Sei sulla pagina 1di 57

Decreto-Lei n.

4-A/96 De 5 de Abril

Considerando que aps aprovao pela Assembleia Nacional e subsequente publicao no Dirio da Repblica n. 2/94, de 14 de Janeiro, lei da Impugnao dos Actos Administrativos, visvel a constatao de dificuldades de ordem prtica evidenciada, quer pelos rgos jurisdicionais, quer ainda pelos profissionais do foro; Convindo ultrapassar tais obstculos, mediante a produo de normas regulamentadoras do citado diploma, para o tornar aplicvel e exigvel; Verificando-se algumas lacunas na lei em reas importantes e sensveis, como as que se prendem com a suspenso da eficcia dos actos administrativos impugnados, a suspenso temporria e a inexecuo das decises dos tribunais, transitadas em julgado e a garantia em tais casos, de indemnizao e liquidao dos prejuzos causados, quando aquelas decises no so ou no podem ser executadas; Urgindo clarificar todas estas e demais questes do contencioso administrativo, no mbito processual ou adjectivo; Nos termos das disposies combinadas da alnea h) do artigo 110 e do artigo 113, ambos da Lei Constitucional, o Governo decreta o seguinte:

REGULAMENTO DO PROCESSO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO


TTULO I Princpios Gerais CAPTULO I mbito de Aplicao

Artigo 1 (mbito e disposies subsidirias) 1. O Processo Contencioso Administrativo aplicvel aos recursos e aces propostas no mbito da Lei n. 2/94, de 14 de Janeiro da Impugnao dos Actos Administrativos. 2. No que no estiver previsto neste diploma, so aplicveis as disposies relativas ao funcionamento da administrao pblica do Estado e

supletivamente as normas do processo civil.

Artigo 2 A iniciativa processual restrita queles a quem a lei confere legitimidade activa e deve corresponder competncia atribuda ao tribunal para conhecimento do objecto do pedido.

CAPTULO II
Das Partes

Artigo 3 (Legitimidade activa) Tem legitimidade para demandar no processo de contencioso

administrativo: a) o titular do direito individual ou colectivo, que tenha sido violado ou que possa vir a ser afectado pelo acto jurdico impugnado; b) quem for parte no contrato administrativo; c) qualquer cidado ou associao cujo fim legal seja a proteco do interesse protegido, no caso de omisso dos rgos de administrao perante o seu dever legal de agir;

d) o Ministrio Pblico quando o acto administrativo impugnado viole a Lei Constitucional ou for manifestamente ilegal.

Artigo 4 (Legitimidade passiva) 1. Tem legitimidade para ser demandado: a) o rgo da Administrao do Estado de que promana o acto impugnado ou que praticou a violao do direito; b) todo aquele que tenha sido beneficiado com o acto impugnado ou que possa ser directamente prejudicado com a procedncia do recurso; c) a parte com quem for celebrado o contrato administrativo; d) o Ministrio Pblico sempre que no for autor da demanda.

2. A falta de um interessado como demandado importa a ilegitimidade dos demais.

Artigo 5 (Coligao dos demandantes) Podem coligar-se como demandantes aqueles que tenham igual interesse ao provimento do recurso desde que o Tribunal competente seja o mesmo em razo da hierarquia e do territrio.

Artigo 6 (Coligao de demandados) Pode ser proposta uma nica demanda contra mais de um demandado sempre que os fundamentos do recurso quer de facto quer de direito sejam os

mesmos, desde que o Tribunal competente para o fornecimento do recurso seja o mesmo em razo de hierarquia e do territrio.

Artigo 7 (Interveno de terceiro) 1. Pode intervir nos autos como demandante ou como demandado quem demonstrar ter interesse idntico parte com a qual pretende coligar-se. 2. A interveno de terceiro s permitida at ao ltimo dia do prazo para apresentao dos articulados. 3. Requerida a interveno sero notificadas todas as partes para apresentarem a sua resposta.

CAPTULO III
Do Pedido

Artigo 8 (Objecto) 1. No recurso contencioso de impugnao de acto da administrao o pedido pode abranger a invalidade do acto ou a sua anulao total ou parcial. 2. Nas aces de contratos administrativos o pedido pode abranger a resoluo, caducidade, anulabilidade ou incumprimento do contrato.

Artigo 9 (Cumulao de pedidos) Podem cumular-se pedidos de impugnao de diferentes actos

administrativos quando sejam os mesmos demandantes e os fundamentos de

recurso e desde que o tribunal seja competente em razo de hierarquia e o territrio.

Artigo 10 (Apensao) O Tribunal pode ordenar oficiosamente a apensao de processos em que pudesse operar-se a coligao de demandados ou a cumulao de pedidos.

Artigo 11 (Desistncia) 1. O demandante pode desistir da instncia ou do pedido at ser proferida a deciso. 2. O termo de desistncia ser lavrado na forma prevista na Lei do Processo Civil.

Artigo 12 (No oposio) 1. A parte demandada poder vir ao processo declarar no pretender opor-se ao pedido. 2. Quando se trata de rgo da Administrao do Estado a declarao depende da autorizao do rgo que for hierarquicamente superior.

Artigo 13 (Inulidade do pedido) A administrao pode reconhecer a pretenso do demandante atravs de um acto que revogue o acto objecto de impugnao, devendo neste caso o tribunal pr fim ao processo.

Artigo 14 (Revogao parcial) Se a revogao do acto impugnado for parcial, o recurso contencioso prossegue para apreciao do pedido sem necessidade de novo procedimento administrativo.

CAPTULO IV
Da causa

SECO I Valor da causa Artigo 15 (Valor nos recursos contenciosos) 1. Aos recursos contenciosos atribudo um valor certo, expresso em moeda com curso legal, correspondente utilidade econmica que directa ou indirectamente derive de pedido. 2. Quando ao pedido no corresponder utilidade econmica o valor da causa fixado em trinta e uma vezes o valor do salrio mnimo da funo pblica.

Artigo 16 (Valor nas aces) Nas aces, o valor da causa o da totalidade dos valores do contrato administrativo, salvo quando o pedido se reporte a incumprimento parcial do contrato, caso em que o valor da causa corresponde ao pedido.

Artigo 17 (Alterao do valor) 1. O valor da causa pode ser impugnado pela outra parte, na sua defesa. 2. O valor da causa pode ser fixado por deciso do juiz at ao trnsito em julgado da deciso, de acordo com os elementos do processo ou por diligncias ordenadas oficiosamente.

SECO II Desero

Artigo 18 (Processo parado) 1. Nos processos que estiverem parados por culpa da parte por mis de 90 dias, deve o demandante ser notificado para promover o andamento do processo no prazo de 30 dias. 2. Decorrido este prazo sem que o demandante promova o andamento do processo declarada a desero da instncia e ordenado o arquivamento dos autos.

CAPTULO V
Competncia, Poderes, Alada do Tribunal e Efeitos das Decises

Artigo 19 (Competncia material)

1. A questo da competncia material pode ser suscitada a todo o tempo, oficiosamente pelo tribunal ou a requerimento do Ministrio Pblico ou das partes. 2. O facto de ser a causa inicialmente admitida e o prosseguimento do processo, no obstam a que o tribunal se pronuncie no sentido da sua no competncia material.

Artigo 20 (Competncia em razo do territrio e da hierarquia) 1. No caso de ser declarado o tribunal incompetente em razo do territrio ou da hierarquia, pode a parte vir requerer a remessa dos autos ao tribunal competente, antes do trnsito em julgado da deciso. 2. A remessa efectuada depois de satisfeitos os encargos judiciais. 3. Os prazos judiciais de interpretao de recurso e de propositura da aco reportam-se data da apresentao do processo no tribunal que o remete.

Artigo 21 (Poderes de cognio) No processo contencioso administrativo o tribunal pode conhecer oficiosamente da admissibilidade de recurso e das questes de facto e de direito que se prendam com a deciso da causa, mesmo que no tenham sido alegados, no podendo, no entanto, conhecer para alm do pedido.

