Sei sulla pagina 1di 22

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba Curso de Engenharia Mecnica

Tenso e Corrente Senoidais

Relatrio N. 1 desenvolvido para disciplina de Eletrotcnica Industrial , aula prtica sobre Tenses e Correntes Senoidais , do 5 semestre de Engenharia Mecnica Ministrado pelo Professor Antnio Carlos Moraes.

Nome:
Fernando Zotelli Mauro Correia de Souza 200090140

RA:
200090139 393111350

Piracicaba/SP Maro de 2012.

1. OBJETIVOS Aplicao dos conceitos tericos de tenses e correntes senoidais por meio de simulaes no software Multisim e demonstraes prticas de tais conceitos na bancada. 2. INTRODUO TERICA 2.1. Fontes de Tenso

A fonte de tenso representa o dispositivo que capaz de fornecer uma diferena de potencial, e permitir que com esta diferena de potencial ocorra o estabelecimento de uma corrente eltrica. Para garantir que exista uma circulao continuada necessitamos de certos dispositivos eltricos, tais como as pilhas, baterias, alternadores e dnamos, que so capazes de gerar uma diferena de potencial em seus terminais e fornecer eltrons para os equipamentos a eles conectados. Esses aparelhos so chamados de fontes de fora eletromotriz, abreviadamente f.e.m (smbolo ). A unidade de fora eletromotriz o V(volt). Tenso e corrente neste caso se relacionam a partir da Lei de Ohm: V=R*I, sendo V = a ddp, R a resistncia e I a corrente. As baterias e pilhas fornecem tenso contnua perfeitamente retificada, ou seja, no h variao da diferena de potencial com o tempo, diferentemente das fontes de energia na forma contnua so os alternadores, que fornecem tenso alternada e senoidal. Neste caso, a diferena de potencial varia de forma peridica, apresentando uma parte positiva e uma negativa, donde vem o nome tenso alternada.O valor da fora eletromotriz num instante t pode ser escrito do seguinte modo:

Fig. 2.1- Grfico caracterstico de uma Tenso senoidal A figura 2.2-1 uma representao grfica da fora eletromotriz em funo do tempo. Vemos que no primeiro meio perodo a f.e.m. posi tiva, e no segundo meio perodo negativa. Fisicamente, isso significa que, quando ligamos aos plos A e B do gerador o circuito externo, durante o primeiro meio perodo o potencial de uma das extremidades do circuito maior que o da outra.

2.2.

Corrente Induzida

Sendo ri a resistncia interna do gerador, isto , a resistncia total de todas as espiras, re a resistncia externa, i a intensidade da corrente, e a f.e.m. do gerador, pela lei de Pouillet temos: e=(ri+re)i, Tiramos: i=e/(ri+re)

a resistncia total do circuito. Chamando-a R , temos:

. Substituindo a expresso de e, resulta: mximo da intensidade da corrente aquele em que : Podemos ento escrever:

O valor

mximo, Isto ,

Comparando e , conclumos que a intensidade da corrente e a f.e.m. seguem a mesma lei de variao em funo do tempo. A figura 2.2-1 abaixo um grfico de i em funo de t. Vemos que a intensidade da corrente no a mesma em todos os instantes. Isso era de esperar, pois quando os eltrons esto se deslocando num sentido, para poderem se deslocar em sentido oposto eles devem parar e inverter a velocidade.

2.3.

