Sei sulla pagina 1di 10

Gabaritos e Justificativas Segunda Etapa

Biologia 2

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Fone: (81) 3231-4000 Fax: (81) 3231-4232

Biologia 2
01. A maior parte dos tomos de nitrognio que os seres
vivos utilizam em suas protenas, cidos nuclicos e outras molculas orgnicas, originalmente introduzida no mundo vivo por bactrias. Com relao a este assunto, podemos afirmar: 0-0) certas espcies de bactrias e fungos so capazes de extrair nitrognio da atmosfera, que o grande reservatrio natural deste elemento. 1-1) as bactrias fixadoras de nitrognio incorporam este elemento na forma molecular (N2). Ao morrerem, liberam o nitrognio na forma de amnia (NH3). 2-2) as bactrias nitrificantes liberam nitratos como subproduto de seu metabolismo, sendo estes os compostos de nitrognio que as plantas melhor assimilam. 3-3) certas bactrias e os lquens so capazes de fixar nitrognio do ar. Eles mantm uma relao de parasitismo com certas plantas, como feijo e soja. 4-4) os compostos nitrogenados produzidos pelas bactrias dos ndulos de plantas leguminosas favorecem tambm plantas no leguminosas, como o milho, que estejam, por exemplo, em plantao consorciada. Resposta: FVVFV Justificativa: 0-0) Falso. Certas bactrias (e no fungos) so capazes de extrair nitrognio da atmosfera. 1-1) Verdadeiro. As bactrias fixadoras de nitrognio incorporam o N2 em suas molculas orgnicas e, ao morrerem, liberam nitrognio na forma de amnia. 2-2) Verdadeiro. Nitratos, compostos de nitrognio melhor assimilados pelas plantas, so liberados como subproduto do metabolismo de bactrias nitrificantes. 3-3) Falso. Os lquens no so seres fixadores de nitrognio atmosfrico nem h relao de parasitismo falada. 4-4) Verdadeiro. A fertilizao do solo, determinada pela liberao de compostos nitrogenados produzidos pelas bactrias dos ndulos de leguminosas, favorece tambm plantas no leguminosas como, por exemplo, o milho. Isto importante nos sistemas de rotao de culturas e de cultivo consorciado.

0-0) a principal caraterstica dos retrovrus a existncia, neles, da enzima transcriptase reversa, a qual torna possvel a sntese de DNA a partir de RNA. O RNA o material gentico dos retrovrus. 1-1) o DNA de um retrovrus, sintetizado psinfeco da bactria, vai para o citoplasma, formando plasmdios, que passam a comandar a sntese do RNA e das protenas virais. 2-2) um retrovrus adere superfcie de uma clula, graas existncia de molculas proticas transportadoras, na membrana plasmtica da clula hospedeira, e leva a clula morte. 3-3) o agente causador da sndrome da imunodeficinca adquirida (AIDS), doena que vem se disseminando rapidamente no mundo, um retrovrus, conhecido como HIV. 4-4) a reproduo de um retrovrus inclui a penetrao do DNA viral no ncleo da clula hospedeira e sua integrao ao cromossomo da mesma. Ocorre, no ncleo, a transcrio do DNA viral em RNA viral. Resposta: VFFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A transcriptase reversa caracteristicamente encontrada nos retrovrus. Estes vrus tm RNA como material gentico. 1-1) Falso. O DNA viral, sintetizado ps-infeco, no ir constituir plasmdios, a partir dos quais seriam comandadas as snteses de RNA e protenas virais. 2-2) Falso. Um retrovrus adere superfcie de uma clula hospedeira que apresente molculas receptoras capazes de se combinarem com eles. A infeco por retrovrus geralmente no leva a clula hospedeira morte. A clula pode se reproduzir e transmitir o provrus integrado s clulas filhas. 3-3) Verdadeiro. O vrus HIV, causador da AIDS, um retrovrus. 4-4) Verdadeiro. Aps a penetrao do capsdeo na clula hospedeira, ocorrem a sntese de DNA viral, a partir do RNA viral; a penetrao deste DNA viral no ncleo; sua integrao ao

02. Fora das clulas hospedeiras, um vrus no


manifestar atividade vital. Quando na clula hospedeira, o material gentico do vrus entra em atividade e utiliza a mquina celular para a formao de novos vrus. Com propsito ilustrativo, so mostradas, na figura abaixo, de forma esquemtica, algumas etapas da reproduo de um retrovrus. Com relao aos retrovrus podemos afirmar:

cromossomo da clula hospedeira e a sntese de molculas de RNA. A partir dessas molculas de RNA, sero sintetizadas as protenas virais.