Artigo 22 (Diligncia de prova) O tribunal pode ordenar oficiosamente que se proceda s diligncias de prova que entenda necessrias deciso da causa.

Artigo 23 (Alada) 1. A alada da Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial de trinta vezes o salrio mnimo da funo pblica. 2. A alada da Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo de sessenta vezes o salrio mnimo da funo pblica.

Artigo 24 (Efeitos e limites das decises) 1. Nos recursos de anulao de actos administrativos, a deciso tem efeitos retroactivos data da prolao do acto. 2. O tribunal no pode proferir deciso que envolva acto de competncia e administrao demandada.

CAPTULO VI
Representao em Juzo e Custas Judiciais

Artigo 25 (Representao em juzo) 1. As partes devem estar obrigatoriamente representadas em juzo por advogado. 2. As entidades referidas no artigo 1 da Lei n. 2/94, de14 de Janeiro, podem ser representadas em juzo por licenciado em direito que lhe preste assessoria jurdica ou por advogado constitudo. 3. Quando tal no for incompatvel com a posio processual assumida, pode a autoridade pblica demandada ser representada pelo Ministrio Pblico.

Artigo 26 (Nomeao de advogados e dispensa de preparos e pagamento prvio de custas) 1. Quando a parte no dispuser de recursos econmicos para a constituio de advogado, deve requerer ao tribunal que lhe seja nomeado um advogado oficiosamente e pedir dispensa de preparos e pagamento prvio de custas judiciais. 2. O requerimento instrudo com a documentao comprovativa da situao econmica do requerente, podendo o juiz ordenar as diligncias que entender necessrias deciso, devendo os autos vir a ser apensados ou correr por apenso aco principal. 3. Havendo alterao da situao econmica da parte dever esta passar ao pagamento das custas judiciais e dos honorrios de advogado que forem devidos, sob as cominaes previstas na lei.

CAPTULO VII
Citaes e Notificaes Artigo 27 (Chamadas ao processo, primeira notificao) 1. As partes e as pessoas interessadas so chamadas pela primeira vez ao processo, para se oporem ou defenderem, atravs de citao derivadas de contratos administrativos e mediante notificao, nos recursos de impugnao de actos administrativos e nos processos de suspenso de eficcia de actos administrativos. 2. A primeira notificao para efeitos do nmero anterior feita na pessoa do notificado ou na do seu representante legal.

3. Sendo a pessoa a notificar um rgo da Administrao do Estado, a primeira notificao feita na pessoa do autor do acto objecto de impugnao ou do novo titular, quando outra pessoa tiver, entretanto, sido nomeada para o exerccio do cargo.

Artigo 28 (Formas de notificao) 1. As notificaes podem ser efectuadas por meio que garanta a sua efectiva recepo pelo interessado e deve ser sempre acompanhada da data, contedo do acto notificado, a identificao do tribunal que a ordenou e do nmero do processo a que se refere. 2. A notificao depois de efectuada, incorporada no processo.

Artigo 29 (Recusa de notificao) Quando a pessoa a notificar ou o seu representante recusar a notificao, o facto deve ser certificado por dois funcionrios judiciais e ficar a constar do processo, considerando-se efectuada a notificao na data em que se tiver verificado a recusa.

Artigo 30 (Notificao edital e pelos meios de difuso) Quando os interessados sejam desconhecidos, ou se desconhea o seu local de residncia ou cujo ltimo local conhecido de residncia seja no estrangeiro deve usar-se a notificao por ditos afixados porta do tribunal e por anncio sucinto atravs de qualquer meio de comunicao social.

Artigo 31 (Notificaes posteriores) 1. As notificaes de natureza processual que no importem a prtica dum acto de natureza pessoal so feitas na pessoa do advogado constitudo do Ministrio Pblico ou do jurista designado para representar a pessoa jurdica demandada. 2. Os advogados que tenham residncia profissional fora da sede do tribunal devem nela escolher domiclio para o efeito de receberem as notificaes.

CAPTULO VIII
Actos da Secretaria Artigo 32 (Autuao e registo) 1. Os papis relativos ao recurso contencioso e s aces derivadas de contratos administrativos so apresentados no Gabinete do Secretrio ou na Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo ou no Cartrio da Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial respectivamente. 2. Os papis correspondentes a cada processo so autuados e rubricados pelo secretrio ou pelo escrivo do respectivo cartrio.

Artigo 33 (Espcies de processo no plenrio) As espcies de processos no Plenrio do Tribunal Supremo so as seguintes: a) recursos ordinrios das decises proferidas em processo de impugnao de acto administrativo;

b) recursos ordinrios das decises proferidas em aces derivadas de contratos administrativos; c) recursos ordinrios das decises proferidas em matria de suspenso da eficcia de actos administrativos; d) recursos extraordinrios; e) recursos de impugnao de actos administrativos em primeira e nica instncia; f) processo de suspenso de eficcia do acto administrativo.

Artigo 34 (Espcies de processo na Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo) As espcies de processo da Cmara do Cvel e administrativo do Tribunal Supremo so as seguintes: a) recursos de impugnao de acto administrativo; b) aces derivadas de contratos administrativos; c) execues baseadas em ttulos diversos de sentenas; d) recursos ordinrios das decises das Salas do Cvel e Administrativo dos Tribunais Provinciais proferidas em recursos de impugnao de actos administrativos; e) recursos ordinrios das decises das Salas do Cvel e Administrativo em matria de aces derivadas de contratos administrativos; f) recursos das decises proferidas em matria de suspenso da eficcia dos actos administrativos.

Artigo 35 (Espcies de processos nas Salas do Cvel e Administrativo dos Tribunais Provinciais) As espcies de processos nas Salas do Cvel e Administrativo dos Tribunais Provinciais so as seguintes: a) recursos de impugnao de actos administrativos; b) aces derivadas de contratos administrativos; c) execues baseadas em ttulos diversos de sentenas; d) execuo de multas administrativas; e) processos de suspenso da eficcia dos actos administrativos; f) recursos em processo de contraveno ou transgresso

administrativa.

Artigo 36 (Distribuio) 1. Os processos na Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial, so atribudos ao juiz ou distribudos se houver mais de um juiz ou seco. 2. Os processos na Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo so distribudos por sorteio na primeira sesso entre os juzes respectivos. 3. Os processos no Plenrio do Tribunal Supremo so distribudos por sorteio na primeira sesso, sendo que, quando se trate de recursos interpostos das decises da Cmara do Cvel e Administrativo, fica fora da distribuio o juiz relator da deciso objecto do recurso.

Artigo 37 (Duplicados) Os articulados e as alegaes apresentados em tribunal so

acompanhados de tantos duplicados quantos os interessados de parte contrria que litiguem separadamente e de uma cpia isenta de selo para o arquivo do tribunal.

Artigo 38 (Publicao) Aos acrdos do Plenrio do Tribunal Supremo que recaram sobre os recursos das decises da Cmara do Cvel e Administrativo aplicvel o disposto no artigo 48 n. 3 da Lei n. 20/88.

TTULO II
Recurso contencioso de impugnao de acto administrativo

CAPTULO IX
Iniciativa Processual Artigo 39 (Direito de accionar) O recurso contencioso de impugnao de acto administrativo iniciado pela pessoa ou pelo representante do Ministrio Pblico que tenha intervido no procedimento administrativo de reclamao ou recurso hierrquico que o antecede.

Artigo 40 (Objecto) O objecto do recurso abrange o acto ou a comisso administrativa contra a qual se recorreu ou reclamou e a deciso que recaiu sobre o recurso hierrquico ou a reclamao ou o seu indeferimento tcito quando tal tiver ocorrido.

