selecionar o procedimento de solicitao de nota de crdito para utilizar o processo de liberao no processamento da ordem.

Notas de crdito e de dbito


Est com defeito Est OK

Clie te n

F ricad p u q m b e rod tos u icos

Ordem

Entrega

Documento de faturamento

Solicit. de nota de crdito

Nota crdito Liberao

Solicit. de nota de dbito

Nota dbito Liberao

SAP AG 1999

Voc pode criar notas de crdito e de dbito com referncia a solicitaes de crdito ou dbito (documentos de vendas) ou, se a sua sociedade no exigir um processo de liberao em caso de reclamaes, com referncia direta ao documento de faturamento (a partir do Release 4.5). Voc pode criar solicitaes de nota de crdito ou de dbito: sem referncia a uma transao comercial anterior com referncia a um pedido com referncia a um documento de faturamento. No Customizing, possvel controlar se o sistema deve definir automaticamente um bloqueio de faturamento para uma solicitao de nota de crdito ou de dbito. O empregado responsvel pode: liberar a solicitao de nota de crdito ou de dbito aps a reviso. possvel decidir o montante ou a quantidade a ser creditada ou debitada. recusar itens na solicitao de nota de crdito ou de dbito e entrar um motivo de recusa.

Fluxo do processo de correo de faturas

Documento de faturamento No. 4711 Item 10

Solicitao de correo da fatura


DOC ITEM

Nota de crdito

Nota crd. 4711 Nota crd. 4711

10 20

Item faturam. 1

Item 20

Nota dbito 4711 10 Nota dbito 4711 20

Item faturam. 2

0.8

SAP AG 1999

A solicitao de correo da fatura representa uma combinao das solicitaes de nota de crdito e de dbito. Por um lado, o crdito garantido por completo para o item do documento de faturamento incorreto, ao mesmo tempo em que debitado (criado automaticamente como um item de nota de dbito). A diferena criada representa o montante completo final a ser creditado. A solicitao de correo da fatura deve ser criada com referncia ao documento de faturamento correspondente (sem referncia ao pedido ou solicitao). Durante a criao de uma solicitao de correo da fatura, os itens so automaticamente duplicados (isso significa que, para cada item no documento de faturamento, criado um segundo item). As categorias de item resultantes devem ter valores opostos +/-. Primeiro, todos os itens de nota de crdito so listados, seguidos por todos os itens de nota de dbito. A referncia ao documento de faturamento correspondente criada quando voc define o documento e o item antecedentes. O item de nota de crdito no pode ser modificado. O item de nota de dbito correspondente, entretanto, pode ser atualizado de acordo com as novas caractersticas (por exemplo, nova determinao de preos, modificao na quantidade). possvel eliminar as notas de crdito e de dbito em pares (os pares de itens no modificados podem, dessa forma, ser eliminados de uma s vez).

Devoluo

Ordem

Entrega

Fatura

Devoluo

Recebimento de devolues

Nota de crdito

0.9

SAP AG 1999

Voc cria uma devoluo para as mercadorias devolvidas por um cliente insatisfeito. As devolues so processadas exatamente da mesma forma que as solicitaes de nota de crdito. Nota: A nota de crdito faturada com referncia ao pedido, ou seja, refere-se ao documento de solicitao de devoluo, e no ao recebimento de devolues.

Faturas pr-forma
Definio
Uma fatura criada no papel para mercadorias exportadas a fim de fornecer s autoridades alfandegrias a prova do custo das mercadorias.

Uso
Ao negociar com exportao, talvez seja necessrio imprimir faturas pr-forma. Elas so utilizadas para fornecer ao importador, ou s autoridades responsveis no pas importador, detalhes sobre os prximos transportes.

Estrutura
Uma fatura pr-forma idntica a uma fatura de cliente. A diferena que no necessrio pag-la. Portanto, o sistema no encaminha dados para Contabilidade financeira (FI). No so criados dados estatsticos com base em faturas pr-forma.

Os tipos de documento de faturamento a seguir esto disponveis para faturas pr-forma na verso standard do sistema SAP R/3:

Tipo de faturamento F5 F8

Documentos de referncia Ordens do cliente Remessa

Faturas pr-forma

Ordem

Entrega

Documento faturamento

Fatura pr-forma (F5)

Fatura pr-forma (F8)

0.10

SAP AG 1999

Os tipos de documento de faturamento para faturas pr-forma ficam disponveis para transaes de exportao. possvel criar faturas pr-forma com referncia a pedidos ou fornecimentos. No necessrio lanar sadas de mercadorias antes de criar uma fatura pr-forma com base em um fornecimento. possvel criar quantas faturas pr-forma voc desejar, j que o status de faturamento no documento de referncia no atualizado. Os dados de faturas pr-forma no so transferidos para a Contabilidade. Nota: No controle de cpias, o campo Quantidade/valor pos./neg. no fica disponvel para entrada, para evitar que uma fatura pr-forma atualize a quantidade que j foi faturada no documento de referncia.

Venda vista

Pedido 2319 Tipo de pedido: CS Emissor ordem: C1 Item 10 20 Mat M1 M4 Qtd 20 un 10 un

Fornecimento 8000 0397 Tipo de fornecim.: CS Recebedor merc.: C1 Item 10 20 Mat M1 M4 Qtd 20 un 10 un

Doc. faturam. 9000 0071 Tipo doc. faturam.: CS Pagador: C1 Item 10 20 Mat M1 M4 Qtd 20 un 10 un

Fatura

Criada automaticamente

Criada atravs de processamento standard

0.11

SAP AG 1999

No caso de vendas vista, o pagamento efetuado quando as mercadorias so pedidas. A fatura tambm impressa nesse momento. O sistema R/3 da SAP oferece uma transao de venda vista para transaes comerciais desse tipo. As vendas vista apresentam as seguintes caractersticas: O pedido e o fornecimento so criados em uma etapa, apesar de voc receber um documento para cada um deles. A sada de mercadorias lanada posteriormente como uma transao separada, para que o cliente no precise esperar. O tipo de pedido CS utilizado para vendas vista. Possui seu prprio tipo de sada RD03, que permite imprimir uma fatura (entrada) a partir do pedido. O documento de faturamento real pode ser criado aps o lanamento da sada de mercadorias. Para isto, utilize o tipo de documento de faturamento CS. O tipo CS est configurado como a seguir: faturamento com base em um pedido sem determinao de sada, pois esta j foi efetuada no pedido sem nova determinao do preo, j que o preo no deve ser diferente da fatura impressa o lanamento em FI efetuado para uma conta de liquidao vista, no para o cliente o tipo de faturamento SV utilizado para estornos em vendas vista

Relevncia de faturamento
Uso
No Customizing para a categoria de item, o usurio pode determinar a base para faturamento ao utilizar o cdigo Relevncia de faturamento.

Isso permite executar os seguintes controles: A: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma remessa A entrega a base para faturamento. O status do documento para faturamento s atualizado na entrega.

B: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma ordem O documento de vendas a base para faturamento. O status do faturamento definido pela quantidade necessria. No sistema standard, as categorias de item REN (devolues) e BVN (vendas vista) so configuradas dessa forma.

C: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma ordem O documento de vendas a base para faturamento. O status do faturamento definido pela quantidade prevista. No sistema standard, as categorias de item G2N (nota de crdito) e L2N (nota de dbito) so configuradas dessa forma.

D: Relevante para pr-forma Para criar uma fatura pr-forma, o cdigo da relevncia de faturamento deve estar em branco. Alm disso, o cdigo D para processamento de operao interempresarial deve ser utilizado da seguinte forma: No caso de entregas gratuitas, o usurio deve efetuar uma alocao interna na empresa para a remessa. O cdigo D permite efetuar entregas gratuitas. F: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma ordem Status conforme a quantidade de entrada de faturas Relevante para faturamento criado a partir de uma ordem com base na quantidade de entrada de faturas (transao comercial com terceiros). O sistema s coloca a ordem na lista de documentos de faturamento a fazer se a fatura tiver sido recebida do fornecedor e processada em Compras. Aps a entrada de cada fatura, criada uma fatura de cliente alm da quantidade indicada na fatura recebida. A ordem tem validade at que a prxima fatura do fornecedor seja recebida.

No sistema standard, a categoria de item TAS (transao comercial de terceiros) configurada dessa forma. Alternativamente, esse procedimento pode se referir quantidade de mercadorias recebidas. O usurio pode controlar se a quantidade de entrada de faturas ou a quantidade de mercadorias recebidas relevante para faturamento ao executar o controle de cpia para faturamento em nvel de item no campo de quantidade de faturamento.

G: Relevante para faturamento criado a partir de ordem da quantidade de remessa

A ordem relevante para faturamento, exceto para a quantidade acumulada j fornecida. Isso significa que possvel faturar um nmero de remessas parciais em uma transao.

H: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma remessa sem quantidades zero O usurio pode utiliz-lo para evitar que itens com montante zero sejam includos no documento de faturamento.

I: Relevante para documentos de faturamento criados a partir de uma ordem programa de faturamento O faturamento executado mediante a utilizao do programa de faturamento e seu status. O status do item de ordem considerado como o status total das estatsticas de faturamento do programa de faturamento. No sistema standard, as categorias de item WVN (Servio), MVN (aluguel) e TAO (faturamento parcial) so configuradas dessa forma.

J: Relevante para remessas entre pases da UE. A entrega somente relevante para faturamento se : 1. a chave Centros no exterior estiver ativada no Customizing 2. o pas exportador (onde o centro estiver localizado) e o pas de destino (pas recebedor da mercadoria) forem diferentes pases da UE. No sistema standard, as categorias de itens KBN (reposio de artigos em consignao), KAN (recolha de artigos em consignao) e NLN (entrega e reabastecimento) so configuradas dessa forma.

K: Relevante para documentos de faturamento parcial criados a partir de uma remessa O usurio utiliza esses cdigos para selecionar itens e quantidades parciais em Faturamento.

Processamento do faturamento
Objetivo
Durante o processamento do faturamento, o usurio cria, modifica e elimina documentos (faturas, notas de crdito e de dbito etc.).