03. Na figura abaixo esto ilustrados: a capa aveludada


que se forma no queijo tipo camembert (A), os veios do queijo roquefort (B), um organismo venenoso denominado Amanita phalloides (C) e folhas de cafeeiro apresentando a doena conhecida como ferrugem (D). Sobre este assunto podemos afirmar.
A C

como deuteromiceto que pode viver, por exemplo, na boca de seres humanos. 4-4) Falso. O caso mostrado em (D) no revela uma relao do tipo inquilinismo. Vale lembrar que, no inquilinismo, a espcie inquilina vive sobre uma outra espcie, ou em seu interior, sem prejudic-la. A ferrugem uma doena que ataca o cafeeiro e outras plantas economicamente importantes, provocando grandes danos.

04. No quadro abaixo, so apresentadas caractersticas de


plantas criptgamas (brifitas e pteridfitas), plantas sem flores e sem sementes, que apresentam rgos reprodutivos no evidentes. Considerando os dois itens de cada proposio abaixo, podemos dizer que: Brifitas Pteridfitas Possuem vasos condu- No apresentam vasos tores de seiva. condutores de seiva. Apresentam alternncia Apresentam alternncia de geraes, sendo a de geraes, sendo a gerao gametoftica gerao esporoftica a mais desenvolvida que mais desenvolvida. a esporoftica. gua de chuva, garoa gua de chuva, garoa etc. so importantes etc. so importantes para para que os antero- que os anterozides nazides nadem, em dire- dem, em direo aos o aos arquegnios, e arquegnios, e possa possa ocorrer a fecun- ocorrer a fecundao da dao da oosfera. oosfera. Possuem razes verda- Possuem estruturas esdeiras. pecializadas na absoro de gua e de sais minerais, os rizides. Algumas brifitas apre- Algumas pteridfitas sentam estruturas cha- apresentam reproduo madas conceptculos, assexuada por um prono interior das quais se cesso de brotamento. O formam os propgulos, rizoma vai crescendo e, estes que originaro de espao em espao, novos indivduos. forma pontos vegetativos (estoles) de onde so isoladas novas plantas. Resposta: FVVFV Justificativa: 0-0) Falso. Brifitas como musgos e hepticas so exemplos de criptgamas avasculares. As pteridfitas, como avencas e samambaias, so vasculares. 1-1) Verdadeiro. Nas brifitas a gerao que vive mais tempo e mais desenvolvida a gerao haplide, gametoftica. As pteridfitas tambm apresentam alternncia de geraes, mas a gerao duradoura a diplide, esporoftica. 2-2) Verdadeiro. Tanto para as brifitas quanto para as pteridfitas, a presena de gua essencial para que os anterozides atinjam os arquegnios e possa ocorrer a fecundao da oosfera. 3-3) Falso. As brifitas no apresentam razes verdadeiras e, sim, estruturas especializadas na absoro de gua e sais minerais do solo, os rizides. As pteridfitas apresentam razes verdadeiras. 4-4) Verdadeiro. Em algumas brifitas, existem

0-0) 1-1)
B D

2-2)

0-0) Na fabricao de queijo tipo camembert (A) so utilizados fungos ascomicetos do gnero Penicillium. 1-1) As micorrizas, associaes mutualsticas de fungos deuteromicetos, so responsveis pelo desenvolvimento dos veios caracteristicamente observados no queijo tipo roquefort (B). 2-2) Amanita phalloides (C) um fungo ficomiceto. Os fungos ficomicetos so conhecidos popularmente como cogumelos. 3-3) A ferrugem do cafeeiro (D) causada por um fungo basidiomiceto, denominado Candida albicans, tambm encontrado em outras plantas economicamente importantes. 4-4) O caso mostrado em (D) revela uma relao ecolgica do tipo inquilinsmo.