Artigo 41 (Requerimento inicial) 1. O recurso interposto por requerimento inicial do qual deve constar: a) a identidade completa do interessado ou da pessoa que o represente e seu domiclio; b) a meno do rgo de Administrao do Estado ou da pessoa colectiva de direito pblico demandado, com a identificao da pessoa que proferiu o acto ou de quem exerce o cargo ou quem a represente, respectivo domiclio legal e bem assim a identificao completa dos demais interessados; c) a identificao do acto impugnado; d) os factos e razes em que se baseia o pedido; e) os fundamentos de direito e a indicao das normas jurdicas violadas; f) a formulao do pedido; g) a indicao do valor; h) o oferecimento dos meios de prova e a meno dos factos sobre que dele recair; i) a meno da constituio de mandatrio forense e a indicao do local da via para receber as notificaes.

j) o lugar e a data em que o recurso interposto.

2. O requerimento deve ser instrudo com cpia ou certido do acto impugnado, indicando-se o local onde se encontra o procedimento

administrativo.

Artigo 42 (Certificado de apresentao) O demandante pode pedir que lhe seja passado recibo da apresentao do recurso ou feita num duplicado a anotao do recebimento da qual conste, alm do recebimento, a data em que ocorreu.

Artigo 43 (Rectificao do requerimento inicial) Apresentado o requerimento inicial, se o juiz ou relator verificar a falta de qualquer dos elementos constantes do artigo 41 deve conceder ao demandante o prazo de 10 dias para o completar.

Artigo 44 (Arquivamento do processo) Decorrido o prazo sem que tenha sido cumprido o ordenado no artigo anterior, o juiz singular ordena o arquivamento dos autos e o relator a remessa do processo conferncia para o mesmo efeito.

Artigo 45 (Despacho ou acrdo preliminar)

1. O juiz deve lavrar despacho ou exposio no prazo de 10 dias do qual conste: a) se o tribunal tem jurisdio ou competncia para conhecer do processo; b) se o demandante est devidamente representado e tem legitimidade; c) se o acto impugnado susceptvel de impugnao contenciosa nos termos do artigo 8 da Lei n. 2/94; d) se o recurso foi precedido dos procedimentos administrativos previstos no artigo 12 da Lei n. 2/94; e) se o recurso foi interposto dentro ou fora do prazo.

2. A ordem ser notificada ao funcionrio responsvel do expediente administrativo do rgo do Estado ou da pessoa colectiva de direito pblico demandado, que dever cumpri-la no prazo de 5 dias. 3. A falta de cumprimento da ordem do tribunal ser punida nos termos da lei penal.

CAPTULO X
Oposio Artigo 46 (Procedimento administrativo) 1. Devendo o recurso prosseguir, o tribunal ordena ao rgo de Administrao do Estado ou pessoa colectiva de direito pblico que tenha em seu poder o procedimento administrativo que antecedeu o recurso, que remete ao tribunal.

2. A ordem ser notificada ao funcionrio responsvel do expediente administrativo do rgo do Estado ou da pessoa colectiva de direito pblico demandado, que dever cumpri-la no prazo de 5 dias. 3. A falta de cumprimento da ordem do tribunal ser nos termos da lei penal.

Artigo 47 (Prazo de contestao) 1. A autoridade recorrida, os interessados e o Ministrio Pblico quando no seja autor de demanda sero pessoalmente notificados para contestar no prazo de 30 dias. 2. O prazo concedido ao Ministrio Pblico pode ser prorrogado pelo perodo mximo de 60 dias quando razes ponderosas o justifiquem. 3. O prazo de contestao decorre singularmente para cada um dos interessados a partir da data em que se efectuou ou em que deve ser dada como efectuada a notificao.

Artigo 48 (Juno do procedimento administrativo) 1. O procedimento administrativo notificado pela Secretaria ou Cartrio ao demandante para exame pelo prazo de 5 dias, podendo ser deduzida reclamao no caso de insuficincia.

Artigo 49 (Contestao) 1. Na contestao, o demandado deve consignar, alm de outra matria de oposio que considere pertinente:

a) os factos; b) os fundamentos; c) o pedido; d) o oferecimento da prova e factos sobre que ela deve recair; e) a indicao do mandatrio forense e do domiclio escolhido para efeito do recebimento das notificaes.

2. A falta da contestao no importa a confisso dos factos nem do pedido.

Artigo 50 (Reconveno) Nas aces da impugnao dos actos administrativos no permitido deduzir pedido reconvencional.

Artigo 51 (Diligncia de prova) 1. O juiz ou relator decide sobre as diligncias de prova, podendo rejeitar as que entenda no terem interesse para a deciso ou que se reporte a factos que considere como provados e pode ordenar oficiosamente diligncias de prova sobre factos que considere essenciais deciso. 2. So aplicveis as normas do processo civil referentes produo de prova. 3. A Cmara do Cvel e Administrativo pode delegar no Tribunal Provincial a realizao de alguma ou de todas as diligncias de prova.

Artigo 52 (Interveno de peritos) 1. O Tribunal pode ordenar a interveno de peritos com conhecimentos especializados, sempre que a questo em apreciao o exigir, devendo essa interveno ser notificada s partes. 2. Cada uma das partes pode, nos cinco dias seguintes notificao, indicar um perito sua escolha.

Artigo 53 (Alegaes) 1. Decorrido o prazo para contestao ou encerrada a produo de prova, quando ela tiver lugar, so o demandante e os demandados que tiverem contestado notificados, no prazo de 20 dias e sucessivamente apresentarem alegaes. 2. O processo fica patente na secretaria para exame das partes no prazo marcado para alegaes.

CAPTULO XII
Deciso Artigo 54 (Vista) O processo vai com vista ao Ministrio Pblico por 10 dias, quando no seja parte na aco, para dar parecer sobre a deciso e suscitar as demais questes que julgue pertinentes e expressar-se sobre o comportamento das partes na lide.

Artigo 55 (Prazo da sentena) No Tribunal Provincial, a sentena deve ser proferida no prazo de 30 dias.

Artigo 56 (Prazo de vistos e acrdo) No Plenrio e na Cmara do Cvel e Administrativo, o prazo para vistos de 15 dias e o acrdo deve ser proferido no prazo de 30 dias.

Artigo 57 (Contedo da deciso) A deciso precedida de relatrio sobre o decurso dos autos e deve conter: a) a apreciao sobre as questes que obstem ou no ao conhecimento do recurso; b) se houver que conhecer do objecto do recurso, a apreciao dos vcios de que enferma ou no o acto recorrido e a declarao sobre a sua invalidade ou anulao.

Artigo 58 (Publicao da deciso) 1. Quando for dado provimento ao recurso, pode o demandante requerer que, a expensas suas, a deciso transitada em julgado seja publicada em extracto do Dirio da Repblica, por ordem do Tribunal. 2. Do extracto deve constar a indicao do tribunal que proferiu a deciso, a data em que transitou em julgado, a identificao das partes e o sentido da deciso.

Artigo 59 (Devoluo do procedimento administrativo) Transitada em julgado a deciso, o procedimento administrativo devolvido parte demandada, devendo para tal proceder-se sua desapensao.

TTULO III
Suspenso da eficcia dos actos administrativos Artigo 60 (Requisitos gerais) 1. As pessoas com legitimidade para recorrer contenciosamente de um acto administrativo podem requerer ao tribunal a suspenso da sua eficcia por fundamento em que a execuo desse acto susceptvel de causar prejuzo irreparvel ou de difcil reparao para elas ou para os interesses que ao recurso pretendem acautelar. 2. A suspenso concedida sempre que o tribunal considere fundadas as razes invocadas pelo requerente e dela no resulte leso grave para a realizao do interesse pblico. 3. A suspenso no concedida em caso algum, se for manifesto que o recurso ilegal e no deve ser admitido.

Artigo 61 (Pedido da suspenso) 1. A suspenso pode ser pedida em requerimento formulado antes e em separado do recurso contencioso dirigido ao tribunal competente para o conhecimento deste ou em requerimento apresentado com a petio de recurso.

2. A suspenso s pode ser pedida em separado da interposio do recurso contencioso, no caso de, em processo administrativo de reclamao, o autor do acto ter indeferido o pedido de suspenso formulado por qualquer interessado.