Corrente Senoidal

As expresses e mostram que tanto a f.e.m. como a corrente do gerador so funes senoidais do tempo. Dizemos simplesmente que a f.e.m. e a corrente so senoidais, as definies a seguir correspondem a Tenses e Correntes senoidais: Corrente alternada senoidal- aquela cuja intensidade dada em funo do tempo por: em que e so constantes. Pulsao ou Velocidade Angular()- a grandeza que aparece na expresso da corrente. A unidade de pulsao rad/(seg) radiano/segundo. Perodo representado pela frmula T = 2/, o perodo basicamente o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas da corrente num mesmo sentido com o mesmo valor. O perodo em geral se avalia em s (segundos). Frequncia- A unidade de frequncia : 1/segundo, cujo smbolo Hz(Hertz) ou seg-1. A frequncia significa o nmero de perodos existentes na unidade de tempo. Na prtica, em vez de se usar como unidade de frequncia o seg-1 , que fisicamente a unidade correta, avalia-se a frequncia em ciclo por segundo. Por exemplo: dizemos que na cidade de So Paulo, a frequncia da corrente de 60 ciclos por segundo, em vez de dizermos que de 60seg-1 . Significa que essa corrente tem 60 perodos em um segundo, isto , ela muda de sentido 60 vezes num segundo. A frequncia se relaciona com a velocidade angular por: =2p/T . Sendo f=1/T , tambm podemos escrever:

Fase- Chama-se fase no instante t ao ngulo , isto , a fase o produto da velocidade angular pelo tempo. Avalia-se a fase em radianos. Valor eficaz- Chama-se valor eficaz da intensidade de uma corrente alternada intensidade de uma corrente eltrica constante(CC) e imaginria que faria com que o condutor absorvesse a mesma potncia que absorve quando percorrido pela corrente alternada. Pode-se demonstrar que o valor eficaz igual ao quociente do valor mximo por , isto :

Diferena de Fase- Quando um condutor percorrido por corrente alternada, a


diferena de potencial entre os extremos do condutor tambm alternada. A lei que relaciona a diferena de potencial com o tempo : ngulo aparece somado um certo ngulo
.

Aqui o , na

. Isto , a fase, que na corrente

diferena de potencial . Esse ngulo chamado a diferena de fase entre a corrente e a diferena de potencial. Valem para a diferena de potencial as mesmas definies dadas para a intensidade de correntes relativas a: pulsao( velocidade angular), perodo, freqncia e valor eficaz. O ngulo pode ser negativo ou positivo, e a diferena de fase( ) no caso de um circuito resistivo 0 ou seja, a tenso e a corrente esto em fase, no circuito indutivo esta diferena de 90 e no capacitivo de 90.

3. MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais utilizados no experimento foram os seguintes: Software Multisim; Multmetro digital Minipa modelo ET-1609; Alicate Ampermetro Minipa modelo ET-3122; Lmpada icandescente 220V/200W; Lmpada incandesceste 127V/60W; Varivolt; Osciloscpio; Bancada contendo disjuntores e circuito trifsico;

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Os procedimentos experimentais foram divididos em duas partes, a primeira com as simulaes no software Multisim, e a segunda com trabalhos na bancada. 4.1. Procedimentos de Simulao com Software

O software Multisim uma ferramenta de simulao de circuitos eletroeletrnicos, utilizado por grandes instituies para trabalhos profissionais e acadmicos, e no nosso caso, para utiliz-lo, foi preciso uma pequena familiarizao, com a apresentao dos suas principais funes, ferramentas e montagem de elementos bsicos para a progresso dos trabalhos dos experimentadores. Logo aps, j com os experimentadores aptos a trabalhar com as ferramentas do software, foram montados circuitos CA e CC com resistncia em paralelo e em srie, em seguida ligados ao multmetro, a fim de verificar as posies corretas de inserir este aparelho de medio nestes circuitos e tambm para calcular e confirmar as os valores por meio das frmulas da 1 Lei de Ohm, que relacionam corrente, tenso e resistncia eltrica.
R1 1k V1 127 Vrms 60 Hz 0 R2 1k

XMM1

Fig. 4.1- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ampermetro para medio de corrente em fonte CA.

R1 1k R2 1k

V2 12 V

XMM1

Fig. 4.2- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ampermetro para medio de corrente em fonte CC.
XMM1 XMM2

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k

R3 1k

R4 1k

XMM3

Fig. 4.3- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ohmmetro para medio de resistncia em fonte CC.