3-3)

4-4)

Resposta: VFFFF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Na fabricao dos queijos camembert so empregados fungos do gnero Penicillium. 1-1) Falso. Micorrizas so associaes entre certos fungos e razes de algumas plantas. 2-2) Falso. Amanita phalloides um fungo basidiomiceto, estes que formam estruturas reprodutivas denominadas basdios. A maioria dos basidiomicetos forma corpos de frutificao, os basidiocarpos, popularmente conhecidos como cogumelos. 3-3) Falso. Candida albicans um fungo classificado

05.

estruturas chamadas conceptculos onde se formam os propgulos, pequenas estruturas multicelulares que se desprendem da planta me e originam novos indivduos. Algumas pteridfitas apresentam reproduo assexuada, por um processo de brotamento, em que o rizoma, de espao em espao, apresenta pontos vegetativos (estoles ou estolhos), onde brotam folhas e razes. Na figura abaixo, esto representados diferentes filos do reino animal, considerando-se o nmero relativo de espcies conhecido em cada caso. Sobre estes filos, podemos afirmar que:

1-1)

2-2)

3-3)

4-4)

rede difusa no corpo do animal. Nas esponjas ou porferos, o sistema nervoso ausente. Verdadeiro. As clulas-flama ou solencitos so clulas especializadas relacionadas com a excreo, observadas em platelmintos. Os nematelmintos possuem sistema excretor constitudo por dois canais excretores laterais, longos, que se unem formando um duto nico que elimina excretas atravs de um poro excretor. Falso. Tubo digestivo com regies diferenciadas observado em moluscos, aneldeos e equinodermos. Verdadeiro. Nos crustceos a excreo feita atravs das glndulas verdes, tambm chamadas glndulas antenais. Nos aracndeos, a excreo feita por tbulos de Malpighi, de forma semelhante dos insetos, e tambm por glndulas localizadas na base das pernas, as glndulas coxais. Falso. O corao com um trio e um ventrculo observado em peixes mas no em anfbios. O corao dos anfbios apresenta dois trios e um ventrculo. Em rpteis o corao apresenta dois trios e um ventrculo parcialmente dividido em dois e, nos crocodilianos, os dois ventrculos so completamente separados.

06. Miopia e fenilcetonria decorrem da ao de genes


recessivos autossmicos. (fenilcetonria resulta da incapacidade de transformar fenilalanina em tirosina). A partir dos dados fornecidos no heredograma abaixo, determine a probabilidade do casal II1 X II2 ter uma terceira criana, do sexo masculino e normal para as duas caractersticas em questo.

I
0-0) Os cnidrios no apresentam sistema nervoso. As esponjas so os primeiros animais na escala zoolgica a apresentar sistema nervoso, o qual forma uma rede difusa no corpo do animal. 1-1) As clulas-flama ou solencitos, observadas em platelmintos, esto relacionadas atividade excretora. Nos nematelmintos, h um par de canais excretores, que desembocam no poro excretor, por onde as excrees so eliminadas do corpo do verme. 2-2) Tubo digestivo sem regies diferenciadas observado em moluscos, aneldeos e equinodermos. 3-3) A excreo nos artrpodos pode ser realizada atravs de glndulas antenais, tbulos de Malpighi e glndulas coxais. 4-4) Corao com um trio e um ventrculo observado em peixes e anfbios, com dois trios e um ventrculo em rpteis, e com dois trios e dois ventrculos em aves e mamferos. Resposta: FVFVF Justificativa: 0-0) Falso. Os cnidrios ou celenterados apresentam sistema nervoso formando uma

1 II 1

III 1 2

= Fenilcetonrico e normal para a viso = Normal para Fenilcetonria e Mope = Normal para as duas caractersticas.
0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) 3/8 1/16 3/16 3/24 1/2

Resposta: FFVFF Justificativa: 2-2) Verdadeiro. II1 e II2 tm, respectivamente, gentipos FfMm e Ffmm. A probabilidade de nascer uma terceira criana do sexo masculino e normal para as duas caractersticas de 3/16 (3/8 x 1/2) 0-0), 1-1), 3-3) e 4-4) Falsos.