Artigo 62 (Contedo e forma do requerimento) 1. O requerimento deve conter: a) a identidade e residncia do requerente e a de todos os interessados a quem a suspenso da eficcia do acto possa directamente lesar; b) a alegao do acto e a do seu autor ou do titular do respectivo cargo, assim como a do respectivo domiclio legal; c) a alegao dos factos que fundamentam o pedido e a formulao deste; d) a indicao do mandatrio forense e do local para ele receber as notificaes; e) a meno dos documentos juntos.

2. No caso previsto no n. 2 do artigo 61, o requerimento deve ser instrudo com: a) certido ou qualquer outro comprovativo do teor e da prtica do acto e da respectiva publicao ou notificao ao requerimento; b) prova documental da deciso do autor do acto a que se refere o n. 2 do artigo 61, proferida no processo de reclamao.

3. As certides requeridas para os efeitos da alnea b)do nmero anterior, devem ser passadas no prazo de 24 horas.

4. O requerimento deve ser entregue, acompanhado de tantos duplicados quantos os interessados, que vivam em economia separada, a que se refere a alnea a) do n. 1 de cpia no selada para arquivo do tribunal.

Artigo 63 (Autuao) 1. Quando a suspenso pedida em separado do recurso contencioso, o requerimento distribudo e autuado como processo prprio, que s ser apensado ao recurso depois de transitar em julgado a deciso proferida sobre o pedido de suspenso. 2. Quando a suspenso pedida em requerimento com a petio de recurso, aquele autuado por apenso ao recurso.

Artigo 64 (Tramitao processual) 1. Autuado o requerimento, o autor do acto ou quem tenha passado a exercer o respectivo cargo assim como aqueles a quem a suspenso da eficcia do acto possa directamente prejudicar, so notificados para responder ao pedido formulado, no prazo de oito dias, entregando-se a cada um o respectivo duplicado. 2. Havendo interessados incertos ou desconhecendo-se a sua residncia, a notificao feita por edital afixado porta do Tribunal. 3. Juntas as respostas ou decorrido o prazo para esse efeito concedido, o processo continuado com vista ao Ministrio Pblico, por 3 dias, devendo o juiz decidir nos cinco dias seguintes. 4. Na Cmara do Cvel e Administrativo, depois de vista ao Ministrio Pblico, o processo vai aos vistos dos juzes adjuntos, por trs dias a cada um, e

por cinco dias ao juiz relator para elaborar o projecto de acrdo que discutido e submetido a julgamento na sesso imediatamente seguinte. 5. No caso do nmero anterior, o relator pode, em funo da urgncia e da simplicidade da questo, dispensar os vistos.

Artigo 65 (Deciso) 1. Se a deciso suspender a eficcia do acto, deve ela ser notificada, o mais depressa possvel, autoridade requerida. 2. A suspenso subsiste at ao trnsito em julgado da deciso que julgar recurso contencioso, salvo se de outro modo tiver sido decidido pelo tribunal ou se, sujeita a alguma condio, esta no for cumprida. 3. No caso de ser requerida antes do recurso contencioso, nos termos do n. 2 do artigo 61, a suspenso concedida caduca, se aquele no for interposto dentro do prazo previsto na lei para esse efeito.

Artigo 66 (Efeitos da notificao da entidade requerida para os termos do processo) 1. Depois de ser notificada para responder ao requerimento de suspenso da eficcia do acto, no pode a autoridade administrativa requerida iniciar e prosseguir com a sua execuo, competindo-lhe impedir que os seus agentes ou os interessados pratiquem, depois disso, qualquer acto de execuo. 2. So ineficazes os actos de execuo praticados depois da notificao a que se refere o nmero anterior.

Artigo 67 (Responsabilidade) Incorrem em responsabilidade criminal e civil, nos termos da lei, todos aqueles que, depois de notificados ou que delas tenham conhecimento, no cumpram as decises do tribunal que suspenderem a eficcia de um acto administrativo.

Artigo 68 (Alterao ou revogao de suspenso) 1. Em caso de alterao substancial das circunstncias que sirvam de fundamento deciso que ordenou a suspenso da eficcia do acto, pode a autoridade administrativa pedir ao tribunal onde pende o processo de recurso contencioso a reviso de tal deciso e a consequente alterao ou revogao da suspenso. 2. A suspenso ou revogao s decretada, provando-se as alteraes de facto indicadas e que, em razo delas, a inexecuo do acto est ou pode causar prejuzos graves realizao do interesse pblico do Estado. 3. Aplicam-se ao pedido de reviso as normas do artigo 64 do presente diploma, com as necessrias adaptaes.

TTULO IV
Aces derivadas de contratos Administrativos Artigo 69 (Tramitao processual) 1. As aces derivadas de contratos administrativos regem-se, regra geral, pelas normas do Cdigo do Processo Civil que regulam o processo de declarao, na sua forma ordinria.

2. Seguem a forma de processo sumrio regulado pelo mesmo Cdigo, as aces de valor compreendido na alada dos tribunais provinciais. 3. As aces podem ser intentadas a todo o tempo.

Artigo 70 (Reconveno) S admissvel a reconveno nas aces derivadas de contratos de natureza administrativa, quando o pedido reconvencional tiver por fundamento factos jurdicos emergentes do contrato de que derivou a aco. Artigo 71 (Arbitragem) 1. proibida a arbitragem nas aces derivadas de contratos administrativos que revistam a natureza de contratos econmicos

internacionais, desde que se verifiquem os requisitos exigidos pelo artigo 99, n.s 2 e 5 do Cdigo de Processo Civil.

Artigo 72 (Parecer do Ministrio Pblico) No intervindo no processo em representao de nenhuma das partes, pode o Ministrio Pblico, dar o seu parecer sobre a deciso final a proferir pelo tribunal, quando o processo lhe for com vista depois de concluda em audincia a discusso do aspecto jurdico da causa.

Artigo 73 (Tramitao no Tribunal Supremo) 1. A tramitao processual das aces na Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo regulada pelas normas aplicveis nos

Tribunais Provinciais, nos termos estabelecidos no artigo 69, n. 1, com as necessrias adaptaes e as alteraes dos artigos seguintes. 2. aplicvel tramitao processual o disposto no artigo 51 n. 3 deste diploma.

Artigo 74 (Relator) O Juiz Conselheiro a quem o processo couber por distribuio fica sendo relator, tendo na tramitao do processo e na conduo e realizao dos actos os poderes atribudos ao juiz de direito dos tribunais provinciais e competindo-lhe deferir todos os termos at final. Artigo 75 (Julgamento) O julgamento, tanto da matria de facto como da matria de direito, feito e as decises finais proferidas pelo tribunal colectivo constitudo pelo relator e juzes adjuntos.

Artigo 76 (Vistos) Sempre que o tribunal tenha de proferir decises finais, o processo vai aos vistos dos juzes adjuntos, por 15 dias a cada um deles, salvo se o relator, em vista da simplicidade da questo, decidir reduzir aquele prazo ou dispensar os vistos.

Artigo 77 (Reclamao para a conferncia)

Aplica-se aos despachos do relator, que no sejam de mero expediente ou proferidos no exerccio de poder discricionrio, o disposto no n. 3 do artigo 700 do Cdigo do Processo Civil, com as necessrias adaptaes.

Artigo 78 (Processos arquivados) Depois de arquivado o processo, as funes do relator, sempre que seja necessrio deferir, so exercidas pelo Presidente da Cmara do Cvel e Administrativo.

TTULO V
Recursos das decises jurisdicionais

CAPTULO XIII
Disposies gerais

Artigo o 79 (Lei aplicvel) 1. Os recursos ordinrios das decises jurisdicionais proferidas em matria de contencioso administrativo so regulados nos termos do presente diploma e, subsidiariamente, pelas disposies do Cdigo do Processo Civil aplicveis ao recurso de agravo, com as necessrias adaptaes. 2. Os recursos interpostos para efeitos de uniformizao de

jurisprudncia, os de reviso e de oposio de terceiro regem-se pelas disposies do Cdigo de Processo Civil e da Lei n. 20/88, de 31 de Dezembro, na parte aplicvel.

