Sei sulla pagina 1di 2

Trissomia 21

Definio
A Trissomia 21 (T21), tambm conhecida como Sndrome de Down, uma alterao gentica ao nvel de um cromossoma (cromossomopatia). o resultado de uma malformao do cromossoma 21, no momento da diviso celular, que pode ser de trs tipos: 1. Trissomia Livre - No-disjuno cromossmica. Os indivduos tm um total de 47 cromossomas em todas as clulas. 2. Translocao - Quebra de dois cromossomas e troca de pedaos entre si. O indivduo tem 46 cromossomas, mas o cromossoma 21 tem um pedao a mais. 3. Mosaicismo - A alterao gentica compromete apenas parte das clulas ficando algumas com 47 e outras com 46 cromossomas. Esta alterao, no progressiva, atua num momento especfico provocando atraso no desenvolvimento e deficincia intelectual.

Desenvolvimento Cognitivo na T21


Existe uma grande variabilidade quanto ao nvel intelectual e comportamental das pessoas com T21. Embora o grau de deficincia mental possa variar entre ligeiro e grave, a maioria dos indivduos enquadram-se na categoria de ligeiro a moderado. O atraso no desenvolvimento da linguagem, a dificuldade no reconhecimento das regras gramaticais e sintticas, bem como as dificuldades na produo da fala apresentados por essas crianas provocam um vocabulrio mais reduzido, o que, geralmente, faz com que estas no consigam expressar-se da mesma forma que compreendem o que ouvem, sendo consequentemente subestimadas relativamente ao seu desenvolvimento cognitivo; Essas alteraes lingusticas podem ainda afetar o desenvolvimento de outras atividades cognitivas, pois h uma maior dificuldade no uso dos recursos lingusticos para pensar, raciocinar e recordar informaes; As crianas portadoras de T21 apresentam uma capacidade de memria auditiva a curto prazo mais breve, o que dificulta o acompanhamento das instrues orais, sobretudo se elas envolvem mltiplas informaes ou orientaes consecutivas. Essas dificuldades podem ser minimizadas se essas instrues forem acompanhadas por gestos ou imagens que se refiram s instrues dadas; Apresentam habilidades de processamento e de memria visual mais desenvolvidas do que as referentes s capacidades de processamento e memria auditivas. Estas crianas beneficiaro de recursos educativos que promovam o suporte visual para trabalhar a aprendizagem; de extrema relevncia que a estas crianas seja dada a oportunidade de demonstrar que perceberam o que lhes foi ensinado, mesmo que isso seja feito recorrendo a respostas motoras como apontar e gesticular, se ela no tiver capacidade de o fazer oralmente.

Principais caractersticas fsicas das crianas


1) Hipotonia Muscular
As crianas com T21 tm pouca fora muscular pelo que devem ser estimuladas e encorajadas com atividades fsicas adequadas s diferentes idades, para que os seus msculos se comecem a afirmar. No entanto, convm evitar a prtica de desportos violentos principalmente se envolvem a regio cervical, dado que tm geralmente instabilidade entre a primeira vrtebra e a segunda vrtebra do pescoo devido falta de fora muscular.

2) Cavidade Oral Pequena


A boca, relativamente pequena, provoca o efeito de macroglossia (lngua grande), sem grande fora muscular. Por vezes, h, ainda, anomalias na forma do palato. Estas caratersticas originam problemas na aquisio e produo da fala.

3) Cabea Pequena e rosto caracterstico


Os portadores de T21 tm uma cabea pequena e proeminente na zona da nuca. As orelhas e os lbulos auriculares so pequenos e com baixa implantao. Apresentam nariz hipoplsico (pequeno e com a parte superior achatada) e olhos ligeiramente rasgados com uma pequena prega de pele nos cantos anteriores.

4) Pescoo Curto e Largo 5) Mos e Ps Pequenos e Quadrados


Tm mos pequenas, com dedos curtos, com uma s prega palmar. Os dedos dos ps apresentam frequentemente um espao mais acentuado entre o primeiro e o segundo dedo.

Diagnstico
PR-NATAL:
Malformaes fetais detetadas pela ecografia; Testes de Triagem: - Bipsia das de vilosidades corinicas (entre a 11 e 12 semanas); - Amniocentese (aps 14 semanas); - Cordocentese (aps 18 semanas).

6) Baixa Estatura
Tm tendncia para a obesidade, devendo ter uma alimentao equilibrada e cuidada. Os indivduos com T21 apresentam uma estatura inferior mdia. Devido a sua baixa resistncia so mais propensos a certos problemas de sade tais como: infees, problemas respiratrios, problemas visuais, problemas cardacos e gastrointestinais.

NEO-NATAL:
Estudo Cromossmico (caritipo) Caractersticas Fsicas (fentipo)

Modos de interveno nas crianas com Trissomia 21


A avaliao e interveno devem realizar-se precocemente, em equipa multidisciplinar e envolvendo os contextos familiar, social, escolar e mdico. Estimulao precoce iniciar o processo de estimulao o quanto antes, envolvendo a famlia. Esta necessita de um acompanhamento, no s na fase inicial de aceitao do filho/a, mas tambm na aprendizagem de estratgias que provoquem reaes perante o contexto, promovendo uma comunicao bidirecional; Utilizar o desenvolvimento natural e sequencial, seguindo o modelo de aquisio natural da linguagem, de forma a levar a cabo a interveno educativa. Deve proporcionar-se criana estmulos significativos que provoquem situaes comunicativas importantes, nas quais os intervenientes estejam realmente motivados pela atividade, cumprindo-se assim os critrios de significncia e funcionalidade to relevantes para o desenvolvimento da aprendizagem; Aplicao sistematizada e sistemtica do programa traado pelos vrios profissionais envolvidos, nunca descurando a coordenao, de forma a manter a coerncia da interveno e tendo sempre presente que as aprendizagens anteriores so a base para a introduo dos novos conhecimentos; Respeitar o ritmo de aprendizagem individual, tendo sempre como referncia que o normal desenvolvimento da linguagem auxilia a organizao sequencial do ensino; As experincias bem sucedidas originam confiana e melhoram as expectativas. Os objetivos, contedos e atividades devem respeitar as possibilidades de resposta da criana e o professor/a deve, se necessrio, ajudar o aluno de modo a que este termine o trabalho com xito, mantendo assim a sua motivao e a vontade de aprender.

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n2 | Ncleo de Educao Especial

Contactos teis:

Trissomia 21

Associao Portuguesa Trissomia 21


1950-094 LISBOA 21 837 16 99 21 837 17 12

de

Portadores

de

Rua Dr. Jos Esprito Santo, Lote 49, Loja 1

Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenas


Centro Comercial da Bela Vista, Loja 32 21 839 42 22

Ncleo de Educao Especial Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n2 junho de 2012

Associao Portuguesa de Sndrome de Down, Instituto de Gentica Mdica


Praa Pedro Nuno, 88 22 607 03 00 21 839 42 22 4050 466 Porto

Potrebbero piacerti anche