4-4) Os zigotos (F) resultantes de fecundao dos gametas se instalam na parede do estmago do mosquito. Sero produzidas dezenas de esporozotos (G), que migram para a glndula salivar do mosquito. Resposta: FFVVV Justificativa: 0-0) Falso. Os plamdios penetram no corpo humano atravs da picada do mosquito-prego (gnero Anopheles) que injeta uma secreo salivar como veculo para os esporozotos atingirem a corrente sangnea. 1-1) Falso. Atravs da circulao, os esporozotos chegam ao fgado, se instalam nas clulas hepticas onde adquirem a forma arredondada (merozotos) e invadem as hemcias. 2-2) Verdadeiro. Quando as hemcias infestadas arrebentam, h a liberao de merozotos e de substncias txicas no sangue, o que provoca febre e mal-estar. 3-3) Verdadeiro. Dentro das hemcias alguns merozotos se transformam em gametcitos. Quando um mosquito picar um homem doente, ingerir hemcias contendo esses gametcitos, que se transformaro em gametas no estmago do mosquito. 4-4) Verdadeiro. Os zigotos resultantes da fecundao dos gametas se instalam na parede do estmago do mosquito, formando ovocistos, dentro dos quais so produzidas dezenas de esporozotos, que migram para a glndula salivar do mosquito.

07. Entre os protozorios esporozorios, o gnero


Plasmodium muito conhecido por seus representantes causadores de malria. A malria ter-benigna, uma forma da doena que se caracteriza por produzir picos de febre de 48 em 48 horas, tem como agente causador o Plasmodium vivax, cujo ciclo vital mostrado esquematicamente abaixo.
E

C rgo humano B

08. A biotecnologia compreende tcnicas que permitem


ao homem utilizar organismos para obter produtos de interesse prtico. Conhecida desde a antigidade, a biotecnologia ganhou um grande impulso com o surgimento da engenharia gentica, que corresponde a um conjunto de tcnicas que permitem a manipulao do DNA. Sobre este tema, podemos afirmar: 0-0) A principal ferramenta empregada na manipulao do DNA um conjunto de enzimas extradas de vrus bacterifagos, chamadas enzimas de restrio. 1-1) As enzimas de restrio cortam a dupla hlice do DNA em pontos especficos. 2-2) Considerando os pontos de corte nos DNAs abaixo, fica claro que, com uma determinada enzima de restrio, potente e purificada, se pode cortar o DNA em diferentes fragmentos.

0-0) Os plasmdios causadores da malria penetram no corpo humano atravs da picada do mosquito-palha ou birigi (gnero Phlebotomus)(A). Ao picar uma pessoa sadia, o mosquito injeta sua secreo salivar anticoagulante e, com ela, os esporozotos. 1-1) Atravs da circulao, os esporozotos (B) atingem o intestino do homem instalando-se nas clulas duodenais e adquirindo forma arredondada denominada trofozoto. Os trofozotos (C) invadem hemcias humanas. 2-2) Muitas hemcias infestadas arrebentam simultaneamente, liberando um grande nmero de merozotos (D) e substncias txicas no sangue, o que provoca febre e mal-estar. 3-3) Dentro das hemcias, alguns merozotos se transformam em gametcitos (femininos e masculinos) (E) que sero ingeridos pelo mosquito transmissor da doena, quando este picar o homem doente. No estmago do mosquito, esses gametcitos se transformam em gametas.