Caractersticas
possvel criar documentos de faturamento: com referncia a uma ordem do cliente

com referncia a uma remessa com referncia a transaes externas

O usurio pode fazer referncia a um documento inteiro, a itens individuais ou a quantidades parciais de itens. possvel criar documentos de faturamento ao: fazer com que o sistema processe automaticamente uma lista de documentos de faturamento a fazer como uma tarefa em background processar manualmente a partir de uma lista de trabalho criar explicitamente um documento de faturamento

Tambm possvel utilizar as seguintes formas de liquidao: combinar vrios documentos de SD em um documento de faturamento coletivo faturar um ou mais documentos de SD com vrios documentos de faturamento (o que conhecido como partio de fatura) criar uma fatura individual para cada documento de vendas

Processo de faturamento

Vendas
Ordem

Expedio
Entrega

Faturamento
Fatura

Contabilidade
100.100.-

Ordem

Fatura

100.100.-

Solic. nota de crdito

Nota crdito

10.10.-

Fatura

Fatura de estorno

100.100.-

0.12

SAP AG 1999

Cada documento de faturamento requer um documento de referncia (exceo: faturamento de transaes externas). Podem ser: Documento de venda Entrega Documento de faturamento No faturamento explcito, preciso entrar o nmero do documento de referncia como a transao a ser faturada.

Documento de referncia

Documento de faturamento
Fatura Nota de crdito Nota de dbito Devoluo de nota de crdito Nota de crdito Fatura pr-forma Fatura de estorno Nota de estorno de crdito Lista de faturas Doc. fat. transao externa Faturamento interno Nota de crdito de bnus

Documento de referncia
Doc. de venda ou fornecimento Solic. nota de crdito/doc. fat. Solic. nota de dbito/doc. fat. Documento de devoluo Solicitao de correo de fatura Doc. de venda ou fornecimento Documento de faturamento Nota de crdito Documento de faturamento Transao externa Fornecimento Solicitao de bnus

0.13

SAP AG 1999

Obs: Fornecimento o mesmo que REMESSA.


Na criao de um documento de faturamento, preciso sempre ter uma referncia a um documento existente. Os dados sero copiados do documento de referncia para o documento de faturamento. Para faturamento baseado em fornecimento, a quantidade a ser faturada, por exemplo, pode ser copiada do fornecimento; os preos, no entanto, so copiados da ordem subjacente. O documento de referncia exibido como a origem no nvel do cabealho da tabela de controle de cpia.

Fluxo de documentos

Ordem
Cabealho Item Ambiente

Fluxo de documentos
Documento Ordem . Entrega 374410/10 80001832/10 Data 05/06 09/06 09/06 30/06 30/06 Qtd 10 10 10 10 10 UM unid unid unid unid unid

Entrega
Cabealho Item

. Sada mercadorias 490002199/1 Fatura . Doc. contbil 90000919/10 1000001493

Doc.

faturamento

Cabealho Item

Enviado para contabilidade financeira Exibir documento

0.14

SAP AG 1999

A rede de documentos no processamento de Vendas e distribuio permite que voc encontre todos os documentos antecedentes e subseqentes relacionados. possvel exibir documentos individuais no fluxo de documentos. Nota: Voc pode chamar o fluxo de documentos para a ordem inteira ou para itens individuais. (Dica: Para exibir o fluxo de documentos de cabealho, possvel acessar diretamente o fluxo de documentos a partir da primeira tela, atravs de Ambiente) Junto com o fluxo de documentos, tambm possvel utilizar a exibio para o status, para monitorar o processamento da transao. Nota: Para garantir que todos os documentos subseqentes criados para a transao apaream no fluxo de documentos, possvel consult-los na tela de exibio da ordem.

Fluxo de dados
Exemplo: Faturamento relacionado a fornecimento
Por exemplo: Pagador Nmero do item Determ. preo Textos

Ordem

Entrega

Fatura

Por exemplo: recebedor montante textos

Fluxo doc. Fluxo de dados

0.15

SAP AG 1999

possvel influenciar o fluxo de dados dos documentos de referncia para os documentos de faturamento. Isso feito utilizando: tipos de faturamento (por exemplo, para textos, parceiros)

controle de cpia; as opes de controle so as seguintes: Em nvel de cabealho: Dados de comrcio exterior Nmero de atribuio Nmero de referncia Atribuio de nmero do item Em nvel de item Quantidade Determ. preo Tambm possvel utilizar as rotinas de transferncia de dados para influenciar o fluxo de dados para atender s necessidades individuais do usurio. Por exemplo, as condies de pagamento podem ser copiadas a partir do mestre de cliente, em vez de a partir do documento antecedente de vendas.

Controle de cpia

Meta Tipo doc. fat.

Origem Tipo fornec.

Cabealho F2

LF

Meta Origem Tipo doc. fat. Tipo fornec.

Origem Cat. de item

Item

F2

LF

TAN

0.16

SAP AG 1999

O administrador do sistema pode definir como os dados so transferidos no processo de faturamento na tabela de controle de cpia. Os controles so determinados para: o cabealho (alvo: tipo de documento de faturamento, origem: tipo de documento de venda) o item (alvo: tipo de doc. de faturamento, origem: tipo de doc. de venda, categoria de item) Os controles seguintes encontram-se em nvel de cabealho: Doc. de referncia: que documentos podem ser utilizados como referncia para o faturamento? Determinao de dados de comrcio exterior, nmeros de alocao, nmeros de referncia e nmeros de item Os controles seguintes encontram-se em nvel de item: Quantidade do faturamento: que quantidades devem ser faturadas - a quantidade da ordem ou a do fornecimento? Clculo de preos e taxa de cmbio Se o clculo de preos deve ser realizado outra vez ou se os preos da ordem devem ser copiados, e com que taxa de cmbio? Atualizao de quantidade e valor no documento de referncia De onde as condies do documento de faturamento podem ser retiradas (por exemplo, copiar os custos de frete do documento de frete)?

Condies para efetuar cpia

Documento de venda

Material: Quantidade:

4711 10

Status faturamento? Bloq. faturamento? Sada mercadorias? Doc. faturamento Encerramento? . . . . Status faturamento? Material: 4711 Bloq. faturamento? Quantidade: 10 . . . .

0.17

SAP AG 1999

Voc pode determinar as solicitaes para faturar um documento de vendas em Solicitaes no Controle de cpias. possvel determinar condio para efetuar cpia para: o cabealho itens Com as solicitaes no controle de cpias, voc pode, por exempo, determinar se a entrada de mercadorias precisa ser lanada antes da execuo do faturamento. possvel definir suas prprias solicitaes utilizando a transao VOFM.

Quantidade do faturamento

Doc. faturamento
Baseado em uma ordem (por exemplo, ordem standard)

Quantidade do faturamento
Quantidade da ordem menos a quantidade j faturada Quantidade j fornecida menos a quantidade j faturada

Baseado em uma solicitao de nota de crdito Baseado em um fornecimento (ex.: tipos fat. F1 e F2) Fatura pr-forma F5 Fatura pr-forma F8

Quantidade da ordem menos a quantidade j faturada Quantidade j fornecida menos a quantidade j faturada Quantidade da ordem Quantidade do fornecimento

0.18

SAP AG 1999

O faturamento refere-se s quantidades do fornecimento e da ordem. Tambm possvel considerar as quantidades j faturadas (dependendo da rea em que o tipo de faturamento relevante utilizado). Os exemplos acima foram definidos na verso standard.

Desta forma, possvel, por exemplo, criar um documento de faturamento relacionado a uma ordem para quantidades j fornecidas.

Determinao de preos no documento de faturamento


Preo: Mat.
De 1 unid 10 unid 20 unid

M1
10,00 9,50 9,00

Preo: Mat.
De 1 unid 10 unid 20 unid

M1
11,00 10,50 10,00

Desconto
De 50,00 100,00 1% 2%

Tempo

Janeiro

Maro

Ordem
M1 20 unid 20 x 9,00 Desconto manual M1

Fatura A Fatura A M1 10 unid 10 x 9,50 Desconto manual Invoice B Invoice B M1 10 unid 10 x 10,50 Desconto 2 % Fatura C Fatura C M1 10 unid 10 x 10,50 Desconto 2 % Desconto manual Fatura D/G/H Fatura D/G/H M1 10 unid 10 x 9,00 Desconto manual

Entrega Remessa Remessa


10 unid

0.19

SAP AG 1999

No faturamento, os seguintes tipos de determinao de preos possveis podem ser definidos para os itens a seguir: A: Os elementos de determinao de preos so copiados do documento de referncia e atualizados conforme a escala. B: A determinao de preos realizada outra vez. C: Os elementos de preos manuais so copiados, a determinao de preos realizada outra vez para os outros. D: Os elementos de preo so copiados do documento de referncia sem serem modificados. G: Os elementos de preo so copiados do documento de referncia sem serem modificados. As condies dos impostos so determinadas outra vez. H: Os elementos de preo so copiados do documento de referncia sem serem modificados. O frete determinado outra vez. O administrador do sistema pode atribuir um tipo de determinao de preos ou definir tipos novos para cada combinao de tipo de documento de faturamento e categoria de item. O administrador do sistema tambm pode definir a forma como a taxa determinada.

0.20

Determinao de preo e condies


Objetivo
O termo determinao de preo amplamente utilizado para descrever o clculo de preos (para utilizao externa por clientes ou fornecedores) e os custos (para objetivos internos, como a contabilidade de custos). As condies representam um conjunto de circunstncias que se aplicam quando um preo calculado. Por exemplo, determinado cliente pede uma quantidade especfica de um produto em determinado dia. Os fatores variveis nesse caso o cliente, o produto, a quantidade pedida e a data determinam o preo final que o cliente obtm. As informaes sobre cada um desses fatores podem ser gravadas no sistema como dados mestre. Esses dados mestre so gravados na forma de registros de condio.

Tcnica de condies na determinao de preo


A tcnica de condies se refere ao mtodo pelo qual o sistema determina os preos a partir das informaes gravadas em registros de condio. Em Vendas e distribuio, os vrios elementos utilizados na tcnica de condies so definidos e controlados no Customizing. Durante o processamento de ordem, o sistema utiliza a tcnica de condies para determinar vrias informaes importantes de determinao de preo. Por exemplo, o sistema determina automaticamente o preo bruto que deve ser cobrado do cliente, alm das dedues e suplementos relevantes, com base nas condies que se aplicam.

Exemplo de determinao de preo na ordem do cliente A figura a seguir mostra como a tcnica de condies funciona em background para produzir as informaes sobre determinao de preo. O diagrama mostra como os vrios elementos da tcnica de condies funcionam juntos.

