Sei sulla pagina 1di 5

FISPQ N 77 REACEL ATS 65 LTIMA REVISO: 23/09/03 TOTAL DE PGINAS: 4

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS

REACEL ATS 65
1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do Produto: REACEL ATS 65 Nome da Empresa: Makeni Chemicals Comrcio de Produtos Qumicos Ltda. Av. Presidente Juscelino, 570 Diadema SP CEP 09950-370 Telefone: (0XX11) 4360-6400 / 0800197597 Telefone de Emergncia: 0800-111767 Fax: 4071-0693 E-mail: sales@makeni.com.br

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE INGREDIENTES


Preparado: REACEL ATS 65 Nome qumico comum ou o nome genrico: CIDO TOLUENO SULFNICO 65% Sinnimos: CIDO 1-METIL BENZENO SULFNICO- (4) (soluo 65% de gua, com no mximo, 5% de cido sulfrico livre. Registro no Chemical abstract Service (nCAS): no disponvel. Ingredientes que contribuam para o perigo: cido sulfrico, mximo 5% N da ONU: 1830 classe de risco: 8

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais importantes e efeitos do produto. Efeitos adversos sade humana: corrosivo aos tecidos. Efeitos ambientais: Txico para peixes e plncton por alterao do pH das guas; pode contaminar gua potvel por infiltrao de grande quantidade no subsolo. Perigos fsicos e qumicos: ataca metais com liberao de hidrognio (perigo de exploso). Perigos especficos: decompe-se por aquecimento liberando gases txicos. Principais sintomas: irritante para todas as vias de exposio. Classificao do produto qumico: produto classificado pela ONU como corrosivo. Viso geral de emergncias: em caso de vazamentos, incndios e contaminao humana ou ambiental acionar as autoridades locais e assistncia mdica imediatamente.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Mantenha a vtima tranqila. Devem ser tomadas as aes necessrias para garantir a sade do prestador de socorros, antes de se aplicarem medidas de primeiros socorros. Inalao: remover a pessoa para o ar fresco e, se necessrio, ajuda respiratria. Procura assistncia mdica. Contato com a pele: lavar com gua abundante e sabo. Contato com os olhos: irrigar com gua corrente por no mnimo 15 minutos, com as plpebras bem abertas. Procurar o oftalmologista.

FISPQ N 77 REACEL ATS 65 LTIMA REVISO: 23/09/03 TOTAL DE PGINAS: 4

Ingesto: Lave a boca e beber bastante gua, induzir ao vmito se a pessoa estiver consciente. Procurar um mdico. Principais sintomas e efeitos: vide seo 3. Proteo para o prestador de socorros e/ou notas para o mdico: utilizar os EPIs descritos na seo 8.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino apropriados: gua em spray, p qumico, espuma e dixido de carbono. Meios de extino inapropriados: meios no descritos acima. Perigos especficos: os resduos de extino contaminados devem ser eliminados segundo legislao vigente. Mtodos especiais: Usar gua em spray para resfriar recipientes e estruturas expostos ao fogo. Proteo de bombeiros: Utilizar equipamentos especiais de proteo ao fogo com equipamento de proteo respiratria autnoma.

6. MEDIDA DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais (remoo de fontes de ignio): no fumar, no provocar fascas, desligar todos os circuitos eltricos. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas, e olhos: Utilize os EPIs descritos na seo 8 para se aproximar da rea afetada pelo vazamento. Precaues ao meio ambiente: Se possvel interrompa o vazamento imediatamente. Represar e bombear. Sistemas de alarme: Acione o alarme se disponvel no local. Mtodos de limpeza: Absorver resduos com material no combustvel, recolher em recipientes fechados e eliminar, adequadamente. Preveno de perigos secundrios: no descarte o material colhido sem tratamento prvio.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio: Manusear o produto com os EPIs descritos na seo 8. No coloque o produto junto a fontes de ignio. Ventile o local para disperso dos vapores. Evite contato com produtos incompatveis descritos na seo 10. No descarte o produto sem tratamento prvio. Condies de armazenamento: Armazenar em local fresco, seco e bem ventilado. Manter o recipiente fechado, quando no estiver em uso. Evite contato com metais.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Medidas de controle de engenharia: Chuveiros de emergncia e lava-olhos devem estar prximos ao local de trabalho. O local deve apresentar boa ventilao. Parmetros de controle especficos:

FISPQ N 77 REACEL ATS 65 LTIMA REVISO: 23/09/03 TOTAL DE PGINAS: 4 -Limites de exposio ocupacional: no especificado. -Indicadores biolgicos: no disponvel. -Outros limites e valores: no disponvel. Procedimentos recomendados para monitoramento: devem ser seguidos os procedimentos recomendados pelo ministrio do trabalho. Equipamentos de proteo individual: Proteo respiratria: filtro B (cinza). Proteo das mos: Luvas de borracha. Proteo dos olhos: culos de segurana ou protetor facial. Proteo da pele e do corpo: avental e botas de borracha. Precaues especiais: nunca entre em contato direto com o produto. Medidas de higiene: no se alimente no local de trabalho. Lave bem as mos antes de se alimentar. Tome banho logo aps a jornada de trabalho.

