Sei sulla pagina 1di 3

TINTA BASE DE CAL E ARGILA

Ingredientes: 01 saco de cal para pintura (08kg) 150ml de leo de linhaa 01kg de cola branca 02 a 05kg de argila seca 16lt de gua 02 latas vazias Modo de preparo: Misture toda a cal em 14 litros de gua, adicionando a gua aos poucos, reserve e deixe dormir por pelo menos 24h, permitindo uma melhor cura da cal aumentando seu poder de fixao, esta mistura chamaremos de leite de cal. Misture em outra lata toda a argila (previamente seca, moda e peneirada bem fina) com 02 litros de gua e acrescente esta mistura a cola e o leo, bata vigorosamente (esta mistura nesta etapa j uma tinta pronta e pode ser aplicada em madeiras e paredes, tem a cor mais forte e boa pega, porm no rende muito), esta mistura chamaremos de tintura. Misture todo o leite de cal e a tintura e est pronta a tinta de cal e argila. Aplicao: Devido ao acrscimo da cola branca e do leo de linhaa esta tinta pode ser aplicada com rolos de l ou pincis, lembrar que durante a aplicao devese sempre agitar a tinta constantemente para evitar a decantao das partculas slidas. Um detalhe muito importante a ser observado com relao ao correto preparo da superfcie a ser pintada, que deve estar firme e coesa, isenta de poeira, gordura, mofo e vazamentos acidentais, pois a no observncia destes itens, entre outros, compromete a durabilidade da pintura. A molhagem prvia da superfcie recomendada, pois aumenta a coeso e a durabilidade da caiao. Poder ser utilizada na parte externa e interna, de preferncia sobre o reboco sem massa corrida , reboco de cal e terra ou diretamente sobre parede de terra crua (adobe, taipas, cob, calfitice...), observar que detalhes construtivos como beirais e rufos aumentam a proteo das paredes em relao as guas de chuvas e a sujeira, aumentando a durabilidades das pinturas.

Geralmente so necessrias 03 demos de tinta, o tempo mximo de secagem em torno de 24h cada demo, em dias muito quentes este tempo poder ser de algumas horas. Poder se intensificar a cor da tinta ou obter cores que no se conseguem com argila como azul por exemplo com pigmento em p xadrez. A tinta base de cal no aceita emendas, ento garanta que quando iniciar a pintura da ltima demo de uma parede a tinta e seu tempo dar conta de pintar ela inteira. Para evitar aquele p branco que aparece na parede caiada depois de seca, esperar 24h da ltima demo e esguichar gua levemente deixando escorrer pelas paredes, apesar da cor mudar com a gua, aps a evaporao ela voltar ao normal e sem p. Lembrando que receitas sempre evoluem com nosso toque pessoal baseado em experimentaes e pesquisas, ento: MOS NA MASSA!!! Um pouco mais... A execuo de pinturas base de cal uma prtica muito utilizada. Fatores como baixo custo e disponibilidade do produto no mercado - voc encontra cal para pintura em praticamente toda loja que comercializa materiais para construo - e facilidade na aplicao, contribuem para o seu uso, outra vantagem ser uma tinta que permite a parede respirar no fechando os seu poros como tintas sintticas fazem como a ltex, acrlica e o esmalte, deixando os ambiente internos mais saudveis e tambm no emitindo compostos orgnicos volteis(COVs) no ar, prejudiciais sade. A cal utilizada em trabalhos de pintura um produto de maior finura e pureza, portanto, deve-se dar preferncia no ato da compra para cales especficas para pintura, o que pode ser verificado mediante informaes impressas na embalagem do produto. A presena do selo da ABPC (Associao Brasileira dos Produtores de Cal) indica que o produto adequado para a finalidade a que se prope, garantindo que a cal fabricada em obedincia composio qumica estabelecida pela norma brasileira NBR-7175, procure tambm comprar de empresas que tem o selo ISO 14000 que garante que a empresa tem srias responsabilidades sociais e ambientais A cal um produto das rochas calcrias (terceiro mineral mais abundante da face da terra) e conhecida pela humanidade a milnios. Este tipo de pintura no indicado para aplicao em superfcies de concreto armado, pois a porosidade da pelcula permite a passagem do dixido de carbono, no protegendo a armadura do efeito corroso, o que pode causar manchas indesejveis nas superfcies pintadas.

Funo dos aditivos cola e leo em pinturas base de cal: A cola branca um agente aglutinante que envolve as partculas da cal hidratada formando um filme contnuo. Contribui para o aumento de aderncia na base, reduo da pulverulncia (aumento da coeso superficial) e fluidez. O aumento da consistncia pela reduo da fluidez do leite de cal permite sua aplicao com rolo em paredes, no sendo ainda apropriado para aplicao em tetos. Deve-se dar preferncia para cola branca base de resina sinttica, pois apresenta maior resistncia ao de guas em paredes externas. Considerados agentes formadores de filme, os leos facilitam a aplicao da tinta, pois melhoram o deslizamento do pincel e da brocha. A adio de leo com cola branca produz uma consistncia adequada para aplicao com rolo em superfcies verticais. A adio de apenas leo no leite de cal reduz o poder de cobertura, o que implica em mais demos de tinta para esconder a cor da base. Deve-se dar preferncia para a adio de leos de linhaa ou de tungue, pois so secativos. leos de soja e de milho devem ser evitados, pois no melhoram as propriedades da pintura, podendo torn-la suscetvel ao desenvolvimento de microorganismos (fungos e algas).

Potrebbero piacerti anche