Por que neste material o preo foi determinado atravs de uma escala de preos. Este material no consta nos Dados Mestre de Cliente/Material.

1. O sistema determina o esquema de clculo de preos de acordo com as informaes definidas no tipo de documento de vendas e no registro mestre de cliente. 2. O esquema de clculo de preos define os tipos de condio vlidos e a seqncia em que aparecem na ordem do cliente. No exemplo, a partir do primeiro tipo de condio (PR00) no esquema de clculo, o sistema comea a pesquisa de um registro de condio vlido. 3. Cada tipo de condio do esquema de clculo pode ter uma seqncia de acesso atribuda a ele. Nesse caso, o sistema utiliza a seqncia de acesso PR00. O sistema segue os acessos especificados at encontrar um registro de condio vlido. (Embora esse diagrama no mostre, cada acesso especifica uma determinada tabela de condies. A tabela fornece a chave com que o sistema pesquisa os registros). 4. No exemplo, o primeiro acesso (a pesquisa de um preo de material especfico de cliente) no bemsucedido. O sistema passa para o acesso seguinte e encontra um registro vlido. 5. Em seguida, o sistema determina o preo de acordo com as informaes gravadas no registro de condio. Se existir uma escala de preos, o sistema calcula o preo adequado. No exemplo, o item de ordem do cliente pede 120 unidades do material. Ao utilizar o preo de escala que se aplica a quantidades de 100 unidades ou mais, o sistema determina um preo de US$ 99 por unidade. O sistema repete esse processo para cada tipo de condio do esquema de clculo e determina um preo final.

Introduo tcnica de condies Uso


Esta seo descreve os elementos da tcnica de condies. A seo est organizada de modo a refletir a seqncia provvel de eventos que o usurio deve seguir ao implementar a determinao de preo no Customizing. O sistema R/3 standard inclui elementos predefinidos para as atividades de determinao de preo de rotina. Por exemplo, o sistema standard inclui tipos de condio para elementos bsicos de preo, tais como preos de material, dedues de cliente e material, e suplementos, tais como frete e IVA. No caso de cada elemento, possvel utilizar ou modificar a verso standard ou criar definies totalmente novas para atender s necessidades empresariais do usurio. Em geral, a seqncia de atividades a seguinte: 1. Definir os tipos de condio para cada elemento de preo (preos, dedues e suplementos) que ocorre nas transaes comerciais dirias. 2. Definir a tabela de condies que permite gravar e recuperar registros de condio para cada um dos diferentes tipos de condio.

3. Definir as seqncias de acesso que permitem ao sistema encontrar os registros de condio vlidos. 4. Agrupar os tipos de condio e estabelecer a seqncia desses tipos no esquema de clculo.

Cenrio empresarial

Na determinao do preo: preos, dedues,

sobretaxas, frete e impostos (conhecidos como condies) devem ser determinados automaticamente para as transaes empresariais.
Deve haver tambm uma opo para alterar essas

condies manualmente.
J que as necessidades diferem de uma

sociedade para a seguinte, a determinao do preo deve ser configurvel.

SAP AG 1999

Grupos de condies

Condies Condi

Determ. preo Determ. pre


Lista preos Preo material Especfico cliente Outros

Dedues/ sobretaxas Dedu es/


Cliente Material Grupo de preo Grupo de materiais Cliente/grupo de materiais Cliente/material Grupo de preo/grupo de materiais Outros

Frete
Incoterms parte 1 Incoterms, partes 1+2 Outros

Impostos
Pas origem/ pas dest. Internos Exportao Outros

SAP AG 1999

Os dados sobre as condies so armazenados nos registros de condies. As condies podem ser determinadas em qualquer nvel necessrio. Os nveis em que a determinao do preo realizada com mais freqncia foram predefinidos na verso standard. possvel acrescentar nveis facilmente, se necessrio. Um catlogo de campos standard, contendo os campos mais utilizados na determinao do preo, fornecido com o R/3. Entretanto, voc pode tornar as condies dependentes de quaisquer campos do documento, mas preciso adicionar esses campos ao catlogo de campos.

Registros de condies

Tipo condio:
Nvel em que a condio definida

KA00 Desc. promocional 1000 01 C1 M1 2. Perodo 2 1 mai - 30 mai


1000 $ 2000 $ 3000 $ Limite inf. : Limite sup. : 2- % 3- % 4- % 5- % 0 %

Organiz. vendas: Canal distribuio: Cliente: Material: 1. Perodo 1 1 mar - 30 abr


1000 $ 2000 $ 3000 $ 1- % 2- % 3- %

Limite inf. : 5- % Limite sup. : 0 %


SAP AG 1999

possvel limitar um acordo de preo a um determinado perodo definindo um perodo de validade. Por exemplo: Listas de preos diferentes para anos diferentes
Descontos concedidos apenas durante uma oferta especial Os valores em um registro de condio (preo, sobretaxa, desconto) podem ser atualizados de acordo com uma escala. Voc pode definir um nmero ilimitado de nveis em uma escala. possvel definir o limite superior e o inferior para cada registro de condio. As modificaes manuais em elementos de preo determinadas pelo sistema s podem ser efetuadas dentro desses limites.

Tipos de condio
Uso
Um tipo de condio uma representao no sistema de algum aspecto das atividades dirias de determinao de preo do usurio. Por exemplo, possvel definir um tipo de condio especfico para cada tipo de preo, deduo ou suplemento ocorrido nas transaes comerciais.

Exemplo de um tipo de condio O usurio deve definir o tipo de condio para uma deduo especial de material. O usurio especifica que o sistema calcula a deduo como um montante (por exemplo, uma deduo de US$ 1 por unidade de venda). Tambm possvel determinar que o sistema calcule a deduo como uma porcentagem (por exemplo: uma deduo de 2% para ordens acima de 1.000 unidades). Para utilizar as duas possibilidades, preciso definir dois tipos diferentes de condio. A figura a seguir mostra como os tipos de condio podem ser utilizados durante a determinao de preo em um documento de vendas.

Tipos de condies

Chave PR00 K007 K029

Denominao Preo Pre % desconto Desconto/peso Desconto/peso

Dados de controle

Regra clculo: Base de clculo:

porcentagem escala valores

Regra clculo: montante/peso Base de clculo: escala valores

Exemplos
Base de clculo Regra clculo 100 $ 1000 $ 10000 $ 1- % 2- % 4- % Base de clculo Regra clculo 100 kg 1000 kg 10000 kg $ 1- por 1 kg $ 3$ 5-

SAP AG 1999

O tipo de condio determina a categoria de uma condio e a forma como ela utilizada. A regra de clculo e a base de clculo podem ser controladas para cada tipo de condio. Bases de clculo possveis Regras de clculo possveis - Valor Porcentagem a partir de um valor inicial Montante fixo - Quantidade Montante por unidade de medida - Peso Montante por unidade de peso - Volumes Montante por unidade de volume - Quadro temporal Quantidade por unidade de tempo Cada tipo de condio pode ser definido como sobretaxa automtica, deduo ou ambos. No exemplo da figura anterior, duas dedues se aplicam ao item de ordem do cliente. A primeira deduo uma deduo porcentual baseada na quantidade pedida. A segunda deduo uma deduo fixa baseada no peso total do item.

Tipos de condio no sistema R/3 standard


O sistema standard inclui, entre muitos outros, os seguintes tipos de condio predefinidos: Tipo de condio PR00 K004 K005 K007 K020 KF00 UTX1 UTX2 Descrio Preo Deduo de material Deduo de material especfica de cliente Deduo de cliente Deduo de grupo de preo Suplemento de frete (por item) Imposto estadual Imposto distrital

UTX3

Imposto municipal

Criao e atualizao de tipos de condio


possvel modificar e atualizar os tipos de condio fornecidos na verso standard do sistema SAP R/3 ou criar novos tipos de condio para atender s necessidades da organizao. possvel criar e atualizar tipos de condio no Customizing. Para acessar a tela de tipo de condio a partir da primeira tela do Customizing de Vendas e distribuio:

1. Funes bsicas Determinao preo Controle da determinao de preo Definir tipos de


condio. O sistema exibe uma caixa de dilogo com a lista das opes de transao. Selecionar a transao correspondente para definir os tipos de condio.

2. Na viso Condies: Tipos de condio, possvel modificar os tipos de condio existentes ou criar
novos tipos.

Esquemas de clculo
Uso
A principal funo de um esquema de clculo definir um grupo de tipos de condio em uma seqncia determinada. O esquema de clculo tambm determina: Que subtotais so exibidos durante a determinao de preo At que ponto a determinao de preo pode ser processada manualmente Que mtodo o sistema utiliza para calcular os suplementos e dedues percentuais Os requisitos a que determinado tipo de condio deve atender para que o sistema considere a condio

Exemplo de esquema de clculo Se um departamento de vendas processa ordens de vrios clientes estrangeiros, o departamento pode agrupar os clientes por pas ou regio. Em seguida, possvel definir um esquema de clculo para cada grupo de clientes. Cada esquema pode incluir tipos de condio que determinem, por exemplo, impostos especficos de um pas. No processamento de ordem, possvel indicar esquemas de clculo para clientes especficos e para tipos de documento de vendas. O sistema determina automaticamente o esquema a ser utilizado.

Esquemas de clculo no sistema R/3


O sistema standard contm esquemas de clculo predefinidos, que contm tipos de condio usados com freqncia juntamente com as seqncias de acesso correspondentes. Naturalmente, o usurio pode modificar esses esquemas ou criar o prprio esquema a partir do zero.

Esquema de clculo
Organiz. vendas, canal distribuio, setor ativ. Organiz. vendas, canal distribuio, setor ativ.

Documento SD Documento SD

Esquema de clculo Esquema de clculo Nvel de ref. Nvel de ref.

Emissor da ordem Emissor da ordem Manual Manual Requisito Requisito 2

Etapa Tipo condio Denominao Etapa Tipo condio Denominao 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


SAP AG 1999

PR00 KA00 RA01 RA00

Preo Valor bruto Desc. oferta esp. % desconto % desconto Valor desconto Valor lquido % desc. cabe. Frete Valor lquido 2 IVA liquidado Base desconto Desconto

2 X 3-5

2 2 2

HA00 HD00 MWST SKTO

Todos os tipos de condies permitidos na determinao do preo se encontram no esquema de clculo. Determine a forma como o sistema deve utilizar as condies atravs da definio de requisitos para cada condio. A seqncia em que o sistema acessa as condies no documento comercial tambm determinada por intermdio desse procedimento. O nvel de referncia fornece um mtodo para definir uma base diferente para o clculo do tipo de condio e tambm para agrupar condies de subtotais. O esquema de clculo pode conter qualquer nmero de subtotais entre os preos bruto e lquido. possvel assinalar um tipo de condio no esquema de clculo como sendo: uma condio obrigatria uma condio entrada manualmente somente para fins estatsticos.