G G A T C C

C C T A G G

G A A T T C

C T T A A G

A A G C T T

T T C G A A

3-3) Se duas diferentes molculas de DNA forem cortadas por uma nica enzima de restrio, sero originados dois conjuntos de fragmentos diferentes. 4-4) No exame de DNA, atualmente muito utilizado em testes de paternidade, so comparados padres eletroforticos de fragmentos de DNA das pessoas participantes do teste, obtidos separadamente com uma mesma enzima de restrio. Resposta: FVFVV Justificativa: 0-0) Falso. O conjunto de enzimas de restrio, ferramentas empregadas na manipulao do DNA , so extradas de bactrias e no de vrus bacterifagos. 1-1) Verdadeiro. As enzimas de restrio cortam a dupla-hlice de DNA em pontos especficos. So comparadas a tesouras moleculares. 2-2) Falso. No exemplo dado trs enzimas de restrio so consideradas. 3-3) Verdadeiro. Se duas diferentes molculas de DNA forem cortadas por uma nica enzima de restrio, sero originados conjuntos de fragmentos diferentes, caractersticos de cada DNA que foi fragmentado. 4-4) Verdadeiro. O exame de DNA atualmente muito usado em testes de paternidade. Os padres eletroforticos dos fragmentos de DNA obtidos com a utilizao de uma mesma enzima de restrio so comparados. Assim, comparando-se os padres da eletroforese dos fragmentos de DNA de uma pessoa com os da sua me, pode-se determinar os fragmentos que procedem da me. Os que no so homlogos aos da me, devem existir no suposto pai, caso este seja de fato o pai.

4-4) h seres, como por exemplo o homem, que so onvoros. Desempenham o papel de consumidores primrios, secundrios e tercirios. Resposta: VFFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. As populaes de diferentes espcies que vivem em uma mesma regio constituem uma comunidade biolgica, tambm chamada biota ou biocenose. 1-1) Falso. Os ecossistemas apresentam dois componentes que se interrelacionam, os fatores biticos, representados pelos seres vivos, e os fatores abiticos. O conjunto desses fatores representa o bitopo. 2-2) Falso. Nicho ecolgico o conjunto de relaes e de atividades de uma espcie em seu ambiente. Engloba desde a maneira como a espcie se alimenta, tipos de reproduo e de moradia, hbitos, inimigos naturais etc. 3-3) Verdadeiro. Os componentes de uma comunidade biolgica (componentes biticos) interagem com fatores no-vivos do ambiente (componentes abiticos), dos quais dependem para viver. 4-4) Verdadeiro. H seres que possuem alimentao variada. So denominados onvoros, como o homem, podendo assim desempenham o papel de consumidores primrios, secundrios e tercirios.

10. Na figura abaixo esto ilustrados diferentes estgios


do desenvolvimento embrionrio do anfioxo, animal considerado padro para o estudo de embriologia de vertebrados. As primeiras clulas formadas pelas divises do zigoto os blastmeros sofrem mitoses, que se sucedem com rapidez, de modo que o embrio logo se constitui em um agregado macio de clulas, a mrula. Sobre este assunto, podemos afirmar:

09. valioso para a humanidade compreender como a


natureza funciona e conhecer as interaes existentes entre os seres vivos e entre estes e o ambiente fsico. Com relao aos conhecimentos ecolgicos explicitados nas proposies abaixo, podemos afirmar que: 0-0) a comunidade biolgica (biocenose) de uma floresta compe-se de populaes de arbustos, rvores, pssaros, formigas, microorganismos etc, que convivem e se interrelacionam. 1-1) numa floresta, o bitopo compreende a rea que contm o solo (com seus minerais e gua) e a atmosfera (com seus gases, umidade, luminosidade, temperatura, etc). 2-2) o nicho ecolgico, local em que vive determinada espcie, pode ser uma rvore, o cume de uma montanha, entre outros. Assim, por exemplo, o nicho ecolgico do mico-leodourado constitudo por rvores da mata atlntica. 3-3) os componentes de uma biocenose (componentes biticos) interagem com fatores no-vivos do ambiente (componentes abiticos), dos quais dependem para viver.

embrionrias comeam a se diferenciar, formando os primeiros tecidos embrionrios. 2-2) Verdadeiro. Com o prosseguimento do desenvolvimento embrionrio, a gstrula se alonga e o plano corporal bsico se define pouco a pouco. Ao longo do dorso do embrio formam-se o tubo nervoso e a notocorda. 3-3) Verdadeiro. O tubo nervoso comea a se formar como dois vincos paralelos no ectoderma dorsal da gstrula. Clulas mesodrmicas diferenciamse na notocorda. 4-4) Verdadeiro. Os epitlios citados tm origem endodrmica.