Artigo 80 (Competncia) 1. Das decises jurisdicionais em matria de contencioso administrativo, cabe recurso: a) das decises dos tribunais provinciais, para a Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo; b) dos acrdos proferidos pela Cmara do Cvel e Administrativo funcionando como tribunal de primeira instncia, para o Plenrio do Tribunal Supremo.

2. No admitem recurso os acrdos proferidos pelo Plenrio do Tribunal Supremo, em matria de impugnao dos actos administrativos do Presidente da Repblica, Presidente da Assembleia Nacional, Chefe do Governo e Presidente do Tribunal Supremo.

Artigo 81 (Poderes dos Tribunais de Recurso) Os Tribunais de Recurso reapreciam as causas sem restries, conhecendo dos factos e do direito, podendo revogar, alterar ou anular, conforme ao caso couber, as decises recorridas.

Artigo 82 (Diligncias de prova) 1. Havendo necessidade de proceder a alguma diligncia de prova para conhecer o recurso, procede-se do seguinte modo: a) sendo o conhecimento do recurso da competncia do Plenrio, o processo baixa Cmara do Cvel e Administrativo, para que a as

diligncias sejam efectuadas ou mandadas efectuar em conformidade com o disposto na alnea seguinte, com as necessrias adaptaes; b) sendo o conhecimento do recurso da competncia da Cmara do Cvel e Administrativo, esta pode determinar que as diligncias sejam realizadas pelo relator ou que o processo baixe ao tribunal ad-quo-ou do outro tribunal provincial para o mesmo fim. 2. A questo da necessidade de realizar diligncias de prova pode ser levantada pelo relator antes dos vistos ou por qualquer juiz adjunto e ser decidida em conferncia. 3. Aplicam-se a produo de prova em instncia de recurso as disposies do artigo 517 do Cdigo de Processo Civil.

Artigo 83 (Alegaes complementares) 1. Terminadas as diligncias de prova, pode o relator, se assim o entender, conceder, primeiro ao recorrente e depois ao recorrido, prazo para alegaes complementares. 2. O prazo para alegaes complementares sucessivo e nunca superior a oito dias para cada parte.

Artigo 84 (Legitimidade) Podem interpor recurso das decises ou acrdos proferidos nos processos de contencioso administrativo: a) as partes ou intervenientes vencidos; b) o Ministrio Pblico;

c) as pessoas directa e efectivamente prejudicadas, nos termos do n. 2 do artigo 68do Cdigo do Processo Civil.

Artigo 85 (Prazo de interposio de recurso) 1. O prazo para interposio de recurso de oito dias, a contar da data da notificao da deciso de que se recorre ou da data da sua publicao, em caso de revelia. 2. Havendo pedido de rectificao, aclarao ou reforma da deciso proferida, o prazo conta-se da data em que for notificada a deciso proferida sobre tal pedido.

Artigo 86 (Forma de interposio de recurso) 1. O recurso interposto por meio de requerimento dirigido ao juiz ou relator, fixando-se a entrada deste no tribunal a data da interposio. 2. O recurso no admitido quando a deciso irrecorrvel, tenha sido interposta fora do prazo ou por quem no tenha legitimidade. 3. O juiz ou relator que admitir o recurso deve fixar-lhe o regime de subida e declarar-lhe o efeito.

Artigo 87 (Reclamao) 1. No sendo o recurso admitido, pode o recorrente, no prazo de cinco dias a contar da notificao do despacho da deciso que no o admitir, reclamar para o Presidente do Tribunal Supremo, expondo as suas razes e indicando as peas de que pretende certido.

2. A reclamao autuada por apenso e este concluso ao juiz ou relatores para que mantenha o despacho ou o repare, admitindo o recurso. 3. Mantendo o juiz ou relator o despacho que no admitiu o recurso, a reclamao com peas que o instruam desapensado e remetido ao Presidente do Tribunal Supremo, no prazo de 48 horas.

Artigo 88 (Julgamento da reclamao) Aplicam-se ao julgamento da reclamao o disposto no artigo 889 do Cdigo do Processo Civil, com as necessrias adaptaes.

CAPTULO XIV
Recurso nas Aces Derivadas de Contratos Administrativos

Artigo 89 (Processamento) Os recursos ordinrios interpostos das decises proferidas em aces derivadas de contratos administrativos so processados e julgados de harmonia com as regras do processo civil aplicveis ao recurso de agravo, estabelecidas nos artigos 734 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, com as necessrias adaptaes e sem prejuzo do disposto no presente diploma.

Artigo 90 (Prazo de vista)

1. Os prazos de vista do Ministrio Pblico, aos juzes adjuntos e ao juiz relator, previstos no n. 1 do artigo 752 do Cdigo do Processo Civil, so alargados para o dobro. 2. O Ministrio Pblico s tem vista nos recursos em que no seja recorrente ou recorrido.

CAPTULO XV
Recursos nos Processos de Impugnao de Actos Administrativos

Artigo 91 (Recursos com subida imediata) 1. Nos processos de impugnao de actos administrativos, sobem imediatamente os recursos das decises: a) que conheam do mrito da causa ou que, no conhecendo do mrito, ponham termo ao processo; b) que julguem o tribunal absolutamente incompetente; c) atravs das quais um juiz se declare impedido ou indefira o impedimento oposto por alguma das partes; d) proferidas depois da deciso que ponha termo ao processo.

2. Sobem tambm imediatamente os recursos cuja reteno os tornaria absolutamente inteis. 3. Os recursos nos processos de impugnao sobem sempre nos prprios autos.

Artigo 92 (Recursos com subida diferida) 1. Os recursos das decises interlocutrias no includas no artigo anterior apenas sobem com o recurso interposto de deciso que ponha termo ao processo. 2. No sendo interposto recurso da deciso que ponha termo ao processo, ficam sem efeito todos os que com ele haveriam de subir.

Artigo 93 (Efeito do recurso) 1. Tm efeito suspensivo os recursos que sobem imediatamente. 2. Tm efeito meramente devolutivo todos os outros.

Artigo 94 (Alegaes nos recursos com subida imediata) 1. Subindo o recurso imediatamente, as alegaes de recorrente so apresentadas no prazo de 20 dias, a contar da notificao do despacho que admitiu recurso, sob pena de este ser julgado deserto. 2. O recorrido pode responder e apresentar as suas alegaes em igual prazo de 20 dias, que se contam do termo do prazo concedido ao recorrente.

Artigo 95 (Alegaes nos recursos com subida diferida) 1. Tratando-se de recursos com subida diferida, os termos posteriores notificao do despacho que o admitem ficam suspensos, sendo as alteraes apresentadas com as do recurso da deciso que puser termo ao processo.

2. Se no recurso da deciso que ps termo ao processo, o recorrente for o mesmo, cada uma das partes apresenta uma s alegao para todos os recursos. 3. Se o recorrente a que se refere o presente artigo for recorrido no recurso da deciso que ps termo ao processo, deve, na resposta a que neste ltimo apresentar, alegar em relao a todos, podendo a outra parte responder em igual prazo quanto a matria dos recursos em que recorrida.

Artigo 96 (Juno de documentos e pareceres exame do processo) 1. Com as alegaes, podem ser juntos pareceres e os documentos que as partes s nesse momento tenham podido apresentar ou cuja juno se tenha tornado necessria em virtude da deciso proferida em primeira instncia. 2. Durante os prazos para alegaes facultado s partes o exame do processo, podendo este ser confiado aos respectivos mandatrios sem necessidade de despacho do juiz relator.

Artigo 97 (Despacho de sustentao) 1. Juntas as alegaes e concluso o processo, pode o juiz sustentar a deciso recorrida ou esclarecer os respectivos fundamentos, mas, em nenhum caso revog-la ou alter-la devendo o processo ser sempre remetido instncia superior. 2. O disposto no nmero anterior no se aplica aos recursos interpostos de acrdos da Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo.