Seqncias de acesso
Uso
Uma seqncia de acesso uma estratgia de pesquisa que o sistema utiliza para encontrar dados vlidos para um determinado tipo de condio. Ela determina a seqncia em que o sistema pesquisa os dados. A seqncia de acesso composta de um ou mais acessos. A seqncia dos acessos estabelece quais registros de condio tm prioridade sobre os outros. Os acessos indicam ao sistema onde procurar em primeiro lugar, em segundo e assim por diante, at encontrar um registro de condio vlido. O usurio deve indicar uma seqncia de acesso para cada tipo de condio para o qual cria registros de condio.

Existem alguns tipos de condio para os quais o usurio no cria registros de condio (por exemplo, as dedues de cabealho que so entradas apenas manualmente). Esses tipos de condio no exigem uma seqncia de acesso.

Exemplo de seqncia de acesso

Um departamento de vendas pode oferecer aos clientes diversos tipos de preo. O departamento pode criar, por exemplo, os registros de condio a seguir no sistema: Um preo bsico para um material Um preo especial especfico de cliente para o mesmo material Uma lista de preos para clientes importantes Durante o processamento de orde m , um cliente pode, em teoria, se qualificar para os trs preos. A seqncia de acesso permite que o sistema acesse os registros de dados em determinada seqncia at encontrar um preo vlido. Nesse exemplo, talvez o departamento de vendas deseje usar o preo mais favorvel para determinado cliente. Por isso, o departamento garante que o sistema pesquise um preo especfico de cliente. A figura a seguir mostra como o sistema pesquisa o registro relevante.

Seqncia de acesso
Tipo condio PR00 K007 K020 Seqncia acesso PR02 Preo Pre % desconto Desconto cliente import. Desconto cliente import.
Seqncia acesso PR02 Seqncia acesso K007 Seqncia acesso K020

Tabelas condies 1. Cliente / material 2. Lista preos / moeda / material


Geral Especfico

3. Material
SAP AG 1999

Para cada tipo de condio (com exceo de tipos de condies cabealho e manual apenas) no esquema de clculo, definida uma seqncia de acesso (estratgia de pesquisa). Essa estratgia de pesquisa define a seqncia em que o sistema l os registros de condies de um tipo de condio. Cada acesso realizado durante a seqncia de acesso feito atravs de uma tabela de condies. Uma tabela de condies uma combinao de campos que compem a chave de um registro de condio. possvel estabelecer requisitos para um acesso.

Seqncias de acesso no sistema R/3 standard


O sistema R/3 standard contm seqncias de acesso predefinidas para cada tipo de condio standard. Em geral, os nomes das seqncias de acesso correspondem aos tipos de condio para os quais foram projetados. Por exemplo, a seqncia de acesso de uma deduo de material (tipo de condio K004) tambm chamada de K004.

Tabelas de condies
Uso
Uma tabela de condies define a combinao de campos (a chave) que identifica um registro de condio individual. Um registro de condio consiste na maneira como o sistema grava os dados de condio especficos entrados no sistema como registros de condio. Por exemplo, ao entrar o preo de um produto ou uma deduo especial para um bom cliente, o usurio cria registros de condio individuais.

Exemplo de tabela de condies Um departamento de vendas cria registros de condio para preos de material especficos de cliente. O sistema R/3 standard inclui a tabela de condies 005 para esse objetivo. A chave da tabela 005 inclui os seguintes campos: Organizao de vendas Canal de distribuio Cliente Material

Os dois primeiros campos identificam dados organizacionais importantes e os dois ltimos expressam a relao entre clientes e materiais especficos. Quando o departamento de vendas cria um registro de condio para uma deduo ou preo de material especfico para um cliente, o sistema utiliza automaticamente a tabela de condies 005 para definir a chave e gravar o registro. A figura a seguir mostra a conexo entre a tabela de condies e os registros de condio posteriores.

Tabelas de condies na verso standard

O sistema standard inclui tabelas de condies predefinidas e as especifica para cada acesso em cada seqncia de acesso predefinida.

Pr-requisitos para determinao de preo automtica


Para que o sistema determine os preos automaticamente, necessrio atender aos pr-requisitos a seguir: Os registros de condio j devem existir no sistema para cada um dos tipos de condio que o sistema deve aplicar automaticamente. Para obter mais informaes sobre a criao e atualizao de registros de condio, vide Registros de condio. Onde necessrio, os dados devem ser atualizados nos registros mestre de cliente e material correspondentes. Para, por exemplo, aplicar dedues a grupos especiais de materiais ou clientes, o sistema s pode executar a determinao de preos automtica quando os grupos estiverem especificados nos registros mestre de cliente ou material relevantes.

Dados mestre de material


Os campos relacionados a preo no registro mestre de material podem ser encontrados nas telas Vendas: org.vendas 1 e org.vendas2. Classificao fiscal: indica at que ponto o material est sujeito ao IVA. Material de preo: nesse campo possvel definir outro material como uma referncia para informaes de determinao de preo. Se o usurio indicar uma referncia, o sistema utiliza todos os registros de condio que se aplicam ao material de referncia durante a determinao de preo automtica. Grupo de mercadorias: define um grupo de materiais ao qual o usurio deseja aplicar o mesmo registro de condio. Por exemplo, ao utilizar um grupo de mercadorias, possvel indicar uma deduo que se aplique a determinada faixa de produtos. Desconto: nesse campo possvel indicar se o material est ou no qualificado para um desconto.

Dados mestre de cliente


A maioria dos campos do registro mestre de cliente relacionados determinao de preo exibida na ficha de registro Pedidos sob os dados de vendas. Esquema de cliente: aqui definido o esquema de clculo para um cliente. possvel criar e atualizar os esquemas de clculo no Customizing de Vendas e distribuio. Durante o processamento de ordem, o esquema de clculo determina os tipos de elemento de preo que podem ser utilizados e a seqncia em que esses elementos so processados. Lista de preos: os tipos de lista de preos permitem aplicar um preo de material em determinada moeda a um grupo de clientes. Por exemplo, possvel indicar um tipo de lista de preos que se aplique a todos os clientes atacadistas de um dos mercados de exportao. Grupo de preo: os grupos de preo permitem aplicar uma deduo a determinado grupo de clientes. Classificao fiscal: (o usurio pode encontrar a classificao fiscal na ficha de registro Faturamento.) Aqui possvel atualizar as classificaes fiscais para os clientes.

Passo-a-passo Viso geral da Determinao de Preos.

Viso geral de determinao do preo (1)

Documento
Item 10 120 un

SAP AG 1999

Neste exemplo, criada uma ordem de 120 unidades de um material. O sistema deve determinar o
preo automaticamente.

Viso geral de determinao do preo (2)

Esquema de clculo
1. Preo 2. Desconto 1 3. Desconto 2 PR00 KA00 RA01

Documento
Item 10 120 un

SAP AG 1999

Primeiramente, determinado o esquema de clculo relevante, com base na rea de vendas, no cliente e no tipo de documento de vendas.

Viso geral de determinao do preo (3)

Esquema de clculo
1. Preo 2. Desconto 1 3. Desconto 2 PR00 KA00 RA01

Documento
Item 10 120 un

Tipo condio:

PR00

Seqncia acesso: PR02

SAP AG 1999

O sistema l o tipo de condio da primeira etapa. Ele determina a seqncia de acesso atribuda para esse tipo de condio.

Viso geral de determinao do preo (4)

Esquema de clculo
1. Preo 2. Desconto 1 3. Desconto 2 PR00 KA00 RA01

Documento
Item 10 120 un

Tipo condio:

PR00

Seqncia acesso: PR02 Seqncia acesso: PR02


Tabelas condies: 1. Cliente / material 2. Lista preos / moeda / material 3. Material

SAP AG 1999

O sistema l a seqncia de acesso. A seqncia das tabelas de condies representa a estratgia de pesquisa de localizao do registro de condio relevante. Cada tabela de condies representa um acesso passvel de ser realizado para um registro de condio com a chave indicada.

Viso geral de determinao do preo (5)

Esquema de clculo
1. Preo 2. Desconto 1 3. Desconto 2 PR00 KA00 RA01

Documento
Item 10 120 un

Tipo condio:

PR00

Seqncia acesso: PR02 Seqncia acesso: PR02


Tabelas condies: 1. Cliente / material 2. Lista preos / moeda / material 3. Material

Reg. p/ tipo condio PR00


No h um registro vlido H um registro vlido
SAP AG 1999

O sistema pesquisa registros de condio vlidos com a chave indicada pela tabela de condies (acessos). Se o primeiro acesso no encontrar um registro de condio vlido, o sistema pesquisa o acesso seguinte utilizando a tabela de condies seguinte.

Viso geral de determinao do preo (6)

Esquema de clculo
1. Preo 2. Desconto 1 3. Desconto 2 PR00 KA00 RA01

Documento
Item 10 PR00 Preo Preo 120 un US$ 99 $ 99

KA00 Desconto US$ 1Desconto $ 1RA01 Desconto 2- % RA01 Desconto 2- %

Tipo condio:

PR00

Seqncia acesso: PR02 Seqncia acesso: PR02


Tabelas condies: 1. Cliente / material 2. Lista preos / moeda / material 3. Material

Reg. p/ tipo condio PR00


No h um registro vlido H um registro vlido
SAP AG 1999

A partir de 1 UN $ 99 A partir de 100 UN $ 99 A partir de 200 UN $ 98

Aps ter encontrado um registro de condio vlido para um acesso, o sistema l o registro de condio e copia o valor correspondente escala para o documento de vendas. O processo inteiro repetido para cada tipo de condio at que o sistema tenha terminado todo o esquema de clculo.