11. A civilizao moderna est voltada para um alto


consumo de energia, representado por gastos nas indstrias, nos transportes, nas telecomunicaes e nas residncias, entre outros, fato que deve embasar a implantao de polticas que possam garantir o abastecimento energtico e a busca de formas alternativas de produo de energia. Com relao a esse assunto podemos afirmar que: 0-0) A maior parte da energia empregada nas sociedades industrializadas provm de combustveis fsseis, como o carvo mineral e o petrleo. 1-1) A produo de combustveis renovveis, como etanol e gs metano, obtidos por meio de fermentao, constitui uma alternativa vivel para suprir parte da demanda energtica. 2-2) A energia nuclear obtida mediante o emprego de determinadas substncias, cujos ncleos atmicos so quebrados nos reatores de fuso. a forma mais segura de obteno de energia. 3-3) A energia elica constitui uma alternativa promissora para o futuro, visto que, obtida diretamente do sol, pode ser transformada em energia eltrica, acumulada ou aproveitada diretamente. 4-4) A produo de energia hidreltrica, embora seja uma das formas menos poluentes de obteno de energia, no deixa de causar danos ao meio ambiente. Resposta: VVFFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Atualmente a maior parte da energia empregada nas sociedades industriais provm de combustveis fsseis, como o petrleo e o carvo mineral, que so recursos no renovveis. 1-1) Verdadeiro. O lcool etlico (etanol) e o gs natural (metano), obtidos por meio de fermentao, so alternativas viveis para suprir parte da demanda energtica. 2-2) Falso. A energia nuclear obtida pelo emprego de combustveis nucleares, cujos ncleos atmicos so quebrados em reatores de fisso. considerada uma forma de energia perigosa. 3-3) Falso. A energia elica a energia obtida dos ventos e no do sol. 4-4) Verdadeiro. A energia hidreltrica produzida pela passagem de gua por turbinas que movimentam geradores de energia. Causa impactos ambientais, pois, para sua

0-0) clulas da superfcie da blstula (A) iniciam um processo de migrao para o interior da blastocele (B), processo que conduzir ao estado de gstrula. 1-1) na fase de gstrula (C), as clulas embrionrias comeam a se diferenciar nos primeiros tecidos embrionrios (folhetos germinativos), 2-2) na continuidade do desenvolvimento embrionrio, a gstrula se alonga e o plano corporal bsico se define pouco a pouco no dorso do embrio. Formam-se duas estruturas: o tubo nervoso (D) e a notocorda (E). 3-3) o tubo nervoso, que originar todo o sistema nervoso do animal adulto, se origina da ectoderme (F), enquanto clulas da mesoderme (G) se diferenciam na notocorda. 4-4) epitlio do tubo digestivo, assim como epitlios de brnquias e de pulmes, nos animais adultos (inclusive no homem) so originados a partir da endoderme. Resposta: VVVVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A partir de determinada etapa do desenvolvimento embrionrio, clulas da superfcie da blstula iniciam um processo de migrao para o interior da blastocele. Este processo leva a uma nova etapa do desenvolvimento do embrio - a gstrula. 1-1) Verdadeiro. No estgio de gstrula, as clulas

implantao, necessrio desviar cursos de rios, alagar regies etc.

12. Alm das substncias inorgnicas representadas


pela gua e pelos sais minerais, as clulas dependem estrutural e funcionalmente de substncias orgnicas. 0-0) Os carboidratos, tambm chamados de hidratos de carbono ou acares, constituem importante fonte de energia. H carboidratos que se constituem em matria prima para a sntese de macromolculas. 1-1) Entre os lipdios citam-se os glicerdios, com importante papel de reserva energtica (englobando leos e gorduras), e os fosfolipdios, importantes constituintes das membranas celulares. 2-2) As enzimas (protenas) so catalisadores biolgicos que atuam acelerando as reaes qumicas nos seres vivos. Elas se unem ao substrato, fazendo com que este se converta em produto. 3-3) As protenas tm importante papel estrutural. A estrutura primria de uma protena determinada geneticamente. 4-4) Os cidos nuclicos (DNA e RNA) so formados por unidades chamadas nucleotdeos, cada um deles composto por um acar, uma base nitrogenada e um radical fosfato.