Artigo 98 (Normas aplicveis ao julgamento)

1. Aplicam-se ao julgamento dos recursos interpostos das decises proferidas em processo de impugnao de actos administrativos as disposies do cdigo do Processo Civil que regulam o julgamento do agravo, com as necessrias adaptaes e sem prejuzo do que se estabelece no presente diploma. 2. Os prazos de vista ao Ministrio Pblico, aos juzes adjuntos e ao juiz relator previstos no artigo 752 do Cdigo do Processo Civil, so elevados para o dobro, nos termos do artigo 90 deste diploma.

Artigo 99 (mbito do poder de cognio) 1. O tribunal de recurso conhece da globalidade da causa e reaprecia a deciso impugnada em toda a sua extenso, mesmo na parte favorvel ao recorrente. 2. Nos casos em que o Tribunal recorrido no conhece, por qualquer motivo, do mrito da causa, pode o tribunal de recurso faz-lo, se entender que o motivo invocado no procede, que nenhum outro obsta ao julgamento e que o processo fornece elementos suficientes para tomar uma deciso.

CAPTULO XVI
Recursos de Decises Relativas a Suspenso da Eficcia dos Actos Administrativos

Artigo 100 (Efeitos do recurso e regime de subida) 1. O recurso interposto das decises que concedem a suspenso da eficcia dos actos administrativos impugnados tem efeito meramente devolutivo.

2. Os recursos sobem imediatamente e no apenso em que a deciso objecto de recurso foi proferida.

Artigo 101 (Prazo de interposio e forma) 1. O recurso interposto no prazo de 8 dias e mediante requerimento, no qual o recorrente desde logo alegue, expondo as razes de facto e de direito por que recorre. 2. O recorrido pode apresentar as suas alegaes e responder em prazo igual a contar da data em que for notificado da admisso do recurso.

Artigo 102 (Processamento e julgamento do recurso) 1. Juntas ao processo as alegaes ou decorrido o prazo concedido s partes para esse efeito, o processo remetido, nas 48 horas seguintes, ao tribunal competente para conhecer do recurso, desde que o recorrente esteja isento de custas ou garantia, nos termos do artigo 135 n 3, o pagamento, afinal, das custas por que seja responsvel.

Artigo 103 (Disposies aplicveis subsidiariamente) Aplicam-se subsidiariamente as disposies que regulam o recurso das decises judiciais proferidas nos processos de impugnao de actos administrativos, constantes deste diploma que se harmonizem com o carcter urgente do recurso previsto no presente captulo.

TTULO VI
Recurso em processamento de transgresso administrativa

Artigo 104 (Processamento) 1. O recurso interposto no prazo de 15 dias a contar da data em que o recorrente notificado da aplicao da multa mediante requerimento dirigido ao juiz do tribunal provincial competente ou da respectiva Sala do Cvel e Administrativo. 2. No requerimento deve o recorrente, alegando desde logo, expor as razes e fundamentos do recurso e juntar documentos ou requerer as demais diligncias necessrias prova dos factos alegados. 3. O requerimento entregue autoridade administrativa que aplicou a multa, a qual pode, querendo responder s alegaes nos 8 dias seguintes e juntar documentos ou requerer as diligncias de prova que entender convenientes. 4. O requerimento e a resposta so juntos ao auto de notcia, processo ou expediente com base no qual a multa foi aplicada. 5. Aplicam-se ao recurso judicial o disposto no artigo 20 n. 1 e 2, da Lei n. 10/87, de 26 de Setembro. 6. A entidade administrativa recorrida deve remeter o processo ao tribunal competente no prazo de 3 dias a contar do termo do prazo que lhe concedido para responder ou, em caso de alterar a deciso, depois de findo o prazo a que se refere o n2 do artigo 20 da lei citada no nmero anterior.

Artigo 105 (Julgamento)

1. Sempre que haja a produo de prova, designada uma audincia de discusso e julgamento. 2. Os depoimentos so orais e o juiz pode ordenar as diligncias de prova que entender necessrias deciso do recurso, no estando vinculado a oferecida ou requerida pelas partes. 3. Nem o recorrente nem a autoridade recorrida ou o Ministrio Pblico so obrigados a comparecer, podendo, no entanto fazer-se assistir ou representar o primeiro por advogado ou solicitador e a parte recorrida, pelo Ministrio Pblico, por licenciado em direito que lhe preste assessoria jurdica ou por advogado constitudo. 4. As partes podem alegar oralmente, no podendo as alegaes prolongar--se para alm de 30 minutos, salvo se o juiz, atendendo complexidade da questo, autorizar maior perodo de tempo. 5. No havendo lugar a produo de prova, notificado o recorrente para se pronunciar sobre os documentos juntos pela autoridade recorrida e, em seguida vo os autos com vista por 5 dias ao Ministrio Pblico para dar parecer sobre a deciso e suscitar as questes que entender pertinentes. 6. A deciso deve ser proferida pelo juiz no prazo de 15 dias a contar do encerramento da audincia ou da concluso que, para esse efeito, lhe seja feita, na hiptese referida no nmero anterior. 7. S admissvel recurso para a Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo com fundamento em matria de direito. 8. O recurso tem efeito suspensivo.

CAPTULO XVII
TTULO VII Execuo do caso julgado

SECO III Execuo contra o estado

Artigo 106 (Execuo espontnea) Transitada em julgado a deciso judicial, o rgo da Administrao do Estado ou a pessoa colectiva de direito pblico deve execut-la no prazo de 45 dias contados da respectiva notificao.

Artigo 107 (Requerimento do interessado ou do Ministrio Pblico) No caso de no ser espontaneamente executada, pode qualquer dos demandantes ou o Ministrio Pblico requerer ao Tribunal que notifique o demandado para que execute a deciso judicial.

Artigo 108 (Prazo para pedir a suspenso ou inexecuo) A entidade demandada pode, em vez de a executar, pedir ao Tribunal, no prazo de 15 dias a partir da notificao a que se refere o artigo anterior, a suspenso da execuo da deciso judicial ou a sua inexecuo.

Artigo 109 (Pedido de suspenso) 1. O demandado pode pedir a suspenso da execuo da deciso judicial por prazo no superior a seis meses, alegando grave prejuzo para a administrao pblica o facto da sua execuo imediata.

2. O demandante notificado do pedido de suspenso, podendo pronunciar-se sobre ele nos 8 dias seguintes. 3. A deciso do tribunal proferida no prazo de 10 dias. 4. O pedido de suspenso no tem lugar quando a deciso condenar a entidade demandada no pagamento de uma quantia em dinheiro.

Artigo 110 (Inexecuo de deciso) 1. A entidade demandada pode pedir ao tribunal a inexecuo da deciso judicial, alegando: a) a impossibilidade da sua execuo; b) a gravidade do prejuzo que dela deriva para o interesse pblico; c) a verificao de circunstncias de ordem, segurana e tranquilidade pblicas que obstam execuo. 2. Aplica-se ao pedido de inexecuo o estabelecido nos n.s 1, 2 e 3 do artigo anterior, com as necessrias adaptaes.

Artigo 111 (Comunicao ao Conselho de Ministros) 1. O Tribunal pode, antes de decidir, se o entender conveniente e sempre que se trate de decises proferidas em 1 instncia pela Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo, enviar ao Conselho de Ministros a resposta do demandado que tiver pedido a inexecuo da deciso judicial ou comunicar-lhe que a entidade demandada no requereu a respectiva inexecuo. 2. Entendendo o Conselho de Ministros que se verificam alguns dos fundamentos previstos no art 108, deve pronunciar-se no sentido da

inexecuo da deciso judicial e informar o tribunal da sua deciso, no prazo de 15 dias a contar daquele em que foi recebida no respectivo Secretariado a resposta da entidade demandada ou a comunicao do tribunal de que ela requereu a inexecuo. 3. Se o Conselho de Ministros nada disser, deve entender-se que confirma o pedido de inexecuo formulado pela entidade demandada ou, na falta de pedido, que se pronuncia pela ausncia de qualquer fundamento legtimo de inexecuo.