Determinao de preo manual


Uso
Durante o processamento de ordem, possvel manipular a determinao de preo no nvel do cabealho e do item. As opes para processamento manual de uma tela de determinao de preo dependem dos tipos de condio individuais. No Customizing, o nvel de manipulabilidade para cada tipo de condio definido precisamente. As seguintes definies so possveis: Um tipo de condio no est restrito ao prprio processamento manual (por exemplo, a entrada dos custos de frete). As entradas manuais tm prioridade sobre os resultados da determinao de preo automtica ou vice-versa. Um tipo de condio no pode ser modificado manualmente (por exemplo, no caso do IVA determinado automaticamente).

Modificaes no processamento manual


De acordo com a extenso em que o processamento manual permitido para um tipo de condio, possvel efetuar as atividades a seguir durante o processamento de orde m : Modificar o montante de uma condio. Eliminar um elemento de preo. Entrar elementos adicionais de preo.

Para adicionar elementos de preo a um documento de venda s , s possvel entrar os elementos para os quais so definidos tipos de condio correspondentes e para os quais permitido o processamento manual.

Modificao manual de preos em documentos

Condies de determ. do preo Condies de determ. do preo PR00 Preo PR00 Preo KA00 Desconto KA00 Desconto $ 100 $ 100 1- % 1- %
Modificao

Condies determ. preo Condies determ. preo PR00 Preo PR00 Preo KA00 Desconto KA00 Desconto
SAP AG 1999

Tela detalhada
Modific. manualmente Entr. manualmente

$ 90 $ 90 1- % 1- %

Os preos, sobretaxas e descontos determinados automaticamente pelo sistema podem ser modificados manualmente, sendo assinalados como tal. Nos registros de condies, possvel definir limites dentro dos quais pode ser feita uma modificao manual (por exemplo, fornecer um desconto que s poderia sofrer modificao na faixa de 1% a 3%). Alm de serem determinadas automaticamente, as condies tambm podem ser entradas manualmente no documento de vendas. So marcadas como tendo sido entradas manualmente. possvel modificar ou criar condies na tela de condies.

possvel evitar que um tipo de condio seja modificado manualmente efetuando as opes apropriadas no Customizing.

Condies de cabealho e item Uso


O sistema standard inclui tipos de condio aplicadas apenas no nvel do cabealho, as condies do cabealho. Os tipos de condio usados apenas para itens so chamados condies de item. O sistema standard tambm inclui alguns tipos de condio usados no nvel do cabealho e do item: Porcentual do bruto (RA01) Desconto absoluto (RB00) Desconto por peso (RD00).

Condies de cabealho
A determinao de preo automtica no considera as condies de cabealho. Por isso, no possvel criar registros de condio para essas condies no sistema standard. O usurio deve entrar as condies de cabealho manualmente no processamento de ordens. O R/3 inclui as condies de cabealho a seguir: Deduo porcentual (HA00) Desconto absoluto (HB00) Frete (HD00) Valor da ordem (HM00)

Condies de item
No sistema standard, a maioria dos tipos de condio definida como condies de item. Estes so alguns exemplos de condies de item: Deduo de material (K004) Cliente/material (K005) Deduo de cliente (K007) Preo de material (PR01)

Condies no cabealho do documento


Cabealho PR00 Preo K007 Desc. cliente Valor iq. HA00 Desc. cabe. 10-% HB00 Desc. absol. cabe. Item 10 PR00 Preo K007 Desc. cliente Valor lq. HA00 Desc. cabe. 10-% HB00 Desc. absol. cabe. Item 20 PR00 Preo K007 Desc. cliente Valor lq. HA00 Desc. cabe. 10-% HB00 Desc. absol. cabe.
SAP AG 1999

125 5120 1215-

Distribuir por valor

42 240 45-

Totalizao

83 380 810-

As condies tambm podem ser entradas no nvel de cabealho do documento. So conhecidas como condies de cabealho e so vlidas para todos os itens. Essas condies de cabealho so automaticamente distribudas entre os itens com base no valor lquido. A base para a distribuio das condies do cabealho pode ser modificada no esquema de clculo, atravs da seleo da rotina apropriada (por exemplo, peso, volumes) no campo FrmBS (frmula alternativa do valor base da condio).

Distribuio entre cabealho e itens


Uso
As condies de cabealho se aplicam a todos os itens do documento e so distribudas automaticamente entre os itens. A condio de cabealho pode se basear em uma porcentagem ou em um montante absoluto. Se o usurio entrar uma condio de cabealho baseada em uma porcentagem (por exemplo, uma deduo de 2%), o sistema aplica automaticamente essa porcentagem a todos os itens do documento. Se a condio de cabealho for um montante absoluto, o sistema pode distribuir o montante entre os itens do documento de duas maneiras: O valor de uma condio de cabealho pode ser : distribudo proporcionalmente entre os itens ou o montante entrado no nvel do cabealho pode ser duplicado para cada item.

O usurio controla a distribuio das condies de cabealho absolutas no campo de preo de grupo por tipo de condio. Na verso standard, o tipo de condio HB00 marcado como uma condio de cabealho e de grupo. O tipo de condio RB00 marcado apenas como uma condio de cabealho: Tipo de condio HB00 RB00 Descrio Deduo de cabealho distribuda como porcentagem porque est marcada como condio de cabealho e de grupo Atribui a deduo de cabealho a todos os itens porque est marcada apenas como uma condio de cabealho

Exemplo
A figura a seguir mostra exemplos das duas variaes. Se o usurio entrar um desconto absoluto com o tipo de condio RB00, o sistema considera o montante entrado como uma condio de cabealho e copia o montante idntico para cada item do documento. No exem plo, o desconto absoluto de US$ 90 aparece em cada item. O valor total da condio para o documento US$ 270. No entanto, se o usurio entrar um desconto absoluto com o tipo de condio HB00, o sistema distribui o montante proporcionalmente entre os vrios itens, nesse caso, de acordo com o valor dos itens. No exemplo, o desconto absoluto de US$ 90 distribudo proporcionalmente entre os itens. O valor total da condio para o documento US$ 90.

A distribuio de uma condio de cabealho absoluta no precisa se basear em um valor. Por exemplo, possvel indicar no Customizing de Vendas que a distribuio deve se basear no peso ou no volume dos vrios itens. O usurio deve indicar a base da distribuio no campo Valor base de condio alternativa na tela de determinao de preo.

Criao de condies no cabealho do documento (1)

1. O mesmo valor definido para cada item.

Cabealho do documento Cabealho


TipoC Texto breve Montante Valor cond. RB00 Desc.absoluto $ 90$ 270... ...

Item 10 $ 300 RB00 $ 90... ... Item 20 $ 100 RB00 $ 90... ... Item 30 $ 50 RB00 $ 90... ...

SAP AG 1999

Nesse exemplo, o montante da condio de cabealho copiado para cada item da ordem.

Criao de condies no cabealho do documento (2)

1. O mesmo valor definido para cada item.

Cabealho do documento
TipoC Texto breve Montante Valor cond. RB00 Desc.absoluto $ 90$ 270... ...

2. distribudo um valor entre os itens.

Cabealho do documento Cabealho do documento


TipoC Texto breve Montante Valor cond. RB00 Desc.absoluto $ 90$ 90... ...

Item 10 $ 300 RB00 $ 90... ... Item 20 $ 100 RB00 $ 90... ... Item 30 $ 50 RB00 $ 90... ...

Item 10 $ 300 HB00 $ 60... ... Item 20 $ 100 HB00 $ 20... ... Item 30 $ 50 HB00 $ 10... ...

SAP AG 1999

No segundo exemplo, o montante da condio de cabealho distribudo entre os itens, com base em sua frao no valor lquido total. O valor foi descontado proporcionalmente entre os itens de acordo com seu respectivo preo.

Preo interno (CUSTO)


Uso
Em Determinao de preo, o usurio pode desejar comparar os preos com o preo interno ou mesmo implementar o clculo da contribuio marginal. Para isso, possvel utilizar o tipo de condio VPRS como preo de custo. O tipo de condio VPRS vai para o segmento de avaliao no mestre de materiais e , em seguida, determina o preo standard ou preo mdio.

Opes em Customizing
O tipo de condio VPRS identificado como condio estatstica no esquema de clculo (de preos). Com a utilizao da categoria de condio G, o tipo de condio VPRS vai para o segmento de avaliao no mestre de materiais e, em seguida, determina o preo standard ou preo mdio. A categoria de condio S sempre acessa o preo standard, enquanto que a categoria de condio T sempre acessa o preo mdio. A margem de lucro determinada com o uso da frmula de clculo 11 atribuda no esquema de clculo de preos. Nessa frmula de clculo, o preo de custo deduzido do subtotal do valor lquido 2.

Custo VPRS

Custo Estatstica

Categoria de cond. G

Segmento de avaliao de material

SAP AG 1999

Elementos de preo no processamento de ordem Preos


Uso
No sistema R/3 standard, a base da determinao de preo durante o processamento de orde m o preo bruto de um material. Os tipos de preo a seguir so predefinidos: Preo do material Tipo de lista de preos Preo especfico de cliente

Seleo em registros de determinao de preos competitivos


Durante a determinao de preos automtica, o sistema procura um preo bruto. Como possvel gravar diversos tipos de informaes sobre determinao de preo no sistema, os registros de determinao de preo podem competir entre si em certas circunstncias. Por exemplo, alm de um preo bsico de material, pode existir um preo especial de material para determinado cliente. No sistema R/3 standard, o sistema seleciona o registro mais especfico o preo especfico de cliente. Se no existe um preo especfico de cliente, o sistema procura uma categoria de lista de preos vlida. Se no existe um tipo de lista de preos vlida, o sistema utiliza o preo bsico de material. Essa estratgia de pesquisa determinada durante a configurao do sistema no Customizing de V endas e distribuio. Para obter mais informaes, vide Seqncias de acesso.

Preos de material
Ao criar um preo de material, possvel indicar : Um preo ou escala de preos para um material especfico Uma combinao de organizao de vendas e canal de distribuio para a qual o preo de material seja vlido.

No Customizing de Vendas e distribuio, possvel indicar que as informaes sobre determinao de preo atribudas a uma combinao especfica de organizao de vendas e canal de distribuio podem ser compartilhadas por outras combinaes. Para obter mais informaes, vide o Guia de implementao on-line.

Tipos de lista de preos


De acordo com a poltica de determinao de preos da sociedade, possvel definir os prprios tipos de lista de preos para atender s necessidades da empresa. Por exemplo, possvel definir tipos de lista de preos por grupos de clientes (atacadista, varejista etc.) e por moeda (listas de preos para cada pas estrangeiro com que a sociedade negocia). Os registros de condio so criados para cada tipo de lista de preos. Para isso, o usurio usa os mesmos dados organizacionais utilizados para preos de material (organizao de vendas, canal de distribuio). Em seguida, possvel atribuir tipos de lista de preos a cada cliente no respectivo registro mestre.