Resposta: VVVVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Os carboidratos constituem importante fonte de energia. H carboidratos que constituem matria prima para a sntese de macromolculas (pentoses do DNA e RNA). 1-1) Verdadeiro. Os lipdios tm importante papel como fonte de energia. Os fosfolipdios so constituintes de membranas celulares. 2-2) Verdadeiro. As enzimas so catalisadores biolgicos que atuam acelerando as reaes qumicas. Elas se unem ao substrato, fazendo com que este se converta em produto. 3-3) Verdadeiro. As protenas tm importante papel estrutural, tm estrutura primria definida geneticamente. 4-4) Verdadeiro. Os cidos nuclicos so macromolculas formadas por unidades menores, os nucleotdeos.

0-0) A presso sangnea nos capilares do glomrulo de Malpighi (A) fora a passagem de gua, uria, glicose, aminocidos, sais e outras substncias de pequeno tamanho atravs das paredes desses capilares. 1-1) As protenas plasmticas so transferidas por transporte ativo para a cpsula de Bowman (B), onde atravessam, por difuso, as clulas conjuntivas dessa cpsula, passando ao tbulo proximal. 2-2) No tbulo contornado proximal (C), as clulas reabsorvem gua do filtrado glomerular, glicose, aminocidos, vitaminas e sais, devolvendo essas substncias ao sangue dos capilares que envolvem o nfron. 3-3) Para a glicose existe uma capacidade mxima de reabsoro tubular. Quando a taxa de glicose no plasma se eleva a 180 mg%, ou mais, o excesso de glicose deixar de ser reabsorvido e aparecer na urina (glicosria). 4-4) Na regio da ala de Henle (D), ocorre, principalmente, a remoo de metais pesados do sangue. A urina passa ao tubo contornado distal (E) e lanada no urter (F). Resposta: VFVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A presso sangnea nos capilares do glomrulo de Malpighi fora a filtragem da gua, uria, glicose, entre outras substncias, atravs das paredes desses capilares. 1-1) Falso. As protenas plasmticas no passam do glomrulo de Malpighi para a cpsula de Bowman, nem ocorre difuso dessas protenas atravs das paredes da cpsula de Bowman para o tbulo proximal. 2-2) Verdadeiro. No tbulo contornado proximal, as clulas reabsorvem sais, glicose, aminocidos, vitaminas e a maior parte da gua do filtrado, devolvendo essas substncias ao sangue dos capilares que envolvem o nfron. 3-3) Verdadeiro. Quando o limiar de absoro da glicose atingido, o excesso de glicose deixar de ser reabsorvido e passar para a urina. 4-4) Falso. Na regio da ala de Henle, ocorre principalmente, reabsoro de gua do filtrado,

13. Na figura abaixo mostra-se, esquematicamente, um


nfron, a unidade morfofuncional do rim, de forma integrada rede capilar. H cerca de um milho de nfrons em cada rim. O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artria renal, que se ramifica no interior do rgo. Sobre este assunto, analise as proposies abaixo.

que vai se tornando cada vez mais concentrado. Aps a ala de Henle, passa ao tbulo contornado distal e ao duto coletor.

14. As plantas possuem a capacidade de gerar energia,


a partir da luz solar, associada absoro de alguns elementos qumicos. Elas captam energia atravs de vrias reaes bioqumicas. Com relao a este assunto, podemos afirmar: 0-0) na natureza ocorrem vrias reaes de transformao em que os reagentes tm menos energia que os produtos. So as chamadas reaes endergnicas, como, por exemplo, a fotossntese. 1-1) a fotossntese compreende vrias reaes que so desenvolvidas em duas fases: a fotoqumica, que necessita de luz e ocorre nos tilacides, e a qumica, que ocorre no escuro, no estroma dos cloroplastos. 2-2) na etapa fotoqumica da fotossntese, ocorre a fotlise da gua com a liberao do oxignio para a atmosfera e a transferncia de hidrognio para o NADP. 3-3) na etapa fotoqumica da fotossntese, ocorre a formao de ATP, a partir da fotofosforilao do ADP, com a participao da clorofila. 4-4) o NADP e o gs oxignio, produzidos na etapa fotoqumica, so indispensveis para a transformao de gs carbnico em glicose. Resposta: VVVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro. Na natureza existem vrias reaes de transformao onde os reagentes tm menos energia que os produtos; so chamadas de reaes endergnicas, tais como a fotossntese. 1-1) Verdadeiro. A fotossntese constituda por vrias reaes associadas em duas etapas, a fotoqumica, que necessita de luz, e a qumica, que ocorre no escuro. A primeira ocorre nos tilacides, e a segunda no estroma dos cloroplastos. 2-2) Verdadeiro. Na fase fotoqumica, ocorre a fotlise da gua, com liberao do oxignio para a atmosfera e do hidrognio para o NADP. 3-3) Verdadeiro. Ainda na etapa clara da fotossntese, ocorre a formao do ATP, a partir da fotofosforilao do ADP, com a participao da clorofila. 4-4) Falso. O NADPH2 e o ATP, produzidos na etapa fotoqumica, participaro de reaes que conduziro transformao de gs carbnico em glicose.

