Sei sulla pagina 1di 4

Reviso da Literatura

1. As Tecnologias de Informao e Comunicao no processo de EnsinoAprendizagem

1.1. Modelos de Aprendizagem Segundo Coutinho (2005), nas dcadas de 50 e 60, o processo de ensinoaprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicolgica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estmulos instrutivos externos. Autores como Clark & Salomon (1986), Cabero (1990), Bartolom & Sancho (1994); Thompson, Simonson & Hargrave (1996) e Coutinho (2006) afirmaram que a razo pela qual se vivenciou uma mudana na orientao terica e concetual na investigao no domnio da Tecnologia Educativa poderia ser explicada pela evoluo observada ao nvel das teorias de aprendizagem que passaram a ser guiadas pelos princpios das Teorias Cognitivas. Os pressupostos bsicos das teorias cognitivas so de uma forma sintetizada os seguintes: A aprendizagem um processo interno que ocorre no sujeito que aprende (Winn &

Snyder, 1996, citado por Coutinho, 2008); O aluno um processador ativo da informao, ou seja, um "informvoro" (Pozo,

1994, citado por Coutinho, 2008); Aprender significa integrar novos conhecimentos nos existentes (Vignaux, 1991,

citado por Coutinho, 2008); As caractersticas individuais (crenas, valores, expectativas, conhecimentos prvios)

afetam o modo como se experienciam os estmulos instrutivos (Castao, 1994, citado por Coutinho, 2008). de referir que os defensores das teorias cognitivas acreditavam que era possvel perceber a natureza dos processos mentais do indivduo atravs da resposta a diversos estmulos. Os cognitivistas afirmam existir uma relao entre estmulos externos (meio) e estmulos internos (processos cognitivos de aprendizagem). O facto da aprendizagem passar a ser reconhecida como sendo um processo e no um produto como afirmavam os behavioristas, o aluno passa a ser mediador ativo na aprendizagem (Coutinho, 2006). Em suma, tal como referem Clark e Sugrue (1991), o potencial educativo das TIC resume-se em apenas dois pontos importantes:

Sara Lusa Teixeira Valente_34725

a) Muda-se o foco da pesquisa de uma conceo de aprendizagem centrada no ensino (no meio, no mtodo) para uma conceo centrada no aluno; b) Da perspetiva unidirecional anterior (paradigma de transmisso) passou-se a uma perspetiva recproca que reconhece a interao entre os estmulos externos provocados por um qualquer meio e os processos cognitivos internos que apoiam a aprendizagem (citado por Coutinho, 2008). Enquanto que, na perspetiva do behaviorismo, a noo de tecnologia era vista como uma ferramenta para o professor e ajud-lo nas suas funes de docente, na perspetiva da teoria cognitiva, a tecnologia era direcionada para o aluno, isto , uma ferramenta para o aluno aprender (Coutinho, 2006). Com as novas exigncias de uma sociedade em constantes alteraes, surgiu a necessidade de refletir novamente, de um ponto de vista epistemolgico, sobre o conceito de conhecimento e aprendizagem e na importncia das TIC nos novos cenrios educativos em que o mundo da era digital pedia conhecimento ativo, flexvel, adaptvel s diferentes mudanas. O construtivismo surge precisamente neste contexto e vai ter uma importncia redobrada a par do cognitivismo. Para os construtivistas, o aluno detm o papel principal no processo de aprendizagem, ou seja, de processador de conhecimentos passa a ser o construtor do seu prprio conhecimento e todos os elementos inerentes (contedos, professor, media e ambiente) s tm sentido se criarem condies para que o aluno possa elaborar o seu conhecimento. Existem dois aspetos a ter em considerao ao centrar o processo de ensinoaprendizagem no aluno: - A construo de representaes do conhecimento , por um lado, uma atividade nica e exclusivamente pessoal cada aluno aprende por si prprio; - Dependente do contexto em que ocorre, ou seja uma atividade sociocultural em que intervm outros alunos, o professor, o contedo (currculo) e o contexto de aprendizagem (Coutinho, 2005). Para Paulo Dias (2000, p.145), a consequncia de centrar o ensino no aluno : Encorajar os educadores a criarem ambientes inovadores que ajudassem os alunos a ligar a nova informao anterior, a procurar informao relevante e a pensar acerca do seu prprio pensamento, acentuando deste modo a necessidade de se proceder ao desenvolvimento do projeto educacional numa perspetiva integradora do aluno, dos mdia e dos contextos de construo e produo da prpria aprendizagem (citado por Coutinho, 2005).

Sara Lusa Teixeira Valente_34725

1.2. A Educao e as TIC

Com o surgimento das TIC no campo da educao um caminho mais amplo de oportunidades foi introduzido, promovendo atividades que conduzem os alunos a trabalharem de uma forma colaborativa e criando tambm novos espaos de construo do conhecimento (Coutinho e Junior, 2007). A definio mais comum encontrada para aprendizagem colaborativa, de acordo com Fino (2004), a situao na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender em conjunto algum contedo (citado por Coutinho e Junior, 2007). A implementao das Tecnologias de Informao no ensino trouxe para o campo da Educao uma enorme potencialidade sendo possvel articular texto e imagem em simultneo, construir simulaes com vista no aumento da aprendizagem experimental, criar novas iconografias e formas de representao, levando ao desenvolvimento de novas situaes de interao entre aluno-meio usando novos meios de transmisso e receo (Jaquinot, 1992). Tanto o computador como a Internet foram as ferramentas que mais impacto tiveram, estas tecnologias foram e ainda so nos dias de hoje as que possuem um nvel de aceitao muito elevado, continuando a ser implementadas e aperfeioadas todos os dias abrangendo todas as esferas sociais (Coutinho e Junior, 2007). O uso do computador cada vez mais uma constante como auxiliar do processo ensino-aprendizagem nos dias de hoje pois ele est presente em todos os locais onde se encontram os alunos (bibliotecas, salas de aula, salas de estudo, entre outros). Este novo cenrio leva obrigatoriamente a que o aluno tenha um lugar central no processo ensino-aprendizagem em que poder solidificar de forma mais eficaz a sua aprendizagem e ao seu prprio ritmo. Tambm importante referir que o conceito de computador comeou a ser visto de uma forma mais profunda, isto , como uma ferramenta interativa de grande importncia para a construo de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no apenas como uma simples mquina, isto tudo graas aos avanos no s ao nvel das tecnologias informticas interativas como tambm ao nvel da investigao na rea das teorias de aprendizagem. Este novo panorama levou a uma mudana muito importante no campo do pensamento e prticas da comunicao educacional (Coutinho, 2005).

Sara Lusa Teixeira Valente_34725

Referncias bibliogrficas

COUTINHO, Clara Pereira e BOTTENTUIT, Junior, A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento, 2007, in http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6501, consultado no dia 27 de junho de 2012.

COUTINHO, Clara Pereira, A influncia das teorias cognitivas na investigao em Tecnologia Educativa. Pressupostos tericos e metodolgicos, expectativas e resultados, in Revista Portuguesa de Educao, 2008, 21(1), pp. 101-127

COUTINHO, Clara Pereira, Construtivismo e investigao em hipermdia: aspectos tericos e metodolgicos, expectativas e resultados, 2005, in

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4386, consultado no dia 27 de junho de 2012.

JAQUINOT, G. (1992) Ms all de un Gnero: hacia una nova Retrica de los Programas Educativos. In J. Pons, & C. Gortari (Eds.). Las Nuevas Tecnologas de la Informacin en Educacin. Sevilla: Alfar.

Sara Lusa Teixeira Valente_34725

Potrebbero piacerti anche