Preos especficos de cliente


Ao fornecer preos especiais para diversos clientes, possvel criar registros de determinao de preo especficos de cliente. Alm dos mesmos dados organizacionais entrados para os preos de material

(organizao de vendas, canal de distribuio), atribuir o registro de determinao de preo a uma combinao especfica de cliente e material.

Suplementos e dedues Uso


O sistema R/3 standard inclui vrias dedues normalmente utilizadas. Se a empresa precisar dessas dedues, possvel definir dedues e suplementos especiais no Customizing de V endas.

Dedues no R/3
O sistema standard inclui, entre muitas outras, as dedues a seguir: Deduo (chave) Cliente (K007) Material (K004) Grupo de preo (K020) Grupo de materiais (K029) Cliente/material (K005) Cliente/grupo de materiais (K030) Grupo de preos/material (K032) Grupo de preos/grupo de materiais (K030) Processamento de bnus (BO01) Processamento de bnus (BO02) Processamento de bnus (BO03) Operao entre sociedades (PI01) Faturamento entre sociedades (PI02) Listas de faturas (RL00) Listas de faturas (MW15) Tipo de desconto Porcentagem Absoluto Porcentagem Desconto absoluto por peso Absoluto Porcentagem Absoluto Porcentagem Bnus de grupo (%) Bnus de material (fixo) Bnus de cliente (%) Deduo entre sociedades (fixa) Deduo entre sociedades (%) Del credere Imposto del credere

possvel utilizar qualquer uma dessas dedues standard para criar registros de condio. Durante a determinao de preos automtica, o sistema considera as dedues que se aplicam s circunstncias e pesquisa os registros de condio vlidos. No caso de dedues referentes a um grupo de algum tipo (por exemplo, grupos de materiais ou preos), preciso atribuir o grupo no registro mestre de material ou cliente correspondente antes da determinao de preos automtica.

Custos de frete Uso


possvel transferir os custos de frete para os clientes ao utilizar tipos de condio especiais relacionados a expedies e custos de frete. O componente de aplicao standard de Vendas e distribuio inclui tipos de condio predefinidos que se baseiam em Incoterms.

Incoterms
Incoterms so as condies de expedio reconhecidas internacionalmente, que estabelecem as obrigaes do expedidor e do destinatrio. Por exemplo, um termo de expedio comum o FOB (Franco a bordo). O termo pode ser melhor qualificado atravs da adio do porto de carga, por exemplo, FOB Boston. possvel criar registros de condio: Baseados apenas na primeira parte do Incoterm (por exemplo, FOB) Baseados na combinao das partes 1 e 2 (por exemplo, FOB e Boston)

Condies de frete
O sistema R/3 standard inclui duas condies de frete predefinidas: O tipo de condio de frete KF00 se aplica a cada item de um documento de vendas. Durante a determinao de preos automtica, o sistema pesquisa os registros de condio vlidos que se aplicam a essa condio de frete. O tipo de condio de frete HD00 s pode ser aplicado a um documento inteiro. O usurio deve entrar esse frete manualmente durante o processamento de ordem.

IVA Uso
O sistema R/3 standard inclui tipos de condio que definem um IVA especfico de um pas. Por exemplo, existem tipos de condio de IVA para utilizao em alguns pases europeus. Para a determinao de impostos nos EUA, o sistema standard inclui tipos de condio para IVA estadual, distrital e municipal, alm de impostos baseados em cdigos de domiclio fiscal.

Clculo automtico do IVA


Durante o clculo automtico do IVA, o sistema considera os fatores a seguir: Se o negcio interno ou externo A classificao fiscal do recebedor da mercadoria do cliente. (Os clientes que constituem organizaes sem fins lucrativos, por exemplo, podem estar isentos do pagamento do IVA.) A classificao fiscal do material. (Alguns produtos podem no ser taxados enquanto outros podem ter uma taxa de imposto reduzida.)

Com a ajuda desses critrios, a taxa de imposto po r item determinada na ordem do cliente. No Customizing, o usurio deve definir um tipo de condio separado para a taxa de imposto (IVA).

Classificao fiscal de material


O usurio deve indicar a classificao fiscal de um material no registro mestre de material. Durante o processamento de orde m , o sistema transfere automaticamente a classificao fiscal para o documento de venda s .

Classificao fiscal de cliente


O usurio deve indicar a classificao fiscal de um cliente no registro mestre de cliente. Durante o processamento de orde m , o sistema transfere automaticamente a classificao fiscal para o documento de venda s .

Estipulaes para determinao de preo promocional

Promoes
Em geral, uma promoo representa um plano de marketing de alto nvel para determinados produtos ou linhas de produtos por exemplo, uma promoo de um conjunto de produtos durante um ciclo de vendas especfico. Uma promoo pode incluir diversas aes de promoo. Por exemplo, se a promoo abrange um conjunto formado por diversas linhas de produtos, possvel criar aes de promoo separadas para cada linha de produtos.

Perodos de validade
Promoo Perodo de validade
Jan Fev Maro Abr Maio

Ao de promoo Perodo de validade


Jan Fev Maro Abr Maio

Ao de promoo Perodo de validade


Jan Fev Maro Abr Maio

Perodo valid.
Jan Fev Maro Abr Maio

Perodo valid.
Jan Fev Maro Abr Maio

Perodo valid.
Jan Fev Maro Abr Mai

Registros cond.
SAP AG 1999

possvel definir uma promoo ou um plano geral de marketing para uma linha de produtos por um determinado perodo. Em seguida, possvel ligar essa promoo a aes de promoes especficas, as quais, por sua vez, so ligadas a registros de condies especiais. Esses registros de condies podem ser utilizados para determinar preos promocionais ou descontos.

Ao de promoo: exemplo
Promoo Liquidao de vero

Ao de promoo Linha de produto 1

Ao de promoo Linha de produto 2

Material M1 Desconto 5- %
SAP AG 1999

Material M2 Desconto 7- %

Material M3 Desconto 1- %

Este exemplo representa uma liquidao de vendas de vero. Ele contm aes de promoes diferentes para linhas de produtos diferentes. Os registros de condies para descontos so ligados s aes de promoes correspondentes.

Aes de promoes no documento de faturamento

Fatura C1 M1 $ 10 KA00 $ 1-

Sistema de inform. vendas e distribuio

Registro condio PR00 C1: M1 10- % Prom. vendas: 36 Ao prom.: 37

Avaliao Pr. vendas 36: 100 $ Ao pr. 37: 60 $ Ao pr. 38: 20 $ Ao pr. 39: 20 $

SAP AG 1999

Os campos 'nmero de ao de promoo' e 'nmero de promoo de vendas' esto na tela detalhada do item do documento de faturamento. O Sistema de informao de vendas e distribuio pode ser utilizado para entrar e relatar estatsticas para aes de promoes e promoes com uma estrutura de informaes definida pelo usurio.

Status da liberao para aes de promoes

Ao prom.: Merc. princ. Material M1 M2 M3


_ = liberado A = bloqueado B = liberado p/ simulao de preo

Status: A

Mont. $ 2- / UN $ 4- / UN $ 4- / UN

Valores possveis:

C = liberado p/ simulao e planejamento de preo

SAP AG 1999

O status da liberao de uma ao de promoo controla onde possvel localizar os registros de condies para um acordo sobre vendas. Se, por exemplo, a atividade possui status B, seus registros esto includos na simulao do preo (lista de preos lquidos), mas no so utilizados nos documentos atuais. Se a atividade possui status C, os registros de condies tambm so considerados no planejamento do mdulo CO-PA.

Aes de promoo
As aes de promoo fornecem uma melhor abordagem para as atividades promocionais. No exemplo apresentado anteriormente, uma promoo inclui aes de promoo separadas para cada linha de produtos. Na ao de promoo de uma linha de produtos, o usurio pode promover os produtos de diversas maneiras. Ele pode, por exemplo, oferecer dedues especficas de cliente em alguns casos e dedues baseadas em material em outros. possvel criar, em seguida, registros de condio especficos ligados ao de promoo ou atribuir registros de condio existentes. Se a ao de promoo estiver ligada a uma promoo, o registro de condio tambm contm o nmero da promoo. Isso permite, por exemplo, listar e analisar posteriormente todos os registros de condio referentes a essa determinada promoo.

Definio de tipos de estipulao


Antes de entrar promoes e aes de promoo como dados mestre no sistema, preciso definir primeiro os tipos de estipulao a serem utilizados. O usurio deve definir os tipos de promoes e aes de promoo no Customizing de D eterminao de preo, na seo referente a estipulaes para determinao de preo, exatamente da mesma maneira que define os tipos de estipulao de bnus. Por exemplo, possvel definir o intervalo de numerao a ser utilizado para atribuir nmeros de identificao s aes de promoo de determinado tipo. O usurio pode definir esse intervalo para estabelecer a distino entre diversos grupos de produtos. Para cada tipo de estipulao definido, possvel definir os dados a seguir: Os intervalos de numerao (interna e externa) em que so obtidos os nmeros de identificao para a estipulao Os tipos e tabelas de condies que podem ser utilizados no tipo de estipulao As telas de sntese que o usurio v ao criar dados mestre O perodo de validade sugerido como valor proposto

Os dados de controle adicionais para os tipos de condio que podem ser utilizados para a estipulao

Criao de dados mestre para estipulaes


Aps definir os tipos de promoo e de ao de promoo a serem utilizados, possvel entrar os dados mestre no sistema. Para cada estipulao criada, possvel definir dados gerais. No caso de aes de promoo, tambm possvel criar os registros de condio individuais.