R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 1k R2 1k XMM1

Fig. 4.3- Simulao de utilizao de um multmetro na funo voltmetro para medio de tenso em fonte CA.

Em seguida foram montados novos circuitos, desta vez inserindo o Osciloscpio, para verificao de diversas caractersticas entre Fontes CA e CC, comparando-as por meio de grficos, conforme abaixo:
XSC1
Ext T rig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 0

XMM1

XMM2 V2 127 V

Fig.4.4- Osciloscpio ligado a fontes CA e CC

Fig. 4.5- Grfico de Tenses CA e CC ligadas ao osciloscpio simultaneamente.

Com as diversas ferramentas do osciloscpio, pode se verificar vrios conceitos como Perodo, Freqncia, Velocidade Angular, Vrms,Vpp, foram modificadas as escalas de vrias formas, para melhor entendimento por parte dos experimentadores. O conceito de diferena de fase, tambm pode ser observado a partir do circuito abaixo:
XSC1
Ext T rig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 30

V2 127 Vrms 60 Hz -30

Fig. 4.6- Duas Tenses CA configuradas com fases -30 e 30

O circuito da figura acima obteve o grfico abaixo, que foi importante para a observao dos experimentadores enxergarem a diferena de fase.

Fig. 4.7- Grfico de duas Tenses CA ligadas ao osciloscpio com fases diferentes.

Aps diversas simulaes das fontes, foram inseridas lmpadas no circuito, para melhor visualizao dos conceitos de freqncia, velocidade angular, valor de pico a pico, entre outros.

XSC1
Ext T rig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 45 X1 127 V

V2 127 Vrms 60 Hz -45 X2 127 V

Fig. 4.8- Circuitos CA com lmpadas.

A figura abaixo mostra novas situaes, desta vez com uma Fonte CC no circuito juntamente com as fontes CA, podendo os experimentadores, a partir das ferramentas do software simular diversas situaes, mudando os valores de ngulos, convertendoos de rad para graus, verificando valores de amplitude, baixando a freqncia para visualizar a variao da luminosidade das lmpadas, dentre outros.

XSC1
G T A B C D

V1 127 Vrms 6 Hz 45 X1 127 V

V2 127 Vrms 6 Hz -45 X2 127 V

V3 127 V

X3 127 V

Fig. 4.9- Circuitos CA e CC com lmpadas.

4.2.

Procedimentos com prticas na bancada

Nesta fase do experimento foram realizadas prticas dos conceitos simulados no software Multsim. Para o incio dos trabalhos, logo foram apresentados aos experimentadores dois importantes instrumentos de medio: o Multmetro e o alicate Ampermetro.Foi explicado as diversas funes de medio destes aparelhos como Tenso alternada e contnua, resistncia, capacitncia, frenquncia, corrente eltrica e tambm as posies corretas de ligao dos plugs.

Fig. 4.10- Modelo do multmetro utilizado nos experimentos.

Fig. 4.11- Modelo alicate ampermetro utilizado nos experimentos.

Com isso o multmetro j pode ser ligado a rede da bancada, atravs de uma tomada fmea, os experimentadores puderam mudar as escalas de tenso no multmetro( entre CA e CC), e verificar algumas caractersticas importantes. Em seguida foi realizado uma ligao direta de lmpada 127Vrms/60W com a rede 127V rms, conforme circuito abaixo:

V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 127 V

Fig. 4.12- Lmpada 127V/ 60W

ligada diretamente na rede.

Logo aps, para efeito de comparao foi ligado uma lmpada 220Vrms/200 W, conforme circuito abaixo:

V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 220 V

A partir desta comparao, os experimentadores puderam verificar na prtica o comportamento das lmpadas em diversas ligaes, inclusive lmpadas 220V/100W em fontes 127 Vrms e vice-versa. Ainda com o multmetro, foram realizadas medies agora na rede trifsica da bancada, verificando vrias possibilidades de ligaes 127Vrms e 220Vrms, com as fases RST e Neutro, o alicate ampermetro tambm pode ser usado na medio da corrente que passavam pelos cabos, podendo assim o experimentadores verificar por meio de clculos as frmulas que se relacionam a partir da 1 Lei de Ohm. Logo aps, foi inserido uma chave de ligao na rede, conforme circuito abaixo:

J1A Key = A V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 127 V

Fig. 4.13- Circuito CA 127 Vrms com chave intermediria.