Artigo 112 (Falta de confirmao) 1. No caso de o Conselho de Ministros se pronunciar expressamente pela inexistncia de fundamentos de inexecuo, deve desde logo ordenar entidade demandada que cumpra a deciso judicial, usando, sendo caso disso, dos meios coercivos previstos na lei para que a ordem seja cumprida. 2. No caso de o Conselho de Ministros nada disser comunicao que o tribunal lhe fizer nos termos da parte final do n. 1 do art 109 pode o tribunal solicitar-lhe que proceda nos termos do nmero anterior.

Artigo 113 (Deciso sobre o pedido de inexecuo) 1. Nas hipteses previstas no nmero anterior, o Tribunal deve indeferir o pedido de inexecuo formulado pela entidade demandada ou declarar simplesmente, conforme for o caso, que no se verifica nenhuma causa legtima de inexecuo. 2. Confirmado, expressa ou tacitamente, pelo Conselho de Ministros o pedido da entidade demandada ou entendendo, pelas mesmas formas, que se

verifica alguns dos fundamentos de inexecuo, o tribunal toma a sua deciso tendo em ateno as razes alegadas pelas partes e a posio do Conselho de Ministros.

Artigo 114 (Prosseguimento da execuo) 1. No caso de a entidade demandada no executar a deciso judicial, depois de notificada nos termos do artigo 105, pode o exequente requerer: a) que o processo prossiga como execuo para pagamento de quantia certa, de harmonia com as disposies aplicveis do Cdigo de Processo Civil, quando se trata de deciso que tenha condenado a entidade demandada a pagar certa quantia; b) que se proceda fixao da indemnizao devida pelos prejuzos derivados da falta de execuo ou de inexecuo da deciso judicial e converso do pedido inicial em execuo por quantia certa e respectiva liquidao, quando se trate de qualquer outra deciso. 2. O requerimento deve ser apresentado dentro do prazo de dois anos, a contar da notificao a que se refere o artigo 105. 3. Tendo sido requeridas a suspenso da deciso judicial ou a sua inexecuo, o prazo conta-se da data em que o exequente foi notificado das decises que recarem sobre os respectivos pedidos.

Artigo 115 (Valor a considerar na liquidao) 1. Na liquidao do pedido devem ser considerados: a) os prejuzos resultantes da no execuo da deciso judicial; b) os juros devidos, desde a data da propositura da aco;

c) as custas e encargos judiciais que o exequente suportou.

2. Tratando-se de aco de impugnao de acto administrativo, deve entender-se, salvo alegao e prova em contrrio, que os prejuzos derivados da falta de execuo da deciso judicial so equivalentes ao valor da aco nos termos do artigo 15 do presente diploma.

Artigo 116 (Oposio a liquidao, termos subsequentes) 1. A entidade demandada pessoalmente notificada para se opor liquidao deduzida pelo exequente, podendo faz-lo no prazo de 15 dias. 2. O Tribunal pode requisitar ou ordenar a apresentao de documentos, realizar outras diligncias de prova e designar audincias para tentativas de conciliao, sempre que se lhe afigure que possvel as partes chegarem a acordo sobre o montante da indemnizao. 3. Concludo a instruo ou findo o prazo de oposio, o processo vai com vista por 5 dias ao Ministrio Pblico, quando no for o exequente, para se pronunciar sobre a liquidao.

Artigo 117 (Deciso sobre o pedido de liquidao) 1. O tribunal deve, no prazo de 10 dias, proferir deciso, liquidando o pedido e fixando a quantia certa a pagar pela entidade demandada e ordenarlhe que proceda a inscrio no seu oramento da verba necessria efectivao do pagamento. 2. Da deciso dado conhecimento ao Ministro da Economia e Finanas.

3. No caso de a entidade demandada no proceder, no prazo de 45 dias, a inscrio no seu oramento da verba necessria ao pagamento e no pagar a dvida exequenda, o processo prossegue, como execuo para pagamento de quantia certa, nos termos regulados no Cdigo de Processo Civil.

Artigo 118 (Tribunal da execuo) A fase de execuo corre no tribunal onde a aco foi decidida em primeira instncia, mas se esta for ao Tribunal Supremo, pode determinar-se que a execuo para pagamento de quantia certa ou que como tal tenha de prosseguir nos termos do n. 3 do artigo anterior, baixe para esse efeito sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial, do Tribunal Provincial do domiclio de qualquer das partes ou de outro, conforme for achado conveniente.

SECO IV Execuo contra entidades particulares Artigo 119 (Forma de execuo) A execuo de decises judiciais proferidas em aces derivadas de contratos administrativos requeridas por rgos do Estado ou outras pessoas colectivas pblicas contra entidades particulares seguem as formas de processo reguladas no Cdigo de Processo Civil, sem prejuzo das disposies legais que, em especial, determinarem de forma diferente. 2. Aplica-se s execues requeridas na Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo o disposto no artigo anterior, com as devidas adaptaes.

CAPTULO XVIII
Execues Baseadas em Outros Ttulos Executivos Artigo 120 (Normas aplicveis) Regem-se pelas normas constantes do captulo anterior, com as necessrias adaptaes, as execues fundadas em ttulos executivos diversos das sentenas, previstos nas alneas b), c) e d) do artigo 46 do Cdigo de Processo Civil, a que seja aplicvel com o processo contencioso administrativo.

CAPTULO XIX
Execuo das Multas Administrativas Artigo 121 (Normas aplicveis e competncia) 1. A execuo das multas aplicadas aos agentes de transgresses administrativas que no tenham sido pagas voluntariamente , na fase judicial e sem prejuzo do que se dispe no presente captulo, regulada pelos preceitos aplicveis execuo por custas previstas no artigo 139, com as necessrias adaptaes e subsidiariamente, pelo Cdigo das Custas Judiciais. 2. competente para a execuo o tribunal provincial da rea em que a transgresso foi cometida ou a respectiva Sala do Cvel e Administrativo.

Artigo 122 (Ttulo executivo) 1. Constitui ttulo executivo a certido a que se refere o n. 2 do artigo 22 da Lei n. 10/87, de 26 de Setembro.

2. A Certido deve, alm de indicar a transgresso cometida, a multa aplicada e a parte dela ainda em dvida, identificar o transgressor responsvel e sendo caso disso, os responsveis solidrios pelo respectivo pagamento.

Artigo 123 (Converso da multa em trabalho socialmente til) 1. O juiz pode, a requerimento do executado, converter a multa em trabalho socialmente til a prestar ao Estado, a qualquer instituio de direito pblico e a organizao ou pessoas de direito privado que prossigam fins no lucrativas, de assistncia ou beneficncia, educativos, humanitrios ou outros de solidariedade social.

Artigo 124 (Suspenso e prosseguimento da execuo) 1. A converso da multa em prestao de trabalho suspende a execuo e pe termo penhora, se ela j tiver sido efectuada. 2. Esto isentos de pagamento de custas os rgos da Administrao Central e Local do Estado, as pessoas colectivas de direito pblico e o Ministrio Pblico.

TTULO VIII
Custas Artigo 125 (Obrigao do pagamento de custas) 1. Os demandantes e os demandados so obrigados ao pagamento de custas.

2. Esto isentos de pagamento de custas os rgos da Administrao Central e Local do Estado, as pessoas colectivas de direito pblico e o Ministrio Pblico.

Artigo 126 (No condenao em custas) Nos processos de impugnao de actos administrativos, a parte demandada que vier declarar que no pretende intervir nos actos fica isenta do pagamento de custas.