Dados gerais
Os dados gerais definidos se aplicam a todos os registros de condio subseqentes criados para a estipulao. Cada estipulao criada identificada por um nmero unvoco de 10 dgitos. De acordo com a definio do tipo de estipulao, o sistema pode atribuir o nmero automaticamente ou o usurio deve entr-lo manualmente. Alm disso, possvel entrar os dados a seguir para cada estipulao: Texto descritivo breve da estipulao Dados do perodo de validade Dados especiais relacionados a pagamentos: o o o Condies de pagamento Data de valor fixo Dias de valor adicionais

Telecomunicao / interface IDoc (SD)


Objetivo
O componente de telecomunicao (EDI) em Vendas e distribuio consiste em uma interface de Documento Intermedirio (IDoc). Essa interface pode ser utilizada para enviar mensagens (processamento na sada) como confirmao de ordens atravs de telecomunicao (Electronic Data Interchange - EDI) receber mensagens (processamento na entrada) como uma ordem do cliente atravs do EDI

Integrao
Muitas sociedades grandes (como fornecedores de componentes para automveis) exigem que seus fornecedores utilizem o EDI.

Processamento de mensagens na sada (SD)


Objetivo
Este componente utilizado para enviar mensagens EDI. No processamento na sada, os dados de documentos so gravados em IDocs e enviados para o sistema receptor.

Conjunto de funes

As mensagens de sada EDI a seguir esto disponveis em Vendas e distribuio: cotaes confirmao da ordem modificaes na ordem notas de remessa avisos de entrega faturas

So permitidas normas como EDIFACT, ANSI, ODETTE e VDA.

Processamento de mensagens na entrada (SD)


Objetivo
Ao receber mensagens EDI externas no sistema SAP, necessrio usar este componente para converter essas mensagens de forma que possam ser reconhecidas pelo sistema. No processamento na entrada, os IDocs so transferidos para a interface IDoc e gravados no Sistema SAP. Os dados do documento so gerados em uma segunda etapa.

Conjunto de funes
As mensagens de entrada EDI a seguir esto disponveis em Vendas e distribuio: solicitaes de cotao ordens do cliente modificaes na ordem solicitaes de remessa solicitaes de remessa just in time notas de crdito folhas pick-up notas de remessa de agente externo

O sistema executa as seguintes tarefas: verificaes tcnicas e especficas da aplicao nos dados transferidos no IDoc determinao automtica das informaes ausentes no IDoc e fundamentais para o processamento no Sistema SAP

o o

determinao do nmero de material SAP com base no nmero de material do cliente determinao de dados organizacionais

atribuio de um registro de status ao IDoc

Bnus
Processamento de bnus

Estipulao bnus Cliente 1 a partir 10000

Data incio de execuo de liquidao

1- %

Vendas acumuladas 12000 Solic. nota de crdito 120 Doc. fat. 1 3000 Doc. fat. 2 3000 Doc. fat. 3 6000

SAP AG 1999

Os bnus so diferentes de outros descontos porque so baseados no volume de vendas gerado pelo cliente dentro de um perodo definido e so pagos retroativamente. Os detalhes dos bnus so definidos em uma estipulao de bnus. Uma execuo de liquidao cria automaticamente a solicitao de nota de crdito necessria. Durante o processamento dos documentos de faturamento relevantes para bnus, o provisionamento antecipado pode ser determinado e lanado automaticamente. A nota de crdito para bnus cancela esses provisionamentos antecipados, se necessrio.

Pr-requisitos para o processamento de bnus

Organizao vendas Organiza Pagador

SAP AG 1999

Bnus ativo

Tipo docum. faturam. Tipo docum. faturam.

Para que os bnus funcionem, necessrio ativar o processamento de bnus para: A organizao de vendas

O mestre do pagador O tipo de documento de faturamento Por questes de desempenho, necessrio desativar o processamento de bnus se no for necessrio.

Controle de Cpia

Tabelas de controle de cpia: viso geral

Condies p/ efetuar cpia

Documentos de origem e de destino permitidos

Rotinas de transferncia de dados

Docs.faturamento controle de cpia Controle da determinao do preo Remessas do controle de cpia Doc.de vendas do controle de cpia Atualizar fluxo de documentos?

Atualizao de quant./valor

Influenciar no status de documentos

Copiar divises da remessa?

SAP AG 2000

As tabelas do controle de cpia so uma parte importante do Customizing no sistema R/3. Essas tabelas controlam vrias funes executadas quando voc cria um documento de vendas relacionado a um documento antecedente. Existem tabelas do controle de cpia para documentos de vendas, documentos de remessa e documentos de faturamento. Cada tabela possui opes para os nveis aplicveis do documento. Por exemplo, as tabelas do controle de cpia de documento de vendas tm nveis c correspondentes a: C Cabealho I Item Divises da remessa

Condies para efetuar cpia

Cabealho condies p/efetuar cpia avaliadas

Requisitos atendidos

Cabealho rotinas transf.dados executadas

Item condies p/efetuar cpia avaliadas

Requisitos atendidos

Item rotinas transf.dados executadas

Divises da remessa condies p/efetuar cpia avaliadas

Requisitos atendidos

Divises da remessa rotinas transf.dados executadas

SAP AG 2000

Para copiar os dados do documento de origem para o documento de destino, necessrio atender a requisitos especficos em cada nvel do documento. Esses requisitos esto contidos em rotinas ABAP/4 e so citados no nvel adequado nas tabelas de controle de cpia, com o nmero de identificao pertinente. possvel usar a transao VOFM para criar rotinas especficas do cliente, ao copiar rotinas j existentes e ao modific-las adequadamente. Voc encontrar a transao VOFM no Guia de implementao, ao entrar em: V Vendas e distribuio -> Ampliao do sistema -> Rotinas -> Definir condies para cpia To logo atendidas as condies para efetuar cpia, so executadas as rotinas de transferncia de dados definidas.

Controle de cpia - nvel do cabealho


Tipo doc.vendas de destino OR - Ordem standard Tipo doc.vendas de origem QT - cotao
Entrar uma origem / destino determina o tipo de documento que pode ser copiado

VBAK VBKD VBPA

051 Dados cabe.gerais 101 Dados cabe.comerc. 001 Dados cabe.parceiro

Cond.p/efetuar cpiaCabe.-mesmo cliente 001

Cpia permitida somente para o mesmo emissor da ordem

Rotinas para controle de campos transferidos no processo de cpia

Copiar nmero do item Referncia completa Requer cpia completa no doc.de destino

SAP AG 2000

O sistema no permite criar um documento de vendas com referncia a outro tipo de documento que no conste no controle de cpia. A tela de detalhes de um par "Tipo de documento de destino / tipo de documento de origem" selecionado contm: s Condies para efetuar cpia

R Rotinas de transferncia de dados Permisso para cpia dos nmeros dos itens no documento de destino (adequado s somente para a referncia completa) Acordo de "referncia completa" (ou seja, o sistema s copia o documento de origem inteiro para o documento de destino e emite mensagens posteriormente, se algum tentar modificar a quantidade da ordem ou eliminar um item)

Controle de cpia - nvel do item (1)


Tipo doc.vendas de destino OR - Ordem standard Categoria item standard Tipo doc.vendas de origem QT - cotao Categoria de item AGN - Item standard
Todas as opes so relacionadas a itens

VBAP VBKD VBPA FPLA

051 Item geral

Cond.p/ef.cp 301 Motivo p/rej.do item

101 Dds comerc/comp.item Relacionado regra de concluso 001 Item parceiro na categoria do item 251 Condies Copiar divs.remessa

Quant/valor pos/neg Quant. cpia Tipo det.preo Modo cpia item cont. Copiar prod.selecion.

+ A

Rotinas transf. dados - plan. faturamento

X Atualizar fluxo docs.


Cd. No copiar batch Configurao

Reacionar estrutura/liberar mercadorias


SAP AG 2000

No controle de cpia, os controles do nvel de item so definidos para cada categoria de item de cada par "Tipo de documento de destino / tipo de documento de origem". A tela de detalhes de uma categoria de item contm: C Condies para efetuar cpia Rotinas de transferncia de dados e possui as seguintes entradas importantes: Quant/valor pos/neg: Controla como a quantidade completa no item do documento de origem afetada p pela ao da cpia. Quantidade de cpia: Define quais quantidades so transferidas no documento de destino (por exemplo, em branco = melhor quantidade possvel = quantidade de pedido p pendente para tipo de documento de vendas OR) Tipo de det.preo: D Define como os dados da determinao do preo devem ser processados ao copiar Atualizar fluxo de documentos: Define se o sistema atualizar o fluxo de documentos do nvel de item quando um documento for copiado

Controle de cpia - nvel do item (2)


Tipo doc.vendas de destino OR - Ordem standard Categoria item standard TANN - Item gratuito Tipo doc.vendas de origem QT - cotao Categoria de item AGNN - Item gratuito

VBAP VBKD VBPA

051 Item geral 101 Dados item com.comp. 001 Item parceiro

Cond.p/efetuar cpiaMotivo p/rej.do item 301

Quant/valor pos/neg

IMG FPLA 251 Condies Item de documento de vendas


... Atribuir cat. itens

IMG

S/cat.item standard: sistema encontra TAN


Tipo SD GrpCatIt Uso ItAltoNv Stand. Manual

OR

NORM

TAN

TANN

SAP AG 2000

As regras de determinao de categorias de itens tambm so aplicveis quando voc cria documentos de vendas com referncia. Se uma categoria de item for definida manualmente no documento de origem, ative o campo "Categoria item standard" para copiar a categoria de item correta no documento de destino.

Atualizao de status de referncia

Sol.cotao Sol.cota
Emissor ordem: C1
Item 10 Material Qtd M1 4

Cotao Cota
Emissor ordem: C1
Item 10 Material Qtd M1 3

Ordem
Emissor ordem: C1
Item 10 Material Qtd M1 2

Status: Ref. completa

Status: Ref. parcial

Categoria item: AFN Regra concluso: A

Categoria item: AGN Regra concluso: B

SAP AG 2000

possvel controlar quando um item do documento de referncia est completo: Um item estar concludo assim que for referenciado. No exemplo acima, a solicitao de cotao possui referncia completa at mesmo quando apenas uma quantidade parcial copiada para a cotao. Um item s estar concludo quando a quantidade completa for copiada em um documento subseqente. O item da cotao possui apenas uma referncia parcial no exemplo acima. Isso significa que possvel entrar vrias ordens desse item, at que a quantidade esteja totalmente esgotada. Voc pode selecionar essas opes no Customizing de categorias de item. Se um item for rejeitado, receber o status "sem referncia/concludo" no documento de referncia.