J1A Key = A V1 220 Vrms 60 Hz 0 X1 220 V

Fig. 4.14 Circuito CA 220Vrms com chave intermediria.

Outro componente importante foi testado no experimento: o Disjuntor. Funcionando como uma chave de proteo, ele foi inserido no circuito trifsico em diversas situaes, podendo os experimentadores verificar suas caractersticas mais importantes. Abaixo segue figura com um exemplo de esquema de ligao: O Varivolt ou Transformador foi tambm verificado no experimento. Este equipamento, como o nome j diz, converte uma certa tenso em outra que na qual necessita-se trabalhar. Ele foi ligado na rede trifsica, em Fase + Neutro, obtendo assim a tenso de 127Vrms, foi ligado o multmetro na posio Voltmetro no mesmo, os experimentadores puderam verificar a partir do displey do multmetro a variao de Tenso. De modo semelhante, o Varivolt foi ligado em 127 Vrms e uma lmpada 220V/100W, os experimentadores puderam verificar a variao de luminosidade da lmpada e, aproveitando a ligao, foi medido a tenso e corrente na lmpada, com o multmetro na posio voltmetro e alicate ampermetro respectivamente, para verificao numrica desta variao.

Por fim, o Osciloscpio foi inserido no circuito para verificao dos vrios conceitos vistos com este equipamento no software, os experimentadores puderam verificar o Valor de Pico a Pico, Valor RMS de tenso, o perodo e a freqncia a partir do perodo. 5. RESULTADOS De modo semelhante aos procedimentos, podemos dividir os resultados em duas partes: Simulao no Software e Trabalhos na bancada. 5.1. Resultados da Simulao no Software Multisim

Neste experimento pode-se analisar vrias caractersticas das ondas senoidais e o software Multisim foi essencial para esta anlise. Pode-se aprender a trabalhar com um programa de extrema importncia para um engenheiro, usando suas principais ferramentas, com isso podemos destacar este aprendizado como um dos resultados do experimento, visto que vrios dos experimentadores nunca tiveram nenhum contato com este software. A figura abaixo mostra a interface do programa: Nas medies de circuitos pode-se chegar a resultados dos valores de Tenso, corrente e resistncia, a partir de uma ferramenta importante do programa, o multmetro, que tm vrias funes, dentre elas, as funes de Voltmetro, Ampermetro e Ohmmetro. Vejamos os circuitos mistos abaixo:
XMM1 XMM2

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k

R3 1k

R4 1k

XMM3

Fig. 5.1- Circuito misto de Fonte CA

XMM1

XMM2

J1 R1 Key = A 1k R2 1k

V1 127 V

R3 1k

R4 1k

XMM3

Fig. 5.2- Circuito misto de Fonte CC Para a resistncia, foi observado que para medi-la necessrio o desligamento da fonte, uma chave pode ser inserida no circuito para fazer esta funo, conforme mostram as figuras 5.1 e 5.2. Ficou claro tambm que a medio da resistncia em fontes CA anloga a fontes CC. O multmetro j na funo ohmmetro obteve os seguintes valores de resistncia:
MULTMETRO XMM1 XMM2 XMM3 RESISTOR R1 R2 Req(R3 e R4) VALOR RESISTNCIA( k) 1 1 0,5

Tabela 5.1 Valores das Resistncias importante observar que no caso das resistncias R3 e R4, elas se encontram em paralelo, obtendo assim o valor de 0,5 k , isso pode ser confirmado a partir do seguinte clculo de associao de resistores:

Para obter a resistncia equivalente total, basta agora somar as resistncias R1, R2 e o Req obtido entre R3 e R4, este que se encontra agora em srie com os demais:

Este resultado pode ser observado ligando o ohmmetro conforme o circuito abaixo:

J1 R1 Key = A 1k R2 1k XMM1 V1 127 V R3 1k R4 1k

Fig. 5.3- Medindo a Resistncia Total em Circuito Misto de Fontes CC

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k XMM1 R3 1k R4 1k

Fig. 5.4- Medindo a resistncia Total em Circuito Misto de Fontes CA Para medio da Tenso, ficou claro que o Voltmetro nos d o valor RMS ou eficaz em caso de fontes CA, isso pode ser observado com a montagem do circuito abaixo:

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k XMM1 R3 1k R4 1k

Fig. 5.5- Medio da Tenso total de um circuito misto

Para medio da tenso que passa em uma resistncia ou em uma associao de resistores, deve-se inserir o voltmetro em paralelo a eles, conforme mostra a figura:
XMM1 XMM2

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k XMM3 R3 1k R4 1k

Fig. 5.6- Medio de tenso em um Resistor em srie e paralelo Na figura 5.5, o Multmetro XMM1, nos forneceu o valor total da tenso ( 127Vrms), e na figura 5.6, foi obtido os seguintes valores:
MULTMETRO XMM1 XMM2 XMM3

RESISTOR
R1 R2 R3 E R4

TENSO RMS( V)
50,8 50,8 25,4

Obtendo a corrente total do circuito pela Lei de Ohm:

Fica claro a Lei das malhas de Kirchhoff:

Assim:

Fazendo os clculos, 0=0, o que comprova a Lei das malhas. importante observar tambm a resistncias R3 e R4, que se encontram em paralelo, verifica-se neste caso outra confirmao terica, que a tenso em resistores em paralelo no varia, ao contrrio dos mesmos em srie.

J no caso da corrente, ocorre justamente o contrrio, com resistncias em srie, a corrente permanece constante, e em paralelo ela se divide. Isso pode ser observado na montagem do circuito abaixo:
XMM1

J1 R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 Key = A 1k R2 1k XMM4 R3 1k R4 1k

XMM3

XMM2

Fig. 5.7-Medio Corrente em circuito misto de fonte CA.

Os ampermetros fornecem os seguintes valores: MULTMETRO XMM1 XMM2 XMM3 CORRENTE (mA) 50,8 50,8 25,4

Analisando o multmetro XMM3, confirmamos que a corrente de divide em associaes em paralelo. Por meio da Lei de Ohm, podemos confirmar os valores de R total e Vrms: ,e

Obteve-se resultados importantes tambm com a utilizao do Osciloscpio, um equipamento de mede Ondas de Tenses Senoidais.Com esta ferramenta, foi possvel verificar valores de amplitude, da figura 4.4 da seo 4, temos o seguinte grfico:

Fig. 5.8- Grfico com a comparao de Teso CA e Tenso CC. Do grfico, pode se observar que a tenso CC permanece constate em 127V, visto que ela foi configurada neste valor, j a tenso CA oscila em ondas, que conhecemos como senoidais. A fonte CA foi configurada em 127Vrms, o que significa que a Tenso CC passa exatamente no valor RMS da tenso CA, para chegar a este valor de 127 Vrms, precisamos descobrir o Valor mximo da tenso e aplicar na seguinte frmula:

fcil verificar que:

Pode-se verificar este valor pela escala do grfico, ou utilizando na ferramenta do osciloscpio o Valor de pico a pico ( Vpp), dividindo pela metade, vejamos a figura abaixo:

As barras verticais vermelha e azul, podem ser fixadas a modo que o software calcula o valor de um pico ao outro, e chegou-se a:

Com as mesmas barras podemos verificar o perodo de um ciclo completo: A freqncia e a velocidade angular tambm pode ser observada:

Potrebbero piacerti anche