Artigo 127 (Taxas de imposto de justia na 1 instncia) 1. Nos tribunais que julguem a causa em primeira instncia, as taxas correspondentes prestao de servio de justia so as constantes da tabela de taxas de justia do contencioso administrativo, calculadas com base no valor da aco. 2. A tabela a que se refere o nmero anterior deve ser publicada no prazo de 30 dias, a contar da publicao do presente diploma no Dirio da Repblica, mediante decreto executivo conjunto dos Ministros da Justia e das Finanas.

Artigo 128 (Reduo para um quarto do valor das taxas) 1. As taxas so reduzidas a um quarto do valor estabelecido na tabela: a) nas aces que findarem antes da contestao; b) nas execues que findarem antes do despacho que as mandar prosseguir como execuo para pagamento de quantia certa.

2. Em caso de rejeio liminar, a taxa pode ser reduzida pelo tribunal at um dcimo. 3. Se, no caso previsto na parte final da alnea b) do n. 1, for deduzida oposio liquidao, o tribunal pode, em funo da complexidade da questo, elevar a taxa para metade da que devida nos termos do artigo anterior.

Artigo 129 (Reduo para metade do valor das taxas) As taxas so reduzidas a metade do seu valor: a) as aces que findarem depois da contestao e antes dos vistos ou da abertura da concluso ao juiz para ele proferir a deciso final; b) nas execues no compreendidas na alnea b) do n. 1 do artigo anterior.

Artigo 130 (Taxas nos tribunais de recurso) 1. Nos recursos das decises judiciais proferidas pelo tribunal que julguem em 1 instncia, a taxa de imposto de justia igual a metade do valor das estabelecidas na tabela a que se refere o artigo 125. 2. Nos termos das decises interlocutrias, a taxa igual a um quarto dos valores constantes da mesma tabela, salvo se no subir por no ter sido interposto recurso da deciso final com que teriam de ser processados, caso em que no h lugar a custas. 3. Sendo recursos julgados desertos, a taxa reduzida para um oitavo.

Artigo 131 (Taxa na reclamao do despacho que no admitir o recurso)

Na reclamao de despacho que no admitir o recurso, a taxa de um oitavo dos valores afixados na tabela.

Artigo 132 (Taxa nos processos de suspenso de eficcia e nos incidentes) A taxa, nos processos acessrios de suspenso da eficcia do acto, nos incidentes de interveno de terceiros e em outros previstos na lei do processo, aplicveis ao processo do contencioso administrativo, determinada pelo tribunal entre um sexto e um tero do valor das constantes da tabela.

Artigo 133 (Conta de custas) 1. A conta de custas compreende: a) as taxas correspondentes ao servio de justia prestado pelos tribunais, calculadas nos termos dos artigos anteriores; b) os adicionais previstos na lei; c) o imposto de selo; d) os encargos.

2. Os encargos so constitudos pelos reembolsos devidos ao Cofre Geral da Justia e parte vencedora a ttulo de custas de parte, pelas remuneraes aos peritos e s demais pessoas que acidentalmente intervirem no processo e pela procuradoria, despesas judiciais e outras previstas no Cdigo das Custas Judiciais que sejam aplicveis ao processo de contencioso. 3. Os encargos com as despesas feitas pelo tribunal em caso algum podem ser liquidadas por quantias inferiores ao seu custo efectivo.

Artigo 134 (Procuradoria) A parte vencedora que tenha sido representada no processo por advogado constitudo tem o direito de receber a ttulo de procuradoria, uma quantia que o tribunal deve fixar entre um quarto e metade da taxa do imposto de justia devida pela parte vencida.

Artigo 135 (Honorrios do defensor oficioso) 1. Os honorrios dos advogados nomeados oficiosamente nos termos o artigo 26 so fixados pelo tribunal, em ateno complexidade da causa, entre um tero da taxa aplicvel, nos termos dos artigos 125 a 130. 2. Os honorrios aos advogados nomeados oficiosamente so pagos pelo Cofre Geral da Justia, entram em regra de custas, mas no ficam dependentes do pagamento destas.

Artigo 136 (Preparos) 1. As aces derivadas de contratos administrativos aplicam-se, em matria de preparos, as disposies do Cdigo das Custas Judiciais, com as adaptaes devidas e sem prejuzo do que de especial se dispuser no presente diploma. 2. Nos processos de impugnao de actos administrativos, as partes no isentas de custas pagam, na aco principal, nas execues, nos recursos, nos processos de suspenso de eficcia dos actos e nos incidentes processados autonomamente, um preparo equivalente a 20% da taxa de imposto de justia devido.

3. Na reclamao a que se refere o artigo 87, no so devidos preparos. 4. O prazo de pagamento dos preparos de 10 dias, a contar da distribuio inicial ou da apresentao de articulado, contestao, oposio, resposta ou alegao de recurso ou aps a notificao do despacho que o ordene, salvo para as partes que residem fora da sede do tribunal, para quem o prazo de 20 dias. 5. As cominaes legais pela falta de pagamento dos preparos so as previstas no Cdigo das Custas Judiciais.

Artigo 137 (Prazo de elaborao da conta) 1. Quando haja lugar ao pagamento de custas no termo do processo ou do incidente, a conta deve ser elaborada no prazo de 15 dias. 2. O prazo de 8 dias quando tenha de subir em recurso e de 3 dias, sempre que se trate de recurso interposto de deciso proferida em processo de suspenso da eficcia. 3. No caso previsto na parte final do nmero anterior, o processo sob conta, no prazo do artigo 102 n. 1, se o recorrente estiver isento de custas ou proceder ao depsito da quantia provvel, fixada pelo juiz, das custas, os quais podem, querendo, deduzir reclamao no prazo de 5 dias.

Artigo 138 (Vista e notificao da conta reclamao) 1. Elaborada a conta, dada vista ao Ministrio Pblico e notificado o responsvel pelo pagamento das custas, os quais podem, querendo, deduzir reclamao no prazo de 5 dias.

2. O prazo de reclamao de 24 horas, no caso previsto na parte final do n. 2 do artigo anterior.

Artigo 139 (Deciso da reclamao) 1. A reclamao da conta decidida pelo juiz ou pelo relator no prazo de 5 dias. 2. Da deciso do juiz cabe recurso, se o valor da divida exceder a alada do Tribunal e da deciso do relator cabe recurso para a conferncia.

Artigo 140 (Pagamento voluntrio) 1. Julgada a reclamao ou no tendo esta sido deduzida, o responsvel pelas custas deve pag-las no prazo de 20 dias, a contar da notificao de despacho que a decidiu ou da notificao da conta, conforme for o caso. 2. Quando o responsvel residir fora da sede do tribunal, o prazo acrescido com a dilao de mais 20 dias.

Artigo 141 (Execuo por custas) Esgotado o prazo para pagamento voluntrio, sem que as custas se mostrem pagas, dada vista ao Ministrio Pblico para requerer a execuo por custas, que corre por apenso ao processo principal, considerando-se desde logo devolvido ao exequente o direito de nomeao de bens penhora.

Artigo 142 (Aplicao subsidiria do cdigo das custas)

No que no estiver neste ttulo so de aplicar subsidiariamente as disposies do Cdigo das Custas Judiciais em vigor, com as adaptaes que se mostrarem necessrias.

TTULO IX
Disposies finais e transitrias Artigo 143 (Aplicao transitria de taxas) Enquanto no for publicada a tabela a que se refere o artigo 125, aplicam-se, a ttulo transitrio as taxas do imposto de justia do Cdigo das Custas Judiciais aplicveis aos processos correspondentes, equivalentes ou semelhantes aos previstos no presente diploma.

Artigo 144 (Resoluo de dvidas) Compete ao Conselho de Ministros resolver, mediante decreto, as dvidas que se levantarem na interpretao do presente diploma.

Artigo 145 (Entrada em vigor) Este diploma entra em vigor 30 dias depois da sua publicao no Dirio da Repblica.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros Publique-se Luanda, aos 2 de Agosto de 1995. O Primeiro Ministro, Marcolino Jos Carlos Moo.

O Presidente da Repblica, Jos Eduardo dos Santos.

Potrebbero piacerti anche