Textos
Textos
Textos centrais
KMT

Cliente

Textos da Contabil. financeira

Textos de Vendas e Distribuio

Textos p/pessoas de contato

Material

Texto de pedido

Texto de SD

KMT

A A A

Material do cliente
M

Textos de materialcliente

Sociedade

Documento

Textos do cabealho Textos de item

SAP AG 2000

Os textos so gravados em vrios objetos em documentos no sistema SAP R/3, como o registro mestre de cliente, registro mestre de material, registro info de material/cliente e em todos os documentos. O registro mestre de cliente contm os textos centrais, textos especficos para a Contabilidade e Vendas e Distribuio, assim como textos de pessoas de contato. possvel definir tipos de texto diferentes para cada uma dessas reas. Exemplo de tipos de texto especficos de SD: nota de SD, nota de marketing, especificao de expedio, etc. O registro mestre de material contm um texto de pedido e um texto de SD. Os documentos contm textos nos nveis de cabealho e de item. possvel digitar texto em vrios idiomas.

Usar textos em processos empresariais

KMT

Cliente

Doc.de vendas: 1

Doc.de vendas: 2

Textos de SD Texto interno Texto de SD Fornecimento

Textos do cabealho Texto interno Texto de SD Fornecimento

Textos do cabealho Texto interno Texto de SD

Material

Textos de item Texto de SD

Textos de item Texto de SD

Texto de SD

SAP AG 2000

possvel gravar textos em dados mestre e copi-los dos dados mestre em documentos de SD. Os textos tambm podem ser copiados de um documento de referncia para outro documento de SD (por exemplo, de uma cotao em uma ordem ou de uma ordem em um fornecimento). Voc pode copiar os textos no idioma necessrio. possvel definir as condies sob as quais os textos sero copiados; por exemplo, se o texto deve ser copiado do registro mestre de cliente ou de um documento antecedente. Tambm possvel copiar um texto standard em um documento de vendas (por exemplo, Cartes de Natal).

Viso geral do controle de texto (documento de vendas)


Atribuio de esquema de texto Tipo doc.vendas OR Tipo doc.vendas KM . . . Esq 01 Esq 04

Criar doc.vendas (OR) Cabealho doc.vendas Item de doc.vendas

Esq. texto (cabealho doc.vendas) 01 Tipo texto 0001 Texto cabe.formul. Tipo texto 0002 Nota de cabealho 1 . . . Seqncia acesso 1 1. Texto 0001 de doc.referncia 2. Texto de mestre de clientes . . .

Sociedade

Doc
K M T

Sem texto disponvel

Texto... Cliente
SAP AG 2000

nvel ispo xto d Te

A determinao de texto um recurso para gerar textos automaticamente quando voc cria um objeto texto. possvel definir esquemas distintos de determinao de texto para cada objeto texto (por exemplo, o cabealho do documento de vendas ou os textos centrais para um cliente). Os esquemas de determinao de texto contm todos os tipos de texto de um objeto texto que podem ser atualizados.

necessrio atribuir cada caracterstica em um objeto texto a um dos esquemas definidos. Isso significa que quando voc cria um registro mestre de cliente, o sistema usa o esquema de determinao de texto atribudo ao grupo de contas do cliente. Ou, na entrada de ordens do cliente, o esquema de determinao de texto do cabealho do documento de vendas atribudo ao tipo de documento de vendas. possvel gravar uma seqncia de acesso para cada tipo de texto no esquema de determinao de texto de documentos. Essa seqncia contm a estratgia de pesquisa aplicada pelo sistema para procurar o texto necessrio. Tambm possvel definir controles especficos para cada tipo de texto, como inclu-lo no log de dados incompletos.

Mestre de Clientes
Mestre de clientes

Dados gerais

Dados da empresa

Dados de vendas

SAP AG 2000

Os dados de vendas so fundamentais para os componentes Vendas e Distribuio e Expedio. Os dados da empresa so a base da Contabilidade Financeira. Os dados gerais so atribudos diretamente aos mandantes. A partir de ento, esses dados so vlidos para as diversas empresas e para as diferentes reas de vendas. Por exemplo, o nmero do cliente utilizado em Vendas e Distribuio idntico ao nmero do cliente na Contabilidade.

Mestre de clientes - grupos de contas


Criar emissor da ordem
Cliente : K1 1000 10 00 0001

Organizao vendas : Canal de distribuio : Setor de atividade Grupo de contas : :

GRUPO DE CONTAS 0001


Seleo de campos Atribuio de nmeros Conta-CD cliente: sim/no

GRUPO DE CONTAS
0001 Emissor da ordem 0002 Recebedor da mercadoria 0003 Pagador 0004 Recebedor da fatura . . .
SAP AG 2000

Um grupo de contas uma classificao nos registros mestre de cliente.


Um grupo de contas define: As entradas obrigatrias ou opcionais no registro mestre (seleo de campos) O intervalo de numerao do nmero de contas de cliente Se um nmero atribudo pelo usurio ou pelo sistema (atribuio externa ou interna de nmeros, respectivamente) Se uma conta-CD (conto pro diverse) O esquema de determinao de mensagens utilizado possvel complementar o grupo de contas predefinido com a sua conta, no sistema SAP standard.

Mestre de clientes - selecionar campos para grupos de dados


Dados no reg.mestre de cliente
Dados gerais Dados da empresa Dados comerciais Vendas Expedio/Faturam. Utilizao de parceiro Sada

Endereo Comunicao Dados de controle Pagamentos

Vendas
Ocultar Grp.vendas/Grp.estatst. Grupo de clientes Regio de vendas Esq.determinao de preo Proposta de produto . . .
SAP AG 2000

Obrigat. Opcional

Exibir

Voc encontrar dados gerais e dados especficos de Vendas e Distribuio e da empresa, no registro mestre de cliente. possvel utilizar a seleo de campos para definir se os campos sero opcionais ou obrigatrios para cada grupo de contas. Voc pode ocultar os campos desnecessrios.

Mestres de clientes - selecionar campos para grupos de contas


Grupo de contas 0001 Emissor da ordem Grupo de contas 0002 Recebedor da mercadoria Vendas
1)

Grupo de contas 0003 Pagador

Grupo de contas 0004 Recebedor da fatura Vendas ______ ______ ______ Documentos
1)

Vendas Expedio Doc.faturamento Uso de parceiro Documentos

Vendas 1) Doc.faturamento
2)

Expedio Doc.faturamento ______ Documents

______ Documents

1) 2)

Controle de autorizao Inform. sobre controle


SAP AG 2000

J existem grupos de contas preparados no sistema R/3 standard para as diversas funes de parceiro, como: Emissor da ordem Recebedor da mercadoria Pagador Recebedor da fatura Esto selecionados campos especficos para cada um desses grupos de contas. A seleo de campos depende das funes existentes dentro da funo de parceiro necessria.

Mestre de clientes - influncias adicionais sobre a seleo de campos


Dados gerais Dados da empresa Dados comerciais

Dados para cada grupo de contas e transao

Caractersticas gerais
SAP AG 2000

Filtro para Grupo de contas:

Filtro para Transao

Alm do grupo de contas, as transaes para criar, modificar e exibir um registro mestre de cliente tambm influenciam na seleo de campos. Existem transaes para processar um registro mestre de cliente

Na viso de Vendas e Distribuio Na viso de Contabilidade Centralizadamente para as duas vises No sistema SAP standard, possvel atualizar coordenadas bancrias, por exemplo, por meio da contabilidade ou da transao central.

Material - tipo de material

A Material

Descrio Descri
Tipo material

Departamento responsvel respons Pedido interno/externo interno/

Classific. contbil

Atualiz. quant./valor Controles de preo Diferenas em cada centro


SAP AG 2000

definido um tipo de material para cada material. Faz parte dos dados gerais do material. Os departamentos responsveis pelo tipo de material determinam as vises que podem ser atualizadas para determinado material do tipo em questo. O tipo de administrao de estoques (quantidade/valor) pode depender do centro do tipo de material. No controle do preo, defina se o estoque do material deve ser avaliado ao preo standard ou ao preo mdio mvel. possvel definir para cada tipo de material as classes de avaliao autorizadas a atualizar dados contbeis no registro mestre de material. A classe de avaliao aliada a outros fatores determina as contas do Razo a serem atualizadas durante uma transao relevante para avaliao (por exemplo, movimento de mercadorias).

Seleo de campos de material: fatores que influenciam


Transao

Cdigo de suprimento

Tipo material
..................

Centro

.................. ..................

Filial Componente SAP


SAP AG 2000

Seleo de campos

Existe uma tabela de controle individual para cada fator influente citado acima. Cada posio na tabela de controle vlida para um grupo de campos no mestre de materiais.

Table Control

Criar uma ordem standard: sntese

Ordem standard Emissor da ordem Recebedor da mercadoria


Vendas

67253 67253 K1 W1

Valor lq.

920,00 DM

Sntese item Comprador Suprimento Expedio Motivo da rej

Data desejada de remessa rea de vendas Item 10 Material M1 Quantid.ordem 10 UoM ST ... ...

SAP AG 2000

"Table control" um elemento de exibio que permite que o cliente configure a tabela para atender a necessidades especficas. Esse recurso til principalmente se a tabela contiver muitos campos. Todo usurio pode definir uma viso prpria dos dados para facilitar ainda mais o trabalho: Modificando a seqncia de colunas Modificando a largura das colunas (inclusive, torn-las invisveis) Gravando as opes como uma variante de exibio Tornando a prpria variante de exibio uma configurao standard Um administrador tambm pode tornar campos individuais invisveis no sistema inteiro. (Objeto de autorizao: (Objeto de autorizao: S_ADM_FCD na classe de autorizaes da Administrao do sistema base.)

Variantes de transao / variantes de tela / GuiXT

SAP AG 2000

possvel simplificar os processos de transao com variantes de tela que:


Entram valores propostos nos campos

Ocultam e modificam os campos a serem preenchidos com dados Ocultam telas inteiras Principalmente compactar e ocultar telas facilitam ainda mais o trabalho no sistema R/3 e oferecem uma sntese mais eficiente. Uma variante de transao formada por variantes de telas. Uma variante de transao atribuda a exatamente uma transao e cada transao pode ter diversas variantes. As variantes de transao s so permitidas para transaes de tela. Ao usar batch input ou registro de batch input, o sistema NO usa os valores contidos nas variantes de transao. A ferramenta complementar GuiXT permite um design flexvel das telas individuais. O GuiXT usa uma linguagem de scripts para os scripts que executam computador auxiliar. Voc encontrar mais informaes sobre a home page dos fabricantes de GuiXT em http://www.synactive.com.

Potrebbero piacerti anche