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Aspecto: Lquido lmpido amarelo de odor especfico. a) pH: 1 2. (em 10 g/L gua, a 20C) b) Temperaturas especficas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudana de estado fsico: - Ponto de ebulio: 87 C - Faixa de destilao: no disponvel. - Ponto de fuso: no disponvel. c) Temperatura de decomposio: no disponvel d) Ponto de fulgor: no disponvel. e) Temperatura de auto-ignio: no combustvel. f) Limite de explosividade inferior/superior: no disponvel. g) Presso de vapor: no disponvel. h) Densidade do vapor: no disponvel. i) Densidade: 1,24 g/cm3 a 20 C j) Solubilidade: miscvel em gua (20C). k) Coeficiente de partio octanol/gua: no disponvel l) Taxa de evaporao: no disponvel.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Estabilidade qumica: estvel, em condies ideais de temperatura e armazenagem. Condies a evitar: luz solar direta, alta temperatura, umidade. Materiais ou substncias incompatveis: lcalis, metais. Aditivos e inibidores: no disponvel. Produtos perigosos da decomposio: dixido de enxofre.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Toxicidade Aguda: no disponvel. Sensibilizao: no disponvel. Toxicidade Crnica: no disponvel.

FISPQ N 77 REACEL ATS 65 LTIMA REVISO: 23/09/03 TOTAL DE PGINAS: 4

Efeitos especficos: o produto tem forte ao corrosiva sobre pele e mucosas, causando graves queimaduras. Por aquecimento at a sua decomposio ou por contato com cidos libera gases de dixido de enxofre, de efeitos txicos.

12. INFORMAES ECOLGICAS


a) Mobilidade: Miscvel com gua podendo contaminar esgotos, rios, crregos e outras correntes de gua. b) Persistncia/degradabilidade: > 65% de eliminao. c) Bioacumulao: no disponvel. d) Comportamento esperado: vide mobilidade. e) Impacto ambiental: pode haver contaminao do meio ambiente. f) Ecotoxidade: Txico para peixes e plncton, por alterao do pH das guas. Pode contaminar a gua potvel por infiltrao de grande quantidade no subsolo.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Disponha todo o resduo e equipamento contaminado de acordo com as leis federais. Recuperao e reuso, mais apropriados que o descarte, devem ser a meta definitiva para se concentrar esforos. Os materiais resultantes da limpeza podem ser perigosos e esto sob regulamentao especfica.

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais e internacionais: a)Terrestre: vide informaes abaixo. b)Fluvial: classe 8 c)Martimo: Cdigo IMDG: no disponvel. d)Areo: Cdigo ICAO/IATA: no disponvel. Nmero da ONU: 2586 Nome apropriado para embarque: CIDO ALQUIL, ARIL ou TOLUENO SULFNICO, LQUIDO, com at 5% de cido sulfrico livre. Classe de risco: 8 Nmero de risco: 80 Grupo de embalagem: III

15. REGULAMENTAES
Este produto deve estar de acordo com as leis federais na sua utilizao. Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: Perigos, cuidados no manuseio e armazenagem, caractersticas, composio, precaues ao fogo, sade, meio ambiente, descarte de embalagens, procedimentos em caso de acidente, informaes ao mdico. Consulte as informaes constantes nesta FISPQ para a elaborao do rtulo.

16. OUTRAS INFORMAES


Declarao de responsabilidade: As informaes contidas nessa ficha de segurana foram obtidas por fontes confiveis. Entretanto, estas informaes no possuem qualquer garantia, expressa ou implicada com sua exatido. Algumas informaes presentes so fontes de testes diretos da substncia. As condies ou mtodos de manuseio, armazenagem e disposio do produto esto fora do nosso alcance e conhecimento. Por essa e outras razes, ns no assumimos perdas, danos ou custos

FISPQ N 77 REACEL ATS 65 LTIMA REVISO: 23/09/03 TOTAL DE PGINAS: 4 surgidos ligados a manuseio, armazenagem, uso e disposio do produto. Se o produto for usado como componente em outro produto, esta ficha de segurana no ser mais vlida.

Potrebbero piacerti anche