1-1) vrios elementos qumicos chegam ao interior celular atravs de difuso facilitada, processo passivo que ocorre atravs das membranas glicoproticas. 2-2) o transporte ativo ocorre com consumo de energia pela clula. Mesmo existindo uma concentrao maior de um determinado on no interior da clula, pode haver entrada deste on na clula. 3-3) no organismo humano, os macrfagos realizam fagocitose (um processo de endocitose) de restos celulares e de neutrfilos, constituindo-se em verdadeiras mquinas de limpeza. 4-4) as clulas de protistas tambm realizam a ingesto de partculas grandes atravs de fagocitose. Resposta: VFVVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. H protenas na membrana plasmtica que esto organizadas formando poros. 1-1) Falso. As membranas celulares so lipoproticas e no glicoproticas, como citado. 2-2) Verdadeiro. O transporte ativo ocorre com o consumo de energia pela clula. 3-3) Verdadeiro. No organismo humano os macrfagos funcionam como verdadeiras mquinas de limpeza realizando a fagocitose de restos celulares e de neutrfilos. 4-4) Verdadeiro. As clulas de protistas tambm realizam a ingesto de grandes partculas atravs do mecanismo de fagocitose (um mecanismo de endocitose).

16. No homem, a freqncia respiratria de


aproximadamente 15 movimentos por minuto. Durante uma atividade fsica intensa percebe-se que a freqncia respiratria aumenta bastante. Quanto respirao no homem, pode-se afirmar que: 0-0) a velocidade dos movimentos respiratrios aumenta quando a concentrao de CO2 no sangue alta. 1-1) a concentrao de O2 no sangue tem um papel crucial no controle do pH sangneo. 2-2) no hipotlamo, parte do sistema nervoso central, h um centro controlador da respirao centro respiratrio que recebe informaes sobre os parmetros respiratrios e os processa. 3-3) os sinais transmitidos pelo centro controlador da respirao so conduzidos por nervos que controlam os msculos intercostais e o diafragma, os principais msculos que participam dos movimentos respiratrios. 4-4) enquanto praticamente todo o oxignio transportado pela hemoglobina, cerca de 70% do total de CO2 no sangue transportado sob a forma de ons bicarbonato no plasma sangneo. Resposta: VFFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro. A velocidade dos movimentos respiratrios aumenta quando, no sangue, a concentrao de CO2 alta.

15. Os componentes mais abundantes nas membranas


celulares so os fosfolipdios e as protenas. A membrana plasmtica de fundamental importncia para a vida, uma vez que delimita o espao interno da clula, isolando-a do ambiente ao redor, mas exercendo uma permeabilidade seletiva. Sobre esse assunto podemos afirmar: 0-0) algumas protenas existentes na membrana plasmtica esto organizadas de modo a formar poros que permitem a passagem de certas substncias.

1-1) Falso. A concentrao de CO2, e no de O2, no sangue tem um papel crucial no controle do pH sangneo. 2-2) Falso. O controle do ritmo involuntrio da respirao exercido pelo bulbo, onde h um centro controlador da respirao. 3-3) Verdadeiro. Os msculos intercostais e o diafragma participam dos movimentos respiratrios. 4-4) Verdadeiro. Cerca de 70% do total de CO2 no sangue transportado sob a forma de ons bicarbonato (e de ons H+) no plasma sangneo.

Potrebbero piacerti anche